FCSE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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- Assimetrias cerebrais em sujeitos com lesão vascular cerebral do hemisfério direto com e sem negligência visualPublication . Santos, Patrícia Alexandra Rodrigues; Caldas, Alexandre CastroA Negligência Visual (NV) é um dos défices percetivos mais frequentes, decorrentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquémico no território da Artéria Cerebral Média (ACM) direita. Embora existam vários estudos sobre a NV pós AVC, algumas áreas de interesse científico, como por exemplo a relação entre a NV e a presença de assimetrias cerebrais, têm sido negligenciadas. Assim sendo, pretendeu-se caracterizar o padrão existente de assimetria cerebral em doentes com lesão isquémica no território da ACM direita e correlacionar com a presença ou não de NV. Adicionalmente, pretendeu-se também comparar o padrão de assimetria cerebral existente em doentes com e sem NV com lesão isquémica da ACM direita, com o verificado em doentes com lesão isquémica da ACM esquerda. Realizou-se, um estudo, comparativo, descritivo, quantitativo e transversal, no qual participaram 73 sujeitos com AVC, entre os 35 e 93 anos. Foram incluídos sujeitos com diagnóstico comprovado de lesão vascular cerebral isquémica na ACM, destros, com Tomografia Axial Computorizada Crânio-Encefálica (TAC-CE) nas primeiras 48 horas. Foram excluídos doentes com AVC prévio, iletrados, demência ou estados confusionais agudos. Para a recolha de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico, as provas convencionais da Behevioral Inattention Test (BIT), TAC-CE realizada nas primeiras 48 horas após AVC para as medições das assimetrias cerebrais. Utilizou-se o IBM Software Statistical Package for Social Science (SPSS) 24.0, para análise estatística. Concluiu-se a não existência de um padrão diferenciado de assimetria cerebral nos sujeitos com NV e lesão na ACM direita, uma vez que não se verificam diferenças significativas comparativamente com o padrão verificado nos sujeitos sem NV com lesão na ACM direita, nem com o padrão verificado nos sujeitos com NV e lesão na ACM esquerda.
- Avaliação das funções executivas de crianças nascidas prematuras moderadas atualmente em idade pré-escolarPublication . Coelho, Carolina Vanessa Gomes; Ribeiro, FilipaO parto prematuro interrompe o complexo processo de estimulação multissensorial que permite o desenvolvimento cerebral do feto, o que pode traduzir-se em sequelas físicas, cognitivas, psicossociais e económicas que afetam, a curto e a longo prazo, as crianças, os pais e as comunidades mais próximas da criança. O cerne do presente estudo foi apurar a existência de défices nas funções executivas e avaliar o desenvolvimento socioemocional de crianças prematuras entre os 4 e os 6 anos de idade em relação aos pares de termo. Foram estudadas 30 crianças nascidas entre as 31 e as 33 semanas gestacionais e 31 crianças de termo, administrando o subteste Memória de Dígitos para avaliação da memória de trabalho verbal, o Tabuleiro de Corsi para avaliar a memória de trabalho não verbal, o The Shape School Test para avaliação do controlo inibitório verbal e da flexibilidade cognitiva verbal, e o Go/No-Go EYT para avaliar o controlo inibitório não verbal. Foram utilizados os Questionários de Capacidades e Dificuldades para pais e professores para analisar o desenvolvimento socioemocional. Os resultados obtidos indicam que as crianças ex-prematuras moderadas em idade pré-escolar apresentam um desempenho inferior na memória de trabalho verbal, na memória de trabalho não verbal, no controlo inibitório verbal e no controlo inibitório não verbal, bem como na flexibilidade cognitiva verbal. Ao nível do desenvolvimento socioemocional, os problemas de caráter emocional foram os mais significativos. Consequentemente, os nossos resultados sugerem não haver uma idade gestacional segura no âmbito da prematuridade, pelo que as funções executivas destas crianças devem ser avaliadas em idades precoces com a intervenção em vista, evitando, assim, que crianças nascidas prematuras entrem para o ensino primário em desvantagem em relação às aptidões dos seus colegas de termo.
- Construção de uma identidade pessoal e profissional especializadaPublication . Dias, Maria João Matos; Sousa, Ana Sabrina SilvaA realização do presente documento surge no decorrer da unidade curricular “Estágio Final e Relatório” no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica do Instituto de Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa. Este relatório – “Construção de uma Identidade Pessoal e Profissional Especializada” tem como objetivar evidenciar a aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica durante o estágio em contexto de assistência pré-hospitalar realizado em meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (Norte) e em contexto de cuidados intensivos na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente de um hospital na região norte de Portugal.O relatório tem como base uma metodologia descritiva e reflexiva sobre as experiências vivenciadas nesses dois contextos de estágio e encontra-se estruturado com base nos diferentes domínios das competências comuns do enfermeiro especialista e nas competências específicas da área do mestrado. No decorrer do período de estágio foram identificadas necessidades formativas nos dois contextos e desenvolvidas estratégias para colmatar essas necessidades com o objetivo de se tornar frutífera para os serviços a minha presença e os conhecimentos levados. Deste modo, no primeiro contexto, assistência pré-hospitalar, foi realizado uma revisão da literatura denominada “Ácido tranexâmico no contexto de trauma no pré-hospitalar” colidindo numa sugestão de alteração ao protocolo de hemorragia do Instituto Nacional de Emergência Médica. No segundo contexto, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, foi desenvolvido um guia para a prestação de cuidados de enfermagem ao doente neurocrítico denominado “Doente Neurocrítico”. Ainda durante o estágio foi desenvolvido, em parceria com outra aluna do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, um artigo científico denominado “Isolamento Social por SARS-CoV2: Necessidades e Estratégias”. Para além dos contributos de melhoria para os serviços, as pesquisas e realização de documentos suprarreferidos, juntamente com todo o trabalho desenvolvido durante o estágio, permitiram o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista, nomeadamente o desenvolvimento de uma prática profissional, ética e legal na área da especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica, a garantia de um papel dinamizador no desenvolvimento e suporte das iniciativas estratégicas institucionais na área da governação clínica, o desenvolvimento de competências no âmbito da gestão dos cuidados de enfermagem, otimizando a resposta da equipa e a articulação na equipa de saúde e de adaptação da liderança e da gestão dos recursos às situações e ao contexto, visando a garantia da qualidade dos cuidados e o desenvolvimento do autoconhecimento e assertividade, baseando a praxis clínica especializada em evidência científica. Para além disso, foi possível ainda adquirir competências especificas do enfermeiro especialista em enfermagem médico cirúrgica, nomeadamente competências relacionadas com a prestação de cuidados à pessoa, família/cuidador a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, na dinamização da resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe e ainda na maximização da prevenção, intervenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica, face à complexidade da situação e à necessidade de respostas em tempo útil e adequadas.
- Estudo da aplicação de uma pataforma online de reabilitação neurocognitiva nas funções executivasPublication . Valério, Filipa Delgado dos Reis; Nunes, Maria VâniaIntrodução: A reabilitação neurocognitiva (RNC) visa reabilitar as funções cognitivas afetadas por lesão encefálica adquirida (LEA). Este campo requer mais e melhores ferramentas de intervenção e mais evidências do impacto da sua implementação. Objetivos: Este estudo tem como objetivo estudar o impacto de diferentes tarefas na reabilitação neurocognitiva das Funções Executivas (FEs) em pacientes com LEA, através de uma plataforma online, NeuronUP, resultado de Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE) e Traumatismo Crânio-Encefálicos (TCE). Métodos: Este estudo foi realizado com 36 pacientes com LEA (18 do sexo feminino), com idades entre 27 e 73 anos (M = 53.39; DP = 11.7). Todos os participantes completaram, pelo menos, 4 anos de educação formal (M = 9.92; DP = 4.70; Mínimo = 4; Máx = 17). Eles foram designados para um dos três grupos, Grupo Experimental (GE), Grupo de Controlo Ativo (GCA) e Grupo de Controlo Passivo (GCP). Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção, através de uma bateria neuropsicológica de testes: Montreal Cognitive Assessment (MoCA); INECO Frontal Sreening (IFS); Trail Making Test (A/B) (TMT A/B); Stroop Neuropsychological Screening Test (SNST C/L); e Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS A/D). Resultados: O programa de reabilitação neurocognitiva teve um efeito positivo significativo no MoCA, IFS e SNST (C) no GE, do pré ao pós intervenção. A análise comparativa entre os três grupos após a intervenção mostra uma diferença significativa no MoCA, em que o GE revela melhores resultados do que o GCA e o GCP; e entre o GE e o GCP no IFS e no SNST (C), em que o primeiro tem melhor desempenho. Conclusão: Estes resultados preliminares mostram o efeito da reabilitação neurocognitiva, através de uma plataforma online. São necessários mais estudos por forma a obter evidências adicionais da implementação das novas tecnologias neste campo.
- A língua gestual portuguesa no ensino de geometria descritiva : terminologia específicaPublication . Sousa, Ana Teresa de Macedo Reynolds de; Carvalho, Paulo; Moita, MaraA utilização da terminologia específica da Geometria Descritiva está presente nos currículos das disciplinas de Geometria Descritiva A e Geometria Descritiva B do ensino secundário. Perante a ausência de terminologia em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para o ensino destas disciplinas a alunos surdos gestuantes, sentiu-se a necessidade de realizar a recolha dos termos em uso e as possíveis propostas lexicais terminológicas na área da Geometria. Assim, o presente estudo tem como objetivo criar uma proposta terminológica da especialidade da Geometria Descritiva, através da identificação e da listagem dos termos existentes e de uma recolha dos termos candidatos da especialidade para a LGP. Para esse efeito, realizou-se um levantamento dos termos existentes em LGP em todos os suportes lexicográficos impressos, digitais e online, em materiais e em plataformas de apoio escolar, e realizou-se uma recolha de termos, através de uma tarefa de elicitação, a 32 participantes da comunidade surda que operam em áreas associadas à Geometria Descritiva. A partir da listagem dos termos identificados nos recursos linguísticos e de uma análise comparativa dos termos recolhidos, este trabalho resulta numa proposta terminológica da especialidade da Geometria Descritiva A com 159 termos. Por fim, e de forma a disseminar a terminologia proposta, apresenta-se um projeto de validação da proposta em conjunto com a criação da terminologia em falta, como consequente estudo do presente trabalho de investigação.
