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Aceitação da partilha de dados pessoais em aplicações móveis : caso dos transportes

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Abstract(s)

A privacidade é uma das questões marcantes da atualidade, na era digital, em que grande parte da vida das pessoas está nos seus telemóveis, é de grande relevância estudar o seu uso e comportamentos. Existem diversas aplicações móveis disponíveis para serem instaladas nos telemóveis, e todas estas recolhem dados dos seus utilizadores, muitos destes são sensíveis e privados. A localização é uma das informações pessoais, que está à disposição das empresas tecnológicas, o crescimento da utilização de aplicações móveis de transporte faz com que a relevância de estudos como este aumentem. Esta pesquisa teve como objetivo compreender melhor os comportamentos dos consumidores de aplicações de transporte, no que concerne a partilha de informações pessoais. Para esta investigação foi realizado um questionário, que teve a participação de 250 pessoas utilizadoras de um smartphone. Foram estudados, os impactos do género, idade e propensão ao risco na vontade a partilhar. Através dos métodos usados, concluiu-se que a predisposição a partilhar é bastante influenciada pela idade e propensão ao risco. Outros aspetos como o nível de confiança e de receio na segurança dos dados armazenados, é impactado pelo sexo, idade e aversão ao risco. Para além disso, foi possível perceber os motivos que justificam as crenças e inseguranças dos consumidores, assim como alguns aspetos que aumentariam a partilha, tranquilizando os receios de quebras de privacidade.
Privacy is one of the most important issues that it is currently faced, in the digital age, where much of people’s lives are on their mobile phones, it is of great relevance to study their use and their behaviours. There are numerous mobile apps available on the market to be immediately installed on smartphones, and all of them collect data from their users, much of these data are sensitive and private. Location is one type of private information that is commonly shared with technology companies. The usage growth of mobile transport apps makes the relevance of studies like this to increase. This research aimed to better understand the behaviours of LBS app’s consumers, regarding the willingness to share personal information. For this investigation a questionnaire was conducted, which had 250 smartphone users’ participants. With the gathered data, it was studied the impact of gender, age and risk tolerance. Through the methods used it was concluded that the willingness to share is greatly influenced by the age and risk tolerance of consumers. Other aspects such as the level of trust and fear in the security of the personal data, stored by technology companies, is impacted by gender, age and risk aversion. Furthermore, it was possible to know the reasons that justify consumers’ beliefs and insecurities, as well as some aspects of this environment that would increase the willingness to share, reassuring privacy breaches fears.

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Keywords

Geolocalização Partilha de dados pessoais Predisposição a partilhar LBS apps Níveis de confiança e receio Estudo quantitativo Geolocation Personal data sharing Willingness to share Trust and fear level Quantitative study

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