Reitoria
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Reitoria by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas"
Now showing 1 - 10 of 213
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens terapêuticas da mucosite oral induzida por tratamento anti-neoplásico na população pediátrica : uma revisão sistemáticaPublication . Santos, Maria Francisca Pinto Marvão; Correia, Patrícia Nunes; Silva, Raquel Monteiro Marques daIntrodução: As crianças submetidas a tratamento antineoplásico manifestam diversos efeitos colaterais devido á intensidade e continuidade dos tratamentos. A mucosite oral é uma das lesões inflamatórias mais prevalentes e dolorosas encontradas nesta população, divide-se em estágios que têm por base a evolução clínica dos pacientes. Há diversas opções terapêuticas, como o reforço na higienização oral, a crioterapia, a terapia com laser de baixa intensidade e medicinas alternativas, ainda que careçam de suporte científico. O objetivo desta revisão sistemática foi definir o grau de evidência destas medidas no controlo da MO. Materiais e métodos: A presente revisão sistemática teve por base as guidelines PRISMA, tendo-se efetuado uma pesquisa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, Embase e literatura cinzenta, nomeadamente NICE e a TRIAL. De acordo com a questão de investigação e critérios de seleção, foram selecionados os artigos realizados nos últimos 20 anos, em população menor de 18 anos, que estiveram ou estavam expostos a tratamento antineoplásico. A pesquisa e triagem dos artigos foi realizada por duas revisoras independentes e a qualidade dos estudos foi avaliada através da Newscastle-Ottawa scale. Resultados: Após a combinação dos termos de pesquisa obteve-se um total de 11693 artigos, após aplicação dos respetivos filtros obteve-se um total de 281. Foi realizada uma primeira leitura dos títulos e abstracts resultando em 23 artigos. Estes foram analisados por leitura integral, eliminando-se 17 artigos. Os restantes 6 artigos integraram a presente revisão sistemática. Conclusão: Existem diversas terapias disponíveis na prevenção e tratamento da MO, no entanto, não há evidências conclusivas da sua eficácia para estabelecer protocolos clínicos precisos. Conclui-se que, em específico, o laser de baixa intensidade, a palifermina e a andibora demonstraram um efeito preventivo no desenvolvimento, diminuição e, por vezes, eliminação da sintomatologia.
- Absentismo laboral por motivos orais e avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde oral numa amostra de funcionários da empresa PSA Peugeot/Citroën de MangualdePublication . Carneiro, Carlos Manuel Sião Martins; Leitão, Jorge; Veiga, Nélio JorgeIntrodução: Cada vez mais a população mundial tem vindo a adoptar comportamentos que visem uma saúde oral muito próximo do ideal. No entanto, ainda existe uma ampla taxa populacional que negligencia a saúde oral, e que não lhe reconhece o seu valor como sendo um dos factores essenciais para que possam disfrutar de um completo estado de saúde e bem-estar. Objectivos: Este estudo teve como objectivos quantificar o absentismo laboral por motivos orais dos funcionários da empresa PSA Peugeot/Citroën de Mangualde, as possíveis repercussões pessoais e laborais resultantes desse absentismo e quais os principais motivos para esse mesmo absentismo, assim como analisar quais os comportamentos de saúde oral dos funcionários desta empresa Outro dos objectivos deste estudo foi avaliar a qualidade de vida relacionada com a saúde oral destes mesmos funcionários. Materiais e Métodos: Para a realização deste estudo epidemiológico transversal, aplicou-se um questionário numa amostra de 310 funcionários da empresa PSA Peugeot/Citroën de Mangualde, assim como a aplicação da escala OHIP-14 - Oral Health Impact Profile destinado à avaliação da qualidade de vida relacionado com a saúde oral. Para a análise estatística recorreu-se ao programa informático SPSS 20.0. Resultados: Verificámos um absentismo de 11,6% por motivos orais sendo a dor dentária a principal causa (63,6%). Um total de 280 horas de trabalho foram perdidas e 580€ foram deduzidos nos ordenados dos funcionários devido a esse absentismo. O impacto da saúde oral na qualidade de vida da amostra é relativamente baixo e as principais dimensões afectadas são a “Dor” e o “Desconforto Psicológico”. Conclusões: Uma baixa taxa de absentismo laboral e um baixo impacto a nível laboral por motivos orais foram registados, no entanto mais estudos na União Europeia e em Portugal são necessários para permitir comparações e resultados mais conclusivos. De acordo com estudos semelhantes foi possível verificar e afirmar que na amostra estudada as principais dimensões afectadas são a “Dor” e o “Desconforto Psicológico” e que o impacto da saúde oral na qualidade de vida é relativamente baixo.
