Católica Porto Business School
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Browsing Católica Porto Business School by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- A abordagem omnicanal : a perspetiva dos consumidoresPublication . Sousa, João Miguel de Almeida Martins de; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eA abordagem omnicanal é uma nova estratégia comercial que visa oferecer aos consumidores uma experiência única e satisfatória através de qualquer ponto de contato. Contudo, a sua implementação implica alterações tanto para a jornada do consumidor, como para as empresas. Esta investigação pretendeu compreender quais os fatores que podem levar os consumidores a aceitarem e utilizarem esta nova estratégia, assim como a experiência e a satisfação proporcionada. Foi delineado um estudo quantitativo e transversal com uma amostra não probabilística de 210 participantes, obtidos através de um questionário desenvolvido pelo autor com recurso a uma plataforma online. Para a análise de dados, utilizou-se estatísticas descritivas, análises multivariadas e modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos evidenciam que fatores como risco percebido e custo não explicam a intenção de uso de uma abordagem omnicanal, assim como as percepções de facilidade de uso e de utilidade que apenas explicam mediadas pela experiência da marca, a qual também explica a satisfação. Outro factor que contribui para a intenção de uso é a compatibilidade. Foi encontrado que os participantes utilizam múltiplos canais ao longo da jornada do consumidor, assim como diferenças estatísticas entre consumidores masculinos e femininos. Outro resultado pertinente é que os consumidores que demonstraram mais interesse nesta abordagem são os que apresentam mais gastos médios mensais em compras de bens e/ou serviços. Este estudo fornece informações úteis, tanto para a comunidade científica, como para as empresas, relativamente à importância da implementação de uma abordagem omnicanal. Nesta dissertação foram discutidas as principais implicações teóricas e empresariais, assim como limitações e sugestões para estudos futuros.
- Accountability in marketing : the impact of marketing automation processes in the measurement of marketing activity performancePublication . Fernandes, Mariana Amaral; Corbo, LeonardoThe past decade has brought about unparalleled changes to the field of Marketing. The advancements in Information Technology, the explosion of data available, and the need to make decisions based on intelligence gathered through the analysis of this data, along with increasing competition and the need for businesses to scale rapidly, have created a complex and dynamic environment that puts an unprecedented pressure on marketers to prove their value to their firms. Whereas in the past marketers were rarely held accountable for their actions, the new business landscape provides more possibilities than ever to measure the performance of Marketing activities, activities which are, simultaneously, prone to consistent improvement due to the advent of Marketing Automation software. Previous literature has described what are the main obstacles to reach this accountability, but research lags in characterizing the impact Marketing Automation has on the performance measurement of Marketing activities. As such, the present study seeks to clearly outline the challenges associated with reaching accountability in Marketing, as well as to describe the role of Marketing Automation inside organizations, in order to provide an overview of the impact the implementation of Marketing Automation software has on the measurement of Marketing activity performance. Through careful research of the elements that characterize the phenomenon under study, the present paper ultimately contributes to the better understanding of the issue of Marketing accountability within the current business paradigm.
- Aceitação da partilha de dados pessoais em aplicações móveis : caso dos transportesPublication . Pinto, Tomás Costa; Julião, Jorge Manuel Soares; Trindade, Maria Alice MoreiraA privacidade é uma das questões marcantes da atualidade, na era digital, em que grande parte da vida das pessoas está nos seus telemóveis, é de grande relevância estudar o seu uso e comportamentos. Existem diversas aplicações móveis disponíveis para serem instaladas nos telemóveis, e todas estas recolhem dados dos seus utilizadores, muitos destes são sensíveis e privados. A localização é uma das informações pessoais, que está à disposição das empresas tecnológicas, o crescimento da utilização de aplicações móveis de transporte faz com que a relevância de estudos como este aumentem. Esta pesquisa teve como objetivo compreender melhor os comportamentos dos consumidores de aplicações de transporte, no que concerne a partilha de informações pessoais. Para esta investigação foi realizado um questionário, que teve a participação de 250 pessoas utilizadoras de um smartphone. Foram estudados, os impactos do género, idade e propensão ao risco na vontade a partilhar. Através dos métodos usados, concluiu-se que a predisposição a partilhar é bastante influenciada pela idade e propensão ao risco. Outros aspetos como o nível de confiança e de receio na segurança dos dados armazenados, é impactado pelo sexo, idade e aversão ao risco. Para além disso, foi possível perceber os motivos que justificam as crenças e inseguranças dos consumidores, assim como alguns aspetos que aumentariam a partilha, tranquilizando os receios de quebras de privacidade.
