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- Hetero-regulação vs. auto-regulação : as entidades reguladoras independentes e as associações públicas profissionais : em especial a Ordem dos AdvogadosPublication . Pardal, Paulina Pinto; Calvão, Maria Filipa Pires Urbano Costa
- A conquista de competências na assistência ao doente críticoPublication . Castro, Susana Filipa Mendes; Oliveira, Irene Maria da Silva“A conquista de competências na assistência ao doente crítico” corresponde ao relatório de mestrado efetuado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Este trabalho reporta-se a três módulos de estágio, concretizando 750 horas totais que foram repartidas pelo Serviço de Urgência (Módulo I) e Serviço de Medicina Intensiva (Módulo II) do Hospital Pedro Hispano e, por fim a Comissão de Controlo de Infeção Hospitalar do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (Módulo III).O objetivo deste relatório passa por descrever e analisar com base na reflexão crítica o percurso efetuado para a aquisição de competências enquanto futura enfermeira especialista. A gestão de risco hospitalar foi determinada como tema transversal a todos os módulos deste estágio. Através desta, inseri a gestão de risco clínico e não clinico nas diversas áreas de competência previstas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Ao nível da prestação de cuidados incidi na prevenção e controlo de infeção, comunicação com o utente e família, aspetos éticos e deontológicos associados e segurança do doente/profissional. Na área da gestão mantive enfase na gestão relacionada com a segurança do doente englobando a gestão de recursos humanos e materiais além da comunicação no ambiente multidispilinar. A formação foi desenvolvida com base nas necessidades formativas identificadas e inseridas nos temas trabalhados nas restantes áreas de competência mencionadas. A investigação foi um aliado contínuo neste processo, oferecendo-me as bases sólidas para as atividades efetuadas nos restantes domínios de competências. Através deste percurso consegui melhorar os conhecimentos científicos adquiridos na fase académica mas também desenvolver conhecimentos técnicos e habilidades relacionais e comunicacionais tão necessários para prestação de cuidados de qualidade diferenciados ao doente crítico
- Processo de gestão de categorias : um caso do retalho alimentarPublication . Neto, Guilherme José Branco Miranda de Carvalho; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaO processo de Gestão de Categorias (GC) possui como objetivo principal aumentar a rentabilidade das categorias segundo as necessidades dos seus consumidores. Desta forma, poderá ser entendida como uma ferramenta estratégica que permite gerar valor para as empresas (Buckingham, 1993). Uma vez que o presente trabalho teve como objeto de estudo a Sonae MC, interessa aqui evidenciar a pertinência da gestão de categoria no mundo do retalho alimentar. Neste sentido, salienta-se a gestão de categoria para retalhistas, sendo que a Sonae MC procura rentabilizar as suas categorias de acordo com as necessidades dos seus consumidores. A negociação na Sonae é feita pelo gestor de categoria, o que lhe ocupa bastante tempo, e desta forma deixa de ter o verdadeiro propósito de um “Gestor de Categoria”, que é dedicar-se à análise e rentabilização da sua categoria e gerir as suas equipas de forma a conseguir implementar os seus objetivos na sua categoria como uma “unidade de negócio”. Assim emerge a necessidade de uma equipa especializada que o apoie. Apesar do esforço da Sonae MC em disponibilizar uma ferramenta de apoio à negociação, para que os gestores de categoria e os diretores de unidade de negócio (DUN) possam analisar e negociar de forma eficaz a sua categoria e unidade de negócio, é sabido que nem todos os gestores de categoria sabem da existência da folha de apoio à negociação (FAN), ou acham que esta ferramenta não corresponde à realidade do negócio. Deste modo surge a necessidade de desenvolver ações formativas internas ao público-alvo de interesse de forma a terem conhecimento sobre a ferramenta e a possibilidade de a melhorar. Face à relevância da temática, o estágio desenvolvido permitiu-nos verificar a aplicabilidade da GC no retalho alimentar, nomeadamente na empresa Sonae MC na área comercial. Desta forma, podemos afirmar que a GC permite às empresas o aumento da competitividade e a diferenciação. Além destas vantagens, a GC permite uma oferta mais adaptada às necessidades de cada consumidor apresentando-se, por isso, como uma mais-valia para as empresas que a utilizam.