- O ácido hialurónico no tratamento dos distúrbios temporomandibulares : revisão sistemáticaPublication . Sossai, Najara de Oliveira; Silva, Vanessa Maria Barroso dos Santos; Salgado, Helena Cristina Morais Coelho TeixeiraIntrodução: Distúrbios temporomandibulares caracterizam-se por patologias que afetam a articulação temporomandibular, os músculos da mastigação e suas estruturas adjacentes, estando associados a sintomatologia dolorosa e limitação de movimentos. O principal objetivo desta revisão sistemática é procurar evidência científica que valide a técnica de infiltração com ácido hialurónico no tratamento de distúrbios temporomandibulares, aferindo e protocolizando os critérios da sua aplicação. Material e Métodos: A investigação foi realizada de acordo com a metodologia PRISMA e a questão de investigação foi definida através do formato PICO. Foi elaborado um protocolo de investigação registado no PROSPERO. A estratégia de pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, Cochrane® e Web of Science®. Os critérios de inclusão e exclusão foram definidos, e a concordância entre os investigadores foi avaliada utilizando o coeficiente de kappa de Cohen. A qualidade dos estudos foi avaliada com a checklist de Downs e Black. Resultado: Foram identificados 367 estudos nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, Cochrane® e Web of Science®. Após a exclusão de duplicados, restaram 230 artigos, dos quais 96 foram selecionados para leitura completa, resultando em 12 estudos elegíveis para a análise. Conclusão: A viscossuplementação com AH demonstrou eficácia no tratamento das alterações inflamatórias e biomecânicas da articulação temporomandibular, melhorando a função e reduzindo os sinais e sintomas. É um tratamento minimamente invasivo eficaz, seguro e recomendado para distúrbios intra-articulares como deslocamento do disco com ou sem redução, osteoartrite e osteoartrose.
- Adequação do discurso na consulta de medicina dentáriaPublication . Monteiro, Joana Margarida de Almeida; Capucho, FilomenaA Comunicação Verbal é uma constante na vida clínica de qualquer Médico Dentista. É através dela que podemos estabelecer uma relação médico-paciente duradoura e eficaz, cultivando a confiança que cada indivíduo deposita em nós, buscando não só cuidados médicos como também aconselhamento profissional. A presente dissertação pretendeu definir os componentes essenciais da Comunicação Verbal, bem como a sua importância na interacção comunicacional em contexto de consulta de Medicina Dentária. Para tal, abordou-se inicialmente o conceito de Comunicação sob uma perspectiva abrangente, antes de enveredar por este seu ramo específico; seguiu-se a apresentação dos resultados obtidos por meio da videogravação de dez consultas na Clínica Dentária Universitária, do Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa, bem como da aplicação de um pequeno questionário aos pacientes envolvidos. Por fim, discutiram-se esses mesmos resultados e retiraram-se as conclusões possíveis deste estudo em particular. Da análise dos resultados, verificou-se que não existem diferenças globais significativas entre o género e ano curricular frequentado pelos alunos, bem como no que diz respeito à área curricular. As gravações efectuadas permitiram concluir que os alunos recorrem a um registo linguístico correcto (linguagem comum), apesar de ele nem sempre ser adequado ao paciente em causa (utilização de vocabulário técnico indiscriminadamente). Por outro lado, e regra geral, o modelo de Sinclair e Coulthard é respeitado, sendo os alunos responsáveis pela maioria das Iniciações e os pacientes pelas Respostas, sendo partilhados os actos de Negociação e Avaliação entre os intervenientes. Por fim, no que diz respeito aos dados recolhidos por meio dos questionários, pudemos concluir que os pacientes não têm clara consciência dos conceitos envolvidos no processo comunicativo verbal. Embora seja, inegavelmente, uma competência primordial, especialmente na área da Saúde, a Comunicação é uma componente muitas vezes desprezada e considerada secundária. Desta forma, é pertinente a instituição de disciplinas no percurso académico obrigatório que permitam entrar em contacto com os conceitos essenciais da Comunicação, bem como desenvolver as competências comunicacionais dos estudantes
