Browsing by Author "Torres, Eduardo Cintra"
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- Broadcast television flow scheduling and the viewers' zapping: conflicting practicesPublication . Torres, Eduardo CintraBroadcast television and its audiences live a paradoxical situation: on the one hand, channels still schedule according to the concept of flow; on the other hand, viewers' zapping counters it. This paper wishes to ascertain the audiences' practices regarding their fidelity to flow. The research tries to answer these questions: how many viewers watch the same channel during a long consecutive period? How many viewers watch a complete programme? Are there significant differences in zapping versus flow faithfulness according to sex, age, socio-demographic class and cable TV access? Is "companionship television" still a viewers' consume practice? The research verifies the effectiveness of flow scheduling, which, while being an ideology and a scheduling and self-promotion practice, is not a practice of most viewers. The results show that flow faithfulness flow is a minority behaviour mainly of older people, women, lower classes and viewers without occupation.
- Compreender e ultrapassar as dificuldades de avaliação académica da qualidade da televisãoPublication . Torres, Eduardo CintraAs dificuldades de análise da qualidade na televisão são inegáveis: a televisão é uma indústria cultural com uma produção gigantesca, um carácter nacional forte, diferentes formatos institucionais (serviço público, tipos de difusão, cabo, satélite, Internet) e uma vocação para gerar todo o tipo de conteúdos. A maioria dos membros do mundo universitário que gravitam em torno dos estudos culturais, mediáticos e de televisão esquivaram-se ou até recusaram-se a dedicar-se a esse exercício de avaliação, o que está longe de estar em conformidade com a concepção segundo a qual o mundo da investigação foi investido pela sociedade desde há dois milénios para avaliar criações culturais nos outros domínios do conhecimento. Neste texto, tento analisar várias causas desta dificuldade ou recusa de avaliação pelos universitários: a instabilidade conceptual de uma “televisão de qualidade”; os domínios de predilecção (programação, escolhas das audiências) ou evitadas (análise textual); a “impossibilidade” de tratar teoricamente a questão da qualidade em televisão; as atitudes neopopulistas ou conservadoras a respeito dos conteúdos.
- A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a PortugalPublication . Capucho, Carlos; Torres, Eduardo Cintra; Burnay, Catarina DuffO Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.
- Do chefe incontestado ao chefe panóptico: representações fotográficas de Salazar do Notícias Ilustrado ao Século IlustradoPublication . Torres, Eduardo Cintra; Serra, FilomenaEste artigo analisa as representações fotográficas de Oliveira Salazar no Século Ilustrado, desde a sua fundação em 1938 por Leitão de Barros até ao final da Segunda Guerra Mundial, tomando como ponto de partida um anterior estudo sobre a construção da imagem do “Chefe” no Notícias Ilustrado (1928-1935). Adoptámos para o Século Ilustrado uma metodologia semelhante à desse trabalho. Depois do levantamento de todas as imagens fotográficas do ditador até 1945, submetemos as mais significativas capas, contracapas e reportagens a uma análise semiótica que procurou verificar a sintonia das representações com as circunstâncias políticas do regime e do seu líder. Simultaneamente, tentámos interpretar, através da fotografia impressa e das decisões gráficas das duas revistas, o processo de promoção e propaganda de Salazar, bem como a sua passagem de “Chefe consagrado” no Notícias Ilustrado, a “Chefe panóptico” no Século Ilustrado, e como esta identificação coincidiu na revista com a que se desenrolava no espaço público.
- Ensaio sobre o dom na televisãoPublication . Torres, Eduardo CintraO dom tem sido estudado nas mais variadas áreas das relações sociais, mas não na sua concretização televisiva, constante e variada. Partindo da perspetiva da televisão, não só como reprodutora, mas também como produtora de sociedade, tentamos uma abordagem sociológica geral do dom na televisão. Tal como nas restantes relações sociais, ele manifesta-se de diferentes formas, desde os grandes teleeventos caritativos até aos talk shows quotidianos. Apesar de inseridas na esfera mercantil do negócio televisivo, estas emissões mantêm o caráter primordial do dom, reforçando a autoridade da televisão e os laços com a sua audiência.
- Entre o êxito e a consciência no desporto: o treinador de basquetebol universitário em Blue ChipsPublication . Torres, Eduardo Cintra
- La foule religieuse de Lourdes chez Zola et HuysmansPublication . Torres, Eduardo Cintra; Cunha, Manuel Antunes daLe roman Lourdes, d’Émile Zola, systématiquement ignoré par les études sur la foule, dresse en 1894 le modèle de la foule pacifique et généreuse ouverte à une « religion nouvelle » de justice et de bonheur, mais également prête à être dirigée par un meneur conservateur. Zola est vraisemblablement le premier grand auteur à étudier la foule sous cet angle, anticipant de la sorte un changement de ton de la part des spécialistes de la foule de la fin du XIXe siècle, notamment Gabriel Tarde et Gustave Le Bon. Ces auteurs se font ainsi l’écho de cette foule si différente de la redoutée foule prolétaire urbaine. L’œuvre littéraire Les foules de Lourdes, de Joris-Karl Huysmans (1906), consolide la notion de foule positive, mais, contrairement à Zola, en l’intégrant dans la religion catholique officielle.
- A multidão e a televisão: representações contemporâneas da efervescência colectivaPublication . Torres, Eduardo Cintra
- O protagonismo midiático da multidão nos movimentos sociaisPublication . Torres, Eduardo CintraA importância adquirida por movimentos sociais e pela sua expressão multitudinária e midiática na vida política e social de países como o Egito, a Tunísia, o Brasil, a Turquia ou a Ucrânia é aceita com unanimidade pelos analistas na imprensa e nos estudos acadêmicos. Este artigo pretende refletir sobre aspectos que, todavia, não parecem estar devidamente identificados e estabelecidos: o momento de multidão como, ainda e sempre, o ponto de viragem no impacto de um movimento social; a relevância da multidão para além do eventual fracasso dos objetivos que a motivaram; a explicação da manutenção da importância das midias “tradicionais” na era da Internet e das redes sociais eletrônicas; a filiação histórica das principais características do fenômeno multitudinário e o acento correto no que é realmente novo, caso do marcado empoderamento do indivíduo em algumas multidões contemporâneas, como as do Brasil em 2013, e a fluidez do ativismo nas democracias desenvolvidas.
- Representações das demências na imprensa (2001-2010)Publication . Torres, Eduardo CintraNo primeiro ano do século XXI a Organização Mundial de Saúde deu um grande destaque à celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, estimulando o interesse pelas doenças mentais, nomeadamente pela sua cobertura mediática. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo quantitativo das representações das demências em três jornais diários portugueses na década de 2001-2010. Considerando redutora uma análise limitada aos artigos nas secções de saúde, o estudo alargou-se a todo o corpo dos diários, o que permitiu mostrar uma atenção regular ao tema, em especial à doença de Alzheimer, em todos os géneros jornalísticos, uma grande variedade de fontes, protagonistas e assuntos, e ainda uma atitude de inclusão concomitante com um tratamento objetivo. O noticiário da imprensa portuguesa sobre as demências é no seu conjunto isento de estereótipos negativos, favorecendo uma informação suficiente dos leitores e a integração das demências entre os temas consensuais e relevantes no espaço público.