FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Sociologia"
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- A evolução do quotidiano prisional em Portugal : o caso da cadeia de BragaPublication . Coelho, Donzília Manuela da Silva; Esteves, AlexandraEsta investigação teve como objetivo estudar o impacto que o sistema prisional exerce sobre os indivíduos, nomeadamente, no seu quotidiano, bem como a evolução que registou nas áreas da saúde, de ensino, o trabalho e da população prisional. Tratando-se de instituições “fechadas”, as prisões têm vindo a sofrer diversas alterações na sua formar de encarar e de lidar com os reclusos. Até ao século XVIII, o corpo humano era visto como um objeto, sobre o qual recaía o castigo, aplicado na praça pública, sem qualquer respeito pela dignidade e pela integridade do criminoso. Com o aparecimento e a divulgação das ideias iluministas, inicia-se um processo de humanização das penas. A prisão passa a ser a punição imposta aos criminosos. Contudo, tratava-se de uma instituição que em nada ajudava o preso, mas, pelo contrário, corrompia ainda mais a sua alma. As leis penais foram sofrendo alterações e a prisão passou a desempenhar também uma função ressocializadora e regeneradora do recluso, utilizando os meios considerados mais apropriados para alterar o seu comportamento, designadamente, o ensino, o trabalho e a ocupação dos tempos livres. O presente estudo centra-se na cadeia de Braga e procura conhecer a sua população e o seu quotidiano, analisar a evolução que tem havido no seu funcionamento, as dificuldades com que se defronta e as propostas para as resolver, como, por exemplo, no que diz respeito ao problema da sobrelotação do espaço prisional e da organização de atividades para todos os reclusos.
- A família institucional : mito ou realidadePublication . Marinho, José Carlos Vaz; Silva, Maria Ester Vaz daNesta era de mutações constantes, pensar em novos modelos de Sociedade, é necessariamente pensar em novas formas de relações sociais. Actualmente o modelo de sociedade gera estratificações associadas ao factor idade com reflexos no conceito de velhice e nas interacções sociais e institucionais. Por outro lado a sociedade pós-moderna estimula um envelhecimento activo com vista à produção de velhices classificadas de 4ª idade. Quem profissionalmente lida directamente com pessoas de idade que recorrem a instituições de apoio, apercebe-se da construção de laços de afectividade entre estes e os funcionários da instituição, produzindo muitas vezes, um efeito de substituição alternativo da família em prol dos elementos que constituem as equipas de trabalho das instituições. O presente trabalho pretende compreender as relações afectivas das pessoas de idade com as suas famílias biológicas e com as instituições a que recorrem e especificamente conhecer situações de transferência afectiva por parte das pessoas de idade para com os profissionais a trabalhar na área do terceiro sector. Em algumas situações apresentam-se como o único suporte social que a pessoa de idade encontra, como refúgio para desenvolver a sua auto-estima e se comprometer com a vida e o meio envolvente. Especificando os mecanismos de corte, de ruptura entre as pessoas de idade e as suas famílias, constituem uma alternativa, baseada na procura de reorganização das suas formas de interacção com os outros e com o meio, formando novas formas de agir de pensar e de se socializar.
- A mudança nas condições de encontro intergeracional na comunidade : imagens dos idosos expressas pelas criançasPublication . Araújo, Carla Manuela de Sá; Madeira, RosaO estudo exploratório que aqui apresentamos teve como origem a nossa surpresa e preocupação com a reação das crianças ao contato com Pessoas Idosas, numa freguesia com características rurais, situada no norte de Portugal. A instalação da Escola do Ensino básico no edifício de um Centro de Lazer para idosos levou a que os dois grupos tivessem passado a usar o refeitório. Esta circunstância não faria supor que houvesse receios ou reações de evitamento que observamos nas crianças. Levantaram-se assim as dúvidas às quais este trabalho procura responder, tendo em conta a problemática das relações intergeracionais. Embora reconhecendo que estas relações têm sofrido alterações ao longo dos tempos, considera-se que as dificuldades são agora mais visíveis por efeito da intensificação de mudanças na sociedade, designadamente alterações demográficas, na estrutura familiar, nas condições de emprego e nas politicas sociais. A institucionalização das crianças e dos idosos é aqui considerada quer como resposta social a necessidades geradas por estas mudanças, quer como alteração das condições de convivência entre estes dois grupos sociais, com consequências que podem ser negativas de parte a parte. Considera-se que o afastamento e as condições artificiais criadas por algumas iniciativas pontuais, que visam promover a convivência entre gerações, podem reforçar estereótipos e práticas da discriminação que caraterizam o idadismo. Este trabalho pretendeu explorar os elementos simbólicos com que as crianças de idade escolar representam as pessoas idosas e as suas relações com elas. Para este efeito foram analisados desenhos e opiniões, recolhidos através de questionário aplicado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, que tornaram evidentes a diferença de imagens dos idosos, quando imaginados no papel de utentes, como pessoas de mais idade ou de Avós. Procurou-se ainda identificar a influência de uma atividade intencionalmente orientada para promover a melhoria das relações intergeracionais sobre um dos grupos de crianças ouvidas na investigação. Os resultados apresentam diferenças na forma como as crianças representam os idosos, sobressaindo diferenças dos cenários e situações apresentados nos desenhos e questionários. Estes dados sugerem a importância da valorização das experiencias passadas e presentes, e dos contextos públicos e privados, onde pessoas de diferentes gerações se encontram e interagem como sujeitos que são contemporâneos e que partilham entre si o direito de participar na vida e desenvolvimento da comunidade.
