Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-15"
Now showing 1 - 10 of 48
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização das lesões de tecidos moles e duros nos pacientes da Clínica Dentária Universitária : um estudo retrospetivoPublication . Trimboli, Camila de Fátima; Couto, Patrícia Sofia Soares; Marques, Tiago Miguel Santos; Silva, Raquel Monteiro Marques daIntrodução: diferentes patologias de tecidos moles e duros podem acometer a cavidade oral e, apesar do exame clínico e radiográfico ser uma mais valia na obtenção de um diagnóstico clínico, por vezes, torna-se necessária a realização do procedimento cirúrgico de biópsia. O exame anatomopatológico auxilia no diagnóstico da maior parte das lesões orais, tendo particular importância nas lesões potencialmente malignas uma vez que estas podem evoluir para cancro oral. Objetivos: avaliar a prevalência das lesões de tecidos moles e duros diagnosticadas através do exame anatomopatológico, nos pacientes da Clínica Dentária Universitária; analisar os fatores de risco e determinantes clínicos associados a estas lesões; determinar a concordância entre diagnóstico clínico e anatomopatológico; bem como a prevalência de neoplasias malignas. Material e métodos: foi realizado um estudo retrospetivo observacional descritivo das lesões de tecidos moles e duros dos pacientes da Clínica Dentária Universitária de Viseu, onde foram efetuadas análises estatísticas descritivas e inferenciais de 52 biópsias. Resultados: o género mais afetado foi o feminino com 59,62% e idade média de 59,97 anos. A técnica de biópsia mais realizada foi a excisional convencional, representando 63,46% da amostra. A localização anatómica mais biopsada foi a mucosa jugal e a patologia mais diagnosticada foi o fibroma. O uso de prótese mal adaptada e o hábito nocivo do tabaco, foram os fatores de risco mais presentes entre os pacientes estudados. Em 89,6% dos casos os diagnósticos clínicos e anatomopatológicos foram concordantes. A prevalência das neoplasias malignas neste estudo foi de 5,77%, com maior incidência no género feminino (3,85%) e na faixa etária entre os 71-80 anos de idade (3,85%). Conclusão: as várias lesões diagnosticadas nos pacientes deste estudo confirmam que a biópsia seguida do exame anatomopatológico é um procedimento de grande relevância, juntamente com o exame clínico e a anamnese para a obtenção de um diagnóstico preciso e definitivo das lesões da cavidade oral.
- Consulta de medicina dentária do sono : protocolo de atuação clínicaPublication . Fonseca, Catarina Mendes; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso da; Silva, Vanessa Maria Barroso dos SantosIntrodução: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um transtorno respiratório relacionado com o sono. Os Médicos Dentistas têm um papel privilegiado no contacto com pacientes de risco. É dever destes profissionais fornecer informação, encaminhar para outros especialistas do sono e permitir o acesso ao tratamento. Objetivo: Estabelecer o protocolo de atuação clínica para a criação da Consulta de Medicina Dentária do Sono na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa de Viseu (FMD-UCP). Materiais e Métodos: Os dados retirados da pesquisa bibliográfica relativos a questionários e escalas validadas utilizadas para o diagnóstico da SAOS e as características anatómicas, patológicas e radiográficas que se encontram associadas, são organizados e compilados para a construção de um guião e, posteriormente, um fluxograma de decisão clínica. Após aprovação pela Comissão de Ética para a Saúde (CES) da UCP, foi efetuado um estudo piloto, clínico do tipo observacional transversal e descritivo. A população alvo são pacientes da Clínica Dentária Universitária da FMDUCP. Após consentimento informado e esclarecido de cada interveniente, são observados e recolhidos os dados relevantes mediante o preenchimento do Guião para a Consulta de Medicina Dentária do Sono e encaminhados de acordo com o resultado do fluxograma de decisão clínica. Os dados recolhidos são introduzidos em ficheiro Excel Microsoft Office e estudados mediante análise estatística descritiva. Resultados: A amostra do estudo piloto é constituída por 5 pacientes, entre os 33 e os 81 anos. Todos apresentam alto risco para SAOS mediante o preenchimento do guião, pelo que foram aconselhados a efetuar polissonografia respiratória que confirmou a suspeita de diagnóstico para todos validando, assim, tanto o guião quanto o fluxograma. Conclusões: O estudo piloto efetuado permitiu a validação quer do guião quer do fluxograma. Ambos são ferramentas de simples aplicação, que podem ser usadas por Médicos Dentistas e que permitem identificar e encaminhar casos suspeitos.
