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- Gestão da qualidade na indústria farmacêuticaPublication . Rainho, Bárbara Cláudia Campos; Martins, Fernando Armindo da FonsecaA indústria farmacêutica é um dos setores de atividade mais regulados pelas autoridades competentes. A aplicação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nesta vertente, exige que todos os processos e colaboradores envolvidos no fabrico dos produtos, não se desviem dos padrões normativos da qualidade e dos requisitos legais impostos, para uma produção segura. Este tipo de indústria rege-se por Normas de gestão (ex. ISO), por Legislação própria (ex: Eudralex) e orientações científicas e da qualidade (ICH; FDA; EMA; OMS). No caso da Legislação, as Boas Práticas de Fabrico destacam-se pois são o sistema de referência para garantir que os produtos farmacêuticos são fabricados de acordo com rigorosos padrões internos da qualidade, que garantem a sua segurança e eficácia. O objetivo desta dissertação é clarificar e explicar as etapas para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com base na Norma ISO 9001 e nas Boas Praticas de Fabrico descritas na Eudralex, assim como, entender melhor o que é o controlo da qualidade e todos os fatores que envolvem o fabrico de um produto farmacêutico. A Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade com base nas Normas ISO 9001, na regulamentação Eudralex e orientações ICH, tem um impacto muito positivo pois verifica-se que existe uma contribuição não apenas na melhoria da qualidade e gestão das organizações, mas também noutras vertentes relacionadas como a eficiência e a segurança. Desta forma, o caso de estudo desta dissertação para aprendizagem da implementação deste tipo de sistemas, é a empresa Stemmatters S.A. É demonstrada a aplicação deste tipo de processo em todo o seu rigor e a sua aplicabilidade a todas as etapas de fabrico de um produto farmacêutico, onde também se faz uma análise do Sistema de Gestão e Controlo de Qualidade da empresa e se apontam oportunidades de melhoria caso estas existam.
- Testing a balanced social networking site diet : its impact on anxiety and stressPublication . Knuth, Robin; Roberts, Jessica Stewart; Dias, PatríciaCurrent research on the effects of SNS usage provides mixed evidence, pointing to positive or negative outcomes while neglecting an integrated perspective. This points to the need to holistically investigate the effects of SNS use to identify a healthy level of SNS use. The present study considered the consequences of SNS use holistically, examining how an SNS diet affects anxiety, stress, and well-being. The variables were measured using an online questionnaire before, during and after a two-week experiment with a sample of 18 participants. Results showed that adherence to the newly developed SNS diet had a measurable, significant effect on reducing anxiety, social comparisons and benign envy. No significant effect was found on perceived stress, malicious envy or social anxiety, and the study failed to find significant improvements in subjective and psychological well-being. Several hypotheses remained unsupported due to the small sample size and lack of assumption of normal distribution. However, assessing the participants’ qualitative feedback provided insights into individual improvements in well-being, revealing the potential of conscious processing and self-awareness in mitigating the unfavourable outcomes of SNS usage. Future studies are needed to replicate and validate the findings on a larger scale and to overcome its limitations. Overall, the findings strongly imply that adhering to the SNS diet proved to be an effective tool for counteracting and even reducing the negative effects that the use of SNSs may heighten.
- Transmissão de significados de saúde entre pais e filhos : comparação entre famílias com casos de diabetes e famílias em que a doença não se encontre presentePublication . Carvalho, Ana Rita Barros de; Peixoto, Ricardo Jorge de Oliveira PintoEsta investigação tem por base a transmissão de significados de saúde entre pais e filhos. O principal objetivo desta investigação é identificar e caraterizar a transmissão da perceção de saúde de pais para filhos, bem como, comparar essa mesma transmissão em famílias com casos de diabetes mellitus tipo II e em famílias onde a doença não esteja presente. Na análise didática foi utilizado o Actor-Partner Interdependence Model. Esta investigação foi realizada por 94 tríades, constituída pela mãe, pai e um filho. Concluímos que a prevalência da transmissão da perceção da saúde varia consoante o género dos progenitores, onde se constatou que apenas existe prevalência de transmissão de Pai para Filho
- Eu sou sem religião com crença : a fragilização da herança religiosa e a conservação da crença como elo de memóriaPublication . Ritz, Claudia Danielle de Andrade; Ribeiro, Flávio Augusto Senra; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesO fenômeno dos sem religião, representado pela designação sem religião, ocupa o terceiro maior percentual de identificação religiosa no Brasil. No Censo 2010 representavam 8,04%, correspondente a mais de 15 milhões de pessoas. O grupo dos sem religião no Censo é composto por três subgrupos: os agnósticos (0,87%), os ateus (3,98%) e os sem religião sem religião (95,17%). O escopo desta tese são as pessoas sem religião sem religião, os quais designamos por sem religião com crença. A abordagem deste estudo foi histórica, sistemática e empírica. O objetivo principal foi compreender as razões para a identificação sem religião com crença. Para tanto, aspectos históricos do catolicismo no Brasil foram pesquisados, cuja associação entre a dinâmica colonial e as missões propiciou uma evangelização fragmentada e pouco institucionalizada, o que contribuiu para a formação de uma herança religiosa fragilizada, constitutiva da memória católica. Além disso, analisaram-se a urbanização no Brasil, as repercussões da mobilidade e a alteração do espaço, na dinâmica das identidades e na recomposição da memória religiosa. A autonomia do indivíduo no contexto de modernidades múltiplas e culturas híbridas promove a pluralidade, o trânsito religioso, a individualização da crença e a desinstitucionalização, aspectos que contribuem para a fragilização da herança religiosa. A urbanização, em conexão com a secularização, endossa as movimentações do campo religioso, dinamizando a paisagem religiosa brasileira. Como o fenômeno das pessoas sem religião é transnacional, para melhor entendimento, apresentam-se alguns estudos e dados sobre os sem religião no Brasil e no cenário internacional. Por fim, investigam-se na pesquisa de campo as razões para as pessoas se identificarem como sem religião com crença. A metodologia utilizada foi exploratória, quantitativa e qualitativa, abrangendo pesquisas bibliográfica e de campo, mediante aplicação de questionário estruturado digital, contendo 40 questões, a jovens universitários da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que são discentes da graduação matriculados na disciplina de Cultura Religiosa e discentes pesquisadores da Pós-Graduação em Ciências da Religião. Conclui-se que a hipótese foi confirmada, porque, ao se identificarem como eu sou sem religião, mas tenho crenças religiosas, as pessoas informam a fragilização da herança religiosa mediante a ausência da religião, mas informam a conservação da crença, como elo da memória religiosa.
