FFCS - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing FFCS - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Filosofia, Ética e Religião"
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- Eu sou sem religião com crença : a fragilização da herança religiosa e a conservação da crença como elo de memóriaPublication . Ritz, Claudia Danielle de Andrade; Ribeiro, Flávio Augusto Senra; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesO fenômeno dos sem religião, representado pela designação sem religião, ocupa o terceiro maior percentual de identificação religiosa no Brasil. No Censo 2010 representavam 8,04%, correspondente a mais de 15 milhões de pessoas. O grupo dos sem religião no Censo é composto por três subgrupos: os agnósticos (0,87%), os ateus (3,98%) e os sem religião sem religião (95,17%). O escopo desta tese são as pessoas sem religião sem religião, os quais designamos por sem religião com crença. A abordagem deste estudo foi histórica, sistemática e empírica. O objetivo principal foi compreender as razões para a identificação sem religião com crença. Para tanto, aspectos históricos do catolicismo no Brasil foram pesquisados, cuja associação entre a dinâmica colonial e as missões propiciou uma evangelização fragmentada e pouco institucionalizada, o que contribuiu para a formação de uma herança religiosa fragilizada, constitutiva da memória católica. Além disso, analisaram-se a urbanização no Brasil, as repercussões da mobilidade e a alteração do espaço, na dinâmica das identidades e na recomposição da memória religiosa. A autonomia do indivíduo no contexto de modernidades múltiplas e culturas híbridas promove a pluralidade, o trânsito religioso, a individualização da crença e a desinstitucionalização, aspectos que contribuem para a fragilização da herança religiosa. A urbanização, em conexão com a secularização, endossa as movimentações do campo religioso, dinamizando a paisagem religiosa brasileira. Como o fenômeno das pessoas sem religião é transnacional, para melhor entendimento, apresentam-se alguns estudos e dados sobre os sem religião no Brasil e no cenário internacional. Por fim, investigam-se na pesquisa de campo as razões para as pessoas se identificarem como sem religião com crença. A metodologia utilizada foi exploratória, quantitativa e qualitativa, abrangendo pesquisas bibliográfica e de campo, mediante aplicação de questionário estruturado digital, contendo 40 questões, a jovens universitários da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que são discentes da graduação matriculados na disciplina de Cultura Religiosa e discentes pesquisadores da Pós-Graduação em Ciências da Religião. Conclui-se que a hipótese foi confirmada, porque, ao se identificarem como eu sou sem religião, mas tenho crenças religiosas, as pessoas informam a fragilização da herança religiosa mediante a ausência da religião, mas informam a conservação da crença, como elo da memória religiosa.
- O Humanismo de Leonardo Coimbra : a Rússia de Hoje e o Homem de SemprePublication . Oliveira, Francisco José de Jesus; Gama, José GonçalvesNeste trabalho de investigação académica sobre o humanismo de Leonardo Coimbra, como sempre se deve fazer nos trabalhos do filósofo, partimos da sua existência concreta, tempos e acontecimentos que indelevelmente marcaram o seu pensar e agir, para seguidamente os transpor para os seus escritos e ação política e social. E aqui percebemos a continuidade e amadurecimento da sua reflexão filosófica e científica, política e religiosa, que na sua última obra, A Rússia de Hoje e o Homem de Sempre, se expressa em humanismo cristão. Este homem religioso, desde sempre, e socialista democrata em aprofundamento desde a primeira hora, coloca a humanidade no centro das suas preocupações e com ela Deus, até chegar ao Deus de Cristo Jesus. E nele encontra o homem católico (universal e cósmico) como o paradigma por excelência do seu humanismo. Este percurso é um verdadeiro itinerário filosófico que o nosso filósofo percorre, e eu com ele, para perceber a génese da sua filosofia criacionista, denunciadora de todos os cousismos, que faz termo no humanismo cristão, o socialismo cósmico por antonomásia.