- Lesões leucoplásicas nos utentes da Clínica Dentária Universitária : um estudo retrospetivo de 17 anosPublication . Aldagistani, Amirah; Couto, Patrícia Sofia Soares; Marques, Tiago Miguel SantosIntrodução: A leucoplasia oral é uma placa branca que não pode ser caracterizada clínica ou patologicamente como qualquer outra doença conhecida. É a lesão potencialmente maligna mais comum na cavidade oral. A sua prevalência varia entre os estudos científicos e é afetada por fatores como tabagismo e álcool. A leucoplasia oral não tem etiologia conhecida. Os locais mais comumente afetados são: mucosa jugal, pavimento da boca e face ventral e lateral da língua. Distinguem-se dois subtipos clínicos, homogéneo e não-homogéneo. Objetivos: Verificar a prevalência de leucoplasia oral nos Utentes da Clínica Dentária Universitária através de uma análise retrospetiva de 17 anos; avaliar as características clínicas e histológicas da leucoplasia; determinar os fatores de risco subjacentes; e avaliar o comportamento ou eventual transformação maligna de cada lesão. Materiais e métodos: Este estudo retrospetivo de 17 anos foi realizado na Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa, em Viseu. Foi realizada uma análise estatística descritiva e inferencial dos dados clínicos e anatomopatológicos de 11 pacientes que apresentaram um diagnóstico definitivo de leucoplasia oral. Foram analisadas as seguintes variáveis: género; idade; presença de fatores de risco (tabaco, álcool); localização; subtipos de leucoplasia; padrão histológico e evolução temporal da lesão. Os dados foram analisados pelo software SPSS versão 27.0. Foi utilizado um nível de significância de 5%. Resultados: A prevalência da leucoplasia oral entre os utentes da Clínica Dentária Universitária foi de 12.09%. A mucosa jugal foi a zona mais afetada (36.36%), seguida pela língua (27.27%). O subtipo clínico homogéneo foi o mais frequente (81.82%). Os hábitos tabágicos foram detetados em 27.27% dos pacientes enquanto os alcoólicos estavam presentes em 18.18% dos pacientes. A maioria dos pacientes (81.82%) não apresentava displasia epitelial no exame anatomopatológico. 81.82% dos pacientes não apresentaram acompanhamento clínico durante 12 meses, 9.09% apresentaram regressão da lesão leucoplásica e 9.09% apresentaram aumento de tamanho da lesão. Conclusão: A prevalência da leucoplasia oral entre os utentes da CDU foi consideravelmente elevada. Os resultados do nosso estudo não foram estatisticamente significativos, mas foi possível verificar predominância do subtipo clínico homogéneo e ausência de displasia oral na maioria dos pacientes. Os fatores de risco, entre eles, o tabagismo e o alcoolismo parecem estar relacionados com a presença desta lesão. A maioria dos pacientes da CDU não compareceram às consultas de controlo.
