Browsing by Issue Date, starting with "2014-07-15"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Violência e representação : desafios e estratégias em 48 de Susana de Sousa DiasPublication . Lawrenz, Corinna; Gil, Isabel CapeloaO que é que um filme, em que não vemos um ato violento, nos diz sobre a representação da violência? Partindo de uma fenomenologia da violência e de uma análise das suas configurações concretas na modernidade em geral e no Estado Novo português em particular, o trabalho presente tem por objetivo abordar a questão da representação da violência através do exemplo de 48 de Susana de Sousa Dias. Para tal, serão analisadas as estratégias específicas do documentário de enfrentar as dificuldades discursivas, psicológicas e éticas que tanto o regime representativo salazarista como a experiência da violência e as formas de tortura nas prisões do Estado Novo impõem à possibilidade da sua representação, considerando ainda os seus modos de lidar com as lacunas e as incapacidades das imagens e dos testemunhos.
- Cuidar do doente crítico com dignidade... uma responsabilidade, um compromisso!Publication . Fernandes, Daniela Filipa Vinhas; Sousa, Patrícia PontíficeO presente relatório surge no âmbito do plano curricular do Curso de Mestrado Profissional, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, e pretende evidenciar o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular Estágio, que se concretizou na minha passagem por diferentes contextos clínicos, um primeiro momento correspondente ao módulo III, que desenvolvi no âmbito dos Cuidados Paliativos e um segundo, correspondente ao Módulo I, que decorreu no Serviço de Urgência, perfazendo um total de 360 horas Em cada um dos módulos a minha prestação centrou-se nos cuidados ao doente crítico e família, tendo sempre subjacente o respeito pela dignidade da vida humana. Partindo deste pressuposto procurei junto das equipas com quem trabalhei sensibilizá-las para a adoção de boas práticas no cuidado ao doente crítico ou em fim de vida, contemplando a família em todo o processo de doença. Na realidade, tomando como referência o conceito dignidade que é transversal aos dois contextos clínicos, foram definidos objetivos e estabelecidas estratégias que contemplem esta trilogia referente ao processo de cuidados, ou seja, o período de transição saúde-doença, que a pessoa vivencia e, depois o contato com a proximidade e inevitabilidade da morte. Deste modo, procurarei manter uma linha de continuidade e coesão à medida que vou explanando as minhas experiências, tendo como suporte alguns referenciais teóricos e com recurso a uma metodologia descritiva e analítica. No que concerne à sua estrutura, encontra-se organizado em quatro partes, tendo sempre por base o projeto de estágio. Perante o descrito, este relatório pretende não só ser demonstrativo das competências adquiridas na prestação de cuidados de enfermagem especializados ao doente adulto e idoso em estado crítico, mas e sobretudo ser representativo de uma prática refletida que se constrói a partir de um olhar mais crítico sobre as experiências vivenciadas durante este percurso de intenso e proveitoso contato com diferentes realidades.
- O cuidar especializado à pessoa em situação críticaPublication . Sequeira, Adriana João Pinto; Sousa, Patrícia PontíficeAs alterações e mudanças sociais, tecnológicas e científicas que se têmvindo a verificar na sociedade em geral e na área da saúde em particular, colocam novos desafios aos profissionais de saúde. Esta realidade, incentiva a reflexão e a busca de novos saberes, conduzindo os profissionais, particularmente os Enfermeiros, a vários recursos e métodos, entre os quais a procura da formação contínua e académica especializada, que lhes proporcione um crescimento pessoal e profissional, exigindo-se cada vez mais um elevado nível de conhecimentos teóricos e práticos interrelacionados. O curso visa o desenvolvimento de competências para a prestação de cuidados especializados à Pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica e sua família, pelo que essa opção foi algo inevitável dada a sua dedicação quase exclusiva à área de urgência e emergência. O presente relatório contextualiza e caracteriza cada módulo de estágio, de forma crítica-reflexiva tendo emconta as atividades desenvolvidas, bemcomo evidenciando as adaptações face às contrariedades encontradas emcada serviço neste percurso. Utiliza a metodologia crítico-reflexiva sobre as atividades desenvolvidas, face à aquisição dos objetivos e competências previstas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional nos domínios das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros (OE) para um Enfermeiro Especialista. No decurso de cada módulo de estágio, foram desenvolvidas competências e habilidades que se foram espelhando e repercutindo nos estágios subsequentes, sendo demonstrado pelo grau de reflexão progressivamente mais aprofundado e pela melhoria da qualidade nas atividades desenvolvidas e adequadas à realidade do mesmo emergindo como temáticas centrais a Comunicação e os cuidados ligados à Pessoa crítica emsituação de Síndrome Coronário Agudo (SCA). Constato que nesta caminhada impera a reflexão crítica para a construção de ummodelo sólido, alicerçado empilares fundamentais no cuidado à Pessoa Humana.
