Browsing by Issue Date, starting with "2013-05-30"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O estabelecimento estável e o comércio electrónicoPublication . Bastos, Cátia Sofia da Rocha; Ribeiro, João Sérgio
- A prática profissional do assistente social em contexto de lar de Infância e juventudePublication . Castro, Susana Gomes Pinto de; Granja, Berta PereiraO presente trabalho está inserido no âmbito da conclusão do Mestrado em Ciências da Assistência Social. O tema escolhido está centrado no estudo do papel do Assistente Social, bem como da sua prática profissional em contexto de Lar de Infância e Juventude. Assim, numa primeira parte do presente trabalho são apresentados os elementos teóricos considerados relevante para a reflexão acerca deste tema, resultado de uma pesquisa bibliográfica, sendo que, numa segunda parte é apresentado todo o estudo. A amostra é constituída por cinco técnicos de serviço social que desempenham funções em Lares de Infância e Juventude do Concelho de Braga. O instrumento utilizado para recolha dos dados foi construído especificamente para este estudo, sendo um guião de entrevista aplicado junto de cada participante, numa visita à instituição. Neste sentido, foi dada preferência à metodologia qualitativa para recolha e análise dos dados, sendo os resultados referentes à importância que é reconhecida pelos próprios técnicos na sua intervenção junto das crianças e jovens institucionalizados. Com este trabalho pretende-se dar um contributo para a reflexão e pesquisa científica acerca deste tema que integra, ainda hoje, algumas disparidades.
- Relatório de estágioPublication . Martins, Susana Gabriela Barbosa; Rego, AméliaInserido no plano de estudos no Curso de Pós – Licenciatura com Especialização em Enfermagem Médico – cirúrgica este relatório tem como principal função demonstrar a forma como todo o percurso académico contribuiu para a aquisição de competências como Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, reportando – se a dois módulos de estágios decorridos, no Pré-hospitalar e no Serviço de Urgência do Hospital de Braga. Serão descritas as atividades/ estratégias desenvolvidas para a aquisição/ desenvolvimento de competências, facultando uma visão sistematizada das experiências vivenciadas, sempre numa ótica de inclusão do desenvolvimento de competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico – cirúrgica, na assistência avançada, ao doente adulto e idoso com doença grave. Assim sendo e com o objetivo de ser um instrumento descritivo e exaustivo de toda a dimensão dos cuidados de enfermagem efetuaremos uma análise interpretativa da prática dos cuidadosde enfermagem. Dividido pelas competências Comuns dos enfermeiro Especialistas e pelas competências Especificas da Especialidade sobreponível com a enfermagem Médico Cirúrgica, que é a Enfermagem em Pessoa Critica, definidas pelo Regulamento nº 120/2011, de 8 Fevereiro e Regulamento 124/2011, de 8 de Fevereiro, inicia-se pelo domínio das Competências comuns do Enfermeiro Especialista, abordando o domínio da Responsabilidade Profissional, Ética e Legal, seguidamente o domínio da Melhoria dos Cuidados, seguido do domínio da Gestão dos Cuidados e terminando no domínio do Desenvolvimento das Aprendizagens profissionais. Depois abordarei o domínio das Competências Especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Critica. Embora não tendo participado em nenhum estudo de investigação, evidenciaremos como baseamos a nossa prática na evidência. Este relatório, mais do que a descrição do nosso percurso durante o estágio, pretende ser um momento de reflexão e de avaliação, demonstrando como crescemos pessoal e profissionalmente em direção à aquisição de competências a nível da especialidade em Enfermagem Médico – Cirúrgica.
- Aspetos jurídico-criminais da heterodopagem e da autodopagemPublication . Gomes, Bruno de Azevedo Costa; Cunha, José Damião daA presente dissertação debruça-se sobre o fenómeno do doping, de uma perspectiva jurídico-criminal, dividindo-se em duas partes fundamentais: a primeira, concernente à análise do bem jurídico, na qual se visa aquilatar da legitimidade material da punição da autodopagem e heterodopagem; ao passo que a segunda se dedica ao estudo do tipo penal de administração de substâncias e métodos proibidos, previsto e punido pelo artigo 45º da Lei n.º 38/2012, de 28 de Agosto, que aprova a lei antidopagem no desporto, adoptando na ordem jurídica interna as regras estabelecidas no Código Mundial Antidopagem.