Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-31"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Distance learning in the pursuit of public policies of economic interest and valorization of knowledgePublication . Gonçalves, JoãoThis article is based on research whose objective was to analyze the impact of technological development and distance learning in the pursuit of public policies of economic interest and valorization of knowledge in force in Portugal. The research showed that technological progress and development and distance learning had been the essential elements for the achievement of the objectives of public policies that have been defined in Portugal in the particular field of qualification of workers and the valorization of knowledge, modernization of companies and the economy.
- Comunidade compassiva : uma estratégia empoderadora da promoção da saúdePublication . Fialho, Sara Dinis Alves da Cruz; Figueiredo, Amélia SimõesO envelhecimento da população exige respostas multidisciplinares e multissectoriais. O aumento da prevalência das doenças crónicas, graves, incapacitantes e progressivas, na sua maioria caracterizadas com necessidades paliativas, corresponde a um desafio social tornando-se num grave problema de Saúde Pública. Capacitar a Comunidade na resposta às necessidades dos seus membros com doença avançada e em fim de vida e dos seus cuidadores, necessita de uma abordagem de Promoção da Saúde baseada no Empoderamento Comunitário. Empoderar a Comunidade no Cuidado Paliativo, traduz-se num aumento da qualidade de vida dos seus membros que vivem nestas situações de grande vulnerabilidade e de sofrimento. A prática de Comunidade Compassiva surge como uma estratégia útil inerente a este processo. Procura capacitar as Comunidades nos cuidados mediante a criação de uma cultura baseada na compaixão, complementando ao mesmo tempo a abordagem holística que os Cuidados Paliativos procuram a nível comunitário. Neste sentido, procedeu-se ao desenvolvimento e implementação de um projeto de intervenção comunitária orientado para a Comunidade como cliente. Teve como objetivo geral contribuir para a melhoria da Gestão Comunitária através da promoção da Liderança Comunitária, capacitando a Comunidade Residencial para Pessoas Idosas no cuidado à pessoa com doença avançada e em fim de vida. A intervenção desenvolveu-se segundo a Metodologia do Planeamento da Saúde e o referencial teórico foi suportado pelo Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC). Para o Diagnóstico de Situação utilizou-se a técnica de focus group. Os dados foram analisados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. As necessidades identificadas foram priorizadas estando relacionadas com o défice de conhecimento na definição conceptual de Cuidados Paliativos, Empatia, Compaixão e no Processo inerente à Morte e à Comunicação com a pessoa e família. Optou-se pela estratégia de Educação para a Saúde. A avaliação da intervenção, de acordo com os indicadores de atividade e de resultado estabelecidos, revelou-se positiva. Sugere ganhos significativos na aquisição de conhecimentos, fulcral para o Empoderamento Comunitário.
- Alimentos geneticamente modificados: construção e validação de um questionário para averiguar o conhecimento, a opinião e a formação de médicos e nutricionistasPublication . Vieira, Isabella Ribeiro de Figueiredo; Brandão, Teresa; Pinto, Elisabete; Silva, MargaridaIntrodução: Alimentos geneticamente modificados (AGM) entraram recentemente no mercado europeu. Essa decisão política gerou polêmica social devido ao debate sobre os riscos reais à saúde e ao meio ambiente. Diante dessa realidade, profissionais da saúde, como médicos e nutricionistas, desempenham papel fundamental na decodificação dessa nova tecnologia de alimentos. Portanto, é relevante um diagnóstico da realidade pessoal, profissional e das necessidades de treinamento desses especialistas em relação ao AGM. Objetivos: Construir e validar um questionário para caracterizar as necessidades de conhecimento, opinião e treinamento de nutricionistas e médicos sobre alimentos geneticamente modificados. Método: o questionário foi implementado on-line em 2016, com um total de 526 respondentes. Foram aplicadas estratégias de validação por meio de análise semântica, análise de consistência interna e análise fatorial exploratória. Resultados e Discussão: O questionário foi validado, apresentando confiabilidade baseada no coeficiente alfa de Cronbach de 0,76. Foram extraídos 17 fatores, organizados em quatro temas: opinião, formação, conhecimento e realidade pessoal / profissional. Este artigo destaca a importância dos procedimentos estatísticos na validação de questionários. Conclusão: O questionário pode ser implementado como uma ferramenta de diagnóstico para verificar a realidade dos profissionais de saúde (médicos e nutricionistas, em particular) que lidam com os desafios da introdução de alimentos transgênicos na dieta alimentar humana.
