Browsing by Issue Date, starting with "2020-08-19"
Now showing 1 - 10 of 57
Results Per Page
Sort Options
- Prótese sobre implante cimentada X parafusada : uma revisão narrativa da literaturaPublication . Silva, Rodrigo Ferreira; Fernandes, Gustavo Vicentis de OliveiraObjetivos: O objetivo deste estudo foi comparar as próteses implanto-suportadas parafusadas com as cimentadas, avaliando as vantagens e desvantagens de cada método na prática clínica através de uma revisão narrativa da literatura. Material e métodos: A metodologia foi a revisão de literatura nas bases de dados MEDLINE/Pubmed, Bireme e Science Direct com a utilização de descritores em português e inglês, a saber: “Próteses implanto-suportadas”, “Próteses implanto-suportadas parafusadas”; “Próteses implanto-suportadas cimentadas”; “Implant-supported prostheses”; “Screw”; “Cemented” e variáveis associadas. O período utilizado como critério de inclusão compreendeu os últimos 13 anos, ou seja, utilizaram-se somente artigos publicados entre os anos de 2007 a 2020 e foram selecionados artigos publicados em português e inglês. Resultados: Cada método de retenção tem suas vantagens e desvantagens fazendo com que a escolha do melhor método dependa das características e necessidades de cada paciente. Como resultados, pode-se citar que, independente da técnica, excelentes resultados podem ser alcançados na questão estética, capacidade de resistência, retenção, biomecânica, oclusão, reversibilidade, dentre outras. Conclusões: De uma forma geral, observou-se que as restaurações do tipo cimentadas são normalmente utilizadas nas reabilitações unitárias, onde o apelo estético parece ser o ponto central da escolha, ao passo que as próteses tipo parafusadas ancoram sua principal vantagem como sendo a reversibilidade em caso de problemas associados.
- Apexificação em dentes imaturos : revisão narrativaPublication . Mathias, Fabio Raimondi; Cardoso, Miguel Agostinho Beco Pinto; Noites, Rita Brandão de PinhoA apexificação é a alternativa não cirúrgica para o tratamento de dentes com rizogénese incompleta, com necrose pulpar devida a lesões cariosas ou traumatismos . Este procedimento tem suma importância nos casos onde a formação apical está incompleta , para viabilizar a obturação futura, e manter os tecidos perirradiculares saudáveis. Cabe destacar que a apexogénese é efetuada apenas em dentes com a polpa vital, o que permite o desenvolvimento fisiológico da raiz e a sua completa formação, enquanto que a apexificação trata de dentes permanentes jovens com ápice incompleto e polpa necrosada. O presente estudo demonstrou que existem diversos materiais que podem ser empregados na apexificação como o hidróxido de cálcio, o agregado trióxido mineral e o Biodentine sendo que os dois primeiros são os mais utilizados pelos médicos dentistas. O tratamento com hidróxido de cálcio mostra-se, mas requer tempo, entre 9 e 24 meses, dependendo do estadio de desenvolvimento radicular, com trocas constantes do medicamento intracanalar. Já o MTA é um material mais recente e que requer um tempo menor de tratamento. Ambas as técnicas apresentam uma execução simples, mas têm como desvantagem a não continuação da formação da raiz, pelo que, apesar do encerramento apical da raiz, a mesma permanece frágil e sujeita a fraturas. Atualmente, como alternativa à apexificação surgiu o procedimento de revascularização, que permite a formação de tecido dentro do canal, que restabelece a vitalidade e, permite a continuação do processo de formação radicular, o que torna a raiz mais resistente a fraturas e com maior possibilidade de manutenção do dente.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Raso, Mariaselene; Borges, Tiago Gonçalves Ferreira; Almeida, Bruno Alexandre Morais Leitão deIntrodução: A Medicina Dentária é a área que trata dos cuidados de saúde oral, além do estudo das patologias associadas e as várias técnicas de tratamento. Tanto o sucesso dos procedimentos, quanto a elaboração de um correto diagnóstico, permitem eliminar as causas da dor, devolvendo ao paciente o conforto de um aparelho estomatognático funcional e a confiança ligada ao aspeto estético, no qual o sorriso tem um papel fundamental. Isto faz com que haja uma melhoria da saúde psicofísica, aprimorando a qualidade de vida do paciente. Atividade Clínica: O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise quantitativa e qualitativa da atividade clínica realizada durante o último ano de Mestrado Integrado em Medicina Dentária, na Clínica da Universidade Católica Portuguesa. São apresentados os dados relativos aos atos como operador e assistente, o número total de consultas por cada área disciplinar, os tipos de tratamentos realizados, bem como os dados relativos aos hábitos e doenças sistémicas dos pacientes. Casos Clínicos: Nesta secção são apresentados quatro casos clínicos diferenciados, descrevendo as consultas de avaliação, sucessivamente é apresentado o diagnóstico e relativo plano de tratamento sendo, este último, seguido durante a sua realização. De facto, o primeiro caso trata de uma reabilitação no setor antero-superior, feita com prótese fixa do tipo cantilever, para devolver função e estética à paciente. O segundo caso é a realização de uma goteira de relaxamento executada utilizando o workflow digital. O terceiro caso relata a exodontia de um terceiro molar inferior por técnica fechada. O quarto e último caso é a restauração direta de lesões não cariosas.