- A prática do empoderamento no Rendimento Social de InserçãoPublication . Barros, Paula Isabel da Costa; Silva, Margarida Clara Oliveira dos Santos Soares; Esteves, Alexandra Patrícia LopesA presente dissertação tem como temática a prática do Empoderamento no Rendimento Social de Inserção (RSI) e como objetivo analisar as estratégias de intervenção social, que visam promover a autonomização e inserção dos beneficiários desta medida, numa base de empoderamento dos sujeitos. A escolha da temática resulta de motivações a nível pessoal, dado que o investigador está ligado, diretamente, ao RSI, e por outro lado, por ser um tema atual e a investigação sobre este tema ser escassa. O empoderamento é uma intervenção capaz de valorizar as competências pessoais, sociais, educativas e profissionais dos beneficiários e de estes conduzirem as suas próprias vidas numa perspetiva de mudança. Importa, então, perceber de que forma estes beneficiários se podem autonomizar da medida e como o empoderamento pode ajudá-los na melhoria das suas condições de vida. O estudo foi iniciado com a pesquisa documental e bibliográfica, no sentido de fazer um levantamento de bibliografia, para uma revisão da literatura existente sobre o tema. Trata-se de uma análise qualitativa, de enfoque exploratório, sendo o método selecionado o estudo de caso, que nos possibilita uma melhor compreensão do fenómeno que se pretende analisar. Como instrumento de recolha de dados, optámos pela entrevista semiestruturada a sete profissionais de Serviço Social que desempenham funções de atendimento/acompanhamento social na área do RSI.
- A prática profissional do assistente social em contexto de lar de Infância e juventudePublication . Castro, Susana Gomes Pinto de; Granja, Berta PereiraO presente trabalho está inserido no âmbito da conclusão do Mestrado em Ciências da Assistência Social. O tema escolhido está centrado no estudo do papel do Assistente Social, bem como da sua prática profissional em contexto de Lar de Infância e Juventude. Assim, numa primeira parte do presente trabalho são apresentados os elementos teóricos considerados relevante para a reflexão acerca deste tema, resultado de uma pesquisa bibliográfica, sendo que, numa segunda parte é apresentado todo o estudo. A amostra é constituída por cinco técnicos de serviço social que desempenham funções em Lares de Infância e Juventude do Concelho de Braga. O instrumento utilizado para recolha dos dados foi construído especificamente para este estudo, sendo um guião de entrevista aplicado junto de cada participante, numa visita à instituição. Neste sentido, foi dada preferência à metodologia qualitativa para recolha e análise dos dados, sendo os resultados referentes à importância que é reconhecida pelos próprios técnicos na sua intervenção junto das crianças e jovens institucionalizados. Com este trabalho pretende-se dar um contributo para a reflexão e pesquisa científica acerca deste tema que integra, ainda hoje, algumas disparidades.
- Práticas de gestão no agir do assistente social : uma análise exploratóriaPublication . Ribeiro, Ana Cristina Noronha; Mendes, Sílvia MariaA transição de uma sociedade industrial, para uma sociedade de risco, trouxe consigo alterações para a sociedade em geral e, em particular, para os sistemas de protecção social. Esta reconfiguração faz com que o Terceiro Sector surja como uma área de extrema relevância, considerados os desafios que lhe são colocados para a melhoria da qualidade e eficiência na gestão das organizações e programas sociais que o compõem. É exactamente neste aspecto que é relevante a compreensão da actuação dos profissionais de Serviço Social nestas Instituições. Na actualidade, a Gestão Social coloca desafios ao Serviço Social. Assume-se como uma preocupação ao assistirmos ao desenvolvimento deste tema e ao crescente número de publicações e seu protagonismo. Tem sido objecto de debate em muitos fóruns profissionais nos últimos anos em muitos países. Contudo, este desenvolvimento não é claro no nosso país e é neste sentido que questionamos se não será a chave para a formação dos profissionais, que vêem o seu futuro profissional orientado nesta direcção, ou mesmo qual a relação entre a prática profissional do assistente social e a Gestão Social, num contexto das IPSS? Baseando-nos nas perspectivas apresentadas na revisão da literatura, examinamos as funções de Gestão Social – planeamento, organização, direcção e controlo. Através de um design de investigação – tipo cross section –, levado a cabo através de um questionário a um grupo de assistentes sociais/directores técnicos de IPSS no Concelho de Braga, foi possível concluirmos uma predominância destas práticas, no agir do assistente social.