- Aceitação da partilha de dados pessoais em aplicações móveis : setor do marketingPublication . Costinha, Marta Sofia Moreira; Julião, Jorge Manuel Soares; Trindade, Maria Alice MoreiraNum mundo cada vez mais digital, com o setor tecnológico a evoluir a um ritmo cada vez mais acelerado, o quotidiano da população, também ele, teve de se adaptar a esta constante mudança e nova realidade. Atualmente, as aplicações móveis, também designadas por apps, são uma das ferramentas mais presentes no dia-a-dia, em todo o mundo. Estas são usados nas mais diversas tarefas e domínios, desde a organização da rotina diária até ao entretenimento ou comunicação. A partilha de dados pessoais, incluindo dados de geolocalização, é um tema marcado por benefícios e riscos. Por este motivo, é de grande relevância investigar a motivação subjacente a essa partilha, no setor do marketing. Assim, foi realizado um estudo quantitativo, através de um questionário, para avaliar a aceitação da partilha de dados pessoais de geolocalização entre os utilizadores de aplicações móveis, com base nos benefícios por eles depreendidos. Os resultados desta pesquisa sugerem que a transparência e anonimato representam componentes fundamentais para a partilha de informações pessoais. De facto, tais elementos são imprescindíveis para garantir a credibilidade e confiança na aplicação móvel em questão. Ademais, constatou-se que a predisposição em compartilhar dados de geolocalização varia consideravelmente entre as diferentes gerações. Enquanto os indivíduos mais jovens tendem a demonstrar uma maior abertura para o compartilhamento de informações, especialmente quando há benefícios envolvidos, as gerações mais maduras tendem a apresentar uma menor disposição para tal prática.
- Ações de marketing baseadas em análise de dados : o caso da ElifemonitorPublication . Magalhães, Maria Beatriz de Castro; Silva, António Pedro de Pinho de Brito DuarteCom a constante evolução da tecnologia e plataformas, existe também uma geração de dados a alta velocidade e que podem ser utilizados na estratégia de uma empresa como suporte à tomada de decisão. Assim, o presente Trabalho Final de Mestrado tem como principal objetivo enfatizar a importância da utilização de uma base de dados de Big Data na definição de atividades de marketing, com ênfase num estágio realizado na Elifemonitor. A pesquisa inicial começou com uma análise literária da evolução e contexto de ambas as partes e da relação entre as duas. Posteriormente, foi utilizada uma metodologia de Action Research de modo a juntar a revisão teórica com a experiência e atividades desenvolvidas ao longo do período de estágio. De seguida, foram analisadas algumas conclusões retiradas da utilização de diversas plataformas de base de dados, como o Buzzmonitor, bem como a análise de alguns casos de estudos reais aos quais obtive acesso, onde ficou comprovada a eficácia da monitorização de redes sociais. Foi assim possível verificar a importância deste tipo de plataformas e como estas podem ser utilizadas na exploração de novas oportunidades, levando a uma melhor interação com o usuário e à sua lealdade.