- Adesão à vacina contra a gripe : motivações dos enfermeirosPublication . Filipe, Carla Sofia Soares; Silva, Maria Henriqueta de Jesus; Charepe, Zaida BorgesIntrodução: A Organização Mundial de Saúde e a Direção Geral de Saúde consideram os profissionais de saúde um dos grupos prioritários para a vacinação contra o vírus influenza. A gripe é uma patologia que surge sazonalmente e cuja vacinação é considerada o meio mais eficaz para a sua prevenção. A optimização da imunidade dos profissionais de saúde salvaguarda a saúde dos mesmos, protegendo consequentemente os utentes com que contatam. Material e Métodos: Os objetivos deste estudo foram avaliar a adesão dos enfermeiros à vacina contra o vírus influenza e explorar os fatores associados a essa adesão num Centro Hospitalar e nos Centros de Saúde da sua área de influência. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo exploratório, conduzido numa amostra de 256 participantes (84% do sexo feminino e 16% do sexo masculino). Os dados foram recolhidos a partir da aplicação de um questionário. Resultados: Da totalidade dos participantes, 68% referem já se ter vacinado pelo menos uma vez ao longo da sua vida e 36% vacinaram-se anualmente contra o vírus influenza. Verificou-se que os enfermeiros que exercem funções no centro de saúde apresentaram maior adesão percentual, mas que essa diferença não é estatisticamente significativa. Esta adesão à vacina aumenta, em termos percentuais, à medida que a idade aumenta, existindo diferenças estatisticamente significativas nos diferentes grupos etários.Conclusão: Concluiu-se que a vacina é considerada eficaz pela maioria dos enfermeiros, no entanto, existem algumas variáveis que influenciam a adesão a esta vacina. Os resultados indiciam que na amostra em estudo é atribuída maior importância aos conhecimentos e pré-disponibilidade para a patologia do que à opinião transmitida pelas pessoas significativas e comunicação social, no que se refere aos fatores de decisão para a adesão à vacina.
- Aleitamento materno e cárie precoce de infância : revisão sistemáticaPublication . Lopes, Carolinne Rocha Maia; Seabra, Mariana Pinheiro Torres de; Figueiredo, Andreia Sofia PaivaIntrodução: A fase de amamentação após o nascimento de um bebé é de extrema importância tanto para a mãe quanto para o bebé. Porém, alguns estudos têm correlacionado a amamentação como fator de risco para o surgimento da cárie precoce de infância (CPI). Em contrapartida existem outros estudos que afirmam que a amamentação não apresenta risco e que inclusive, exerce um papel protetor contra a CPI. Objetivos: Analisar, com base na literatura científica, através de uma revisão sistemática, se o aleitamento materno prolongado possui um papel de proteção é um fator de risco para a CPI. Materiais e métodos: O protocolo de revisão sistemática seguiu as recomendações PRISMA. A questão de investigação foi formulada com base no modelo PICO. A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed, MEDLINE Complete, CINAHL, Scielo e Scopus com as palavras-chave - “Criança”, “Cárie dentária”, “Leite materno” e seus sinónimos em português e inglês. Foi realizada a extração dos dados relevantes das publicações que estiveram de acordo com os critérios de inclusão. Resultados Foram obtidos 413 artigos: 93 na PubMed, 151 na MEDLINE, 74 na CINAHL, 65 na Scopus e 30 na Scielo. Após a eliminação dos duplicados e a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão incluímos 13 artigos. A idade da população varia entre os 6 meses de idade e os 71 meses, todos em dentição decídua. Na maioria dos estudos a dieta, a higiene dentária e a amamentação prolongada foram variáveis avaliadas e as mães, na sua grande maioria, responderam a questionários sobre dados sócio económicos e amamentação noturna. Conclusão: Apesar de alguns estudos associarem a amamentação à CPI, é importante realçar que a cárie é uma doença multifatorial. A maioria dos estudos sugere que o risco aumentado está associado ao aleitamento noturno, a hábitos de higiene deficitários e intercalados com alimentos ricos em açúcares.
