Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Eficácia de intervenções educativas na saúde oral da criança : proposta para o projeto Ser Criança

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Ao longo dos anos tem-se assistido a uma crescente e efetiva integração e participação da saúde oral no conceito de saúde geral. A ausência de intervenções educativas infantis, assim como a aplicação de estratégias comportamentais ainda são consideradas lacunas na sociedade atual. O objetivo geral desta dissertação passou pela análise da eficácia das intervenções educativas na saúde oral da criança, sendo também proposto uma estratégia para o Projeto “Ser Criança”. Como resultado da revisão narrativa das intervenções educativas é crucial realçar que a maior parte das atividades lúdicas são proveitosas na transmissão de valores motivacionais. O recurso aos jogos didáticos, exploração de macro modelos odontológicos, o teatro e a música são exemplos válidos destas atividades. Também as intervenções baseadas em meios digitais (aplicações informáticas e internet) provam ser uma constante demonstração de sucesso para o crescimento pessoal e cognitivo das crianças. A aposta numa ferramenta digital dirigida aos ensinos pré-escolar e escolar, através de uma vertente web-base permite, especialmente no contexto de pandemia que se vive atualmente, o acesso imensurável a múltiplas possibilidades. A proposta para o Projeto “Ser Criança” envolve a elaboração de um site - “Ser Criança - Aprender a Sorrir” dirigido para os três grupos-alvo: crianças, pais e educadores/professores. Com esta proposta, espera-se que crianças, famílias e comunidades escolares melhorem hábitos comportamentais relativos à saúde oral e que, de certa forma, funcionem como um todo na apreensão de conhecimento, prevenção e adesão a intervenções educacionais. A educação de futuras gerações que envolva estratégias interventivas educativas aliciantes, didáticas e, acima de tudo pedagógicas pode revolucionar o atual panorama de ensino, principalmente na medicina dentária.
Over the years, there has been an increasing and effective integration and participation of oral health in the concept of general health. The absence of educational interventions for children, as well as the application of behavioral strategies are still considered gaps in today's society. The main objective of this dissertation was to analyze the effectiveness of educational interventions in children's oral health, and a strategy for the “Ser Criança” project was also proposed. As a result of the narrative review of educational interventions, it is crucial to emphasize that most recreational activities are beneficial in the transmission of motivational values. The use of educational games, exploration of macro dental models, theater and music are valid examples of these activities. Interventions based on digital media (applications or “apps” and the Internet) also prove to be a constant demonstration of success for children's personal and cognitive growth. The bet on a digital tool aimed at pre-school and school education, through a web-based aspect allows, especially in the context of the current pandemic, an immeasurable access to multiple possibilities. The interventive suggestion for the “Ser Criança” Project involves the development of a website - “Ser Criança – Aprender a Sorrir” destined to three target groups: children, parents and educators / teachers. With this proposition, it is expected that children, families and school communities change behavioral habits related to oral health. They work as a whole in the apprehension of knowledge, prevention and adherence to educational interventions. Educating the next generation using attractive educational, didactic and, above all pedagogical interventions can revolutionize the current teaching landscape, especially in the field of dental medicine.

Description

Keywords

Intervenção Crianças Saúde oral Educação digital Intervention Children Oral health Digital education

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue