Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-22"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Reinserção no mercado de trabalho de indivíduos com formação superior e mais de 45 anos : o impacto do desemprego no bem-estar psicológico e na famíliaPublication . Rocha, Bárbara Joana Cardoso da; Monarca, Maria AdéliaAs dificuldades de reinserção no mercado de trabalho, na perspetiva da maioria dos autores, podem ser provocadas por inúmeros fatores tais como: a idade, o género, a situação familiar, o nível educacional ou ocupacional e a duração do desemprego (Larsson, 2013), especialmente em indivíduos mais velhos. Neste sentido, este estudo procurou compreender o impacto das dificuldades de reinserção no mercado de trabalho sobre o bem-estar psicológico e sobre a família em indivíduos com mais de 45 anos e com formação superior. Através da utilização de uma metodologia de cariz qualitativo foram realizadas entrevistas semiestruturadas a cinco participantes em áreas de formação e setores de atividade distintos, sendo que esta amostra foi intencional. A análise dos dados seguiu a perspetiva de análise de conteúdo. Como principais resultados, salienta-se o facto dos participantes apontaram como sendo a maior dificuldade à reinserção no mercado de trabalho, o fator idade. Devido a todas as dificuldades vividas no período de desemprego e nas diversas tentativas de reinserção, é possível concluir que todos os participantes sentiram implicações diretas no nível do bem-estar psicológico e na envolvente familiar. Na nossa perspetiva, os conhecimentos destes resultados trazem contributos positivos para o aumento de literatura ao redor da problemática em questão e para desmistificar os preconceitos associados ao grupo de indivíduos mais velhos.
- O papel da intergeracionalidade nas organizações : a perceção dos baby-boomers sobre os metaestereótipos e o stereotype threatPublication . Nunes, Beatriz Monteiro; Sobral, Ana Filipa dos SantosO presente estudo visa explorar a temática da intergeracionalidade no contexto laboral, pretendendo, para isso, compreender o papel do contacto intergeracional nas organizações portuguesas, tendo em conta os metaestereótipos e o stereotype threat dos Baby-Boomers, recorrendo a uma metodologia quantitativa. A amostra é constituída por 171 trabalhadores pertencentes à geração Baby-Boomer, nascidos entre 1943-1965, de diversos setores de atividade. Para o procedimento de recolha e análise dos dados procedeu-se à utilização de um questionário e posterior análise no software SPSS 25.0. Os resultados mostram uma relação significativa e positiva entre os metaestereótipos e o stereotype threat. Porém, a variável contacto intergeracional não assume um papel moderador na relação entre os metaestereótipos e o stereotype threat. As principais conclusões deste estudo alertam-nos para a necessidade urgente em desmitificar ideias erróneas à cerca dos trabalhadores mais velhos de forma a manter um bom ambiente de trabalho, que decerto contribuirá para o sucesso da empresa.
- Características do trabalho e relação trabalho-família : um estudo de caso no setor da saúdePublication . Silva, Sofia Maria Novais da; Monarca, Maria Adélia de JesusO presente estudo tem como objetivo analisar e compreender o impacto das características de trabalho, de profissionais de saúde, na sua relação trabalho-família, bem como as diferenças de género nesta relação. Mais especificamente, nas características do trabalho são analisadas as exigências do trabalho e a autonomia e, ao nível da relação trabalho-família, é considerado o conflito trabalho-família (CTF) e o enriquecimento trabalho-família (ETF). É esperado que as exigências do trabalho, nomeadamente a carga de trabalho e a pressão de tempo, apresentem uma relação positiva com o CTF, e que a autonomia estabeleça uma relação positiva com o ETF. Esperam-se, ainda, diferenças de género na relação trabalho-família. Este estudo adotou uma abordagem quantitativa e foi constituído por uma amostra de 97 médicos e enfermeiros, sendo os dados recolhidos com recurso a questionários. Os resultados obtidos confirmam a relação positiva entre as exigências do trabalho e o CTF, e entre a autonomia e o ETF. Contudo, contrariamente às expectativas iniciais, não foram encontradas diferenças de género significativas na relação trabalho-família. Assim, este estudo é marcado pela sua pertinência e atualidade, e contribui para um maior conhecimento sobre o impacto das características do trabalho na relação trabalho-família.