- Using chatbots in e-retailing: how to mitigate perceived risk and enhance the flow experiencePublication . Silva, Susana C.; Cicco, Roberta De; Vlačić, Božidar; Elmashhara, Maher GeorgesPurpose: Chatbots represent an undeniable player between online retailers and customers as they boost operational efficiency and bring cost savings to businesses while offering convenience for customers in terms of timing and immediacy. However, as chatbots represent a new-born online touchpoint in retailing, especially when it comes to online pre-purchase and purchase experience, this study examines whether and how effort expectation, facilitating condition, performance expectancy, social influence, trust, perceived risk and flow affect consumers' intention to use chatbots for online shopping. The purpose of this paper is to address this issue. Design/methodology/approach: A total of 226 respondents participated in an online survey. Participants were asked to try a new online service and interact with a chatbot designed using Chatfuel, a platform within the Facebook Messenger setting. Structural equation modelling was used to test the proposed research model regarding the intention to use chatbots. Findings: This study discusses the importance of offering useful and trustworthy conversational agents for online shopping and argues and explains the insignificant paths amongst other studied factors and intention to use chatbots concluding with the need to explore more drivers for such contemporary technologies. Moreover, the findings indicate that trust turns out to be an important predictor of behavioural intention towards chatbots, in addition to its role in mitigating perceived risk and enhancing flow experience. Originality/value: Given the lack of empirical evidence related to chatbots applied for business purposes, this paper fills a gap in this research field and provides a deeper understanding of what leverages consumers' intention to use chatbots for online shopping.
- Marketing accountability and marketing automation: evidence from PortugalPublication . Silva, Susana C.; Corbo, Leonardo; Vlačić, Božidar; Fernandes, MarianaPurpose: The present study seeks to outline the role of marketing automation (MA) in measuring the return on marketing activities and the challenges associated with reaching accountability in marketing. Design/methodology/approach: To investigate the objective of the study, the authors adopted a qualitative approach, conducting an exploratory study among ten key informants located in Portugal. Findings: Based on the results of the qualitative analysis, a conceptual framework is proposed, which includes both strategic- and operational-level factors with the goal of creating a value-based agenda. In this agenda, executives such as the Chief Marketing Officer emerge as value creators, fostering business scalability, and further arguments are provided to justify budget allocation to MA activities. Originality/value: Through careful research of the elements that characterize the phenomenon under study, the present paper ultimately contributes to a better understanding of MA and accountability within the current business paradigm.
- O papel da autoeficácia e atitudes dos professores na adoção de práticas inclusivasPublication . Cunha, Maria Rosa Moreira da; Dias, Paulo César AzevedoA inclusão tem um papel decisivo no desenvolvimento dos alunos e esta assume, hodiernamente, como um princípio basilar na construção de uma educação equitativa e justa. Esta, deve criar condições de adaptação às necessidades, características, interesses e individualidades de cada um. Como tal, requer dos docentes reflexão e ponderação constante do seu papel, assim como das suas práticas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo estudar o papel da autoeficácia e atitudes dos professores na adoção de práticas inclusivas. Com base numa amostra não probabilística, de professores do 1º ciclo até ao 3º ciclo, foram recolhidos dados utilizando um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Autoeficácia na Implementação de Práticas Inclusivas, o instrumento Multidimentional Attitudes Toward Inclusion e a Escala de Prática Inclusiva. Os resultados permitem perceber uma relação significativa entre autoeficácia e atitudes docentes com as práticas inclusivas. Docentes mais velhos evidenciam atitudes mais positivas face à inclusão e revelam menores estratégias de colaboração; quando evidenciam maior grau académico, revelam atitudes mais positivas e maior autoeficácia. Revelam ainda maior autoeficácia na colaboração quando exercem funções em necessidades educativas especiais (NEE). Os docentes que evidenciam uma maior autoeficácia, maior grau percebido de sucesso com alunos com NEE e um maior nível de confiança no ensino demonstram ter maior autoeficácia, atitudes inclusivas cognitivas e afetivas mais elevadas, menos atitudes inclusivas comportamentais, e fazer uso de práticas mais inclusivas.