- Resultados sensíveis às intervenções de enfermagem em modelos de cuidados para pessoas com multimorbilidadePublication . Gonçalves, Isabel; Mendes, Diana; Caldeira, Sílvia; Nunes, Elisabete
- O (in)sucesso escolar no 1º ano dos cursos de licenciatura em Engenharia em Angola : realidades, complexidades e possibilidades segundo a perceção de professores e alunosPublication . Tumbula, Samuel Helena; Azevedo, Manuel Joaquim Pinho Moreira de; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraA democratização das sociedades e do ensino no século XX trouxe como consequência a massificação do ensino nos vários níveis do sistema escolar. No ensino superior esta realidade manifesta-se através da presença de um público cada vez mais crescente e heterogéneo e duma universidade que se mostra algo desadaptada para acompanhar alunos com perfis socioeconómicos, culturais e académicos diferenciados, com diferentes ritmos de aprendizagem, e muitos deles com percursos escolares marcados pelo insucesso escolar. Nesta conformidade a presente investigação visou analisar os fatores determinantes do insucesso e sucesso escolar no 1º ano dos cursos de engenharia segundo a perceção dos professores e alunos de instituições do ensino superior de Angola. Foi utilizada uma metodologia mista. Destarte, foi aplicado um questionário sobre o sucesso e insucesso escolar a 23 professores de vários cursos de engenharia (91% homens e 9% mulheres) e a 491 alunos (76% homens e 24% mulheres) do 1º ano de engenharia. Para gerar informações de natureza qualitativa e favorecer a triangulação de dados, entrevistaram-se também 10 professores (70% homens e 30% mulheres) que lecionavam no 1º ano dos cursos de engenharia, sobretudo professores que lecionavam unidades curriculares com elevados índices de insucesso escolar, e foram organizados 6 focus group com 64 estudantes (63% homens e 37% mulheres) que estavam na condição de repetentes de uma ou mais unidades curriculares do 1º ano dos cursos de engenharia em Angola. Os fatores de insucesso e sucesso escolar no 1º ano de engenharia identificadas pelos professores e alunos estão relacionados com os professores, os alunos, a instituição de ensino e as políticas educativas. Os resultados deste estudo apontam para discordâncias significativas entre professores e alunos sobre os fatores de insucesso escolar no 1º ano dos cursos de engenharia, sendo que os professores tendem a externalizar as causas do insucesso escolar atribuindo a grande parte da responsabilidade aos alunos. Os alunos, por seu turno, parecem identificar como responsáveis do insucesso escolar os dois atores do processo de ensino-aprendizagem, o aluno e o professor. Segundo as perceções dos professores e alunos, as causas do insucesso escolar na esfera dos professores prendem-se essencialmente com as estratégias ineficazes de ensino, a avaliação de cariz sumativa, o distanciamento do professor em relação aos alunos, a inflexibilidade curricular e o défice de formação dos professores; na esfera dos alunos, as causas do insucesso estão relacionadas com o rendimento académico prévio, a falta de motivação intrínseca, o baixo envolvimento do estudante, a transição e adaptação ao ensino superior e as dificuldades sociais e económicas dos alunos; na esfera da instituição de ensino e políticas educativas, temos a falta de visão da liderança, os desajustes curriculares, a língua de ensino, o desajuste entre o curso frequentado no ensino superior e o projeto vocacional do estudante e a superlotação das turmas. Quanto aos fatores de sucesso escolar dos alunos no 1º ano dos cursos de engenharia os dados apontam para uma aproximação de perceções entre professores e alunos. Na esfera dos professores, os fatores de sucesso escolar estão relacionados essencialmente com o facto de ter professores que podem inspirar os alunos e as competências pedagógicas dos professores; na esfera dos alunos, os fatores de sucesso escolar prendem-se com um maior envolvimento do estudante (independentemente das bases que ele possa ter no início do curso superior), a motivação intrínseca, a maturidade, a orientação vocacional e a capacidade de raciocinar logicamente. Contudo, uma preparação académica anterior consistente e ligada à área ou curso de formação superior parece influenciar bastante na aprendizagem e no desempenho académico dos alunos no 1º ano dos cursos de engenharia; na esfera da instituição de ensino e das políticas educativas a promoção do sucesso escolar requer uma maior atenção na flexibilização curricular (diferenciação pedagógica), a tutoria, a formação dos professores e o apoio social. Foram analisadas e discutidas as implicações destes resultados nas práticas educativas e sugeridas pistas de reflexão para investigações futuras no âmbito da promoção do sucesso escolar no 1º ano do ensino superior.
