FMD - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FMD - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 302
Results Per Page
Sort Options
- Protocolo clínico para a reabilitação de espaços edêntulos delimitados com recurso a prótese fixaPublication . Mora, Lídia Cangueiro; Esteves, Helder José Martins; Silva, Ana MargaridaIntrodução: A reabilitação protética de um espaço edêntulo delimitado garante o equilíbrio do sistema estomatognático: substitui as peças dentárias em falta, evita a extrusão dos dentes antagonistas, a movimentação dos dentes adjacentes e as alterações nas estruturas de suporte, como a reabsorção da crista óssea e a consequente modificação da arquitectura dos tecidos moles. O espaço edêntulo delimitado apresenta inúmeras variações, em dimensão, forma e localização. Deve ser cuidadosamente avaliado, para que a opção de tratamento definida alcance o sucesso clínico pretendido, com conforto e satisfação para o paciente, a nível estético e funcional. Objectivos: Elaboração e aplicação de uma Grelha de Avaliação Clínica em espaços edêntulos delimitados de pacientes da Clínica Universitária da UCP-CRB, na área da Prostodontia Fixa. Materiais e Métodos: Análise das publicações relacionadas com as características presentes em espaços edêntulos delimitados, com recurso à MEDLINE - Pubmed e Scirus como bases de dados. Descrição de todas as consequências observáveis e reunião das mesmas numa Grelha de Avaliação Clínica, que permita uma aquisição simples e sistematizada do diagnóstico, plano de tratamento e prognóstico da reabilitação protética fixa. Aplicação clínica da grelha elaborada. Resultados e Conclusão: A reabilitação de espaços edêntulos delimitados exige, frequentemente, adaptações pré-protéticas, quer ao nível da extensão mesio-distal do pôntico, quer ao nível da crista residual. Uma abordagem multidisciplinar do paciente e do espaço a ser reabilitado é vantajosa. Com base na Grelha de Avaliação Clínica elaborada e aplicada, o Paciente 1 apresenta um espaço edêntulo delimitado avaliado em Classe 1 e o Paciente 2 em Classe 2. Ambos são minorados para Classe 0 por se tratar de situações não visíveis. O Paciente 3 apresenta um espaço edêntulo delimitado totalmente íntegro, visível em sorriso (Classe 1). Desta forma, foi possível definir um plano de tratamento e prognóstico relativamente à reabilitação dos pacientes avaliados.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Andrade, Pedro Francisco Moreira Rabaça de Mendonça; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso da; Lopes, J. Tinoco TorresO presente relatório tem como objetivo apresentar a atividade clínica realizada nas diferentes Áreas Disciplinares do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Viseu. Para a sua elaboração, foram recolhidos dados clínicos sobre os pacientes atendidos pelo aluno, Pedro Andrade, durante o 5º ano do curso. Os dados foram, seguidamente, objeto de análise e distribuídos de acordo com as diferentes Áreas Disciplinares. Os dados recolhidos e a esquematização dos trabalhos desenvolvidos, basearam-se em atos clínicos realizados nas áreas disciplinares de: Medicina Oral, Cirurgia Oral, Periodontologia, Prostodontia Fixa, Prostodontia Removível, Oclusão, Dentisteria Operatória, Endodontia, Odontopediatria e Ortodontia, onde foi possível consolidar conhecimentos teóricos e adquirir competências práticas. O número de pacientes e atos clínicos superou as expectativas, contribuindo indubitavelmente para um enriquecimento de competências teórico-práticas e promovendo um maior contacto com diferentes casos clínicos. Foram também recolhidos dados clínicos sobre casos diferenciados escolhidos pelo autor com base no seu interesse científico-prático e feita uma descrição e análise mais aprofundada destes.
