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- Algumas considerações em torno do direito à desconexão e da necessidade de regulamentação do mesmo no ordenamento jurídico portuguêsPublication . Carvalho, José Diogo David Fonseca e Bessa; Carvalho, Sandra Catarina Nunes de OliveiraO direito do trabalho é um dos setores do ordenamento jurídico que, pela sua própria natureza, é mais afetado pelas mudanças tecnológicas. As novas tecnologias de informação e comunicação pela sua facilidade e capacidade de permitir trabalhar em qualquer lado, a qualquer tempo, são benéficas para a gestão empresarial, mas simultaneamente, colocam questões ao direito laboral. Neste estudo procuramos analisar o problema que se prende com o trabalhador constantemente conectado e as questões associadas ao tempo de descanso. Por outro, analisamos a solução legislativa que surgiu no ordenamento jurídico francês, que se espalhou um pouco por toda a Europa e aparece contemporaneamente a ser discutida no Parlamento Português, o direito à desconexão. Com o objetivo de melhor acautelar os interesses dos trabalhadores e das empresas, analisamos o sistema jurídico português e a discussão parlamentar em Portugal.
- Relatório de estágioPublication . Miranda, Catarina Teresa Carvalho; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular "Estágio Final e Relatório", do 11° Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. A unidade curricular corresponde a 30 ECTS, num total de 750 horas de formação, sendo que 360 horas foram na prestação direta de cuidados, 366 horas de trabalho individual e 24 horas em sessões de orientação tutorial. O estágio realizou-se em áreas distintas na assistência à criança/jovem e família, tais como: Neonatologia, Pediatria e Urgência Pediátrica que decorreram em dois hospitais com características assistenciais diferenciadas na área da especialização de Saúde Infantil e Pediátrica. Este relatório visa explanar uma reflexão do meu percurso nos diferentes contextos assistenciais, refletindo assim sobre as competências especializadas adquiridas, definidas no plano de estudos, desenvolvidas nos quatro domínios de atuação de enfermagem: Prestação de cuidados, Gestão, Formação e Investigação. Assim, ao longo do estágio fui capaz de aplicar conhecimentos na resolução de problemas em situações novas, em contextos alargados e multidisciplinares; integrá-los na resposta a questões complexas; reflectir acerca das implicações e responsabilidades éticas e sociais resultantes das soluções aos problemas; tomar decisões fundamentadas, incorporando na prática os resultados da investigação válidos e relevantes no âmbito da especialização, assim como outras evidências, atendendo às suas responsabilidades sociais e éticas. A metodologia utilizada neste relatório foi a descritiva, crítica e reflexiva, fundamentada com pesquisa bibliográfica.
- Estudo da aplicação de uma pataforma online de reabilitação neurocognitiva nas funções executivasPublication . Valério, Filipa Delgado dos Reis; Nunes, Maria VâniaIntrodução: A reabilitação neurocognitiva (RNC) visa reabilitar as funções cognitivas afetadas por lesão encefálica adquirida (LEA). Este campo requer mais e melhores ferramentas de intervenção e mais evidências do impacto da sua implementação. Objetivos: Este estudo tem como objetivo estudar o impacto de diferentes tarefas na reabilitação neurocognitiva das Funções Executivas (FEs) em pacientes com LEA, através de uma plataforma online, NeuronUP, resultado de Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE) e Traumatismo Crânio-Encefálicos (TCE). Métodos: Este estudo foi realizado com 36 pacientes com LEA (18 do sexo feminino), com idades entre 27 e 73 anos (M = 53.39; DP = 11.7). Todos os participantes completaram, pelo menos, 4 anos de educação formal (M = 9.92; DP = 4.70; Mínimo = 4; Máx = 17). Eles foram designados para um dos três grupos, Grupo Experimental (GE), Grupo de Controlo Ativo (GCA) e Grupo de Controlo Passivo (GCP). Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção, através de uma bateria neuropsicológica de testes: Montreal Cognitive Assessment (MoCA); INECO Frontal Sreening (IFS); Trail Making Test (A/B) (TMT A/B); Stroop Neuropsychological Screening Test (SNST C/L); e Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS A/D). Resultados: O programa de reabilitação neurocognitiva teve um efeito positivo significativo no MoCA, IFS e SNST (C) no GE, do pré ao pós intervenção. A análise comparativa entre os três grupos após a intervenção mostra uma diferença significativa no MoCA, em que o GE revela melhores resultados do que o GCA e o GCP; e entre o GE e o GCP no IFS e no SNST (C), em que o primeiro tem melhor desempenho. Conclusão: Estes resultados preliminares mostram o efeito da reabilitação neurocognitiva, através de uma plataforma online. São necessários mais estudos por forma a obter evidências adicionais da implementação das novas tecnologias neste campo.
