Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-31"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Os pactos MFA-Partidos e as origens do sistema de governo da Constituição de 1976Publication . Sousa, Francisco da Cruz Ribeiro da Costa Barreira de; Cruz, Manuel Braga daThe following paper is about the origins, negotiation and content of two Constitutional Pacts brokered between representatives of the main Portuguese political parties and the MFA (Portuguese Armed Forces Movement) during the period which followed the 25 April 1974 military coup in Portugal. The purpose of this exercise was to establish who the author of the system of government written into the 1976 Portuguese Constitution was. Whether it was the representatives elected to the Constitutional Assembly, which began its work on 2 June 1975 – the first Pact had been signed on 2 April, and the elections for this Assembly occurred on 25 April – or whether it was unelected military men in the aforementioned negotiations with then as yet unelected politicians. It was necessary to reconstruct the historical narrative of the period 25 April 1974 – 25 November 1975 in order to deal with the origins and negotiation of both Pacts. Political analysis sufficed to deal with their content. The content of the first Pact was compared with the content of the systems of government inscribed into the Constitution drafts handed by the representatives of the political parties in the Constitutional Assembly in July 1975. Events led to the negotiation of a second Pact after the suppression of a failed Communist coup on 25 November 1975. This Pact was negotiated from 17 December 1975 – 26 February 1976. Both Pacts’ systems of government were compared with each other. Their content was then compared with that of the final Constitution agreed upon by elected representatives in the Constitutional Assembly on 2 April 1976. The conclusion reached is that the MFA was, if not the sole author of the system of government inscribed in the 1976 Portuguese Constitution, certainly its principal contributor. Thesis word count: 60,710, including footnotes.
- Supervisão clínica em enfermagem : contributos para a conceção de um programa em contexto de cuidados de saúde primáriosPublication . Pires, Regina Maria Ferreira; Canário, Rui; Pereira, FilipeA supervisão clínica (SC) em enfermagem consiste num processo facilitador do desenvolvimento profissional que tem vindo a ser estratégicamente adotado por diferentes políticas de saúde, no sentido de assegurar a qualidade e segurança dos cuidados. A evidência sugere a melhoria da qualidade dos cuidados com a implementação da SC, contudo, é escassa a investigação que demonstre o seu impacte na melhoria da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros e nos resultados diretos nos clientes. Neste sentido, a presente investigação tem por finalidade contribuir para a conceção de um programa de SC que se mostre útil e adequado ao contexto dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e se constitua como contributo para a melhoria da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros. A investigação radicou no paradigma construtivista. O trabalho de campo integrou quatro fases: acesso ao campo e definição das estratégias de recolha e tratamento dos dados; identificação da supervisão em uso e exposta, definição do “problema” e oportunidades de desenvolvimento; planeamento da mudança e definição do programa de SC; e apresentação dos resultados. Utilizámos estratégias qualitativas e quantitativas para recolha de dados, entrevista semi- estruturada e questionário, respetivamente, com o objetivo de triangulação e consolidação do “emergente”. Participaram nas entrevistas 42 enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Alto Tâmega e Barroso, 85,7% do sexo feminino. Na recolha de dados através dos questionários, participaram 44 enfermeiros, do mesmo contexto, 86,4% do sexo feminino. Da análise emergiram três grandes domínios: as conceções sobre a supervisão clínica em enfermagem, a SC em uso e a SC proposta. A partir destes definiram-se os elementos centrais para o programa de SC e delimitaram-se as estratégias e metodologias adequadas à sua implementação. Os resultados obtidos permitiram concluir da existência de práticas de supervisão em uso, algumas destas intrínsecas à SC. Os participantes expuseram a implementação de políticas de SC centradas nas funções formativa, normativa e de suporte. O programa a implementar delimita os elementos que presidem à SC: aplicabilidade e público- alvo, fundamentos concetuais, filosofia, cultura, finalidade, objetivos, âmbitos, funções e responsabilidades dos intervenientes, formação, treino e apoio dos supervisores, a manutenção, confidencialidade e segurança dos registos, monitorização e avaliação da SC. A incorporação de políticas de SC no contexto dos CSP constitui um desafio, nomeadamente, no que respeita à operacionalização, contudo, o seu impacte na qualidade do exercício profissional pode legitimar o investimento na sua adoção.
- Relatório de estágioPublication . Rocha, Patrícia Alexandra Oliveira Gonçalves; Alves, Paulo Jorge Ferreira; Amado, João NevesO presente documento retrata o percurso desenvolvido no âmbito do 11º Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Comunitária do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto, na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. As feridas, agudas e crónicas, afetam milhões de pessoas em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde descreve-as como a nova epidemia escondida (OMS, 2008). A evidência científica refere um aumento na prevalência e incidência de feridas agudas e crónicas de difícil cicatrização, contribuindo assim para um aumento da morbilidade e, consequentemente, um aumento significativo de custos para o seu tratamento. A metodologia do Planeamento em Saúde foi o fio condutor das atividades desenvolvidas durante o estágio, tendo permitido a aquisição das competências no âmbito da especialização em Enfermagem Comunitária. Foi elaborado um Diagnóstico de Situação aos utentes com feridas de uma Unidade de Saúde Familiar do Norte, com o objetivo de identificar problemas que, após ser feita a priorização das necessidades, foram alvo da nossa intervenção. Como resultados obtidos, observamos que cerca de 61% dos utentes apresenta feridas crónicas, sendo o tipo de ferida mais frequente as úlceras de perna venosa (28,6%), seguindo-se as úlceras de pressão (22,4%) e as feridas traumáticas (22,4%). Como sinais de infeção presentes na ferida, 59% apresentavam ferida exsudativa e 18% ferida com odor. Foi feito diagnóstico de infeção profunda e a fazer antibiótico a 12 % dos utentes. O material de penso mais utilizado foi o iodo e a polihexanida. A intervenção objetivou a realização de duas sessões de formação com os temas “Diagnóstico diferencial de infeção / Risco de infeção” e “Casos Clínicos – Uso adequado do material de pensos”, ambas com o objetivo principal de aumentar o nível conhecimento dos profissionais de saúde sobre estas temáticas.
