Browsing by Issue Date, starting with "2013-04"
Now showing 1 - 10 of 86
Results Per Page
Sort Options
- B-learning in a distance learning graduate program for deaf studentsPublication . Lagarto, José Reis; Mineiro, Ana; Pereira, JoanaThis article results from a case study with exploratory traits where the implementation of a graduate degree in Portuguese Sign Language at the Portuguese Catholic University is analysed. With this study we intend to determine whether distance learning models using blended learning strategies are adequate for deaf students at the university level. The teaching practice using a learning management system and some Web 2.0 tools show us that is possible to provide education and training to disabled people that are not able to attend regular face-to-face courses at University. The option for technology-enhanced learning environments allows new solutions for old problems; issues that somehow limited the development of different skills in groups of individuals with specific traits.
- Utilização das tecnologias de informação e comunicação numa faculdade de medicina dentária portuguesaPublication . Dias, Vasco Sousa; Correia, André; Dias, Ricardo Sousa; Esteves, HélderObjetivos: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm um papel crucial na divulgação e na partilha de conhecimento, tanto para profissionais como estudantes. O objetivo deste estudo visa avaliar as habilitações de docentes e discentes de medicina dentária em algumas áreas específicas das TIC. Métodos: A metodologia consistiu num estudo observacional transversal (técnica de amostragem estratificada), efetuado aos docentes do ciclo clínico e discentes do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, aos quais foi distribuído um questionário para avaliação da utilização das TIC. Resultados: Os resultados obtidos indicam competência «Mais do que adequada» (NC = 33,3) no manuseamento das TIC, sendo que a maioria dos inquiridos (66%) afirmou ter recebido formação «Adequada» em TIC no decorrer do seu mestrado integrado/licenciatura. Entre outros factos, verificou-se que, quanto à pesquisa on-line de informação médica, a maioria (54,4%) dos inquiridos afirma saber utilizar a Medline®, mas gostaria de aprender mais. Conclusões: A amostra e o centro de ensino estudados apresentam condições adequadas à implementação de TIC no ensino de medicina dentária. As TIC são consideradas essenciais no futuro do ensino e prática clínica de medicina dentária.
- A multidão e a televisão: representações contemporâneas da efervescência colectivaPublication . Torres, Eduardo Cintra
- Desafios 1 - cadernos de trans_formaçãoPublication . Silva, Ana Paula
- Saddam Hussein : julgamento impossível ou o julgamento possível?Publication . Tavares, Maria Isabel
- Enfermagem e nutrição em contexto comunitário : a importância da saúde escolarPublication . Melo, Pedro; Alves, Paulo
- Enfermagem na escola : que futuro estamos a prepararPublication . Melo, Pedro