- Autonomous weapon systems and international law : refusing impunityPublication . Rego, Ema Margarida Correia; Lopes, José Alberto Ferreira AzeredoMore than ever, the competition to lead the technological race puts artificial intelligence in the centre of the global power play. The idea of a potential mortal weapon system that does not require a human agent on the loop is far from being just an academic hypothesis and the question arises on whom to allocate responsibility for its unlawful acts. Being a current topic, transversal to several legal and ethical issues, the focus of the present dissertation will remain on the possibility of accountability for Autonomous Weapon System’s unlawful acts in International Armed Conflicts.
- Práticas de gestão escolar : mapeamento das práticas de gestão escolar de uma escola municipal na cidade de Palmas - TOPublication . Sousa, Valderice Costa de; Estêvão, Carlos Alberto VilarAs práticas de gestão escolar são o objeto de estudo dessa dissertação, com o objetivo de conhecer quais são as práticas da gestão que favorecem a aprendizagem e desempenho dos alunos, buscou-se investigar e responder a seguinte questão: quais são as práticas da gestão escolar que fazem com que uma escola municipal esteja posicionada entre os primeiros lugares no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica na cidade de Palmas - TO? As respostas a esse questionamento constituíram-se em informações que subsidiaram as análises desta investigação. Assim, a hipótese da pesquisa é: as práticas de gestão de uma escola bem posicionada no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica caracterizam-se por serem democráticas e participativas e orientadas para a eficiência, eficácia e qualidade. A proposta metodológica classifica-se em quali-quantitativa, e o objeto de estudo caracteriza-se, como um estudo de caso, devido este, consistir na investigação da particularidade de um caso singular. A coleta de dados ocorreu por meio de três técnicas: realização das entrevistas semiestruturadas com a gestora e professores, aplicação de questionário aos professores e observação da rotina escolar. A análise dos dados constituiu-se em um conjunto de informações baseadas no estudo das legislações específicas que, estabelecem normas para o ensino brasileiro, e, as concepções teóricas de autores que discutem a temática: Estêvão, Paro, Lück, Libâneo, Ferreira e Veiga, os quais avaliam sobre os avanços e desafios das práticas da gestão democrática e participativa nas escolas públicas. Esta pesquisa está estruturada em cinco capítulos. O primeiro discute sobre as práticas de gestão; o segundo apresenta o conceito de participação; o terceiro analisa sobre a gestão escolar no contexto brasileiro; o quarto apresenta o percurso metodológico e expõe os caminhos percorridos para produção dos dados; o quinto mostra as análises e interpretação dos dados, constituído em categorias de análises para facilitar a compreensão. Assim, considera-se, que a efetividade da gestão democrática e participativa orientada para excelência do ensino-aprendizagem contribui significativamente para a melhoria da qualidade dos processos educativos.
- Complexity, variation and meaning: an integrated view on language and cognitionPublication . Silva, Augusto Soares daThe complexity of the linguistic system, the variability of meaning and the interindividuality of human cognition are intimately related. By examining language in its effective usage, we cannot help but recognize its great variability and heterogeneity, and one must correlate social variation with conceptual variation. When investigating the variability of meaning, one cannot neglect sociolinguistic variation as one of the factors of this variability, and it becomes inevitable to meet the multidimensionality of meaning in the confluence of its social and conceptual dimensions and in the correlation among perception, action and interaction. Understanding cognition as socioculturally situated makes it inevitable to integrate the social, cultural and interactional aspects in the analysis not only of cognitive capacities in general but also of language. In this study, we attempt to articulate the idea of language as a complex dynamic system with the ascertainment of the intrinsic flexibility of linguistic meaning, which has prototypicality as one of its greater manifestations, and we identify the need for the integration of conceptual and social aspects of language and cognition. We follow the theoretical framework of Cognitive Linguistics, and we argue for the need of advanced multivariate methods that can adequately approach language as a complex dynamic system and a multidimensionality of linguistic meaning.
- Importância da tomografia computadorizada no auxílio da implantologiaPublication . Santos, Thomas Soares dos; Fernandes, Gustavo Vicentis de Oliveira; Davila Junior, Elias CarlosA solicitação de exames de imagem é considerada um dos primeiros passos para avaliar a possibilidade de instalação de implantes dentários em pacientes. A Tomografia Computadorizada é considerada a primeira opção entre os métodosde obtenção de imagens das estruturas ósseas, por reproduzir um corte do corpo humano e gerar imagens em nível tridimensional, com finalidade diagnóstica. Desta forma, este trabalho teve por objetivo analisar, através de revisão narrativa da literatura, o uso da Tomografia Computadorizada em Medicina Dentária, em especial no planeamento para implantes. A importância desta narrativa está na razão do fornecimento de dados fidedignos que irão auxiliar o Médico Dentista na determinação da posição, do eixo de inserção, do número e do tamanho dos implantes dentários e, também, na quantidade e qualidade do tecido ósseo e das estruturas anatómicas circunjacentes que são analisadas, a fim de se obter os melhores e mais previsíveis resultados. Desta forma, pode-se concluir que a utilização da Tomografia Computadorizada na prática diária do médico dentista tem ajudado nos diagnósticos e no alcance da maior previsibilidade do sucesso clínico.
- Família, escola e aprendizagemPublication . Duailibe, Sirlene Rodrigues Lima; Estêvão, Carlos Alberto VilarO presente trabalho tem como objetivo falar sobre a importância da colaboração da família no processo aprendizagem dos alunos de uma escola municipal de Porto Nacional – Tocantins, no qual aborda a importância da parceria entre escola e família em prol de um ensino de qualidade. Atualmente está comum em nossas escolas, a não colaboração da família na vida escolar do aluno, percebemos que isso acontece por vários motivos, seja falta de interesse ou sabedoria das unidades escolares, no qual possa criar esta colaboração. O conceito de que educação é responsabilidade da escola, é errôneo e só contribui para que família e escola sejam cada vez mais distanciadas. Os estudos mostram que a colaboração da família com a escola exerce grande importância na aprendizagem da criança, visto que na família que são trabalhadas as primeiras formações morais e na escola se consolida de forma sistemática. Conclui-se que é necessário a colaboração da família na condução do processo educacional das crianças, com o objetivo comum a estas instituições e para melhor ênfase surgiu a pesquisa de campo. Diante disso, a referida pesquisa teve como objetivo principal, analisar a importância da família para o ensino aprendizagem dos estudantes. Tratou-se de uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo. Inicialmente, a realização da pesquisa foi feita pela leitura e enquadramento teórico; posteriormente, por meio de questionários e entrevista respondido por professores, pais e diretora escolar de uma determinada escola, em que se buscou respostas para questionamentos partindo da hipótese. E com isso, respondendo às inquietações propostas pelos objetivos da pesquisa. Ao fim da pesquisa, as respostas dos inquiridos evidenciaram, quase que em sua totalidade, que a família exerce papel fundamental na aprendizagem do aluno, no qual contribui não só para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem, mas também para a formação de cidadãos críticos e, que colaboram para o crescimento da sociedade em que vivem. Portanto, concluímos que a nossa hipótese do trabalho, “a participação ativa da família na vida escolar produz impacto positivo na aprendizagem do aluno”, se confirmou.