- A eficácia da utilização de Emdogain® na técnica de retalho de avanço coronal : revisão sistemáticaPublication . Costa, António José Bica Carvalho; Alves, Célia Filipa Gonçalves Coutinho; Azevedo, LuísIntrodução: A cirurgia plástica periodontal tem melhorado a função e a estética dentária. As cirurgias de recobrimento radicular associadas à técnica de retalho de avanço coronal têm apresentado uma elevada previsibilidade no tratamento de recessões gengivais classe I e II de Miller. A técnica de retalho de avanço coronal associada às proteínas derivadas da matriz de esmalte apresenta uma abordagem diferente com vantagens potenciais na otimização do resultado estético final em recessões gengivais. Objetivo: Avaliar a eficácia da utilização de proteínas derivadas da matriz de esmalte, Emdogain®, na técnica de retalho de avanço coronal no recobrimento radicular de recessões gengivais classe I e II de Miller. Materiais e Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura de estudos publicados no idioma inglês, entre 2000 e 2017, em duas bases de dados internacionais MEDLINE (PubMed) e Cochrane Library, tendo sido selecionados artigos com recurso a diversos descritores e operadores booleanos e recorrendo a dois revisores que avaliaram a qualidade dos estudos metodológicos. Critérios de inclusão: Artigos de estudos clínicos randomizados controlados nos quais o recobrimento da recessão gengival foi efetuado pela técnica de retalho de avanço coronal associado a proteínas derivadas da matriz de esmalte (EMD), com um follow-up superior ou igual a 6 meses, em doentes com recessões gengivais classe I ou II de Miller, split mouth studies. Resultados: O recobrimento da recessão gengival efetuado pela técnica de retalho de avanço coronal associado a proteínas derivadas da matriz de esmalte apresentou os melhores parâmetros clínicos de referência no nível de inserção clínica (CAL) e redução de recessão (RD). Conclusão: Os resultados dos parâmetros clínicos de referência no tratamento das recessões gengivais são melhores nos pacientes sujeitos à técnica de retalho de avanço coronal associado às proteínas derivadas da matriz de esmalte (CAF+EMD), do que nos pacientes sujeitos apenas à técnica de retalho de avanço coronal (CAF), sendo estatisticamente significativos no nível de inserção clínica (CAL) e tecido queratinizado (KT).
- Relatório de atividade clínicaPublication . D´Agostino, Maria; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso da; Araújo, Filipe Miguel Soares Famegas deO ensino da Medicina Dentária pretende enquadrar o aluno relativamente aos aspetos mais importantes do exercício profissional, não esquecendo de dar uma perspetiva histórica da evolução da Medicina Dentária desde a antiguidade até à atualidade bem como os conceitos humanitários da arte nobre da Medicina Dentária. As áreas disciplinares tratadas na Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Viseu são nomeadamente: a Medicina Oral, a Periodontologia, a Odontopediatria, a Ortodontia, a Dentisteria Operatória, a Prostodontia Removível, a Prostodontia Fixa, a Endodontia, a Oclusão e a Cirurgia Oral. O presente relatório está dividido em duas partes, sendo a primeira parte destinada à caracterização sucinta da população que procura os cuidados médico-dentários na Clínica Dentária Universitária da UCP de Viseu e análise estatística descritiva dos dados de atividade clínica realizada no 5° Ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Numa segunda parte, será realizada a apresentação de três casos clínicos diferenciados, referentes às áreas de Periodontologia, Prostodontia Removível, Prostodontia Fixa e Oclusão bem como a sua discussão do ponto vista clínico e científico.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Pipo, José Gonçalo Abibe Almeida Gomes; Noites, Rita Brandão de Pinho; Cardoso, MiguelO objetivo deste relatório é fazer uma análise qualitativa e quantitativa dos casos clínicos efetuados durante a prática do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária na Clínica Universitária do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Viseu. Este relatório tem como objetivo descrever toda a atividade clínica efetuada por mim, aluno José Gonçalo Pipo, nas áreas disciplinares de: Medicina Oral, Cirurgia Oral, Periodontologia, Prostodontia Fixa, Prostodontia Removível, Oclusão, Dentisteria Operatória, Endodontia, Odontopediatria e Ortodontia em que tive oportunidade de aprender normas de conduta clínica necessárias e imprescindíveis à minha formação básica em Medicina Dentária. A prática clínica, dominante no último ano do mestrado integrado, é baseada numa abordagem multidisciplinar, na qual são aplicados os conhecimentos teóricos apreendidos durante o percurso académico. Para além de uma análise global da atividade clínica desenvolvida este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir casos clínicos diferenciados desde a sua anamnese até ao resultado obtido, assim como plano de tratamento e sua execução.
