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- Nutrição artificial em fim de vida : a tomada de decisão pelo enfermeiroPublication . Afonso, Tânia Sofia Silva dos Santos; Veludo, FilipaO presente relatório procura descrever o percurso formativo de aquisição e desenvolvimento de competências especializadas, em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Foi enquadrado em plano formativo do Mestrado em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde. O processo formativo compreendeu o desenvolvimento de estágio em três contextos diferenciados, tendo em comum o espaço hospitalar: Serviço de Urgência Geral, Viatura Médica de Emergência e Reanimação; Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos, Unidade de Apoio Domiciliário e Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Pensando o desenvolvimento pessoal e profissional desejado na construção de uma intervenção do cuidado especializado foi assumida a temática central e transversal: Nutrição Artificial em Fim de Vida: a Tomada de Decisão pelo Enfermeiro. Esta foi abordada em processo reflexivo e crítico tendo por suporte, ao longo do relatório, a Teoria das Transições de Afaf Meleis e o Modelo da Mudança da Prática Baseada na Evidência de Mary Rosswurm e June Larrabee, assim como, os aportes de revisão integrativa da literatura elaborada. Sabendo a filosofia dos Cuidados Paliativos na promoção do conforto e qualidade de vida, em período de sucessivas transições (Meleis, 2010) o compromisso da nutrição significa a proximidade da morte (Alves, 2013), pelo que desenvolvemos diferentes atividades referentes ao tema, tais como: a construção de dossier temático sobre a nutrição artificial; a criação de protocolo de abordagem da alimentação em fim de vida; o desenvolvimento de formação sobre os critérios de avaliação da pessoa com nutrição artificial em fim de vida e a conceção de póster informativo sobre o mesmo tema. Este relatório apresenta todo o percurso de desenvolvimento considerando a componente científica de base às atividades desenvolvidas e contextualizando as mesmas ao longo dos três espaços de estágio por explanação dos objetivos definidos, descrição reflexiva das atividades desenvolvidas e competências mobilizadas em torno do tema central.
- «Serei eu a ajudar Deus?» : reflexão teológica sobre uma pergunta inesperadaPublication . Pinto, Alexsander Baccarini; Mendonça, José Tolentino Calaça deEtty Hillesum, uma rapariga judia de Amesterdão que viveu a experiência da extrema maldade humana, impõe-se-nos como uma das almas mais espantosas e iluminadas do século XX. Filha de pai holandês e mãe russa, Hillesum apresenta-nos inicialmente uma identidade ferida, marcada por um contexto existencial de fragmentação familiar e que se traduzia num alto grau de emotividade, défice de autoestima, acentuada insegurança afetiva e sexualidade desordenada. Através da influência do seu terapeuta Julius Spier, assistimos em Etty Hillesum ao desabrochar de outros aspetos da sua identidade, transformação que fará dos seus escritos o testemunho de uma grande sensibilidade religiosa, marcada por uma forte identidade mística. Nos últimos três anos da sua vida, no campo de trânsito nazi de Westerbork, Etty Hillesum faz a descoberta de um Deus pessoal, de liberdade e de fragilidade. Neste cenário de profunda dor, Hillesum vê-se impulsionada a ajudar Deus na carne daqueles que padecem as atrocidades da violenta perseguição. «Serei eu a ajudar Deus?» É na busca de uma resposta a esta pergunta inesperada que Etty Hillesum, com os olhos abertos para a humanidade lacerada, cultiva uma verdadeira mística do amor encarnado.
- Alphaiate : ready to take off?Publication . Santos, Marta Dias Esclapes Lourenço dos; Guedes, Nuno Manuel de MagalhãesAlphaiate is a Portuguese company who came to revolutionize the old fashioned concept of tailor made suits. The company was born in 2016 from the need that two rugby players had in finding suitable suits, because the shape of their bodies did not match in the standardized sizes. From the first year after the store opening, Alphaiate sales were increasing strongly until a problem occurred in its supply chain, which turned out to have a negative impact on the company performance. Alphaiate case study addresses a situation of operational crisis that the company had to overcome in August 2017. A decision had to be made quickly to avoid folding down the company. The case provides essential information for making a decision, including about of the industry in which Alphaiate operated. Additionally, in the literature review section academic subjects that provide a broader perspective of the problem are addressed. The teaching note chapter includes an analysis of Alphaiate’s case, as well as potential alternatives and recommendations for Alphaiate operational problem. The main focus of this dissertation is to help developing a strategy that will protect Alphaiate from problems related to supply chain management. Furthermore, it aims to explore new opportunities to bring back consumers who were dissatisfied. Alongside, this dissertation aims to share insights on the importance of planning in the company’s operations.