- Peer feedback: guideline de Implementação em Contexto de Ensino Clínico de EnfermagemPublication . Ferreira, António Manuel dos Santos; Araújo, Beatriz Rodrigues; Alves, José Joaquim Ferreira Matias; Ferreira, Fernanda Maria Príncipe Bastos; Mota, Liliana Andreia Neves daO peer feedback tem sido definido como um dos métodos colaborativos onde o estudante assume um papel dinâmico com reflexo positivo no desenvolvimento de competências. Objetivou-se desenvolver uma guideline de implementação do peer feedback, para estudantes e docentes, durante a prática clínica de enfermagem e identificar os seus contributos. Estudo quasi-experimental (pré e pós intervenção) entre 2018 e 2021. O público-alvo são estudantes dos 3º e 4º anos do curso de enfermagem, a frequentar os ensinos clínicos, e respetivos docentes, que tenham, ambos, participado em workshop de capacitação sobre peer feedback. A recolha de dados realizada por grupos focais pré e pós intervenção. Análise de conteúdo com recurso ao QDA Minor®. Aprovação do estudo pela Comissão de Ética e Conselho de Direção da Instituição de Ensino Superior. Os resultados evidenciam que a guideline é fundamental e deve integrar um conjunto de características relativas ao peer feedback. O peer feedback contribui também para o desenvolvimento de competências relevantes nos estudantes. Em síntese, evidencia-se que a adoção de uma guideline favorece um percurso académico de sucesso, possibilita o alinhamento das práticas pedagógicas com os referenciais nacionais e internacionais na garantia da qualidade do ensino superior, e contribui para o conhecimento em enfermagem.
- O termalismo e a saúde oral : um estudo observacional nas termas de AmarantePublication . Morgado, Susana de Lurdes Dias; Veiga, Nélio Jorge; Correia, Maria José Serol de Brito; Couto, Patrícia Sofia SoaresIntrodução: A Saúde oral representa um problema devastador de Saúde Pública pelo seu notável impacto social e custos médicos. A Crenoterapia com água sulfúrea mostra-se como uma terapêutica complementar, menos tóxica e traumatizante. O número de estudos que avaliam o efeito das águas minerais naturais no tratamento das afeções da mucosa oral (AMO) é relativamente pequeno e em Portugal é mesmo inexistente. Objetivo: Avaliar, qualitativamente, o impacto da terapia termal na perceção da severidade da sintomatologia das AMO, investigando a relação entre os efeitos do termalismo: na sintomatologia principal, capacidade funcional dos termalistas (classe funcional), recurso ao médico dentista e medicação para o tratamento. Investigar se o tratamento termal poderá ser promissor na diminuição das despesas financeiras associadas à Saúde Oral. Metodologia: Estudo epidemiológico, observacional, transversal, comparativo com o início do tratamento e controlado com soro fisiológico, em que 90 termalistas foram distribuídos de forma igual em dois grupos de tratamento, durante 14 dias: Água mineral natural (AMN) sulfúrea das Termas de Amarante (TA) (n=45) ou soro fisiológico (SF) (n=45), no mês de maio de 2022. O estudo baseou-se na observação clínica e aplicação de questionário de autorresposta, constituído por 2 secções principais: dados sociodemográficos e avaliação da qualidade de vida. Esta última subdividiu-se em 7 subsecções: avaliação dos sintomas, recurso ao Médico Dentista, uso de medicação para tratamento das afeções orais, avaliação funcional, avaliação global do termalista e do Médico Dentista e comentários. A avaliação foi feita em 2 momentos distintos: antes do tratamento e no final do tratamento (14 dias). Resultados: Na amostra recolhida, observa-se que globalmente 70% (n=63) são mulheres e que estas também são a maioria em cada grupo. Em termos de idade os grupos apresentam idade média relativamente próxima: 57,13±18,505 e 56,76±16,079 para AMN e SF, respetivamente. Quanto à situação profissional observa-se que em ambos os grupos prevalecem os indivíduos que estão reformados conjuntamente com as domésticas. No que trata a residência a maioria dos inquiridos de ambos os grupos habitam no meio urbano. Todos os dados foram inseridos numa base de dados em Microsoft Office Excel 2007, criada para o efeito, e trabalhada em software SPSS (Statistical Package for the Social Science Inc., Chicago, Illinois, USA) versão 25.0. Para todos os testes utilizados optou-se pela rejeição da hipótese nula, quando a probabilidade de significância foi inferior ou igual a 0,05. As alterações verificadas no final do tratamento foram sempre comparadas com os valores antes do tratamento. Globalmente, a evolução dos parâmetros avaliados foi positiva, com modificações significativas no final do tratamento. Conclusão: Os resultados sugerem que o tratamento com AMN sulfúrea e fluoretada, efetuado nas termas de Amarante, poderá constituir um procedimento terapêutico/preventivo eficaz nas AMO. Futuras linhas de investigação são necessárias nesta área, para corroborar estes resultados, avaliar a evolução temporal e o impacto económico do termalismo das AMO.