- Abordagem no tratamento dentário do paciente com transtorno do espectro autistaPublication . Abreu Júnior, Alcion Luiz Soares de; Seabra, Mariana Pinheiro Torres deDe acordo com a Organização Mundial da Saúde, o transtorno do espetro autista refere-se a um conjunto de condições que são definidas por alterações no comportamento social, linguagem e comunicação, em simultâneo com uma gama limitada de interesses e atividades. Deste grupo de condições faz parte o autismo. A complexidade das particularidades evidenciadas pelos pacientes autistas aumenta muitas vezes a dificuldade da consulta de Medicina Dentária, o que se torna uma questão bastante desafiadora para o clínico. Crianças autistas são um dos desafios da consulta de Odontopediatria. Este facto não se deve apenas à imprevisibilidade do seu comportamento, mas também ao stress e à ansiedade que eles evidenciam durante o tempo em que estão em ambiente de consulta. Os profissionais devem perceber o comportamento típico destas crianças e ter a capacidade de se adaptar às suas circunstâncias, particulares para cada indivíduo. A falta de conhecimento neste campo ou a falta de experiência clínica tornam extremamente difícil a consulta de Medicina Dentária de crianças com transtorno do espetro autista. Atualmente, há muita controvérsia sobre a prevalência de cárie em crianças com autismo. No entanto, existem fatores de risco associados a essa doença como é o caso das dificuldades manifestadas na escovagem, que podem potenciar o desenvolvimento de lesões de cárie. O fluxo reduzido de saliva inerente aos tratamentos farmacológicos a que estas crianças estão sujeitas também pode levar a um aumento das lesões de cárie e é um fator que tem obrigatoriamente que ser considerado. Os Médicos Dentistas devem dar prioridade à prestação de serviços de saúde oral adequados a cada uma destas crianças. Infelizmente, ainda existem muito poucos profissionais que podem corresponder às reais necessidades destes pacientes. Os profissionais devem fazer formação contínua nesta área para que possam cuidar de crianças com necessidades especiais de uma forma individualizada.
- Desempenho clínico de restaurações CAD-CAM monolíticas em zircónia suportadas por dentes : uma revisão sistemáticaPublication . Leitão, Celina Inês Miranda Brito; Correia, André Ricardo Maia; Fernandes, Gustavo Vicentis de OliveiraIntrodução: Restaurações zircónia-cerâmica são amplamente utilizadas para restaurar dentes extensamente destruídos. Esta situação apresenta vantagens estéticas, mas também uma ocorrência significativa de fratura da cerâmica de revestimento. De forma a ultrapassar este fenómeno, foram introduzidas, particularmente neste séc. XXI, as restaurações em zircónia monolítica, i.e., materiais que não são recobertos com uma cerâmica vítrea. Deste modo, o objetivo desta investigação é avaliar a taxa de sobrevivência, o desempenho e comportamento clínico de coroas unitárias suportadas por dentes, efetuadas em zircónia monolítica, com tecnologia CAD/CAM. Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa eletrónica utilizando as bases de dados Medline/PubMed®, Embase® e Cochrane Library com uma estratégia de pesquisa específica combinando termos controlados (MeSH and Emtree) e linguagem natural, de acordo com as especificações de cada base de dados. A conclusão da pesquisa sucedeu-se no dia 10 de maio. Dois revisores (C.L. e L.A.) realizaram, de forma independente, a pesquisa e seleção dos estudos. Resultados: Este estudo incluiu um total de 594 participantes e 1657 restaurações unitárias em função clínica, durante um tempo médio de observação de 1,07 anos. Cinco estudos prospetivos e quatro estudos retrospetivos foram analisados. Todos os estudos apresentaram nível moderado de qualidade, com consequente possibilidade moderada de viés, através da escala Newcastle-Ottawa (NOS). Na regressão linear desenvolvida (correlação entre taxa de sobrevivência, tipo de cimentação e a média de anos de follow-up) não houve significância estatística (respetivamente, p=0.730 e p=0.454). Verificou-se alta heterogeneidade entre estudos (I2=93,74% e Q=79,672). Conclusão: A taxa de sobrevivência global das restaurações unitárias fabricadas com a tecnologia CAD/CAM foi alta e, portanto, apesar das limitações inerentes ao presente estudo, podemos concluir que restaurações monolíticas fabricadas com tecnologia CAD/CAM podem ser uma opção viável e aceitável, particularmente na zona posterior.