- Pain reporting accuracy and ability to accurately report other bodily sensations in dancersPublication . Mendonça, Diogo Manuel Garanito; Canaipa, RitaPain is a highly subjective experience. Researchers and clinicians have been struggling to measure pain, the effect of drugs and other therapies. One of the reasons for these difficulties is thought to be the high variability in pain reporting. Focused Analgesia Selection Test (FAST), was developed to assess pain reporting skills, and thus to discriminate between those that experience pain in accordance with the pain stimulation, and those that experience pain very differently from the external stimulation applied. Underlying differences in pain reporting could be explained through accuracy in other bodily sensations as well. Previous research has shown that in normal population pain accuracy is related to accuracy in the same modality but not between different interoception modalities, suggesting that accuracy is not cross-modal skill. Dancers are known to withstand and perceive pain differently and to have higher interoceptive accuracy comparing to non-dancers. Thus, the aim of the current study was to investigate if in dancers there were relations between pain reporting accuracy the accuracy in different modalities, i.e., interoception and taste. Thirty-three undergraduate and graduate dance students were recruited from a graduate school of dance. They were assessed with FAST procedure, heartbeat detection task and taste perception task. Psychological characteristics and a neuropsychological memory task were also assessed. The results showed significant relations between reporting accuracy within the same modality (taste), but no relations between different sensorial modalities. There were no relations between pain sensitivity and the pain reporting skills, but it was found that the years of dance practice were related to a higher pain reporting accuracy. Our data suggest that reporting accuracy is mostly a within modality characteristic, but further studies are needed to fully understand how higher practice related to body functions can increase accuracy in sensorial modalities.
- A relação entre a reserva cognitiva e as queixas subjetivas de memóriaPublication . Antunes, Nuno Miguel Lageiro; Ribeiro, FilipaEnquadramento Teórico: As queixas subjetivas de memória (QSM) podem ser consideradas um dos primeiros sinais de alerta de uma doença neurodegenerativa. Contudo, estas podem ser influenciadas não só pelas capacidades objetivas de memória como por outros fatores como a sintomatologia depressiva ou a perceção de saúde do próprio. Para além dos fatores mencionados, este estudo pretende ainda averiguar a importância da Reserva Cognitiva (RC), ou seja, fatores como a escolaridade, ocupação profissional e atividades de tempo livre, no surgimento das QSM. Por fim, pode haver diferenças entre os fatores que originam as QSM, consoante a idade do sujeito, pretendendo-se investigar as diferenças entre duas faixas etárias (< 65 anos e ≥65 anos) de forma a clarificar esta variável pouco mencionada na literatura. Metodologia: Este estudo transversal conta com uma amostra de conveniência constituída por 100 participantes, com idades compreendidas entre os 50 e os 82 anos. Foram aplicadas as provas PRMQ e o CRIq, para avaliar as QSM e a RC, respetivamente, juntamente com provas objetivas de memória (M. L. I & RBMT), de funcionamento executivo (TMT) e medidas de sintomatologia depressiva (GDS15) e de perceção de saúde. Resultados: Foi encontrada uma associação forte entre o número de queixas de memória (PRMQ) e a RC (CRIq) (r=-.485), a sintomatologia depressiva (GDS15) (r=.434) e a prova de Memória Lógica de evocação imediata (r=-.468). Dentro da RC, os domínios que se revelaram mais preditivos das queixas de memória foram as atividades de tempo livre e a ocupação laboral. Quando a amostra foi dividida nos dois grupos segundo as idades, os fatores que explicaram o surgimento das QSM no grupo mais novo foram a prova M.L. I e a GDS15, enquanto que no grupo mais velho (≥65 anos) foram a RC e a medida objectiva de Memória Prospetiva (RBMT). Conclusões: Para além das associações com a sintomatologia depressiva e medidas objetivas de memória, a RC demonstrou ser a variável mais preditiva das QSM, podendo influenciar assim a relação entre as medidas objetivas e subjetivas de memória. O grupo mais jovem demonstra uma maior ligação com fatores psicológicos enquanto que o grupo mais velho realça uma maior ligação com medidas objetivas, que podem ser influenciadas pelos processos de compensação associados à RC.