- Funcionamento familiar em famílias com consumo de substânciasPublication . Arenas, Diana Carolina Gomes; Lima, Vânia Andrea Sousa Gonçalves MoreiraO objetivo geral deste estudo consiste em descrever e comparar a funcionalidade familiar entre famílias clínicas (perturbações de uso de substâncias) e não clínicas, com base na Teoria de Relações Familiares Básicas de Linares. O CERFB foi preenchido por 16 participantes, dos quais 8 formaram o grupo clínico e 8 o grupo da população-geral. Os resultados não apresentaram diferenças estatisticamente significativas nas pontuações da Conjugalidade e da Parentalidade entre os dois grupos nem entre os dois sexos, bem como nas correlações entre a Conjugalidade e a Parentalidade em ambos grupos. No entanto nos resultados relativos a estatística descritiva, verifica-se que os valores mais elevados no grupo clínico correspondem a dimensão da Conjugalidade Desarmoniosa e Parentalidade Primariamente Conservada. Neste estudo não foi possível determinar a capacidade discriminativa do CERFB para diferenciar a populações clínicas e não clínicas segundo a quantificação da Conjugalidade e Parentalidade, mas demonstrou ser relevante, na medida em que permitiu a obtenção de informação útil que pode ser incluída na intervenção (diádica ou em grupo) com famílias em que esta perturbação está presente, assim como na acumulação de evidencias para futuras investigações.
- Correntes teóricas em controlo de gestãoPublication . Gomes, Gabriel Pinto; Oliveira, José Miguel Pereira dos Santos deEste trabalho final de mestrado (TFM) tem como principal objetivo a discussão sobre o controlo de gestão e os sistemas de controlo de gestão, analisando os conteúdos lecionados e aplicados em Portugal e posteriormente identificar outros sistemas de controlo existentes para além destes. Este estudo foi possível devido à análise e pesquisa de dados sobre licenciaturas e mestrados lecionados no país através de várias entrevistas estruturadas diretamente com três professores de diferentes universidades, nomeadamente da Faculdade de Economia do Porto, Porto Business School e Nova School of Business and Economics. Para além da realidade observada no curso de mestrado em gestão com especialização em controlo de gestão na Universidade Católica do Porto. Neste sentido foi possível verificar quais os sistemas de controlo de gestão mais predominantes e seguidamente compara-los com as abordagens praticadas nas restantes universidades mais conceituadas na área. É também apresentado um modelo utilizado no Japão e pouco divulgado nas escolas de gestão consultadas, o Hoshin Karin. Posteriormente, menciona-se e aconselha-se na integração dos planos de estudo das unidades curriculares, o modelo combinado entre as metodologias Hoshin Karin e Balanced Scorecard, expondo todos as suas benesses e funcionalidades. Explorou-se ainda a evolução da gestão de desempenho nos últimos anos e como as organizações estão a mudar a forma como avaliam e reconhecem o desempenho dos seus trabalhadores. Paralelamente foi também alvo de estudo, quais os temas que atualmente mais influenciam o controlo de gestão e o desenvolvimento de uma possível conceção do futuro do controlo de gestão e do seu progresso.