- Acolhimento e integração : estudo de caso em contexto organizacionalPublication . Correia, Mariana da Cunha; Valverde, Camilo José LopesO presente Trabalho Final de Mestrado (TFM) incide na área de Gestão de Recursos Humanos (GRH), focando-se na análise do tema Acolhimento e Integração (A&I). Esta investigação visa a caracterização do programa de A&I da empresa em estudo, à luz do estado da arte. Perante um cenário em que cada vez mais se evidencia o valor do capital humano nas organizações, assiste-se a uma evolução e popularização das práticas e ferramentas de A&I. Este investimento, instrumentalizado nas atividades e qualidade do programa que as empresas disponibilizam aos recémadmitidos, assegura resultados positivos para ambas as partes. O conhecimento que é transmitido ao indivíduo e os recursos que lhe são fornecidos, contribuem para o bom desempenho profissional do colaborador na empresa e aceleração da sua integração na mesma. Paralelamente, o crescente envolvimento e identificação do membro acolhido com a organização que integra contribui para o bom funcionamento da empresa, nomeadamente para o aumento do índice de retenção dos seus colaboradores. Consciente da relevância do tema investigado, a metodologia selecionada pela autora permitiu dar resposta aos objetivos deste estudo. Partindo de um referencial teórico sobre A&I, efetuou-se um estudo de caso que retrata o tema em questão, recorrendo à realização de entrevistas semi-diretivas que objetivam a recolha de perceções sobre a matéria em análise. Em traços gerais, os principais resultados desta investigação permitiram concluir que é visível o alinhamento entre as práticas em uso no terreno e a análise da literatura efetuada, complementada com alguns pontos de melhoria.
- Acolhimento e integração : estudo de caso na EDP SC : Grupo EDPPublication . Gonçalves, Alexandra Reis Martins de Vaz; Costa, Rui Manuel Paiva Lourenço Gil daO presente estudo teve como objetivos i) identificar, no âmbito do Programa de A&I Belong Área Comercial, os fatores facilitadores do A&I de um colaborador recém-chegado; ii) verificar em que medida a execução do Programa de A&I Belong Área Comercial facilita/satisfaz o A&I de um colaborador recém-chegado e iii) identificar ações de melhoria que possam contribuir para otimizar o ajustamento entre indivíduo-organização e organização-indivíduo. No quadro de preponderante importância do ativo intangível “capital humano” para o sucesso organizacional, cada vez mais as práticas de A&I fazem parte integrante da gestão das organizações, visando acolher, integrar e “aculturar” novos colaboradores. Trata-se de um investimento, materializado na conceção e execução de qualidade de Programas de A&I, que fornecem ao novo colaborador ferramentas, recursos e conhecimento, e que, em regra, melhoram o engagement e o desempenho dos colaboradores e aumentam a sua retenção na organização. Para dar resposta aos objetivos deste estudo, a metodologia adotada assentou em diversos referenciais teóricos relativos à socialização organizacional – etapas acolhimento e integração – e recorreu à pesquisa documental, bem como à realização de entrevistas e aplicação de questionários para compreensão das perceções de todos os envolvidos no Programa de A&I da EDP SC. Os principais resultados do estudo permitiram concluir que o Programa de A&I Belong Área Comercial se constituiu como um instrumento muito facilitador do A&I de um novo colaborador na função e na EDP SC. No entanto, considerando uma perspetiva de melhoria contínua da eficácia e da eficiência deste Programa de A&I, foram sugeridas ações a implementar ao Programa de A&I da EDP SC, entre elas, a homogeneização dos papéis de todos os intervenientes no A&I.