- Promoção da segurança na medicação em pediatria : contributos do enfermeiro especialistaPublication . Santos, Joana Filipa Ferreira; Quitério, Margarida Maria de Sousa LourençoO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Universidade Católica Portuguesa. Este documento corresponde ao culminar do percurso percorrido, pretendendo se aqui a mobilização e reflexão crítica dos vários conhecimentos adquiridos durante este processo, resultantes da aprendizagem clínica e da investigação aplicada. Tem como objetivo apresentar os projetos e atividades desenvolvidas em cada contexto de estágio, identificando as competências desenvolvidas e adquirias, no que diz respeito ao âmbito de atuação do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica. Foram quatro os contextos de aprendizagem clínica, representativos das diferentes áreas da prática do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, sendo da sua competência promover o mais elevado estado de saúde possível, em crianças e jovens. Neste sentido, o Referencial Teórico que orientou todo o percurso foi o Modelo de Promoção da Saúde, proposto por Nola Pender. Especificamente, ao longo dos quatro contextos, houve a possibilidade de desenvolver atividades no âmbito da promoção da segurança na medicação ao doente em idade pediátrica, de acordo com as necessidades de cada local. No estágio de Cuidados de Saúde Primários, após elaboração do diagnóstico de situação, foram realizadas três sessões de educação para a saúde, com diferentes público-alvo: “Afetos e Sexualidade na Adolescência – Métodos Contracetivos”; outra no âmbito do curso de preparação para o parto, sobre “Amamentação”; e a terceira, “Desenvolver a Brincar”, tendo para esta também sido elaborado um folheto informativo. No contexto de Neonatologia, surgiu a necessidade e possibilidade de elaboração de uma Orientação Técnica sobre a preparação e administração de Medicação, e numa fase posterior a construção de duas tabelas de consulta rápida: uma sobre a medicação mais utilizada e outra, sobre medicação de urgência. Com base na Scoping Review realizada no decorrer do Mestrado, foi também realizada e apresentada uma sessão de formação dirigida à equipa multidisciplinar, apresentando as “Principais Estratégias para Prevenir os Erros de Medicação em Pediatria”. No Internamento de Pediatria, no âmbito da promoção da segurança na medicação, foi solicitada a realização de um guião de auditorias à equipa de enfermagem. Neste contexto foi ainda realizada e apresentada uma sessão de formação sobre estratégias para prevenir os erros de medicação em pediatria, reforçando a importância da dupla confirmação. Com o objetivo de resumir toda a informação, foi também realizado um cartaz informativo sobre a dupla confirmação. Finalmente, no estágio que decorreu em ambiente de Urgência Pediátrica, foi identificado como prioritário a elaboração de um documento, com fundamentação científica, que justificasse a aquisição de material específico para administrações entéricas. Ainda neste sentido, foi realizado um folheto informativo, para ser entregue aos pais/responsáveis. A par com as atividades anteriormente mencionadas, todos os contextos permitiram a colaboração e a prestação de cuidados à criança/jovem e família, considerando que as diversas atividades desenvolvidas foram fundamentais para a aquisição e desenvolvimento de competências no âmbito do grau de Mestre com especialização em Enfermagem Saúde Infantil e Pediátrica.