- The Fintech revolution : is Portugal ready for banking disruption?Publication . Calejo, Constança Maria Gago Diogo de Campos; Guedes, Nuno Manuel de MagalhãesThe term Fintech refers to companies that leverage the combination between finance and technology to reshape the financial services industry. Fintechs are disrupting the industry by challenging incumbents, the traditional banks, with new ways to bank, and providing exciting experiences for their customers. Technology advances, increasingly tech-savvy generations and softened regulations are triggering opportunities for Fintechs to excel. Particularly, challenger banks are setting new standards for the industry and enhancing banking experiences. Overall, the industry is becoming more competitive and customer-oriented. Moreover, new trends like Open Banking will foster the collaboration between incumbents and Fintechs. In Portugal, this is no exception and Portuguese traditional banks need to be prepared for this new digital paradigm. At the same time, challenger banks like Revolut are also conquering their ground in the Portuguese market. This Dissertation includes a Case Study about Revolut and the challenges it faces when addressing the Portuguese market, a Literature Review of subjects related to Fintechs and disruption in financial markets, and a Teaching Note offering possible paths for the analysis of the Case and its in-class use.
- Business plan of discrepantePublication . Loureiro, Sebastião Maria Manoel; Frisch, Karen Ferrez DalgasThe present dissertation aims to provide a detailed and realistic business plan of a restaurant that was intended to open in April 2019. In this project I tried to be as realistic as possible, because one of the main reasons for startups fail is lack of sensible planning. The restaurant has the objective to fill a gap in the Portuguese market: to provide a high- quality creperie and change the way we eat crepes. The restaurant is intended to be a meeting point of families and youngsters that want to enjoy a crepe in an attractive space. The inspiration came in 2015 when I did my exchange semester in Buenos Aires, Argentina. There was a restaurant that was a phenomenon: Crepas - a creperie that was always crowded and served the best crepes I have ever tasted. When I thought what we had in Portugal, I realized that there was nothing like this restaurant and I knew I had to bring this concept to my hometown.
- O poder do marketing na mudança de atitudes e comportamentos : estudo de caso de marketing socialPublication . Miguel, Sara Raquel Dionísio; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasEsta investigação incide sobre o marketing social, tendo como objetivo compreender as vantagens da sua utilização através da perceção do impacto e da influência social que o mesmo origina nos públicos-alvo. O enquadramento teórico debruça-se sobre o marketing, o qual representa um conceito fundamental no processo de gestão e de comunicação de uma marca e que permite uma maior interação com a sociedade através das ferramentas do marketing mix. De acordo com as tipologias do marketing, entende-se que a ação do marketing social tem como prioridade a influência social, que diz respeito à mudança de comportamentos e atitudes por parte dos indivíduos face a um determinado problema ou necessidade social. O presente trabalho de investigação assenta num estudo de caso único exploratório, centrando-se na campanha Blood Store desenvolvida pela agência Torke CC para o canal televisivo FOX Portugal. Procuram-se assim respostas para a pergunta de partida colocada, Quais as vantagens da utilização do marketing social, de modo a criar influência social?, a partir dos resultados obtidos no trabalho empírico, percebe-se que a campanha se insere não só na tipologia do marketing social, como também comprova a sua eficácia em gerar influência social, visando assim a diminuição dos problemas sociais e o despertar para a sensibilização dos mesmos. O trabalho de investigação baseia-se no método qualitativo, realizado através do uso das técnicas de análise documental e de entrevista semidiretiva. O tratamento dos dados recolhidos foi efetuado através da transcrição das entrevistas, o que auxiliou na compreensão de respostas às questões de investigação e à pergunta de partida sugeridas no início do trabalho de investigação. Esta investigação permitiu verificar que o marketing, mais concretamente o marketing social, tem o poder de modificar atitudes e comportamentos. Mostrou ainda ter a capacidade de tornar visível a importância de determinados problemas sociais, tendo como base a influência social que a marca gerou através das estratégias delineadas pelo marketing.
- A relação entre a reserva cognitiva e as queixas subjetivas de memóriaPublication . Antunes, Nuno Miguel Lageiro; Ribeiro, FilipaEnquadramento Teórico: As queixas subjetivas de memória (QSM) podem ser consideradas um dos primeiros sinais de alerta de uma doença neurodegenerativa. Contudo, estas podem ser influenciadas não só pelas capacidades objetivas de memória como por outros fatores como a sintomatologia depressiva ou a perceção de saúde do próprio. Para além dos fatores mencionados, este estudo pretende ainda averiguar a importância da Reserva Cognitiva (RC), ou seja, fatores como a escolaridade, ocupação profissional e atividades de tempo livre, no surgimento das QSM. Por fim, pode haver diferenças entre os fatores que originam as QSM, consoante a idade do sujeito, pretendendo-se investigar as diferenças entre duas faixas etárias (< 65 anos e ≥65 anos) de forma a clarificar esta variável pouco mencionada na literatura. Metodologia: Este estudo transversal conta com uma amostra de conveniência constituída por 100 participantes, com idades compreendidas entre os 50 e os 82 anos. Foram aplicadas as provas PRMQ e o CRIq, para avaliar as QSM e a RC, respetivamente, juntamente com provas objetivas de memória (M. L. I & RBMT), de funcionamento executivo (TMT) e medidas de sintomatologia depressiva (GDS15) e de perceção de saúde. Resultados: Foi encontrada uma associação forte entre o número de queixas de memória (PRMQ) e a RC (CRIq) (r=-.485), a sintomatologia depressiva (GDS15) (r=.434) e a prova de Memória Lógica de evocação imediata (r=-.468). Dentro da RC, os domínios que se revelaram mais preditivos das queixas de memória foram as atividades de tempo livre e a ocupação laboral. Quando a amostra foi dividida nos dois grupos segundo as idades, os fatores que explicaram o surgimento das QSM no grupo mais novo foram a prova M.L. I e a GDS15, enquanto que no grupo mais velho (≥65 anos) foram a RC e a medida objectiva de Memória Prospetiva (RBMT). Conclusões: Para além das associações com a sintomatologia depressiva e medidas objetivas de memória, a RC demonstrou ser a variável mais preditiva das QSM, podendo influenciar assim a relação entre as medidas objetivas e subjetivas de memória. O grupo mais jovem demonstra uma maior ligação com fatores psicológicos enquanto que o grupo mais velho realça uma maior ligação com medidas objetivas, que podem ser influenciadas pelos processos de compensação associados à RC.