- O poder regulamentar das autoridades reguladoras independentesPublication . Resende, Andreia Manuel Oliveira; Calvão, Maria Filipa Pires Urbano Costa
- A regulação das plataformas eletrónicas da contratação públicaPublication . Mané, Diana Margarida Rico de Oliveira; Calvão, Maria Filipa Pires Urbano Costa
- O regime jurídico da responsabilidade pelo risco do Estado e demais entidades públicasPublication . Sousa, Andreia Raquel da Silva; Carvalho, Marta Vaz Canavarro Portocarrero deVivemos numa comunidade marcada pelo desenvolvimento industrial, tecnológico e científico, que origina um número infindável de riscos cujo potencial danoso é inimaginável. O tema da responsabilidade civil extracontratual pelo risco é, pois, pertinente a face à sociedade de risco atual. A presente investigação aborda o regime jurídico da responsabilidade pelo risco do Estado e demais entidades públicas que respondem pelos danos decorrentes de atividades, coisas ou serviços especialmente perigosos. A problemática envolvente neste estudo, não dispensa a comparação do regime anterior (art. 8.º DL 48 051) com o atual (art. 11.º da Lei 67/2007 - RRCEE) na medida em que procuramos realçar a generosidade do legislador ao prever um expresso alargamento do âmbito da responsabilidade pelo risco, o qual pode onerar fortemente o erário público. E, face à profunda crise económica vivenciada na nossa era, esta reflexão parece-nos ser de maior importância na medida em que, o cidadão-lesado ficou a beneficiar com o novo regime, enquanto o cidadão-contribuinte ficou a perder com tamanha abertura.
- Customer segmentation and value proposition : the case of KG InternationalPublication . Brito, Carlos Aguiar Teixeira de; Morais, Ricardo AlexandreThe purposes of this Master’s Degree Final Assignment are as follows: (1) Assess the relationship between customer segmentation and value propositions; (2) Review previous research on both concepts; (3) Present empirical evidence based on a curricular internship at the firm Konsulting Group International (KG International); (4) Propose a framework based on the comparison of the theory and the case. The goal is to explore the importance that Customer Segmentation has on Value Propositions. It later identifies aspects as the need for rethinking, adapting and redesigning customer segmentation and value propositions, especially in the company’s early years. The case is particularly illustrative of Value Propositions in the context of consulting services.
- A abordagem omnicanal : a perspetiva dos consumidoresPublication . Sousa, João Miguel de Almeida Martins de; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eA abordagem omnicanal é uma nova estratégia comercial que visa oferecer aos consumidores uma experiência única e satisfatória através de qualquer ponto de contato. Contudo, a sua implementação implica alterações tanto para a jornada do consumidor, como para as empresas. Esta investigação pretendeu compreender quais os fatores que podem levar os consumidores a aceitarem e utilizarem esta nova estratégia, assim como a experiência e a satisfação proporcionada. Foi delineado um estudo quantitativo e transversal com uma amostra não probabilística de 210 participantes, obtidos através de um questionário desenvolvido pelo autor com recurso a uma plataforma online. Para a análise de dados, utilizou-se estatísticas descritivas, análises multivariadas e modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos evidenciam que fatores como risco percebido e custo não explicam a intenção de uso de uma abordagem omnicanal, assim como as percepções de facilidade de uso e de utilidade que apenas explicam mediadas pela experiência da marca, a qual também explica a satisfação. Outro factor que contribui para a intenção de uso é a compatibilidade. Foi encontrado que os participantes utilizam múltiplos canais ao longo da jornada do consumidor, assim como diferenças estatísticas entre consumidores masculinos e femininos. Outro resultado pertinente é que os consumidores que demonstraram mais interesse nesta abordagem são os que apresentam mais gastos médios mensais em compras de bens e/ou serviços. Este estudo fornece informações úteis, tanto para a comunidade científica, como para as empresas, relativamente à importância da implementação de uma abordagem omnicanal. Nesta dissertação foram discutidas as principais implicações teóricas e empresariais, assim como limitações e sugestões para estudos futuros.
- A aplicação do PER às pessoas singularesPublication . Moreira, Nicole Manuela de Almeida; Pereira, Maria do Rosário Epifânio
- A modificação dos contratos administrativos nas diretivas de 2014Publication . Gomes, Silvana Catarina Miranda Pereira; Almeida, Mário António de Sousa Aroso de