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- Validação de protocolos de montagem de um articulador semi-ajustável arcon e respectivo arco facialPublication . Brito, Maria Inês Albuquerque Figueiredo da Costa; Ribeiro, Octávio Alexandre Soares dos SantosFoi objectivo deste trabalho avaliar várias etapas da montagem e programação de um articulador semi-ajustável e arco facial, de modo a escolher as melhores técnicas numa população de nove pessoas . No arco facial foram avaliadas a posição sentada ou deitada do paciente e o melhor material de registo usado no garfo oclusal, de entre o silicone de adição vinylpolysiloxane e a cera godiva. Na programação do articulador foram avaliados tanto a influência da posição inicial de montagem, RC ou PIM, como o melhor tipo de registo para a programação da guia condilar, registos de excursões laterais ou registos de protrusão. Foram ainda comparados os valores de guia condilar e ângulo de Bennett ob-tidos com os valores de ajuste inicial do articulador (30º de guia condilar e 15º de ângulo de Bennett), de forma a validar ou a descartar a hipótese de não programação individual do articulador. O arco facial foi transferido duas vezes por paciente, com diferentes posições do paciente na cadeira, sentado e deitado, e com dois materiais diferentes no garfo oclusal, cera godiva e vinylpolysiloxane, cuja manipulação foi cronometrada. O modelo mandi-bular de cada paciente foi também montado duas vezes, uma com registo de PIM e outra com registo de RC. Foram efectuadas programações da guia condilar com registos de excursões laterais e com registos de protrusão. Concluiu-se que a posição sentada do paciente é a mais conveniente ao Médico Dentista, e que os matériais de impressão utilizados no garfo têm ambos vantagens e des-vantagens, embora o tempo de manipulação do vinylpolysiloxane tenha sido bastante me-nor (216,2segundos contra 291,8 segundos da cera godiva). Não se verificou diferença significativa na utilização de registos de protrusão ou de excursões laterais para a progra-mação da guia condilar (diferença média de 3,33º). A posição inicial de montagem dos modelos influenciou significativamente a programação da guia condilar, mas não o ân-gulo de Bennett. Já a comparação dos valores obtidos de guia condilar e ângulo de Bennett na amostra (n=9) com a programação inicial fixada no articulador, de 30º de guia condilar e 15º de ângulo de Bennett, mostrou não ser aceitável para a população por não serem valores representativos da mesma.
- Medição e gestão de desempenho nos serviços compartilhados : uma análise comparativa no mercado brasileiroPublication . Porto, Luís Paulo de Araújo; Ribeiro, Rita Moura Bastos de Almeida; Alonso, Maria Clara Donas BotoO modelo de centro de serviços compartilhados (CSC) tem sido uma prática muito utilizada por empresas no Brasil e no mundo tendo como objetivos principais reduzir custo, melhorar a qualidade dos serviços e direcionar os recursos das Unidades de Negócio para suas atividades-fim, deixando o CSC responsável pelas atividades de suporte e transacionais. Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre a medição e gestão do desempenho nos CSCs que, tal como qualquer organização, necessitam de medir e gerir o desempenho de forma adaptada às suas especificidades. A parte empírica, que assentou na metodologia de estudo de caso, teve como propósito contribuir para melhorar o conhecimento sobre a medição e gestão do desempenho nos CSCs. Em concreto, analisou-se como três empresas brasileiras, de grande porte e de diferentes setores de atividade, estão a medir e gerir o seu desempenho nos seus CSCs, quais as suas implicações e resultados das opções tomadas. Identificou-se que os CSCs reconheceram a necessidade de criar sistemas de avaliação próprios, diferentes dos aplicados nas empresas de que fazem parte, e passaram mesmo a influenciar a medida e gestão do desempenho dessas empresas. Verificou-se, também, que dois dos três CSCs aplicam o Balanced Scorecard e que a gestão desses CSCs sustenta que, após a sua implementação, houve melhoria na motivação e no desempenho dos colaboradores principalmente com relação a ganhos de transparência, controle e satisfação dos clientes.