- Oral urease-producing microbiota in chronic kidney disease patientsPublication . Costa, Carolina Fernandes Ferreira Alves da; Mesquita, Raquel Beatriz Ribeiro de; Rangel, António Osmaro Santos Silva; Sampaio-Maia, Benedita A. G.A função renal comprometida característica da doença renal crónica leva à acumulação de ureia, azoto amoniacal (amónia/amoníaco) e de outras toxinas no sangue, mas também no trato digestivo, incluindo na cavidade oral. Recentemente, colocou-se a hipótese de estas toxinas urémicas exercerem pressões seletivas no microbioma humano, provocando desequilíbrios das populações microbianas (disbiose), podendo potenciar o crescimento de agentes infeciosos oportunistas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo estudar o microbioma oral de doentes renais crónicos, com foco na caracterização de bactérias produtoras de urease, de modo a compreender se os níveis salivares de ureia e de amónia/amoníaco podem estar associados a disbiose do microbioma oral. Para tal, foram recolhidas amostras de saliva de 44 doentes renais crónicos em diálise peritoneal e de 37 voluntários saudáveis. Os níveis salivares de ureia e azoto amoniacal foram medidos utilizando um sistema de análise por injeção sequencial (SIA) com deteção potenciométrica, um método rápido, sensível e eficiente com uma larga gama de determinação. A exatidão do sistema foi assegurada antes da análise das amostras. A quantificação dos microrganismos orais foi realizada através do método de contagem em placa, utilizando os meios de cultura Manitol Sal Agar e MacConkey Agar. Todas as colónias com aspeto distinto foram reisoladas e caracterizadas quanto à coloração de Gram e à produção de urease. Os isolados foram identificados por MALDI-TOF. Os doentes renais crónicos apresentaram valores significativamente superiores de ureia, azoto amoniacal e pH na saliva, bem como contagens superiores de microrganismos produtores de urease. Estes doentes exibiram ainda maior diversidade de organismos urease-positivos com relevância clínica pertencentes ao filo Proteobacteria, como enterobactérias e pseudomonas, enquanto as espécies urease-negativas não apresentaram qualquer variação de prevalência entre grupos. Uma redução significativa de Staphylococcus aureus e um aumento muito significativo de Raoutella ornithinolytica, uma enterobactéria oportunista, foram também observados nos doentes. Estes resultados sugerem que a acumulação de ureia e amónia/amoníaco no ambiente oral dos doentes renais crónicos pode exercer pressão seletiva sobre o microbioma oral, levando à sua disbiose. Esta disbiose oral caracterizou-se pela maior prevalência de Proteobacteria, indicando que o microbioma oral dos doentes renais crónicos em diálise peritoneal pode representar uma fonte relevante de agentes oportunistas.
- A língua gestual portuguesa no ensino de geometria descritiva : terminologia específicaPublication . Sousa, Ana Teresa de Macedo Reynolds de; Carvalho, Paulo; Moita, MaraA utilização da terminologia específica da Geometria Descritiva está presente nos currículos das disciplinas de Geometria Descritiva A e Geometria Descritiva B do ensino secundário. Perante a ausência de terminologia em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para o ensino destas disciplinas a alunos surdos gestuantes, sentiu-se a necessidade de realizar a recolha dos termos em uso e as possíveis propostas lexicais terminológicas na área da Geometria. Assim, o presente estudo tem como objetivo criar uma proposta terminológica da especialidade da Geometria Descritiva, através da identificação e da listagem dos termos existentes e de uma recolha dos termos candidatos da especialidade para a LGP. Para esse efeito, realizou-se um levantamento dos termos existentes em LGP em todos os suportes lexicográficos impressos, digitais e online, em materiais e em plataformas de apoio escolar, e realizou-se uma recolha de termos, através de uma tarefa de elicitação, a 32 participantes da comunidade surda que operam em áreas associadas à Geometria Descritiva. A partir da listagem dos termos identificados nos recursos linguísticos e de uma análise comparativa dos termos recolhidos, este trabalho resulta numa proposta terminológica da especialidade da Geometria Descritiva A com 159 termos. Por fim, e de forma a disseminar a terminologia proposta, apresenta-se um projeto de validação da proposta em conjunto com a criação da terminologia em falta, como consequente estudo do presente trabalho de investigação.
- Líderes: força fraca, fraqueza fortePublication . Rego, Arménio; Cunha, Miguel Pina eUm líder será tanto mais eficaz quanto mais puder fazer uso das suas qualidades. Todavia, as fraquezas podem tornar-se forças, e as forças fraquezas.