- Quando o cuidador é idoso : impacto físico, emocional e social do cuidador informal idosoPublication . Sousa, André Afonso Mendes de; Duque, EduardoO aumento da longevidade do ser humano e as alterações verificadas na sociedade tem levado a um aumento considerável da proporção de idosos face aos jovens, tornando as estruturas de suporte formal insuficientes para tão grande procura. Os cuidados informais surgem, assim, como uma solução útil e vantajosa mas que trazem consigo algumas implicações com as quais devemos estar alerta, nomeadamente com a sobrecarga física, emocional e social dos cuidadores informais. No sentido de compreender qual a sobrecarga dos cuidados na vida do cuidador informal idoso surge a realização desta investigação, com o objectivo de perceber de que forma a dependência do idoso, o sexo do cuidador, a duração e o tempo dos cuidados influenciam a sobrecarga dos cuidados, bem como se a existência de redes de suporte (informais e/ou formais) permitem reduzir essa sobrecarga. Foi feito um estudo quantitativo de cariz não experiemental, correlacional e transversal, que contou com a participação de 100 cuidadores informais com idade compreendidas entre os 60 e os 88 anos (M=70,5 anos). Os principais resultados mostram que quanto maior a dependência do idoso, maior é a sobrecarga emocional e maiores as implicações na sua vida pessoal. No que se refere ao sexo do cuidador, verificamos que os homens têm maior dificuldade em encontrar mecanismos de coping eficazes para o desempenhar das suas funções. Em relação às redes de suporte, os que possuem ajuda dos familiares têm uma menor sobrecarga ao nível do suporte familiar. No que respeita à duração dos cuidados, quanto maior a sobrecarga do horário dos cuidados, maior a sobrecarga emocional e maiores são as implicações na sua vida pessoal do cuidador. O tempo de dependência do idoso parece não influenciar a sobrecarga dos cuidados.
- Rede Nacional para os Cuidados Continuados Integrados : o idoso, a alta e a capacidade funcionalPublication . Santos, Carla Alexandra Macedo dos; Duque, Eduardo JorgeA presente investigação tem o intuito de conhecer o grau de dependência funcional de indivíduos com 65 e mais anos que estiveram internados na unidade de convalescença dos cuidados continuados integrados. Deste modo, é nosso propósito avaliar o grau de dependência funcional em 3 momentos distintos: aquando do internamento na unidade de convalescença, na alta e após 1 mês da referida alta. Para o efeito, realizou-se um estudo no internamento da Unidade de Convalescença, integrada na Rede Nacional para os Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso, procedendo-se à aplicação de 20 inquéritos a idosos, com idades compreendidas entre os 65 e os 91 anos de idade (M=76,6). Trata-se de um estudo não experimental quantitativo, do tipo longitudinal de painel. Empregou-se utilmente uma ficha de caracterização sócio-demográfica e uma escala: a “Escala de Barthel”. Os resultados evidenciam diferenças significativas nas pontuações médias entre cada uma das avaliações. As pontuações médias da escala de Barthel aumentaram significativamente da 1ª para a 2ª avaliação e da 2ª para a 3ª, ou seja, a reabilitação dos doentes idosos inquiridos na amostra é gradual e efectiva.
- Vivências afetivas na terceira idade num contexto institucionalPublication . Silva, Raquel Filipa Rodrigues; Palha, AntónioO presente estudo integra uma fundamentação teórica onde se procurou analisar a vivência afetiva em idosos que se encontram em instituições. Procedemos a uma revisão de literatura, onde se abordou alguns aspetos relacionados com a problemática do envelhecimento, as respostas sociais ao envelhecimento da população e a afetividade na terceira idade. A revisão teórica apresentada foi complementada com um estudo empírico que decorreu em três Instituições, do concelho de Vila Nova de Famalicão, que recebem pessoas idosas. Desenvolveu-se um estudo quantitativo e qualitativo que permitiu perceber a importância dos afetos para os idosos. Estes têm necessidade, não apenas de afetos, mas também de poderem expressar, livremente, os seus afetos. Após a realização do inquérito por questionário e das entrevistas, verificamos que a afetividade, para os elementos inquiridos que lidam com idosos significa carinho, amizade, companheirismo, apoio e compaixão; para os entrevistados idosos que participaram no nosso estudo a afetividade está relacionada com dar carinho às outras pessoas e entendem que as manifestações de carinho devem existir em todas as idades. Ao nível da instituição onde se encontram não são impedidos de manifestar a sua afetividade.