- E se eu for testemunha de cyberbullying? : um estudo exploratório sobre significados, envolvimentos e estratégias de adolescentesPublication . Oliveira, Érica Ferreira; Campos, Luísa; Lisboa, Lurdes Lopes VeríssimoO cyberbullying é um fenómeno que originou-se pela mudança do paradigma atual nas interações sociais dos jovens, com o crescimento das novas tecnologias e a partilha de informações. Apesar da temática do cyberbullying ser atual, verifica-se que poucos estudos têm explorado as testemunhas deste fenómeno. Neste sentido, o presente estudo pretende explorar a perceção dos adolescentes testemunhas de cyberbullying face aos acontecimentos que testemunham online, nomeadamente os significados atribuídos ao cyberbullying, assim como os tipos de envolvimento e respetivas estratégias utilizadas. Neste estudo exploratório foram realizadas entrevistas individuais a nove adolescentes, entre os 12 e os 14 anos, de ambos os sexos. Os resultados mostram que os participantes atribuem um significado negativo ao cyberbullying, com implicações tanto na vítima como nas testemunhas. Relativamente ao seu tipo de envolvimento em situações de cyberbullying, tanto o envolvimento ativo como o envolvimento ambivalente foram os mais relatados, utilizando como principais estratégias o apoiar a vítima, e o pedir ajuda a adultos de referência. É importante o papel destes intervenientes, e o desenvolvimento de programas de prevenção, no sentido de consciencializa-los acerca do cyberbullying e do impacto no bem-estar psicológico e emocional, pode aumentar a empatia destas testemunhas e leva-las a agir.
- Mentalidade de crescimento : desenho, implementação e avaliação de um programa de intervenção em contexto escolarPublication . Linhares, Vânia Sofia Lopes; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraA literatura tem identificado duas conceções pessoais de inteligência (mindsets), nomeadamente a fixa e a de crescimento, concebidas ao longo de um continuum. Estudos internacionais têm demonstrado que a mentalidade de crescimento poderá predispor ao maior envolvimento do aluno nas suas aprendizagens, encorajando-o a ser resiliente e persistente no sentido de perseverar face às suas dificuldades. O objetivo deste estudo exploratório consistiu no desenho, implementação e avaliação de uma intervenção em contexto escolar, promotora da mentalidade de crescimento, adotando um desenho quase-experimental intersujeitos que implicou 38 alunos do 5.º ano. O programa, designado “Dr. Cérebrus”, foi implementado ao longo de seis sessões e pretendeu explorar a importância do erro, do feedback, do esforço, do treino e da perseverança nas aprendizagens. A recolha de dados, no pré-, pós-teste e ao longo das sessões, envolveu instrumentos de natureza quantitativa, qualitativa e múltiplos informadores (alunos, encarregados de educação e docente). Os resultados apontam para as potencialidades do programa na promoção da mentalidade de crescimento, embora surja também a consideração de fatores contextuais alheios à intervenção desenvolvida. São discutidos os pontos fortes e fragilidades da investigação, assim como implicações para a prática educativa.
- Gestão do envelhecimento no trabalho de médicos e enfermeiros : estratégias para o prolongamento da sua vida ativaPublication . Durães, Bruno Miguel Máximo; Monarca, AdéliaO presente estudo tem como objetivo a análise das perceções de médicos e enfermeiros mais velhos, acerca das condições de sucesso da sua atividade profissional. Este estudo, de cariz qualitativo, recorreu a uma recolha de dados através de seis entrevistas semiestruturadas. De salientar, a nível dos dados encontrados que os médicos e enfermeiros, na sua grande maioria, pretendem trabalhar após a idade limite de aposentação mesmo assinalando que necessitam de medidas de gestão do envelhecimento. Este estudo tem assim o intuito de alertar e sensibilizar as organizações na criação de medidas para melhorar as condições de sucesso destes profissionais prolongando o seu envelhecimento ativo.
