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- B-learning in a distance learning graduate program for deaf studentsPublication . Lagarto, José Reis; Mineiro, Ana; Pereira, JoanaThis article results from a case study with exploratory traits where the implementation of a graduate degree in Portuguese Sign Language at the Portuguese Catholic University is analysed. With this study we intend to determine whether distance learning models using blended learning strategies are adequate for deaf students at the university level. The teaching practice using a learning management system and some Web 2.0 tools show us that is possible to provide education and training to disabled people that are not able to attend regular face-to-face courses at University. The option for technology-enhanced learning environments allows new solutions for old problems; issues that somehow limited the development of different skills in groups of individuals with specific traits.
- Utilização das tecnologias de informação e comunicação numa faculdade de medicina dentária portuguesaPublication . Dias, Vasco Sousa; Correia, André; Dias, Ricardo Sousa; Esteves, HélderObjetivos: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm um papel crucial na divulgação e na partilha de conhecimento, tanto para profissionais como estudantes. O objetivo deste estudo visa avaliar as habilitações de docentes e discentes de medicina dentária em algumas áreas específicas das TIC. Métodos: A metodologia consistiu num estudo observacional transversal (técnica de amostragem estratificada), efetuado aos docentes do ciclo clínico e discentes do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, aos quais foi distribuído um questionário para avaliação da utilização das TIC. Resultados: Os resultados obtidos indicam competência «Mais do que adequada» (NC = 33,3) no manuseamento das TIC, sendo que a maioria dos inquiridos (66%) afirmou ter recebido formação «Adequada» em TIC no decorrer do seu mestrado integrado/licenciatura. Entre outros factos, verificou-se que, quanto à pesquisa on-line de informação médica, a maioria (54,4%) dos inquiridos afirma saber utilizar a Medline®, mas gostaria de aprender mais. Conclusões: A amostra e o centro de ensino estudados apresentam condições adequadas à implementação de TIC no ensino de medicina dentária. As TIC são consideradas essenciais no futuro do ensino e prática clínica de medicina dentária.
- A multidão e a televisão: representações contemporâneas da efervescência colectivaPublication . Torres, Eduardo Cintra
- Desafios 1 - cadernos de trans_formaçãoPublication . Silva, Ana Paula
- O papel da consciência em matéria de assentimento religioso segundo John Henry NewmanPublication . Mota, Bartolomeu dos Mártires Furtado de Mendonça Teixeira da; Stilwell, Peter
- A factura eléctrica : as tarifas e preços da energia eléctrica e o défice tarifário em PortugalPublication . Abreu, Joana Filipa Costa Alves de; Torgal, Lino
- Stress e burnout em professores de alunos com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Baptista, Ana Isabel Antunes Monteiro; Martins, Rosa Maria Lopes; Campos, Sofia Margarida Guedes de
- Profissão : professora do passado ao futuro : um percursoPublication . Barbosa, Maria Adelaide Albuquerque de Campos; Roldão, Maria do Céu NevesAs narrativas autobiográficas constituem um instrumento de investigação da prática educativa e revelam-se um importante dispositivo de análise sobre a vida e a profissão do docente. Este estudo autobiográfico tem por objetivo investigar como construí a minha profissionalidade. Nele narro alguns momentos do meu percurso profissional, distribuídos ao longo de fases distintas da carreira, que considero terem sido relevantes para a minha aprendizagem como professora e analiso a forma como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional. Reflito sobre a importância da cultura de escola na promoção / inibição do trabalho colaborativo e de que forma este induz uma atitude analítico reflexiva. Avalio o impacto do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional do professor e como este se reflete na melhoria das aprendizagens dos alunos. Por último, perspetivo o trabalho colaborativo e a colegialidade como modelo de supervisão pedagógica inscrita em valores democráticos, conducentes ao desenvolvimento profissional.
- Geometria descritiva : didática em prol do pensamento espacial e geométricoPublication . Brandão, Susana Isabel Pereira de Azevedo; Xavier, João PedroA Geometria Descritiva tem sido profundamente desprezada nas escolas, tanto pela classe docente, como pela discente. Em tempos de inovação informática e tecnológica, questiona-se o seu interesse e atualidade. Porém, não se questionam os métodos pedagógicos praticados por um grande número de professores. Apesar do programa curricular da Geometria Descritiva e as suas sugestões metodológicas apontarem para a construção do conhecimento, a lecionação da disciplina está assente no dogmatismo e transmissão de fórmulas de resolução de problemas-tipo. O resultado é escassez de pensamento geométrico, praticamente irreversível, que se prolonga para além dos ciclos de estudos. Perceção, Construção, Representação e Conceção são as quatro faces do tetraedro que serve de metáfora para reativar a dinâmica do pensamento geométrico. Articuladas de forma sólida e equilibrada, estas atividades permitem valorizar a forma como o sujeito se relaciona com o espaço, tanto pessoal, como profissionalmente. Fundamentado na História, na Arte, na Psicologia e na Pedagogia, o presente documento configura-se sob a forma de uma proposta para uma didática da Geometria Descritiva que enaltece a comunicação entre a mão e o cérebro, no desenvolvimento recíproco de ideias e representações gráficas. O professor deve usar e construir consistentemente a sua distinção profissional para uma meta: ensinar para a autonomia e criatividade.
- Prevenção e controlo da infeção na preparação e administração de medicamentos endovenososPublication . Ramos, Susana Maria Sardinha Vieira; Friedlander, Maria RomanaIntrodução - Uma das grandes áreas de responsabilidade dos enfermeiros é a preparação e administração de medicamentos, sendo vital a implementação procedimentos de controlo de infeção que visem práticas seguras. Objetivos - Verificar os itens que são cumpridos pelos enfermeiros mediante as recomendações de prevenção e controlo da infeção para a preparação de medicamentos endovenosos, administrados em dispositivos intra-vasculares e descrever com que frequência as recomendações são cumpridas. Material e Métodos - Estudo descritivo simples observacional com enfoque na abordagem quantitativa. Observadas as práticas de 37 enfermeiros em três períodos distintos, totalizando 111 observações. Resultados – A técnica de higienização das mãos com solução antisséptica de base alcoólica (SABA) foi a mais frequentemente utilizada pelos enfermeiros, antes e após a administração dos medicamentos. Em ambas as técnicas de higienização das mãos (água e sabão ou SABA) foram observadas taxas de cumprimento mais baixas nos passos que exigem alguns movimentos mais incisivos e complexos para a eficaz descontaminação das mãos. O tempo que cada profissional dispensou para a realização da técnica, ficou muito aquém do preconizado. A higiene das mãos obteve taxas de adesão mais elevadas após a administração do medicamento (73% e 75,7%). O cumprimento total das práticas para a prevenção da infeção quer na preparação do medicamento (18,9%) quer na sua administração (42,3%) ficou abaixo do desejável. A descontaminação da via de acesso com álcool a 70% antes da administração do medicamento verificou-se em cerca de metade das observações (48,6%). Conclusões – O estudo evidenciou que os enfermeiros não cumprem sistematicamente todos os itens constantes nas recomendações sendo essencial promover programas de formação/informação e de auditoria para que os profissionais conheçam e adiram sistematicamente às recomendações de prevenção e controlo da infeção no uso do medicamento.