- Igreja e império na Cronografia de Teófanes Confessor : a interpretação da história no tempo da crise iconoclasta (com uma versão portuguesa em apêndice)Publication . Antunes, André Emanuel Vieira; Miranda, José Carlos Lopes de; Júnior, Manuel Gonçalves SumaresA presente dissertação propõe-se abordar a Cronografia de Teófanes Confessor, obra essencial para se estudar os séculos VIII e IX do Oriente Cristão. O principal foco de análise prende-se com as relações entre Império e Igreja durante a Querela das Imagens. Pretende-se estudar como o Iconoclasmo simultaneamente influenciava e era influenciado pelas relações entre a esfera imperial, a hierarquia eclesiástica, o mundo monástico e a religiosidade popular da época. Para o efeito, procede-se, na primeira parte, a uma análise histórica do período iconoclasta (cc. 730-843), estudando-se os principais personagens envolvidos e as problemáticas próprias do Império Romano Oriental. Na segunda parte, debruçamo-nos sobre a causação teológica e cultural do Iconoclasmo propriamente dito, procurando descortinar fatores internos e externos para explicar o seu aparecimento agudo nesta altura. A teologia cristológica, as mutações no Califado e as perspetivas escatológicas serão as principais ferramentas para estudarmos o fenómeno. Por fim, na terceira parte da tese, estudam-se os problemas filológicos próprios da Cronografia de Teófanes, antes de passarmos para uma análise da obra em si. Apresentamos ainda, em anexo, uma tradução nossa da Cronografia.
- Impacto da Doutrina Social da Igreja no trabalhador e no empresárioPublication . Encarnação, Hermenigildo Moreira da; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo de; Miranda, José Carlos Lopes deA problemática do trabalho é a chave da questão social e da vida social. É pelo trabalho que o ser humano se realiza como pessoa. A Igreja Católica desde cedo teve a noção do valor do trabalho como tendo um caráter positivo, educativo e meritório (LE 5 e 6). Pelo trabalho o homem realiza-se, valoriza-se e contribui para prossecução do Bem e para a criação dos bens (CV 36). Mas é a partir de 1891 com a encíclica Rerum novarum de Leão XIII que se encontra um corpus referente à sociedade. De facto esta encíclica é tida como a Magna Carta da atividade cristã no campo social. Nomeadamente sobre a questão operária e doutrina católica acerca do trabalho tendo em vista a promoção de uma ordem social justa. Esta precisão foi usada por Pio XI na Quadragesimo Anno, 39. Se de início os papas se ocupavam sobretudo com a questão operária e outros aspetos da situação social, rapidamente o corpo Doutrinal da Igreja se tornou mais amplo e coerente. Passou então a ser apelidado de Doutrina Social da Igreja. Os acontecimentos históricos e os novos problemas sociais impeliram a Igreja a uma urgente mas duradoura reflexão, que acabou por exprimir um desenvolvimento orgânico do seu ensino, bem como os vetores de inspiração para um programa de ação. Tendo em conta esse percurso, esta investigação analisará cinco conceitos essenciais da Doutrina Social da Igreja sobre o trabalho, de 1891 até à atualidade. São eles: 1- O primado do trabalho sobre o capital. 2- A noção de bem comum. 3- O salário justo. 4- Os direitos e deveres dos trabalhadores. 5- O conceito de empresa como comunidade de pessoas gerando lucros e a exigência da sua distribuição. Para isso serão analisadas as encíclicas papais sobre a questão laboral compreendidas entre o período de 1891 a Bento XVI, privilegiando sobretudo a Rerum novarum a Laborem exercens e a Caritas in veritate respetivamente dos papas Leão XIII, João Paulo II e Bento XVI e tendo sempre presente os cinco conceitos referidos. Pretende-se ainda: aplicar esses mesmos conceitos à realidade laboral dos trabalhadores e empresários e verificar quantitativamente o impacto dos mesmos nas práticas laborais; verificar as áreas de influência nas mesmas práticas e comportamentos laborais; analisar os resultados e a sua interpretação social e religiosa. O estudo está dividido em duas partes. Na primeira parte far-se-á uma revisão da literatura sobre a Doutrina Social da Igreja sobre o trabalho, no que concerne aos cincos princípios ou conceitos. A sua escolha é justificada por abranger o núcleo central da Doutrina Social da Igreja sobre a temática laboral, quer de empregados, quer de empregadores. Não pretende ser exaustiva, mas focalizada nas encíclicas papais no período já mencionado. A segunda parte apresentará uma análise quantitativa sobre a forma de questionário. Este tem como abrangência o tecido populacional e o espaço geográfico do Minho, e a componente empresarial nos ramos: têxtil, calçado e imobiliário. O questionário estuda as áreas de influência e o impacto da Doutrina Social da Igreja nas práticas e comportamentos dos trabalhadores e empresários no seu local de trabalho. A análise desse impacto será delimitada à problemática laboral e aos cinco princípios. Deste modo, esta investigação teve como objectivo o desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação baseado nos princípios estruturantes da Doutrina Social da Igreja, para aplicação em contexto empresarial. A construção do questionário decorreu ao longo de quatro fases: revisão teórica e delimitação conceptual do constructo a avaliar; desenvolvimento dos itens e definição dos parâmetros de avaliação; avaliação qualitativa dos itens - reflexão falada; e análise das características psicométricas do questionário. O questionário foi preenchido por 501 trabalhadores e empresários da região Norte. Procedeu-se à eliminação dos itens com correlações com o total da escala inferiores a .50, garantindo assim um maior rigor de validade da escala e uma melhor reorganização dos itens nas diferentes dimensões. Da análise fatorial foram extraídos 4 fatores com valores próprios superiores a 1 explicando 57% da variância total: (1) Trabalho: identidade pessoal e social, (2) Dimensão económica da actividade empresarial, (3) Dimensão humanista da actividade empresarial, (4) Trabalho: direitos e deveres. Foram encontrados índices de consistência interna elevados na escala total (.95) e nas quatro dimensões da mesma (.91, .88, .84 e .88). As qualidades métricas do instrumento revelaram-se bastante satisfatórias a nível de fidelidade interna e validade interna, o que assegura a utilização do questionário, como válido, em contexto empresarial.