- Proposta de biomarcadores salivares para líquen plano oral : abordagem bioinformáticaPublication . Santos, José Pedro Figueiredo de Melo; Rosa, Nuno Ricardo das Neves; Esteves, Ana Cristina de FragaIntrodução: o Líquen Plano é uma patologia inflamatória crónica, mucocutânea, com possível origem autoimune. As classificações clínicas de Líquen Plano Oral mais assiduamente descritas são a reticular, erosiva, bolhosa e em forma de placa. Embora a apresentação clínica faça parte do diagnóstico, é recomendado que este seja confirmado com recurso a biópsia das lesões e respetiva confirmação histológica e, por vezes, com recurso a biomarcadores. Contudo, falta desenvolver informação que auxilie na identificação de painéis de biomarcadores específicos, precoces e objetivos, bem como esclarecer os aspetos moleculares do desenvolvimento e manifestação da patologia. Objetivo: desenvolvimento de uma estratégia bioinformática que permita a identificação de um conjunto de proteínas orais diferencialmente expressas em pacientes com Líquen Plano Oral, que permita propor um painel de biomarcadores salivares uteis para o diagnóstico desta doença. Métodos: identificação de estudos de proteómica de saliva associados a Líquen Plano e anotação manual da informação relevante sobre as proteínas identificadas em pacientes com a patologia. Análise funcional do proteoma salivar anotado, com levantamento dos processos biológicos associados a cada proteína e associação com outas patologias, com patologias autoimunes, e com Líquen Plano. Seleção de um painel de biomarcadores salivares para o Líquen Plano Oral. Resultados: os estudos identificados permitiram a anotação de 136 proteínas diferentes. Destas, 42 foram associadas a pelo menos um processo biológico relacionado com o Líquen Plano Oral, 102 já se encontravam associadas a uma ou mais patologias, das quais 53 apresentaram associação com patologias autoimunes e 10 com Líquen Plano. Conclusão: foram identificadas seis proteínas que cumpriram os critérios para integrarem um painel de biomarcadores salivares para o Líquen Plano Oral: TNF-α, TNFR-2 (ou TNFR-1β), IL-1α, IL-6, fibrinogénio cadeia β e componente do complemento C3. Sugere-se a validação deste painel.
- Mantenedores de espaço : revisão narrativaPublication . Peixoto, Raul Abílio da Silva; Figueiredo, Andreia Sofia de PaivaA dentição decídua é de extrema importância porque para além de auxiliar na mastigação, fonética e estética, guia e mantém o espaço na arcada para a erupção dos dentes permanentes. Porém, esta dentição temporária pode ser perdida precocemente devido a cárie, trauma, infeção… Para minimizar o impacto desta perda no perímetro da arcada devemos atuar para ser possível a manutenção destas dimensões do espaço. Com esse objetivo são usados mantenedores de espaço que podem ser fixos, a um extremo ou dois extremos, ou removíveis. São colocados em boca até à erupção do(s) dente(s) permanente(s) sucessor(es). Estes impedem a movimentação dos dentes adjacentes para o espaço edêntulo, desta forma prevenindo-se a redução do perímetro da arcada, as erupções ectópicas, as impactações dos dentes definitivos, o apinhamento dentário e mordidas cruzadas, entre outros. Podemos, usando os mantenedores de espaço, resolver um problema ou se não o conseguirmos resolver de forma definitiva, no mínimo conseguimos minorar as suas consequências.