- Vivência psicológica da gravidez após sucesso das técnicas da procriação medicamente assistidaPublication . Rocha, Teresa Pinto Bernardo Moura da; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboEste estudo teve como objetivo geral conhecer as características da vivência da gravidez, nos homens e nas mulheres, após sucesso das técnicas de procriação medicamente assistida (PMA), nomeadamente quanto à relação conjugal, psicopatologia e dimensões da vivência psicológica da gravidez. A amostra deste estudo é constituída por 22 casais, apresentado um total de 44 indivíduos, com idades compreendidas entre os 30 e os 47 anos. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados foram a Escala de Atitudes sobre a Gravidez e a Maternidade, a Escala de Atitudes sobre a Gravidez e a Paternidade, a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e a Escala Revista de Ajustamento Diádico. Os resultados obtidos sugerem que existem diferenças significativas relativamente às atitudes sobre a gravidez e maternidade/paternidade das mulheres e dos homens que recorreram à PMA com as da amostra padrão. Os resultados dos dois últimos instrumentos indicam que não há diferenças significativas entre os géneros da amostra do estudo relativamente aos níveis de ansiedade, depressão e ajustamento diádico. Apesar disso foi possível verificar a existência de ansiedade em 27.3% das mulheres e em 9.1% dos homens. Relativamente à depressão não se verificou a sua existência em nenhum dos indivíduos da amostra do estudo.
- Maus-tratos a idosos em contexto familiar : análise factual e bioética : linhas gerais de orientação para o despiste precocePublication . Ribeiro, Maria de Fátima Pinto; Serrão, Daniel dos Santos PintoA evidência sobre o aumento do número de idosos que, no seu quotidiano, são violentados e as implicações que estes acontecimentos têm na prática dos profissionais de saúde, acrescida da necessidade de novos «poderes» suportam por si só a importância do objeto deste estudo. Este problema de grande sensibilidade impõe uma atenção multifatorial com domínio social, educativo, clínico e ético. Implica a intervenção concertada por parte de todos os profissionais de saúde, cuja missão passe pelo contacto com idosos. Com este trabalho sugerimos linhas gerais de orientação para o despiste dos maus-tratos a idosos, em contexto familiar, pretendendo contribuir para a monitorização e intervenção da violência aos idosos, através dos enfermeiros que trabalham em contexto comunitário. Para dar corpo a este propósito realizaram-se três estudos: O estudo I incidiu na análise dos documentos fornecidos pela Direção Geral da Administração Interna, tendo sido verificados assentos sobre violência, no âmbito da violência doméstica, participados às forças de segurança, nos anos 2010 e 2011; o estudo II, de natureza exploratória, contou com uma amostra de quatrocentos idosos, inscritos num Agrupamento de Centros de Saúde da zona norte do país, para identificar sinais de maus-tratos. Neste estudo foi aplicado um questionário, que permitiu recolher informação sobre indicadores de abusos; no estudo III auscultou-se a opinião dos enfermeiros sobre os maus-tratos aos idosos em contexto familiar, através de um estudo de abordagem qualitativa e exploratória que envolveu quinze enfermeiros. Para tratamento e análise dos dados, recorremos a técnicas de análise de conteúdo, estatística descritiva e inferencial com recurso à análise fatorial. Os resultados revelaram que quer as vítimas quer os denunciados têm baixo nível de escolaridade; as vítimas são maioritariamente mulheres. Os crimes são perpetrados, maioritariamente, por familiares diretos, descendentes adultos (53,6%) e cônjuges (41,1%). O tipo de violência exercida é maioritariamente psicológica (62,37%), seguindo-se a física (55,46%), sendo os ferimentos ligeiros, os que apresentam maior percentagem (43,53%). As análises realizadas permitem ordenar os indicadores de maus-tratos, tendo em conta a tipologia de abusos, da seguinte forma: negligência (64,8 %), emocional/psicológica (26,6%), económico (21,6%) e o abuso físico (7,1%). A opinião dos enfermeiros sobre este problema aponta para: i) a evidência de maus-tratos de que fazem parte diferentes dimensões, os fatores causais e o reconhecimento dos maus-tratos; ii) os contextos dos maus-tratos que estão relacionados com os intervenientes nos cuidados, as diligências dos enfermeiros e as dificuldades no controlo da situação; iii) a prevenção dos maus-tratos em que é referida a importância do diagnóstico da situação do idoso e a preparação do futuro, devendo, para isso, apostar-se na formação e pensar no envelhecimento antecipadamente. Os resultados deste estudo sugerem a emergência e a necessidade do despiste precoce de sinais e/ou sintomas indicativos de fatores de risco que possam conduzir à situação de maus-tratos. O papel dos profissionais de saúde, nomeadamente dos enfermeiros, revela-se de primordial importância na ajuda ao combate deste fenómeno. Concluiu-se com um conjunto de linhas gerais orientadoras para o despiste precoce de maus-tratos a idosos, no sentido de perspetivar mudanças catalisadoras deste fenómeno o mais precoce possível.
