Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A componente cultural do ensino de Português Língua Estrangeira em Macau

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203541197.pdf30.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No processo de globalização, a comunicação intercultural ganha cada vez mais importância. Por conseguinte, o reforço da consciência cultural dos estudantes e o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) no ensino de línguas estrangeiras tornou–se um tema cada vez mais discutido e investigado. Este relatório de estágio parte da premissa de Kramsch (1996) de que a cultura é sempre subjacente à língua, e portanto a incorporação consciente de fatores culturais na aprendizagem de línguas ajudará os estudantes a compreender melhor a língua e, assim, a aplicá–la melhor a interações verbais e sociais da vida real. No ensino do português, a presença da cultura portuguesa proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre diferenças e semelhanças culturais, construindo assim uma consciência intercultural. A consciência e o conhecimento da cultura podem agir como ‘facilitadores’ da aprendizagem de língua. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar em que medida essa incorporação de elementos culturais na aula de português ajuda de facto a aprendizagem desta língua. Uma vez que a abordagem do método comunicativo valoriza a participação ativa dos estudantes em interações verbais por via de materiais autênticos, em que se privilegia a função e só posteriormente a forma, este estudo aplicará esta abordagem às aulas com a ajuda de atividades didáticas sobre cultura.
In the process of globalization, intercultural communication is becoming increasingly important. Therefore, strengthening students' cultural awareness and developing Intercultural Communicative Competence (ICC) in foreign language teaching has become an increasingly discussed and researched topic. This internship report is based on Kramsch's (1996) premise that culture always underlies language, and therefore the conscious incorporation of cultural factors into language learning will help students to better understand the language and thus better apply it to real–life verbal and social interactions. In Portuguese teaching, the presence of Portuguese culture provides an opportunity for students to reflect on cultural differences and similarities, thus building intercultural awareness. Awareness and knowledge of culture can act as 'facilitators' of language learning. Therefore, the aim of this paper is to investigate to what extent this incorporation of cultural elements in the Portuguese classroom actually helps language learning. Since the communicative method approach values the active participation of students in verbal interactions through authentic materials, in which function is privileged and only then form, this study will apply this approach to classes with the help of didactic activities on culture.

Description

Keywords

Português língua estrangeira Abordagem comunicativa Cultura Portuguese as a foreign language Communicative approach Culture

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue