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- Compreender e ultrapassar as dificuldades de avaliação académica da qualidade da televisãoPublication . Torres, Eduardo CintraAs dificuldades de análise da qualidade na televisão são inegáveis: a televisão é uma indústria cultural com uma produção gigantesca, um carácter nacional forte, diferentes formatos institucionais (serviço público, tipos de difusão, cabo, satélite, Internet) e uma vocação para gerar todo o tipo de conteúdos. A maioria dos membros do mundo universitário que gravitam em torno dos estudos culturais, mediáticos e de televisão esquivaram-se ou até recusaram-se a dedicar-se a esse exercício de avaliação, o que está longe de estar em conformidade com a concepção segundo a qual o mundo da investigação foi investido pela sociedade desde há dois milénios para avaliar criações culturais nos outros domínios do conhecimento. Neste texto, tento analisar várias causas desta dificuldade ou recusa de avaliação pelos universitários: a instabilidade conceptual de uma “televisão de qualidade”; os domínios de predilecção (programação, escolhas das audiências) ou evitadas (análise textual); a “impossibilidade” de tratar teoricamente a questão da qualidade em televisão; as atitudes neopopulistas ou conservadoras a respeito dos conteúdos.
- Domestic insolvency and international commercial arbitration : a portuguese perspectivePublication . Correia, Alexandra Nascimento; Dalhuisen, Jan
- O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do ensino básico e secundárioPublication . Frias, Joaquim Vitorino Carvalho Ferreira; Restivo, Francisco; Ferreira, NelsonOs professores defrontam-se nas escolas diariamente com diversos desafios, especialmente: despertar nos alunos a habilidade de gerir os seus pensamentos e emoções, motiva-los de forma a tornarem-se atores principais das suas aprendizagens, ensiná-los a pesquisar, tratar os dados da pesquisa e a formar opinião crítica. Acrescenta-se também que a escola para além de um lugar de aprendizagem, é um meio privilegiado de criação e estabelecimento de relações, pelo que deve ser um dos principais dinamizadores no combate de possíveis comportamentos desviantes. O professor deve dinamizar as suas aulas de forma a proporcionar aos alunos autonomia na aprendizagem. O objetivo do professor é ensinar o aluno a formular problemas, planear, orientar, pesquisar, selecionar e aplicar dados, incentivando-os ao desenvolvimento do seu pensamento crítico. O tema de investigação, “O uso do plágio de forma inconsciente na elaboração de trabalhos escolares por alunos do Ensino Básico e Secundário”, surgiu após a observação de más práticas na elaboração de trabalhos de pesquisa na disciplina de TIC pelos alunos. O objetivo desta investigação foi conhecer quais as razões apontadas pelos inquiridos como razão para incorrerem no plágio. Será uma ação racional, ou puro esquecimento na referenciação bibliográfica? Neste relatório, descreve-se e reflete-se sobre qual o papel do professor, quais as tarefas realizadas durante a PES (de componente letiva e não letiva), atividades do núcleo de estágio, a investigação efetuada, análise dos resultados obtidos e suas conclusões.