FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
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- A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em MacauPublication . Sam, Ka Hou; Martins, Adriana Alves de PaulaNos últimos anos, a importância da língua portuguesa aumentou consideravelmente em Macau, pelo que houve um aumento rápido do número de escolas secundárias privadas que passaram a oferecer cursos de português como língua estrangeira. Apesar disso, muitas dessas instituições estão ainda no início do seu desenvolvimento e há ainda muitas oportunidades para ensinar a língua-alvo de uma maneira inovadora e eficaz. A fim de implementar a promoção e a disseminação da língua portuguesa em Macau, é necessário examinar como o português está a ser atualmente ensinado para que seja possível procurar métodos de ensino que sejam apropriados e atraentes para alunos das escolas secundárias do ensino privado. É conhecido o fato de a comunicação ser uma das maiores fraquezas dos estudantes chineses na aquisição de línguas estrangeiras. Para além disso, Macau é uma cidade onde há poucas oportunidades para falar português. Este relatório pretende contribuir para a discussão sobre como melhorar as competências de comunicação da nova geração através da articulação da Abordagem Comunicativa com outros métodos de ensino.
- Acrobacias do Conde Vermelho : o período de transição do realismo russo para o realismo socialista (1917-1930) : tradução da novela As aventuras de Nevzorov, ou Íbico de A. N. TolstóiPublication . Pinto, Nonna Alexandrovna Liventseva; Lopes, Alexandra
- Análise de desenvolvimento dos adolescentes no ensino bilinguePublication . Lao, Hio Meng; Melo, António Maria MartinsEste relatório examina o desenvolvimento do adolescente durante a sua aprendizagem no contexto de uma educação bilingue na escola. O ensino bilingue da língua portuguesa tem vindo a ganhar importância nos últimos anos em Macau, visto que o governo de Macau promove ativamente a língua portuguesa nas escolas. O estudo sobre este tema será interessante para explorar a possibilidade de desenvolver o ensino bilingue da língua portuguesa na escola de Macau. Este relatório tem duas partes: enquanto a primeira parte é o enquadramento teórico, a segunda é sobre a prática pedagógica. O relatório explora a discussão, tanto de maneira teórica como prática. A conclusão deste relatório finaliza enfatizando a importância da política governamental para fornecer apoios científicos suficientes para que se possa estabelecer uma educação bilingue portuguesa adequada à sociedade de Macau.
- Análise de erros em contexto da Interlíngua com turma bilingue de PLNMPublication . Choi, Weng Kuan; Capucho, Maria FilomenaNo presente trabalho, visamos estudar o contexto dos alunos bilingues chinês-português de PLNM da turma atribuída no nosso estágio pedagógico, do ponto de vista da Interlíngua, através de análise de erros num corpus que recolhemos. Assim, a presente investigação incide sobre os resultados das nossas análises quantitativas de erros recolhidos do corpus. Além de apresentar várias teorias com base em pressuposições teóricas apresentadas por ordem cronológica, também descrevemos brevemente a situação do PLNM em Macau, juntamente as características principais da situação linguística da cidade. Constatamos que, após uma série de sequência didáticas lecionadas no nosso estágio pedagógico, embora os alunos tenham demonstrado um desempenho bastante notável ao nível A2/B1, ainda precisavam de aperfeiçoamento de expressão da língua portuguesa, sobretudo ao nível da expressão escrita. Tendo em conta a perspetiva principal da interlíngua, poderemos entender que são precisas uma estruturação e sistematização para os alunos referidos melhorarem a sua coerência e rigor linguístico, no que toca especialmente à eliminação de fossilização dos erros de competência e, ao mesmo tempo, as falhas de performance tal como a define Chomsky (1965).