- Atitudes e comportamentos de saúde oral em estudantes de enfermagemPublication . Dias, Inês Margarida de Sousa Saraiva; Veiga, Nélio Jorge; Couto, Patrícia Sofia SoaresIntrodução: Os enfermeiros são muitas vezes os profissionais de saúde a terem o primeiro contacto com os pacientes. Tendencialmente, a população em geral preocupa-se mais com a sua saúde física do que propriamente com a saúde oral. Assim, os enfermeiros são um dos agentes primordiais na missão de educar os pacientes nas variadas vertentes da saúde e também na promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais. Objetivos: Avaliar as atitudes e os comportamentos de saúde oral dos estudantes de enfermagem. Materiais e Métodos: Estudo transversal com uma amostra aleatória de 289 estudantes de enfermagem que frequentavam a Escola Superior de Saúde da Região Centro. A recolha de dados foi efetuada através de um questionário auto-aplicado sobre as atitudes e os comportamentos de saúde oral que incluía o Hiroshima University Dental Behavioural Inventory (HUDBI), seguido de uma inspeção intra-oral. Resultados: Verificámos que 71,6% dos estudantes adotavam atitudes e comportamentos de saúde oral adequados. A média de scores de HUDBI foi de 7,3 ± 12 sendo que, este aumentava consoante o ano de curso contudo, não apresentavam diferenças estatísticas significativas. Verificou-se também que os estudantes cujos pais eram profissionais de saúde tinham melhores scores de HUDBI. Conclusão: Os resultados são consistentes com a investigação nacional e internacional, confirmando que as atitudes e os comportamentos dos estudantes de enfermagem no que consta à saúde oral são adequados. Todavia, não se confirmou a relação entre as variáveis sociodemográficas, comportamentos de risco e vigilância da saúde oral. Sugere-se que sejam implementados programas de educação para os enfermeiros recém-formados, bem como incentivar a fazer rotineiramente consultas de check-up onde serão dadas instruções e motivação para uma boa higiene oral e alertar para os fatores de risco das doenças orais.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Catalano, Giulia; Cardoso, Miguel Agostinho Beco Pinto; Paixão, Ana Sara RodriguesIntrodução: Ao longo do tempo, a ciência da Medicina Dentária, juntamente com outras áreas da saúde envolvidas na cura das patologias orais, demonstrou ter maior relevância na vida de cada indivíduo, principalmente pelo facto que o progresso da sociedade contemporânea, quer em termos tecnológicos quer educacionais, tem ação direta sobre os hábitos, desejos e tendências estéticas, saúde geral. Ela permitiu ainda melhorar significativamente a qualidade de vida, bem como a função do sistema estomatognático. Cada vez mais, os cuidados de higiene oral e o planeamento de reabilitações complexas são prioridade dos pacientes. Na Universidade Católica Portuguesa de Viseu os fundamentos teóricos e o ensino prático na Clínica Universitária estão na base da formação completa do aluno e na obtenção do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. A elaboração de um correto diagnóstico e tipo de tratamento é o resultado de uma componente multidisciplinar entre diversas áreas clínicas, como a Cirurgia Oral, a Dentisteria Operatória, a Endodontia, a Medicina Oral, a Oclusão, a Odontopediatria, a Ortodontia, a Periodontologia, a Prostodontia Fixa ou a Prostodontia Removível. Atividade Clínica: o presente relatório consta de uma introdução geral da Medicina Dentária, de uma análise estatística descritiva de todos os dados recolhidos durante o atendimento dos pacientes nas consultas realizadas pelo binómio 73 e, por último, da descrição de três casos clínicos diferenciados atinentes às áreas da Medicina Oral e Prostodontia Removível, dando maior enfoque às técnicas usadas, ao plano de tratamento e ao follow-up final. Casos clínicos: o primeiro caso trata da remoção de um mucocelo no lábio inferior, através de bisturi tradicional para sua exérese. O segundo caso, é a confeção de uma sobredentadura implantossuportada com attachment tipo Locator®. O terceiro caso é o planeamento multidisciplinar para reabilitação protética removível, envolvendo as disciplinas de Endodontia, Dentisteria Operatória e Cirurgia Oral.