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Ferreira, Marta Sofia Marques; Silva, Vanessa Maria Barroso dos Santos; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso daO presente trabalho destina-se a descrever e analisar, a atividade clínica do binómio 80, realizada na Clínica Dentária, da Universidade Católica Portuguesa de Viseu, no período de setembro de 2019 até março de 2020. Atualmente a medicina dentária está a evoluir no sentido em que cada vez mais se observa uma mudança positiva no comportamento da população portuguesa visto que existe uma procura crescente por um acompanhamento do estado da sua saúde oral. O relatório apresentado visa uma análise descritiva da atividade clínica exercida pelo binómio 80, com o objetivo de caraterizar a população que frequenta a Clínica Dentária da Universidade Católica Portuguesa. Este relatório contém também dois casos clínicos diferenciados, os quais estão a ser desenvolvidos nas disciplinas de Prostodontia Fixa e Odontopediatria. Os dados de cada paciente foram recolhidos em cada consulta com base na ficha clínica de cada área disciplinar e inseridos no software de gestão NewSoft®. Para a análise da amostra, utilizou-se o software Microsoft Excel® para Office 365, onde se avaliou o género, idade, tipo de hábitos de higiene oral e área clínica em que cada paciente foi observado. O objetivo deste relatório é analisar o protocolo clínico aplicado aos pacientes de acordo com cada área disciplinar, assim com descrever e discutir os princípios teóricos para abordagem de cada caso clínico diferenciado.
- Importância da tomografia computadorizada no auxílio da implantologiaPublication . Santos, Thomas Soares dos; Fernandes, Gustavo Vicentis de Oliveira; Davila Junior, Elias CarlosA solicitação de exames de imagem é considerada um dos primeiros passos para avaliar a possibilidade de instalação de implantes dentários em pacientes. A Tomografia Computadorizada é considerada a primeira opção entre os métodosde obtenção de imagens das estruturas ósseas, por reproduzir um corte do corpo humano e gerar imagens em nível tridimensional, com finalidade diagnóstica. Desta forma, este trabalho teve por objetivo analisar, através de revisão narrativa da literatura, o uso da Tomografia Computadorizada em Medicina Dentária, em especial no planeamento para implantes. A importância desta narrativa está na razão do fornecimento de dados fidedignos que irão auxiliar o Médico Dentista na determinação da posição, do eixo de inserção, do número e do tamanho dos implantes dentários e, também, na quantidade e qualidade do tecido ósseo e das estruturas anatómicas circunjacentes que são analisadas, a fim de se obter os melhores e mais previsíveis resultados. Desta forma, pode-se concluir que a utilização da Tomografia Computadorizada na prática diária do médico dentista tem ajudado nos diagnósticos e no alcance da maior previsibilidade do sucesso clínico.
- Prótese sobre implante cimentada X parafusada : uma revisão narrativa da literaturaPublication . Silva, Rodrigo Ferreira; Fernandes, Gustavo Vicentis de OliveiraObjetivos: O objetivo deste estudo foi comparar as próteses implanto-suportadas parafusadas com as cimentadas, avaliando as vantagens e desvantagens de cada método na prática clínica através de uma revisão narrativa da literatura. Material e métodos: A metodologia foi a revisão de literatura nas bases de dados MEDLINE/Pubmed, Bireme e Science Direct com a utilização de descritores em português e inglês, a saber: “Próteses implanto-suportadas”, “Próteses implanto-suportadas parafusadas”; “Próteses implanto-suportadas cimentadas”; “Implant-supported prostheses”; “Screw”; “Cemented” e variáveis associadas. O período utilizado como critério de inclusão compreendeu os últimos 13 anos, ou seja, utilizaram-se somente artigos publicados entre os anos de 2007 a 2020 e foram selecionados artigos publicados em português e inglês. Resultados: Cada método de retenção tem suas vantagens e desvantagens fazendo com que a escolha do melhor método dependa das características e necessidades de cada paciente. Como resultados, pode-se citar que, independente da técnica, excelentes resultados podem ser alcançados na questão estética, capacidade de resistência, retenção, biomecânica, oclusão, reversibilidade, dentre outras. Conclusões: De uma forma geral, observou-se que as restaurações do tipo cimentadas são normalmente utilizadas nas reabilitações unitárias, onde o apelo estético parece ser o ponto central da escolha, ao passo que as próteses tipo parafusadas ancoram sua principal vantagem como sendo a reversibilidade em caso de problemas associados.