- OPOPublication . Fernandes, Tiago Tobias Cabral; Fernandes, Vitor Joaquim ParedesA partir da temática “Anomalias Urbanas”, tema proposto no ano letivo em que este projeto se realizou, foi assumido do ponto vista conceptual, a criação de um álbum musical tendo como ponto de referência e de estudo, uma mudança geográfica para a cidade do Porto e o seu respetivo processo de adaptação à cidade. Sob uma perspetiva pessoal do criador/aluno, foi construída uma narrativa musical em simultâneo com o decorrer desse processo que consiste em 6 fases: entusiasmo/expetativa, realidade, resistência, aceitação, transformação e nova identidade. Foi também tido em conta as suas duas anteriores passagens pela cidade, onde viveu. Como método, foi realizado uma escuta atenta à sonoridade da cidade, através de uma escuta reduzida e de deep listening, procedendo à captação dos sons respetivos aos espaços onde o processo de adaptação decorreu, fazendo uso da técnica de field recordings. Posteriormente, fez-se a análise fisiológica desses sons e a uma exploração da sua plasticidade sonora com intuito de usá-los como elementos musicais como também, convertê-los em instrumentos virtuais para a composição e produção do resultado final, realizado apenas com esses sons recolhidos. O álbum é composto por 10 músicas, com uma duração total de 45 minutos e a sua produção foi feita com um laptop e com recurso ao software Live 9 da Ableton, onde foi procurado uma sonoridade abstrata e difusa, ancorada em técnicas de edição e manipulação inspiradas na música concreta. A partir deste trabalho, foi pensada e executada uma performance ao vivo de 15 minutos. Criou-se uma edição comercial em formato digital e em cassete, e a sua distribuição foi assegurada através da criação de uma editora, com o nome Otoopo, em conjunto com o colega do mesmo curso de mestrado, Francisco Mendonça. A editora tem um enfoque na música eletrónica e experimental, com objetivo de servir de plataforma de lançamento do álbum, assim como de outros futuros trabalhos, quer nossos, quer de outros artistas.
- Relação entre a utilização das redes sociais e a empatia de jovens : um estudo exploratório com o YouTubePublication . Costa, João Miguel Lima Seabra; Campos, Maria Luísa; Silva, Clédna Patrícia de OliveiraAtualmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) constituem uma ferramenta muito importante na comunicação e partilha de informação. A comunicação online tornou-se numa realidade central na socialização do ser humano. As redes sociais são um dos principais meios de comunicação dos jovens, e atualmente, o YouTube é uma das mais utilizadas. Neste sentido, o presente estudo é de cariz exploratório e pretendeu compreender a relação entre a utilização das redes sociais, nomeadamente do YouTube, e a empatia dos jovens. A amostra foi constituída por 157 participantes com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, utilizadores do YouTube. Para avaliação dos níveis de empatia utilizou-se a versão portuguesa da BES - Basic Empathy Scale (Matias, 2012) e criou-se um questionário para avaliar os níveis de utilização do YouTube. Dos resultados obtidos através de uma metodologia quantitativa, salienta-se que níveis de empatia cognitiva mais elevados estão associados a uma idade mais avançada de início da utilização do YouTube. No entanto, uma possível limitação deste estudo remete para os vieses de desejabilidade social tão comuns na aplicação de autorrelatos. Contudo, em futuras investigações, pode ser pertinente um estudo que integre a análise de outras medidas de empatia que não as de autorrelato.
- Promoção do conforto da criança/ do jovem e da sua família : contributo do enfermeiro especialistaPublication . Santos, Joana Filipa Romano Neves Martinho dos; Lourenço, MargaridaO presente relatório foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na Área de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, tendo como objetivo analisar de forma crítica e reflexiva todo o percurso realizado ao longo dos estágios e que conduziu à aquisição de competências pessoais e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Foi selecionado como tema transversal a todo este percurso “A Promoção do Conforto da Criança e da Família”, sendo o referencial teórico escolhido para fundamentação deste tema a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba. Os cuidados em enfermagem pediátrica têm vindo a sofrer diversas transformações, nomeadamente na resposta às necessidades especificas da criança e da sua família. Esta evolução deve-se à investigação, que revela que os processos de saúde-doença representam para a criança uma situação de crise, geradora de medo, ansiedade e sofrimento. Os cuidados à criança têm como premissas fundamentais não serem traumáticos e serem centrados na família. O conforto como intencionalidade terapêutica no cuidado de enfermagem deve ser implementado em todos os contextos do cuidar, sendo fundamental refletir sobre a importância da promoção do conforto da criança e da sua família nas suas diversas etapas de desenvolvimento e em diferentes contextos do cuidar. Ao longo deste relatório são apresentados e descritos de forma reflexiva os objetivos delineados e as atividades realizadas nos diferentes locais de estágio. No estágio realizado em contexto de Cuidados de Saúde Primários foi possível abordar a problemática da dor na criança submetida à vacinação, nomeadamente a utilização de medidas não-farmacológicas no alívio desta. Como atividades destacam-se a realização de uma sessão de formação junto da equipa multidisciplinar sobre este tema e a elaboração de uma norma de procedimento sobre a utilização da glicose a 30% como medida não farmacológica de alívio da dor. No estágio realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais foi desenvolvida a dimensão física do conforto, através de uma sessão de formação junto da equipa sobre o correto posicionamento do RN como medida de promoção de conforto e de alívio da dor. No estágio decorrido numa Unidade de Cuidados Especiais Nutricionais e Respiratórios, destacou-se a elaboração de dois kits, o “Kit da Brincadeira” e o “Kit das Medidas Não Farmacológicas”, como instrumentos facilitadores para a equipa de enfermagem no alívio da dor e na promoção do conforto das crianças. Por último, no estágio que decorreu numa Urgência Pediátrica foi abordada a técnica de contenção física correta como medida de alívio da dor na criança face a procedimentos dolorosos, tendo sido realizado um desdobrável para a equipa de enfermagem. Para cada local de estágio, foram descritas as competências de Enfermeiro Especialista desenvolvidas na área da prestação de cuidados de enfermagem à criança/ao jovem e à sua família. A reflexão sobre a prática e a partilha de experiências e conhecimentos contribuíram para a aquisição e para o aprofundamento de competências técnicas, éticas e relacionais, sendo isto fundamental para reforçar a importância do papel do enfermeiro especialista na promoção do conforto da criança/do jovem e da sua família.
- Populism and hybridisation : possible connectionsPublication . Ujvári, Ágnes Bianka; Győrffy, DóraThe main objective of the thesis is to discover the most decisive factors behind the populist upsurge by comparing Hungary and Portugal. This research work also aims at unfolding the possible connections between populism and authoritarianism in order to highlight an underemphasised threat of populism and points out that their common characteristics stem from the total refusal of limited government. The paper questions the general assumptions about economic- and value-based considerations and stresses the relevance of other long-term, system-level processes. To justify the suspicion, several theories are tested for the chosen countries. Furthermore, great attention is attached to their transitions and their long-term consequences, their quality of governance and to the ideological polarisation and the separation of power in their political systems. The results supported the initial assumption: both countries have suffered from relatively high level of distrust, their societies showed similar attachment to materialist values and Portugal has struggled with – at least – similar economic hardships as Hungary. This suggests that the generalisation of economic- and value-based explanations should be treated with great caution and policy recommendations generated by these assumptions might not succeed in the fight against populists. Instead, the responsibility of the political elite is highlighted through the comparison mentioned above: the Hungarian political elite contributed to the polarisation of the system without exceptions which has important consequences and none of the parties have made any proposals for more guarantees to secure the separation of power instead of over-centralisation. The Portuguese case showed great differences ever since the transition and their elite commitment might be the key to their resilience to populism. As this research work is based on a country comparison of Hungary and Portugal, its results are limited to these cases. Thus, further analyses with similar approach could contribute to the general understanding of these phenomena.
