Browsing by Issue Date, starting with "2011-11-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Rede Nacional para os Cuidados Continuados Integrados : o idoso, a alta e a capacidade funcionalPublication . Santos, Carla Alexandra Macedo dos; Duque, Eduardo JorgeA presente investigação tem o intuito de conhecer o grau de dependência funcional de indivíduos com 65 e mais anos que estiveram internados na unidade de convalescença dos cuidados continuados integrados. Deste modo, é nosso propósito avaliar o grau de dependência funcional em 3 momentos distintos: aquando do internamento na unidade de convalescença, na alta e após 1 mês da referida alta. Para o efeito, realizou-se um estudo no internamento da Unidade de Convalescença, integrada na Rede Nacional para os Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Póvoa de Lanhoso, procedendo-se à aplicação de 20 inquéritos a idosos, com idades compreendidas entre os 65 e os 91 anos de idade (M=76,6). Trata-se de um estudo não experimental quantitativo, do tipo longitudinal de painel. Empregou-se utilmente uma ficha de caracterização sócio-demográfica e uma escala: a “Escala de Barthel”. Os resultados evidenciam diferenças significativas nas pontuações médias entre cada uma das avaliações. As pontuações médias da escala de Barthel aumentaram significativamente da 1ª para a 2ª avaliação e da 2ª para a 3ª, ou seja, a reabilitação dos doentes idosos inquiridos na amostra é gradual e efectiva.
- Representações sociais dos idosos acerca dos maus-tratosPublication . Fernandes, Raquel Marta da Mota; Domingues, IvoO envelhecimento e a longevidade da população estão a desencadear novos problemas sociais, dos quais os maus-tratos contra a pessoa idosa são disso exemplo. Guiada pela preocupação de alargar o conhecimento acerca deste tema realizei a presente investigação que pretende conhecer as Representações Sociais dos Idosos acerca dos Maus-tratos contra a Pessoa Idosa, no contexto familiar. A investigação realizada tem natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos por entrevista semi-estruturada junto de amostra de idosos. Os principais resultados da investigação permitem concluir que é claro e inequívocos os conhecimentos dos idosos acerca do fenómeno dos maus-tratos contra a pessoa idosa e não só conhecem a tipologia como identificam novas formas de violência. Como principais causas de maus-tratos apontam a ausência de valores de solidariedade gerontocrática e o individualismo das famílias. Como medida preventiva e correctiva, admitem a importância da denúncia, sabem como fazê-la, principalmente, motivados pelos valores pessoais, pelo respeito, pela moral, pela fé cristã. Mas demonstram grande resistência em fazê-la. São unânimes ao considerarem que cabe à Família e à Segurança Social, zelar pela protecção dos direitos das pessoas idosas. Conscientes do papel que ocupam na sociedade, não lhes destituíram de força e de vontade para viver novas experiências e para enfrentar o processo de envelhecimento com optimismo.
- A responsabilidade civil extra-contratual da administração por omissão de deveres de protecção contra comportamentos de terceirosPublication . Maia, Bruno Miguel Adrego; Medeiros, Rui