- Análise antropométrica dos dentes anteriores maxilares através de fotografia dentária digital : estudo de uma amostra populacional de ViseuPublication . Calçada, Diogo José Santos; Correia, André; Araújo, FilipeIntrodução: A tentativa de estabelecer um padrão geométrico do sector anterior maxilar é algo que já é feito há muito tempo. A Proporção Dourada, a Proporção de Preston, a Percentagem Dourada, a Proporção “Recurring Esthetic Dental” (RED), e mais recentemente a “Proportion Gauge” são teorias que tentam aplicar relações matemáticas e geométricas procurando estabelecer um padrão de normalização de canino a canino. O objectivo desta investigação é avaliar se alguma destas teorias pode ser considerada como referência na reabilitação do sector anterior maxilar, numa amostra populacional portuguesa. Material e métodos: De um total de 294 pacientes observados, foram seleccionados 50 pacientes de acordo com os critérios de inclusão definidos, aos quais foi efectuada uma recolha fotográfica do sector anterior maxilar superior. A partir destas imagens e recorrendo ao programa Adobe Photoshop CS5.1, foi feita uma análise antropométrica dos seis dentes anteriores maxilares e os dados recolhidos foram analisados estatisticamente através do software IBM SPSS Statistics, v.20. Resultados: As variáveis largura e altura são concordantes com os valores médios descritos pela literatura e por consequência inserem-se na “Proportion Gauge” mas, contudo, ultrapassam o valor recomendado de 78% para a relação largura/altura que Stephen Chu preconiza. No que diz respeito à proporção entre as larguras dos seis dentes anteriores maxilares, verificou-se que não se mantém constante nem vai de encontro com os valores propostos na Proporção Dourada e na Proporção RED. Relativamente à Proporção de Preston esta verificou-se na amostra populacional estudada e, no que diz respeito à Percentagem Dourada, os valores observados neste grupo estão próximos dos defendidos pela teoria. Conclusão: Na amostra populacional estudada é possível concluir que os valores médios da largura e da altura obtidos vão de encontro com a literatura e deste modo com os valores sugeridos na Proportion Gauge. A diferença entre estes valores nos dois géneros é estatisticamente significativa e deverá ser considerada na reabilitação oral. Relativamente às proporções da dentição natural estudadas, apenas se verificou a Proporção de Preston. Palavras-chave: estética dentária, dentisteria cosmética, proporção dourada, proporção de preston, percentagem dourada, proporção red, informática dentária, fotografia dentária
- Análise da posição de implantes colocados com guia cirúrgica computorizada : comparação entre a posição planeada e a finalPublication . Lopes, Sandro Filipe Choupina; Correia, André Ricardo Maia; Marques, Tiago Miguel SantosIntrodução: Um dos requisitos primordiais para um fluxo de trabalho digital no planeamento de colocação de implantes, é fazer um levantamento imagiológico correto das estruturas maxilo-faciais, neste caso a tomografia computorizada de feixe cónico necessária para utilização na avaliação pré e pós-cirúrgica dos pacientes. Para complementar este planeamento é um elemento fundamental a impressão da arcada dentária do paciente para isso recorremos a um scanner intraoral. A utilização de guias cirúrgicas computorizadas permite então colocar os implantes proteticamente guiados e com um grau de precisão muito elevado. Uma guia cirúrgica para colocação de implantes é definida como uma férula/guia utilizada para auxiliar na correta colocação cirúrgica e angulação de implantes dentários. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a posição 3D de implantes Straumann TLX® e BLX® colocados na Clínica Dentária Universitária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa através de cirurgia estática guiada por computador e comparar com a planificação digital efetuada. Materiais e métodos: Foram utilizadas guias estáticas dento e mucosuportadas para a colocação dos implantes dentários, com dois métodos de colocação, o totalmente guiado e com broca piloto. Para calcular os desvios, as impressões digitais com scanbodies pós-operatórias dos implantes dentários foram sobrepostas ao planeamento pré-operatório, com recurso ao add-on “Treatment Evaluation” do programa coDiagnostiX® foi usado para avaliar a precisão das localizações dos implantes. Resultados: Foram analisados 36 implantes. Os desvios angulares (ombro e ápice) apresentaram valores medianos de 4,4°e 1,7º respetivamente, já os valores de desvios 3D (ombro e ápice) de 1,14 e 1,81 respetivamente. Diferenças estatisticamente significativas foram encontradas em 8 dos nove parâmetros medidos (p < 0,05). Conclusão: Neste estudo a abordagem guiada para a colocação de implantes sugeriu que as regiões apicais estão mais propensas a apresentarem desvios, nomeadamente nos sentidos vestibulolingual e mesiodistal, verificou-se um desvio angular de 4.40º e valores de 1,04mm e 1,70mm de deslocamento 3D no ombro e ápice do implante comparando-o com o planeamento pré-cirúrgico.