- Consulta de enfermagem para prevenção de quedas no idoso, em centros de diaPublication . Costa, Cátia Liliana Lopes; Almeida, Armando Manuel GonçalvesO envelhecimento demográfico verificado nas últimas décadas é hoje uma realidade universal que faz emergir novas necessidades em saúde, as quais constituem importantes desafios aos governos, famílias e sociedade. Com o avançar da idade ocorre uma diminuição da capacidade funcional dos vários aparelhos e sistemas, aumentando a suscetibilidade à doença e consequente perda de autonomia, tornando-se essencial a adoção de estratégias centradas na prevenção e promoção da autonomia e independência da pessoa idosa. A metodologia do Planeamento em Saúde sustentou todo o percurso formativo desenvolvido durante o estágio, o qual possibilitou o desenvolvimento de novas competências no âmbito do Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Comunitária. Desta forma, propusemo-nos elaborar um diagnóstico de saúde num Centro de Dia da cidade do Porto aos utentes com 65 ou mais anos de idade, através do qual foram identificados um conjunto de problemas, potencialmente sensíveis aos cuidados de enfermagem, que condicionam a autonomia e independência desta população, tendo emergido como problema prioritário o risco de queda. Estudos recentes apontam a queda como um evento muito prevalente nas pessoas que frequentam os Centros de Dia, obrigando a equacionar soluções centradas na prevenção. Assim, surge o projeto de intervenção comunitária, onde se procedeu à estruturação de uma consulta de enfermagem que visa a avaliação multifatorial do risco de queda de forma individualizada permitindo ao enfermeiro uma prescrição personalizada em função das necessidades de cada idoso. Para isso, tendo como suporte a melhor evidência científica disponível, foi estruturado um diagrama de árvore de apoio à tomada de decisão composto por quatro etapas, onde se procede à avaliação de antecedentes de queda, fatores de risco comportamentais, ambientais e intrínsecos (equilíbrio e força muscular). Posteriormente, serão prescritas intervenções educacionais individualizadas e negociadas possíveis mudanças ambientais e /ou comportamentais para corrigir ou mitigar os fatores de risco, onde se inclui um programa de exercício físico para prevenção de quedas estruturado para esta população. A operacionalização desta consulta, ficando a cargo do Centro de Enfermagem da Católica, poderá traduzir-se no aumento da consciencialização face ao fenómeno da queda, na redução ou eliminação de fatores de risco ambientais e/ ou comportamentais e na melhoria do equilíbrio corporal, obtendo-se desta forma ganhos em saúde, sensíveis aos cuidados de enfermagem.
- A vigilância epidemiológica em enfermagem e o empoderamento comunitárioPublication . Ferreira, Luísa Maria Almeida Campos de Teixeira do Vale; Melo, Pedro Miguel AlmeidaEste relatório explana o percurso de aquisição de competências durante o estágio final do Curso de Mestrado em Enfermagem, para a obtenção do grau académico de Mestre e o título profissional de Especialista em Enfermagem Comunitária. Durante este percurso na Unidade de Saúde Pública (USP) de um Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da região Norte, recorreu-se ao Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC) para implementar um projeto de intervenção comunitária alicerçado no projeto de investigação MAIEC - Vigilância Epidemiológica dos Diagnósticos de Enfermagem (VEDE). Este permitiu a prática de uma Enfermagem Comunitária Avançada, visto que foi utilizado um modelo teórico e dados contributos no processo de investigação, transferência de conhecimentos para a prática clínica e reflexão e partilha desse conhecimento com os pares e a sociedade, desenvolvendo, dessa forma, as competências de Mestre em Enfermagem. O projeto permitiu alicerçar as competências especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária, utilizando como metodologia o planeamento em saúde, associada à vigilância epidemiológica e a capacitação (empoderamento) comunitária num processo de gestão de programas e projetos. No primeiro capítulo do relatório –Contextualização - é apresentado de forma mais aprofundada o contexto, as políticas e o enquadramento da problemática abordada no estágio, assim como o processo de empoderamento comunitário, o modelo teórico de referencia utilizado - Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC)” e a evidência orientadora da sua utilização no contexto do estágio. Apresentase, no capítulo seguinte, o projeto alicerçado na explanação da metodologia do Planeamento em Saúde, apresentando em subcapítulos as suas várias etapas. Por fim conclui-se de que forma todo o processo de estágio contribuiu de forma efetiva para o desenvolvimento das competências especializadas em Enfermagem Comunitária, assim como as competências previstas para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem.