- A sabedoria da carne no itinerário de Emmanuel LévinasPublication . Júnior, Nilo Ribeiro; Brito, José Henrique Silveira deNossa investigação desenvolve a genealogia do corpo e da encarnação no pensamento de Emmanuel Lévinas, refazendo o percurso filosófico do autor, com uso das principais obras, dos escritos no cativeiro e da juventude até os da maturidade. Seu percurso é balizado pelas categorias filosóficas da Criação, Revelação, Redenção. Como dialoga de maneira especial com os autores da viragem fenomenológica da filosofia, Husserl e Heidegger, mostrar-se-á, em forma de intriga, sua aproximação e distanciamento dos mestres, invertendo o amor à Sabedoria, do Ocidente, em uma Sabedoria da carne, devido à entrada do Outro. O cerne da Sabedoria da carne é o corpo que resta como corpo criatural entregue à bondade do mundo, que acolhe a revelação do outro e que se faz dom de si ao outro como Bem para além do Ser; ao outro exposto ao sofrimento inútil. Feito isto, relançar-se-á a Sabedoria da carne no debate com o pensamento encarnado dos filósofos franceses Merleau-Ponty e Michel Henry. Com isso, ressalta-se como o corpo dá o que pensar em função da significação e do dizer da carnalidade do humanismo do outro no confronto com outras formas de como o corpo se diz na contemporaneidade.
- A teofania cósmica e metafísica da luz em Nicolau de CusaPublication . Bazmandegan, Marcos Daniel Santos; Pinto, José Rui Gaia da Costa; André, João Maria Bernardo AscensoO presente trabalho tem por principal objetivo mostrar a centralidade da temática da teofania na obra de Nicolau de Cusa (1401-1464) e apresentar a evolução desta mesma temática ao longo dos seus escritos. Para tal, procederemos a analise da terminologia utilizada para descrever o processo teofânico (explicatio dei, theophania ou apparitio dei, apparitio posse ipsius) e o seu concomitante desenvolvimento a partir da hermenêutica dos nomes divinos (possest, posse, posse ipsum). Pretende também mostrar como o pensamento da teofania e aquele que melhor exprime, na filosofia cusana, a relação entre Deus e as criaturas, bem como o estatuto metafisico da própria criatura. Para isso, recorre a um exame analitico-cronologico das obras que consideramos mais pertinentes para o estudo da evolução desta temática, algumas das quais são muito pouco conhecidas no âmbito nacional: De docta ignorantia (1440), De quaerendo Deum (1445), De filiatione dei (1445), De dato patris luminum (1446), Trialogus de possest (1460), De venatione sapientiae (1463), Compendium (1463), De apice theoriae (1464). O pensamento da teofania no Cusano carateriza-se pela sua originalidade e dinamismo. Num primeiro momento, este pensamento e elaborado a partir dos conceitos herdados da tradição, particularmente da corrente do neoplatonismo cristão - Pseudo-Dionisio Areopagita, João Escoto Eriugena e Thierry de Chartres -, que faz uso recorrente da metáfora da luz. Num segundo momento, através do desenvolvimento da metafisica do poder, Nicolau de Cusa vai cunhar uma terminologia própria e bastante original, capaz de expressar melhor o dinamismo de todo o seu sistema metafisico. Este trabalho pretende, a partir da análise das obras acima mencionadas, apresentar este percurso a fim de mostrar como a relação entre Deus e as criaturas que esta implicada no processo criativo e que configura o próprio estatuto metafisico da criatura pode ser melhor entendida na obra cusana a partir do conceito de apparitio posse ipsius.