- Does online privacy matter? : a comparative study of Portuguese and German millennialsPublication . Mendes, Ian Fábio Mallmann; Crispim, Nuno Pedro MoraisThe accelerating pace at which the technological landscape is changing has given rise to new challenges and threats that need to be addressed to ensure that technology does not become a tool for nefarious uses that could threaten freedom, happiness, and progress. For companies fighting for market share and reach in any given sector, governments trying to uphold voters’ trust in the system and its power to protect them, and consumers looking at new technologies with a mix of awe, curiosity, and unease, addressing these challenges might become a central, potentially existential, concern. This dissertation focuses one of these concerns, more specifically, consumer privacy concerns. It studies the effect demographic attributes, including culture, have on this concern, as well as how the extent to which this concern is present, affects the adoption of innovative technological products in the form of Internet of Things (IoT) devices. Findings reveal that privacy concerns were high across all studied groupings, but also that there were differences between cultures. Further, it shows that privacy concerns negatively correlated with technology adoption, and that deemed intrusive, a posteriori discoveries about privacy situations negatively impact future technology adoption likelihood.
- Snapy : a grispy bite on grocery retailPublication . Catarino, Francisca Montenegro Chaves Antunes; Guedes, Nuno Manuel de MagalhãesUnder the guidance of its founder, Artur Catarino, Progelcone started its activity in 1983 as a pioneer producer of ice cream cones in Portugal. Limited by the high seasonality that characterized the ice cream industry, Progelcone broaden its scope and became the leader supplier of ice cream related products and plastic items for the food-service industry. In 2013, the company was already recovering from the European debt crisis, which had decreased its clients financial capacity and contributed to the excess capacity of the company. Despite having reached sales of €12,6 million in the HORECA channel in 2013, Progelcone was confronted with a major challenge in 2014. Adding to the strong impact of seasonality, Progelcone had just lost its biggest client, Olá, a local brand of Unilever’s ice cream business. The company believed that launching Snapy, a wafer cookie, in Jumbo supermarket, had the potential to increase revenues and contribute to the firm’s growth. However, a category dominated by private labels and competitors such as Mondelez, and the lack of knowledge of branding nuances may impose significant challanges. The strategies followed by Progelcone are an interesting subject of discussion. The Case Study can be used within strategic management and marketing courses, and includes topics of diversification, brand positioning, the empowerment of private labels and retailers’ bargaining power. This thesis includes a literature review, plus a teaching note that focused on the improvement of the company’s strategy.
- The price of music : how sonic logos influence the willingness to payPublication . Bertagnini, Lorenzo; Crispim, Nuno Pedro MoraisSonic logos are the acoustic equivalents of visual logos and represent a branch of the sonic branding field. As the effects of music on the listener have been explored extensively in both psychology and marketing, this dissertation applies this knowledge on sonic logos to investigate whether they can be taken advantage of in a new business perspective. This research aims to study the correlation between sonic logos and the perceived value (in terms of willingness to pay) of the brand, focusing on the mediation effect of emotional response to and personal perceptions towards the music in the sonic logo. To accomplish this objective, primary data is collected both qualitatively and quantitatively. The qualitative part is composed of in-depth interviews and the quantitative part is in form of an online survey, which includes an experimental design: respondents are randomly divided into two groups, each of which is subjected to one version of a sonic logo of a fictitious brand of coffee and is subsequently asked about their WTP, brand perceptions, emotional response to the music, and personal perceptions towards the music. Results show that sonic logos influence WTP, and that this influence is partially mediated by both emotional response to and personal perceptions towards the music in the sonic logo. Specifically, a sonic logo positively affects WTP if its music is perceived as emotional, melancholic, exciting, interesting, elegant, familiar; however, it negatively affects WTP if its music is perceived as depressing, novel, excessively noisy.