- Eficácia de intervenções educativas na saúde oral da criança : proposta para o projeto Ser CriançaPublication . Dias, Beatriz Gonçalves; Veiga, Nélio Jorge; Duarte, Ana Sofia Direito dos Santos; Moura, Anna Carolina Volpi Mello deAo longo dos anos tem-se assistido a uma crescente e efetiva integração e participação da saúde oral no conceito de saúde geral. A ausência de intervenções educativas infantis, assim como a aplicação de estratégias comportamentais ainda são consideradas lacunas na sociedade atual. O objetivo geral desta dissertação passou pela análise da eficácia das intervenções educativas na saúde oral da criança, sendo também proposto uma estratégia para o Projeto “Ser Criança”. Como resultado da revisão narrativa das intervenções educativas é crucial realçar que a maior parte das atividades lúdicas são proveitosas na transmissão de valores motivacionais. O recurso aos jogos didáticos, exploração de macro modelos odontológicos, o teatro e a música são exemplos válidos destas atividades. Também as intervenções baseadas em meios digitais (aplicações informáticas e internet) provam ser uma constante demonstração de sucesso para o crescimento pessoal e cognitivo das crianças. A aposta numa ferramenta digital dirigida aos ensinos pré-escolar e escolar, através de uma vertente web-base permite, especialmente no contexto de pandemia que se vive atualmente, o acesso imensurável a múltiplas possibilidades. A proposta para o Projeto “Ser Criança” envolve a elaboração de um site - “Ser Criança - Aprender a Sorrir” dirigido para os três grupos-alvo: crianças, pais e educadores/professores. Com esta proposta, espera-se que crianças, famílias e comunidades escolares melhorem hábitos comportamentais relativos à saúde oral e que, de certa forma, funcionem como um todo na apreensão de conhecimento, prevenção e adesão a intervenções educacionais. A educação de futuras gerações que envolva estratégias interventivas educativas aliciantes, didáticas e, acima de tudo pedagógicas pode revolucionar o atual panorama de ensino, principalmente na medicina dentária.
- Impacto da saúde oral e da capacidade mastigatória no estado nutricional de utentes institucionalizados : estudo pilotoPublication . Silva, Joana Catarina Marques; Couto, Patrícia Sofia Soares; Veiga, Nélio JorgeIntrodução: A população portuguesa mostra-se cada vez mais envelhecida. O desenvolvimento de doenças inerentes ao envelhecimento, a solidão e o aumento da dependência implicam cuidados, que por vezes vão além do que os próprios idosos ou os familiares conseguem acompanhar, conduzindo à necessidade da institucionalização. Idades mais avançadas estão associadas a uma diminuição da saúde oral e ao aumento de alterações na cavidade oral, nomeadamente a perda dentária. Estas alterações têm um papel importante na mastigação, podendo influenciar a ingestão de nutrientes. Objetivos: O presente estudo visa verificar a influência da condição de saúde oral e capacidade mastigatória sobre o estado nutricional dos idosos institucionalizados e determinar quais os principais fatores orais que interferem com a dieta. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo epidemiológico observacional descritivo transversal. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e de saúde oral, o Índice de Leake, o Índice CPOD, o Índice de Massa Corporal (IMC) e o Mini Nutritional Assessment (MNA). Os dados recolhidos foram tratados estatisticamente através do software IBM SPSS Statistics®. Resultados: Numa amostra de 20 participantes, de duas instituições no concelho de Viseu, a média de idades era de 80,05 ±7,55 anos, sendo 75,0% do género feminino. Além de 40,0% da amostra ser totalmente edêntula, metade destes não apresentava qualquer tipo de reabilitação protética. O valor médio do Índice CPOD foi de 19,5 ± 11,92. Segundo o Índice de Leake, 70,0% dos inquiridos não conseguia consumir alimentos duros. De acordo com o MNA, todos os utentes se encontravam num estado nutricional “normal” e, segundo o IMC, 85,0% encontravam-se num nível de pré-obesidade ou de obesidade. Conclusões: A precariedade da saúde oral permanece uma realidade. Não foi provado um impacto do estado da saúde oral e da capacidade mastigatória no estado nutricional, no entanto verifica-se que houve um compromisso da escolha alimentar em função destes dois fatores.
- A gengivectomia como ferramenta no equilíbrio das proporções dentárias : revisão narrativa a propósito de um caso clínicoPublication . Ferreira, Joana Filipa da Silva Cadima; Sousa, Rute Patrícia Alves do Rio Pereira de; Lopes, Pedro André Ferreira CamposNa medicina dentária moderna, a estética assume um papel preponderante. Porém, é individual e subjetiva, e os parâmetros estéticos são variáveis. Na tentativa de contrariar a subjetividade estética, a medicina dentária dispõe de diferentes regras para alcançar sorrisos harmoniosos e atraentes. O sorriso é influenciado por uma tríade: dentes, lábios e gengiva que devem estar em harmonia, cujo equilíbrio é fundamental na avaliação da estética do sorriso. Na ausência desse equilíbrio podem surgir assimetrias, nomeadamente nas proporções dentárias. Se o responsável pelo desequilíbrio for gengival, o equilíbrio das proporções dentárias pode ser conseguido recorrendo à remodelação do tecido gengival com recurso a técnicas de cirurgia periodontal como a gengivectomia a bisturi ou a laser. O presente trabalho visa assim analisar os parâmetros estéticos do sorriso e perceber de que forma a gengivectomia pode auxiliar no equilíbrio das proporções dentárias.