- A prática do empoderamento no Rendimento Social de InserçãoPublication . Barros, Paula Isabel da Costa; Silva, Margarida Clara Oliveira dos Santos Soares; Esteves, Alexandra Patrícia LopesA presente dissertação tem como temática a prática do Empoderamento no Rendimento Social de Inserção (RSI) e como objetivo analisar as estratégias de intervenção social, que visam promover a autonomização e inserção dos beneficiários desta medida, numa base de empoderamento dos sujeitos. A escolha da temática resulta de motivações a nível pessoal, dado que o investigador está ligado, diretamente, ao RSI, e por outro lado, por ser um tema atual e a investigação sobre este tema ser escassa. O empoderamento é uma intervenção capaz de valorizar as competências pessoais, sociais, educativas e profissionais dos beneficiários e de estes conduzirem as suas próprias vidas numa perspetiva de mudança. Importa, então, perceber de que forma estes beneficiários se podem autonomizar da medida e como o empoderamento pode ajudá-los na melhoria das suas condições de vida. O estudo foi iniciado com a pesquisa documental e bibliográfica, no sentido de fazer um levantamento de bibliografia, para uma revisão da literatura existente sobre o tema. Trata-se de uma análise qualitativa, de enfoque exploratório, sendo o método selecionado o estudo de caso, que nos possibilita uma melhor compreensão do fenómeno que se pretende analisar. Como instrumento de recolha de dados, optámos pela entrevista semiestruturada a sete profissionais de Serviço Social que desempenham funções de atendimento/acompanhamento social na área do RSI.
- Measuring the differences in productivities of Nations : a stochastic frontier approachPublication . Aguiar, Diana Isabel Ribeiro; Costa, Leonardo Filipe Seixas BarretoIt is broadly accepted that differences in efficiency and productivity growth greatly contribute to the enormous differences in income across countries. Inefficiency levels were estimated for a panel of 40 countries, 34 of which are OECD-members and the remaining 6 are emergent economies, for the period of 2001-2011, using a stochastic frontier model based on the Battese and Coelli (1995) time-varying inefficiency model. Environmental variables were found to have an important role in explaining differences in technical efficiencies across countries. In particular, a high contribution of the agricultural sector and of natural resources rents to the economy, impediments to free trade such as tariffs, a bad business environment, a high number of patents, a high level of government debt and the financial crisis contribute negatively to technical efficiency. On the other hand, a good health status and good institutions help countries to be located closer to the frontier. Afterwards, productivity growth was decomposed using the Kumbhakar and Lovell (2000) primal frontier approach. The results showed that differences in TFP growth between developed and developing countries are the main drivers of the differences in the growth rates of GDP per worker, although differences in the factor accumulation also play an important role. Over the 2001-2011, we observed a general improvement in the technical efficiency of countries, which was outweighed by a downward shift in the stochastic production frontier.
- O questionamento enquanto estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação nas aulas de iniciação musicalPublication . Reis, Maria Antónia Ferreira da Costa; Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesA origem de uma relação débil entre os alunos e as suas aprendizagens tem sido apontada, por vários autores, como resultado de uma parca ou inexistente cultura de questionamento efetiva na sala de aula. Recuperando os discursos que apontam para o valor das questões enquanto estratégia de ensino, de aprendizagem e de avaliação, o presente estudo toma como seu objeto o questionamento no ensino da música. O trabalho, de natureza qualitativa e assente numa estratégia metodológica de Investigação-Ação, examina, em particular, as repercussões da aplicação de estratégias criadas com base na ideia de questionamento, no desenvolvimento do pensamento musical e das aprendizagens dos alunos em Iniciação Musical (1º ciclo do ensino básico). A pesquisa foi realizada na Escola Básica de Delães, tendo como participantes uma turma do quarto ano de escolaridade, constituída por 19 alunos. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por questionário, a videogravação de aulas, a observação participante e a auto-observação, a realização de trabalhos reflexivos escritos pelos alunos, a construção de mapas concetuais e a recolha de perguntas escritas. Todos os registos recolhidos foram tratados mediante a análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicaram que as práticas pedagógicas promovidas melhoraram os níveis de compreensão, de autorregulação e de envolvimento dos alunos na sua vivência de experiências musicais.