- Cedências urbanísticas para o domínio municipal : análise do regime e de algumas questões emergentesPublication . Ferreira, Miguel Ângelo Faria; Miranda, João Pedro Oliveira de
- Estudo qualitativo sobre a educação de segunda oportunidade : que contributos para as práticas educativas no ensino regular?Publication . Castro, Rosa Isabel Jorge Martins de; Ribeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira; Martins, FilipeO insucesso académico e o abandono escolar precoce representam fenómenos sociais preocupantes, constituindo-se como handicaps capazes de influenciar o desenvolvimento integral dos indivíduos. Embora assinalável o decréscimo das taxas de analfabetismo e abandono escolar em Portugal, jovens com trajetórias complexas quanto aos seus percursos no sistema de educação mantêm-se significativamente presentes na sociedade portuguesa e tendem a ser estigmatizados e marginalizados. A educação de segunda oportunidade assume-se como uma resposta de compensação específica, destinada a jovens protagonistas de uma experiência escolar marcadamente negativa, que precocemente se desvincularam do sistema educativo. Neste âmbito, este estudo objetiva caracterizar a experiência educativa nas escolas tradicionais e identificar as práticas percebidas como positivas e promotoras do desenvolvimento e da aprendizagem, dos projetos de segunda oportunidade, bem como analisar as possibilidades de transferência das mesmas para o sistema de ensino regular. Partindo de uma abordagem qualitativa, realizaram-se grupos de discussão focalizada com 34 jovens e 10 professores. Os dados sugerem que a educação de segunda oportunidade assegura condições educativas ajustadas às necessidades dos jovens com trajetórias complexas, nomeadamente ao nível das relações de proximidade entre professor-aluno, das práticas pedagógicas personalizadas, flexíveis e participadas e da vertente profissionalizante do ensino, traduzindo importantes contributos para o sistema educativo regular.
- A discricionariedade do Estado na efetivação dos direitos sociais : precípuo ou luxo?Publication . Menezes, Maria Beatriz Paulino de Magalhães Archer de; Botelho, Catarina Isabel Tomaz SantosA presente dissertação compreende como tema principal a relevância dos direitos económicos, sociais e culturais, bem como a sua interligação com os direitos de liberdade e garantias e o seu respetivo enquadramento na sociedade. Fazemos uma análise ao Estado social, porquanto do seu desenvolvimento ser uma condição essencial para a existência dos direitos sociais. Investigamos, ainda, tanto as semelhanças, como as destrinças entre os então mencionados direitos quanto ao seu regime diferenciado, à luz da Constituição da República Portuguesa de 1976. Para além do mais, procuramos encontrar respostas à questão de saber qual é, de facto, a discricionariedade que os Estados têm quanto à implementação e efetivação dos direitos sociais. Para este efeito, recorremos a várias teorias, entre elas sociais, políticas e culturais. É realizada uma abordagem da legislação interna portuguesa, como também do Direito internacional, dando especial relevância à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Complementaremos com a intrínseca ligação dos direitos sociais enquanto direitos humanos, salientando a interligação do direito à saúde com o direito à vida com dignidade. Finalizaremos com uma comparação entre o constitucionalismo e a implementação dos direitos sociais nos Estados Unidos da América e em Portugal.
- Percursos na composição : a influência de figuras de referência na motivação para a frequência das disciplinas de análise e técnicas de composição e de história da cultura e das artesPublication . Rocha, Isabel Maria Pereira Barata da; Silva, Nuno Luís Caçote daEste Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) teve como objetivo fomentar a motivação e o planeamento de perspetivas futuras nas turmas das disciplinas de Análise e Técnicas de Composição (ATC) e de História da Cultura e das Artes (HCA), do Curso Secundário da Escola de Música de Perosinho, do Ensino Artístico Especializado de Música. Estudos apontam que a motivação pode ser definida como um processo pelo qual o comportamento orientado por metas é estimulado, e que a música tem impacto na construção de projetos de vida. Considerando este aporte teórico, convidaram-se quatro compositores para realizar um ciclo de palestras: Nuno Peixoto de Pinho, David Miguel, Fernando C. Lapa, e Eugénio Amorim. A recolha de dados realizou-se antes e depois do ciclo de palestras através de inquéritos por questionário, posteriormente analisados e comparados. Os resultados indicam que as palestras dadas por compositores conduziram a um aumento do grau de motivação geral, ainda que com exceções, que sugerem novas linhas de investigação, bem como a um aumento da perceção da importância de ATC e HCA para a prática instrumental. A intervenção dos oradores causou, globalmente, um aumento da motivação para o esboço de perspetivas de futuro, bem como uma subida da motivação para refletir sobre o lugar a dar à música no futuro. Foi possível, através da realização do ciclo de palestras com compositores, possibilitar nos alunos uma melhoria da motivação no geral.