- Educação, cultura e gestão do currículo local : um estudo de casoPublication . Machava, Paulino Albino; Baptista, Isabel; Barbosa, AdéritoO presente trabalho corresponde a uma Tese elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento de Pedagogia Social. O estudo em referência teve como objetivo geral compreender como é que a escola faz a gestão do currículo local de modo a valorizar a cultura local e que os alunos aprendam os valores da sua comunidade. A realização do estudo teve como base de referência empírica as Escolas Primárias Completas de Muegane e 25 de Junho, ambas situadas na cidade de Nampula. O estudo foi desenvolvido em torno de quatro vertentes: perceção dos membros da comunidade escolar sobre o ensino do currículo local; gestão do currículo do ensino básico, com enfoque nos 20% do currículo local; grupos etnolinguísticos presentes nas escolas e, por último, entender como é feita a ligação entre a escola e a comunidade. A investigação levou à construção de um quadro teórico fundamentalmente centrado na área de Pedagogia Social, enquanto ciência da educação que enquadra a educação nas suas diferentes modalidades (formal, não formal e informal). Procurou-se igualmente clarificar os conceitos de cultura, currículo, currículo local e gestão curricular. Os resultados recolhidos e analisados permitiram concluir que existe uma diferença entre o currículo prescrito e o currículo praticado nas escolas; nas escolas não existem procedimentos institucionalizados para o ensino do currículo local; as interações produzidas no processo de ensino e aprendizagem não promovem o uso das línguas locais e a ligação escola comunidade é um elo importante na resolução dos problemas da escola. Estes dados sugerem a necessidade de uma maior aproximação entre as culturas escolares e as culturas comunitárias.
- A escola como lugar de educação para a saúde : estudo de casoPublication . Oliveira, Leyani Ailin Chávez Noya de; Baptista, Isabel; Lagarto, José ReisEste documento corresponde a uma investigação elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, na área de aprofundamento da Pedagogia Social, na Universidade Católica Portuguesa, abordando o tema Escola como lugar de educação para a saúde, tendo por base um estudo de caso com uma abordagem predominantemente qualitativa realizado na Escola Secundária de Nampula, na cidade de Nampula no norte de Moçambique. Partindo do objetivo geral tentou-se compreender o papel da escola como lugar de educação para a saúde. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo empírico enquadrado por um campobalizado pelas ciências da educação, em particular pela Pedagogia Social. Os dados foram recolhidos fundamentalmente através da análise de documentos normativos da escola, da observação não participativa e de entrevistas semiestruturadas. Posteriormente, os dados foram sistematizados a partir do método da análise de conteúdo os quais permitiram evidenciar algumas conclusões, como as escolas e os professores se vêem. Assim, perante a exigência de novas funções sugere-se a necessidade de alargar e de aprofundar conhecimentos noutras áreas que não as da sua formação de base e, por outro, de estabelecer parcerias com os profissionais de saúde para, em conjunto, desenvolverem intervenções mais consistentes na escola sobre a saúde. Foi igualmente patente a necessidade de haver um fortalecimento das relações entre educação e a saúde, tendo sido possível compreender alguns pontos que necessitam de ser trabalhados e melhorados nestas dois setores para uma melhor formação escolar, não só pelas instituições (escolas e centros de saúde) mas também pelos profissionaís que nesta área trabalham. É nesse sentido, que a escola, no âmbito da educação para a saúde joga um papel fundamental na prevenção e promoção de saúde assim como desenvolver os conhecimentos e competências de uma vida saudável.