- Acolhimento, integração e acompanhamento de trabalhadores imigrantes, em empresas portuguesas do setor da contrução civilPublication . Silva, Sara Maria Almeida da; Martins, Carla Sofia CarvalhoA presente investigação científica enquadra-se no âmbito do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da Católica Porto Business School, como parte integrante da Dissertação de Mestrado. Tem como objetivo geral compreender as medidas de acolhimento, integração/socialização e acompanhamento de trabalhadores imigrantes, oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que estão a ser tomadas por empresas portuguesas, de pequena e média dimensão, na área da construção civil. Trata-se de uma investigação de cariz qualitativo, baseada em entrevistas semiestruturadas, a indivíduos imigrantes com experiência no setor da construção civil, na zona norte e centro de Portugal, assim como a uma gestora de recursos humanos de uma empresa do mesmo ramo e a uma advogada. Aferiu-se que os processos de acolhimento, integração e acompanhamento deste grupo de indivíduos, nas empresas do setor, ainda não estão plenamente estruturados, nem implementados de forma transversal, estratégia e adaptada às suas necessidades específicas. Apresentam-se algumas lacunas no que toca à promoção do bem-estar laboral, resultando numa diminuição da motivação dos colaboradores e da retenção de talentos.
- Acontecimentos subsequentes : o impacto da COVID-19 nas empresas do PSI 20®Publication . Bessa, Catarina Isabel Silva; Cunha, Manuel Ricardo Fontes daO âmbito deste trabalho consiste no estudo da COVID-19 como um acontecimento subsequente nas demonstrações financeiras anuais de 2019 das empresas do Portuguese Stock Index (PSI 20®) e dos impactos divulgados deste fenómeno no primeiro semestre de 2020. A informação utilizada foi proveniente, essencialmente, dos relatórios e contas (anuais e intercalares), dos relatórios de auditoria (anuais e intercalares) e do Euronext. No entanto, para uma compreensão fidedigna desta informação, a análise foi suportada em informação normativa sobre a temática dos eventos subsequentes (com destaque para a IAS 10 e ISA 560), bem como por orientações e normativos emitidos, por diferentes organizações nacionais e internacionais, para auxiliar o tratamento específico da COVID-19. Nas demonstrações financeiras de 2019, a pandemia provocada pelo novo coronavírus foi divulgada como um evento subsequente não ajustável, o qual não requer ajustamento nas contas, mas apenas divulgação. As consequências deste acontecimento só foram efetivamente materializadas no ano 2020, em que pela dimensão e gravidade do impacto deste fenómeno, foi incluído uma seção COVID-19 nos relatórios e contas do primeiro semestre. Para a generalidade das cotadas do PSI 20®, as consequências foram negativas, tais como a diminuição dos seus resultados, paragens e/ou diminuições da atividade, entre outras consequências analisadas no presente trabalho.
- Acquirer : target coordination : how IB literature could inform M&A scholarsPublication . Silva, Margarida Fernandes Gomes da; Gonçalves, Ricardo Landeiro de SousaFusões e aquisições são uma estratégia chave de expansão internacional, usada por muitas empresas. No entanto, apesar da sua popularidade e importância estratégica, as aquisições geralmente levam a resultados dececionantes para os adquirentes, devido principalmente a dificuldades na coordenação e integração da empresa adquirida. Assim, a criação de sinergias e, em última instância, o sucesso da aquisição, dependem da efetividade da integração e coordenação. A taxa de insucesso em fusões e aquisições pode significar que acadêmicos e profissionais não detêm um completo entendimento acerca do mecanismo de criação de valor. No geral, a literatura de fusões e aquisições oferece importantes conhecimentos, mas amplamente dispersos, sobre este fenómeno. Gestão internacional é uma área de pesquisa valiosa para complementar a literatura em fusões e aquisições, uma vez que a coordenação por parte da sede de suas subsidiárias (interação entre sede e subsidiárias) é um tópico central de estudo. Assim, este estudo combina a literatura sobre coordenação e integração em fusões e aquisições com o conhecimento de gestão internacional. O conhecimento de gestão internacional é usado para entender a coordenação das aquisições, as sobreposições de tópicos em ambos os campos são realçados, assim como áreas para pesquisas futuras. Uma das principais conclusões deste estudo é a importância do papel contributivo da subsidiária e da teoria da integração global versus responsividade local de gestão internacional, para entender a integração e coordenação em fusões e aquisições.