- A atitude linguística dos alunos do ensino secundário de Macau em relação ao português e inglêsPublication . Lei, Sin I; Faria, Rita de Mendonça Freire NogueiraPor ser uma região que valoriza demasiadamente a competência multi-lingual, o cantonês, o mandarim, o inglês e o português desempenham um papel indispensável em Macau. Entre estas quatro línguas, o chinês (especialmente refere ao cantonês) e o português são as duas línguas oficiais de Macau. Este trabalho destina-se a estudar as diferenças e semelhanças das atitudes dos estudantes em relação à língua portuguesa e à língua inglesa, e analisa principalemnte ainda mais os fatores que podem causar influências nas atitudes linguísticas dos alunos. Para atingir os objetivos acima, o trabalho foi conduzido por meio de questionário com um total de 72 alunos do oitavo e do nono ano de uma escola secundária local. Os resultados mostraram que na auto-avaliação de questionário, as atitudes integrativas e instrumentais dos alunos em relação ao português foram mais negativas do que as do inglês. A variedade dos métodos de ensino, a experiência de aprender português no ensino médio e a atitude dos familiares são fatores importantes para determniar as atitudes linguísticas dos alunos. As atitudes dos colegas em volta e o conteúdo do manual didático também afetam as atitudes linguísticas de alguns alunos. Embora a experiência de aprender português no ensino secundário tenha um impacto positivo em metade dos alunos, também teve um impacto negativo em alguns alunos, refletindo que as aulas de português não podem garantir que os alunos tenham uma atitude positiva em relação ao português. Isto reflete-se que na promoção da política de português como disciplina compulsória, os professores devem prestar mais atenção às atitudes linguísticas dos alunos, mudar as atitudes linguísticas dos alunos através de diferentes meios, de modo a aumentar a motivação dos alunos para aprender português.
- Os cativos em Argel da Marinha Real Portuguesa : 1799-1812Publication . Cabrita, Luís Filipe Xavier; von Kemnitz, Eva-MariaO tema central da dissertação consiste na investigação das vicissitudes do cativeiro dos mais de trezentos militares portugueses, que foram capturados por corsários argelinos. Estes militares, que sofreram um cativeiro de cerca de treze anos, integravam as guarnições de dois navios de guerra, o bergantim Lebre Pequeno e a fragata Cisne, vencidos e apresados, respectivamente, em 1799 e 1802 no Mediterrâneo ocidental. O insólito e a singularidade destas ocorrências, em particular a captura de uma fragata por corsários, levou a tentar esclarecer as circunstâncias que possibilitaram este fracasso, que atingiu duramente o prestígio de Portugal como potência marítima, e a honra da sua Marinha de Guerra. A fim de caracterizar a envolvente em que teve lugar o cativeiro dos portugueses, inclui-se uma descrição das características e organização da sociedade argelina da época. As difíceis condições enfrentadas pelos cativos, o modo como sobreviveram e interagiram com a sociedade local, o tratamento que lhes foi concedido pelas autoridades, são tratados com o detalhe permitido pela informação encontrada. A dissertação termina com um relato abreviado das acções diplomáticas desenvolvidas por Portugal, com vista ao resgate dos cativos e à conclusão da paz com a Regência de Argel.
- A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em MacauPublication . To, Mei Ying; Faria, Rita de Mendonça Freire NogueiraNo processo de globalização, a comunicação intercultural ganha cada vez mais importância. Por conseguinte, o reforço da consciência cultural dos estudantes e o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) no ensino de línguas estrangeiras tornou–se um tema cada vez mais discutido e investigado. Este relatório de estágio parte da premissa de Kramsch (1996) de que a cultura é sempre subjacente à língua, e portanto a incorporação consciente de fatores culturais na aprendizagem de línguas ajudará os estudantes a compreender melhor a língua e, assim, a aplicá–la melhor a interações verbais e sociais da vida real. No ensino do português, a presença da cultura portuguesa proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre diferenças e semelhanças culturais, construindo assim uma consciência intercultural. A consciência e o conhecimento da cultura podem agir como ‘facilitadores’ da aprendizagem de língua. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar em que medida essa incorporação de elementos culturais na aula de português ajuda de facto a aprendizagem desta língua. Uma vez que a abordagem do método comunicativo valoriza a participação ativa dos estudantes em interações verbais por via de materiais autênticos, em que se privilegia a função e só posteriormente a forma, este estudo aplicará esta abordagem às aulas com a ajuda de atividades didáticas sobre cultura.
- A criatividade na aula de PLE : a aprendizagem do pretérito perfeito e do pretérito imperfeito do Indicativo através de jogos didáticosPublication . Io, In Hou; Faria, Rita de Mendonça Freire NogueiraNos últimos anos, cada vez mais pessoas têm começado a notar a importância da língua portuguesa em Macau, e cada vez mais instituições educacionais estão a oferecer cursos de português, por isso, muitos pais esperam que os seus filhos saibam falar português. A fim de aumentar o interesse e a eficácia dos aprendentes na aprendizagem, é importante melhorar constantemente os métodos de ensino e tentar encontrar métodos de ensino que sejam apropriados para o público-alvo. Foi por isso que surgiu a ideia de ensinar português com jogos didáticos, o que não só ajuda os aprendentes chineses a expressarem-se mais facilmente em português, mas também aumenta a atmosfera das aulas de português. Este relatório foi elaborado com o propósito de explorar a possibilidade de ensinar o Pretérito Perfeito e o Pretérito Imperfeito do Indicativo através de jogos didáticos criativos na aula de Português Língua Estrangeira com os aprendentes chineses. Espera-se que os jogos didáticos na aula de português têm um efeito positivo no desenvolvimento das suas inteligências múltiplas e da sua atitude da aprendizagem.
- Dificuldades de uso das preposições “de” e “em” no ensino secundário de PLE em MacauPublication . Aglosolos, Lemuel Dale Resurreccion; Faria, Rita de Mendonça Freire NogueiraEste trabalho pretende elaborar as dificuldades de uso das preposições “de” e “em” no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) em Macau. Devido às diferenças linguísticas entre o chinês e o português, este discute-se o uso de preposições nas duas línguas e ilustram-se as dificuldades de ensino e aprendizagem das preposições “de” e “em”, muito comuns em português e que por isso os alunos chineses têm necessariamente de aprender. O relatório começa por apresentar um enquadramento teórico, apresentando a bibliografia que foi mais útil para conduzir a reflexão sobre preposições. Segue-se a descrição do ensino da gramática e apresentam-se as aulas lecionadas e respetivo material durante o estágio na Escola Secundária Luso-Chinesa de Luís Gonzaga Gomes, com os alunos de Português Língua Não Materna, do 8º ano, durante o segundo período do ano letivo de 2022/2023. Reflete-se sobre as dificuldades de acompanhamento das preposições pelos alunos de Macau e recursos utilizados na sala de aula que possam aliar o método Gramática-Tradução a uma abordagem comunicativa, que dê alguma relevância ao contexto de modo a facilitar a aprendizagem das palavras gramaticais que são as preposições.
- A ‘educação do caráter’ através de textos literários para alunos de PLE em MacauPublication . Cuerva, Rafael Francisco Lam; Faria, Rita de Mendonça Freire NogueiraUma vez que a educação do carácter se encontra no âmbito da educação moral, as instituições e os educadores poderão ter a propensão e o desejo de implementar este programa pedagógico, tentando cultivar a importância dos valores éticos entre as pessoas da geração mais jovem. No entanto, em certos casos, a educação do carácter ainda não se inclui de forma clara no projeto curricular, ou seja, ainda não é reconhecida como uma das disciplinas primárias, tais como matemática, ciências e línguas, etc. Portanto, os próprios professores e alunos poderão não ter, de alguma forma, um conhecimento adequado do propósito e utilidade da implementação de princípios deontológicos numa sala de aula. Por consequência, este relatório pretende explorar a possibilidade de associar o ensino das línguas, baseado no recurso a textos literários, às possíveis reflexões morais retiradas da literatura, a fim de complementar e realizar a educação de carácter numa aula de PLE. Por um lado, a pedagogia da educação do caráter enriquece-se ao ser implementada com as principais disciplinas da instituição. Por outro lado, a introdução de valores éticos torna-se um resultado natural e normal dos objetivos no ensino da literatura, recorrendo à sabedoria dos antepassados, tão importante na cultura chinesa, e de tradições culturais. Estes últimos apresentam a vantagem de serem normalmente conhecidos por todos, e familiares aos alunos, o que poderá facilitar o processo de aprendizagem de língua estrangeira e da educação do caráter.