- Sobrecarga, necessidades e suporte social do cuidador familiar de utentes institucionalizados numa unidade de cuidados continuadosPublication . Filipe, Samanta Fernandes; Veiga, Maria Elisa Pina TomazAs doenças e os processos crónicos são doenças progressivas, incertas, intrusivas que levam muitas vezes à dependência, e à consequente institucionalização. Vários estudos revelam que os cuidadores informais mantêm a prestação de alguns cuidados após a institucionalização, devido à maioria dos cuidadores manterem o seu papel de cuidador informal. Os objetivos gerais do presente estudo são: caraterizar os cuidadores informais dos utentes institucionalizados em relação ao seu papel na instituição, às suas necessidades, sobrecarga e perceção de suporte social; contribuir para um melhor ajustamento da instituição na resposta às necessidades e sobrecarga dos cuidadores informais. A amostra é constituída por 40 cuidadores informais de utentes institucionalizados. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Critical Care Family Needs Inventory, o Questionário de Avaliação da Sobrecarga do Cuidador Informal, e a Escala de Satisfação com o Suporte Social. A partir dos resultados, é possível concluir que os cuidadores informais permaneceram envolvidos com o seu familiar após a institucionalização, mantendo o seu papel de cuidador informal; as necessidades sentidas pelo cuidador informal do utente institucionalizado são similares àquelas sentidas pelos cuidadores que cuidam no domicílio; apesar da institucionalização, os cuidadores informais relatam sobrecarga persistente e o suporte social apresenta-se como mediador da mesma.
- Perspetivas de estrangeiros e minorias étnicas face à atuação policialPublication . Martins, André Varejão Oliveira; Barbosa, Mariana ReisO presente estudo insere-se num projeto de investigação alargado que se centra na atuação policial junto dos estrangeiros e minorias étnicas. Neste estudo pretende-se aceder às perspetivas dos estrangeiros e minorias étnicas face aos polícias e à sua atuação. Para tal foi aplicada uma entrevista semiestruturada a uma amostra de oito imigrantes residentes em Portugal. Com base nos relatos dos participantes, os resultados apontam para a discriminação em Portugal dos imigrantes em função da etnicidade. A ‘cor da pele’ parece assumir-se como a dimensão mais preponderante no tratamento discriminatório, tanto por parte da população em geral, como por parte das autoridades policiais. Secundariamente, surge a origem geográfica como dimensão diferenciadora do grau de discriminação, com os indivíduos provenientes dos países do Leste a serem descritos pelos participantes como sendo os mais discriminados em Portugal.
- Acrobacias do Conde Vermelho : o período de transição do realismo russo para o realismo socialista (1917-1930) : tradução da novela As aventuras de Nevzorov, ou Íbico de A. N. TolstóiPublication . Pinto, Nonna Alexandrovna Liventseva; Lopes, Alexandra
- Análise de eficiência e produtividade da inovação na economia europeiaPublication . Eduardo, Nelson Tisso Miezi; Costa, Leonardo Filipe Seixas BarretoA inovação impulsiona o crescimento económico. A sua produção implica a mobilização de recursos escassos. Quanto mais produtiva e eficiente for maior será o crescimento económico. A presente dissertação de mestrado teve como objetivo analisar o crescimento, a produtividade e a eficiência da produção de inovação na União Europeia (UE-28), no período 2006-2012, e o impacto de determinadas variáveis ambientais sobre os níveis de ineficiência técnica. A base de dados resulta do relatório do Innovation Union Scoreboard de 2014. O método utilizado foi o da análise de fronteiras estocásticas (SFA), segundo o modelo de Battese et Coelli (1995) e utilizando uma função Cobb-Douglas. O crescimento da inovação foi decomposto em acumulação do input, variações da produtividade (TFP) e numa componente residual (random shocks). As variações do TFP foram decompostas em mudanças tecnológicas, de escala e de ineficiência técnica, segundo a decomposição de Kumbhakar e Lovell (2000). Os resultados obtidos mostram que a produção de inovação exibe rendimentos decrescentes à escala. No período analisado não houve mudanças tecnológicas e o crescimento da inovação na UE-28 é devido aos ganhos de produtividade, à acumulação de fator e à componente residual. Os ganhos de produtividade resultam exclusivamente dos aumentos da eficiência técnica. Especulamos que a componente residual poderá ser explicada pela Grande Recessão mundial. A ineficiência técnica diminui com o crescimento económico, com o aumento do rendimento médio, com a redução da desigualdade económica, com o controlo da inflação e do desemprego. Excesso de liquidez financeira e de descentralização política contribuem para o aumento da ineficiência técnica.