- Impacto da mudança de paradigma de Shared Service Center para Global Business Service : o caso da SEG AutomotivePublication . Martins, Ana Catarina de Sá; Pinto, Helena Sofia Silva Borges Salgado Fonseca CerveiraNa forma de Trabalho Final de Mestrado, a presente investigação tem como objetivo principal entender o impacto da mudança de paradigma de um Shared Service Center para um Global Business Service. Como forma de estudo foi utilizado o exemplo de uma empresa pertencente ao setor automóvel, incluída no mercado a nível mundial. Num momento inicial foram recolhidas informações, quer de artigos científicos, quer de informação da empresa em estudo – SEG Automotive, bem como de outras fontes. De seguida, foi realizada uma breve revisão da literatura sobre o tema em estudo, na qual se procurou conhecer melhor o tema aprofundando conhecimentos. Posteriormente, a autora utilizou o método qualitativo, procedendo a um estudo de caso à empresa em questão. Para este efeito, foi realizado um conjunto de entrevistas a colaboradores da empresa, com o objetivo de recolher as suas perceções sobre o tema em estudo e aprofundar assuntos inerentes. Recorreu-se ainda a documentos internos da empresa como complementos às entrevistas realizadas, bem como auxiliares de estudo. Foi possível concluir que a empresa possui as mesmas linhas de pensamento que os autores estudados, percecionando-se assim que a transição de um modelo de Shared Service Center para um Global Business Service seja o futuro das empresas, nomeadamente da SEG Automotive.
- Comfort in the emergency service: the experience of families of critically ill patientsPublication . Lima, Elsa; Sousa, Patrícia Pontífice; Marques, Rita Margarida DouradoBackground: When facing a critical illness, patients and their families need comfort. Objective: To understand how families of critically ill patients experience comfort in emergency settings. Methodology: This exploratory descriptive mixed-method study uses semi-structured interviews in a non-probability convenience sample of ten family members of critically ill patients in emergency services. Results: Comfort was described as a state/perception of security, with emphasis on psychospiritual and physical dimensions. Comfort-promoting factors were related to nurses’ positive attitudes/interactions and technical-scientific and relational skills, with emphasis on the psychospiritual dimension. Suggestions for comfort promotion focused on the development of relational and communication skills. Conclusion: Comfort is associated with the situation/circumstance experienced and is transitory. In emergency services, comfort emerges as a dimension that nurses can adjust by harmonizing interests and performing specific actions that empower the families of critically ill patients.
- Correlatos neuroimagiológicos da resposta empática em psicoterapeutasPublication . Ferrante, Arianna Valentina; Silva, Clédna Patrícia de OliveiraA presente investigação pretende avaliar a postura empática em psicoterapeutas portugueses e o papel da regulação emocional. Neste sentido, de modo a compreender melhor este constructo, são consideradas as seguintes variáveis: a regulação emocional, a volumetria cerebral de determinadas áreas cerebrais e o sexo do participante, com o objetivo de estudar se a capacidade de regulação emocional e a volumetria de algumas áreas cerebrais estão associadas com a influência no desenvolvimento de uma resposta empática e se esta difere entre homens e mulheres. Participaram neste estudo 28 psicoterapeutas com pelo menos um ano de experiência clínica. Para avaliar a empatia, além do autorrelato, foi utilizada uma tarefa mais ecológica com vinhetas para as quais os participantes tinham de elaborar uma resposta, enquanto dados neuroimagiológicos eram recolhidos para a análise da volumetria cerebral. Os resultados obtidos demonstram que não existem diferenças entre homens e mulheres a nível da volumetria cerebral nem no desempenho de tarefas empáticas comportamentais, contrariamente ao autorrelato, no qual as mulheres se apresentam como sendo mais empáticas do que os homens. Os dados também demonstram que nesta amostra não existe relação entre o nível de regulação emocional e a capacidade empática. E finalmente, o lobo frontal orbital, o lobo temporal superior e a área fusiforme destacaram-se na análise volumétrica, demonstrando o papel relevante que essas áreas possuem na capacidade empática.