- Análise do risco médico apresentado pelos pacientes observados na Clinica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa : ViseuPublication . Alves, Cátia Joana Monteiro Dias; Leitão, Jorge Galvão Martins; Quintanilla, José Maria Suárez; Esteves, Helder José MartinsIntrodução: O aumento da esperança média de vida tem vindo aumentar ao longo dos anos o que implica um aumento da percentagem, de pacientes polimedicados e portadores de patologias. Perante esta constatação, é essencial que o Médico Dentista adapte a sua prática clínica a uma população cada vez mais complexa, tornando-se fundamental a avaliação do risco médico. O risco médico é caracterizado segundo uma escala de classificação do risco de um paciente e é o primeiro passo para prevenção das emergências médicas em consultório. Este sistema auxilia o Médico Dentista quanto ao plano de tratamento, necessidade de avaliação médica específica ou necessidade de atendimento hospitalar. A escala que nos dá o risco médico é a ASA. Materiais e Métodos: Para o presente estudo foram seleccionados 1019 pacientes. Foi preenchido o questionário EMRRH (European Medical Risk Related History) aplicado a pacientes maiores de 18 anos, observados durante o período de Fevereiro a Julho. O questionário original, constituído por 21 perguntas relativas à saúde do paciente, foi traduzido e integrado no software newsof,t desenvolvido pela empresa imaginasoft, de base tecnológica, que actua nas áreas de engenharia e produção de software clínico. O software calculou automaticamente o risco médico do paciente. Com este questionário pretendeu-se verificar qual o risco apresentado pelos pacientes da Clínica, face à medicação e patologias por eles referidas. Resultados: Com este estudo, verificou-se uma correlação positiva entre o risco médico de cada paciente e a idade crescente, o género (feminino) e a medicação efectuada pelos pacientes. Conclusão: No presente estudo foi possível averiguar o risco médico apresentado pelos pacientes da Clínica Universitária, apesar de algum enviesamento em algumas respostas.
- Análise do torque exercido durante o aperto manual de pilares de implantesPublication . Coelho, André Abreu Trindade; Correia, André Ricardo Maia; Mezzomo, LuisIntrodução: Na reabilitação oral com prótese fixa aparafusada a implantes dentários é muito importante respeitar os valores de torque de aperto dos pilares e parafusos protéticos recomendados pelos fabricantes. Esse aperto pode ser executado com chaves de parafusos específicas e com torquímetros, que permitem um controle mais preciso do torque de aperto. Embora os torquímetros sejam recomendados e utilizados, muitas vezes verifica-se o desaperto de estruturas protéticas, o que nos permite questionar se o valor de torque recomendado foi atingido durante o aperto da estrutura. Esta investigação justifica-se no sentido de se verificar a exatidão de torquímetros (manuais e digitais) e comparar a força manual de uma amostra de estudantes e docentes, face à fraca evidência científica existente sobre este assunto Materiais e métodos: Este estudo foi dividido em 5 ensaios pré-clínicos. No primeiro, foram utilizados dois tipos de torquímetros manuais com sistemas dinamométricos diferentes: spring-style e friction-style; para apertar um pilar a um implante incluído em gesso tipo III, ou retido diretamente num torquímetro de bancada. O valor medido em cada ciclo foi registado num torquímetro de bancada. No segundo, foi utilizada uma terceira mesa de trabalho e foram executados 10 ciclos de aperto com dois torquímetros digitais (iChiropro® e iSD900®), tendo-se registado o valor obtido no torquímetro de bancada. No terceiro, foram realizadas medições do torque máximo efetuado por 5 docentes e 5 alunos (5º ano) da FMD-UCP, com uma chave de aperto manual. No quarto, após o aperto do parafuso a 35 Ncm, foi verificado se cada docente/aluno conseguia desapertá-lo com recurso a uma chave de aperto manual. Foi registado o pico de torque, através do torquímetro de bancada. Resultados: no primeiro ensaio o torquímetro Spring-Style (Straumann®) exerceu um torque mais elevado do que o torquímetro Friction-Style (Medentika®), sendo a diferença estatisticamente significativa no aperto a 35 Ncm. A média dos valores de torque obtidos com ambos os torquímetros foram estatisticamente significativamente inferiores, em 25,3-34,3%, aos valores de referência de 15 e 35 Ncm. Não existiram diferenças estatisticamente significativas relativamente ao torque aplicado no análogo de implante incluído em gesso Tipo III ou montado diretamente no torquímetro de bancada. No segundo ensaio verificou-se que os torquímetros digitais são mais exatos quando comparados com os torquímetros manuais. No terceiro ensaio, constatou-se que o torque exercido pelos docentes é estatisticamente significativamente superior ao torque exercido pelos alunos. No ensaio 4 foi verificado que o desaperto manual de parafusos protéticos previamente apertados a 35 Ncm requer um torque estatisticamente significativamente maior do que o torque de aperto aplicado. Conclusão: Os torquímetros manuais registaram valores significativamente inferiores aos valores de referência. Os torquímetros manuais são menos exatos que os torquímetros digitais. A maior experiência do operador induz uma maior força de aperto/desaperto. O desaperto manual de parafusos protéticos previamente apertados a 35 Ncm requer um torque significativamente maior do que o torque de aperto aplicado.