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- Profissão : professora do passado ao futuro : um percursoPublication . Barbosa, Maria Adelaide Albuquerque de Campos; Roldão, Maria do Céu NevesAs narrativas autobiográficas constituem um instrumento de investigação da prática educativa e revelam-se um importante dispositivo de análise sobre a vida e a profissão do docente. Este estudo autobiográfico tem por objetivo investigar como construí a minha profissionalidade. Nele narro alguns momentos do meu percurso profissional, distribuídos ao longo de fases distintas da carreira, que considero terem sido relevantes para a minha aprendizagem como professora e analiso a forma como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional. Reflito sobre a importância da cultura de escola na promoção / inibição do trabalho colaborativo e de que forma este induz uma atitude analítico reflexiva. Avalio o impacto do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional do professor e como este se reflete na melhoria das aprendizagens dos alunos. Por último, perspetivo o trabalho colaborativo e a colegialidade como modelo de supervisão pedagógica inscrita em valores democráticos, conducentes ao desenvolvimento profissional.
- Geometria descritiva : didática em prol do pensamento espacial e geométricoPublication . Brandão, Susana Isabel Pereira de Azevedo; Xavier, João PedroA Geometria Descritiva tem sido profundamente desprezada nas escolas, tanto pela classe docente, como pela discente. Em tempos de inovação informática e tecnológica, questiona-se o seu interesse e atualidade. Porém, não se questionam os métodos pedagógicos praticados por um grande número de professores. Apesar do programa curricular da Geometria Descritiva e as suas sugestões metodológicas apontarem para a construção do conhecimento, a lecionação da disciplina está assente no dogmatismo e transmissão de fórmulas de resolução de problemas-tipo. O resultado é escassez de pensamento geométrico, praticamente irreversível, que se prolonga para além dos ciclos de estudos. Perceção, Construção, Representação e Conceção são as quatro faces do tetraedro que serve de metáfora para reativar a dinâmica do pensamento geométrico. Articuladas de forma sólida e equilibrada, estas atividades permitem valorizar a forma como o sujeito se relaciona com o espaço, tanto pessoal, como profissionalmente. Fundamentado na História, na Arte, na Psicologia e na Pedagogia, o presente documento configura-se sob a forma de uma proposta para uma didática da Geometria Descritiva que enaltece a comunicação entre a mão e o cérebro, no desenvolvimento recíproco de ideias e representações gráficas. O professor deve usar e construir consistentemente a sua distinção profissional para uma meta: ensinar para a autonomia e criatividade.
- Prevenção e controlo da infeção na preparação e administração de medicamentos endovenososPublication . Ramos, Susana Maria Sardinha Vieira; Friedlander, Maria RomanaIntrodução - Uma das grandes áreas de responsabilidade dos enfermeiros é a preparação e administração de medicamentos, sendo vital a implementação procedimentos de controlo de infeção que visem práticas seguras. Objetivos - Verificar os itens que são cumpridos pelos enfermeiros mediante as recomendações de prevenção e controlo da infeção para a preparação de medicamentos endovenosos, administrados em dispositivos intra-vasculares e descrever com que frequência as recomendações são cumpridas. Material e Métodos - Estudo descritivo simples observacional com enfoque na abordagem quantitativa. Observadas as práticas de 37 enfermeiros em três períodos distintos, totalizando 111 observações. Resultados – A técnica de higienização das mãos com solução antisséptica de base alcoólica (SABA) foi a mais frequentemente utilizada pelos enfermeiros, antes e após a administração dos medicamentos. Em ambas as técnicas de higienização das mãos (água e sabão ou SABA) foram observadas taxas de cumprimento mais baixas nos passos que exigem alguns movimentos mais incisivos e complexos para a eficaz descontaminação das mãos. O tempo que cada profissional dispensou para a realização da técnica, ficou muito aquém do preconizado. A higiene das mãos obteve taxas de adesão mais elevadas após a administração do medicamento (73% e 75,7%). O cumprimento total das práticas para a prevenção da infeção quer na preparação do medicamento (18,9%) quer na sua administração (42,3%) ficou abaixo do desejável. A descontaminação da via de acesso com álcool a 70% antes da administração do medicamento verificou-se em cerca de metade das observações (48,6%). Conclusões – O estudo evidenciou que os enfermeiros não cumprem sistematicamente todos os itens constantes nas recomendações sendo essencial promover programas de formação/informação e de auditoria para que os profissionais conheçam e adiram sistematicamente às recomendações de prevenção e controlo da infeção no uso do medicamento.
- Extensão média do enunciado : obtenção de valores padrão para o português europeu em crianças de 4 anos (4;00-4;05)Publication . Cacela, Mariana; Mineiro, Ana; Santos, Maria EmíliaA Extensão Média do Enunciado (EME) é uma medida de análise de amostras de discurso espontâneo que desde há vários anos tem sido estudada e aplicada nos mais diversos estudos noutras línguas. Através dela tem sido possível auxiliar terapeutas e linguistas na avaliação de perturbações de linguagem, orientar planos de intervenção, estudar o desenvolvimento da linguagem de crianças para uma determinada língua e o desenvolvimento de crianças bilingues. Para o Português Europeu ainda não são conhecidos valores que permitam utilizar esta medida, pelo que se desenvolveu um projeto que envolve o estudo de crianças dos quatro aos cinco anos e cinco meses. A presente dissertação tem como principal objectivo a obtenção do valor padrão da EME em palavras (EME-p) de crianças de 4;00 a 4;05 anos de idade. Pretende-se, ainda, perceber se estes valores são influenciados pelo género das crianças e pelo nível de escolaridade dos seus pais. Participaram no estudo 30 crianças residentes e a frequentar jardins de infância da área da grande Lisboa, com desenvolvimento típico da linguagem, cujo discurso foi gravado (um mínimo de 100 enunciados por criança), transcrito e depois analisado. A EME-p de cada criança foi calculada, sendo depois obtida a média das 30 amostras recolhidas, sendo, desta forma, obtido o valor médio de EME-p para esta faixa etária. Não foram observadas diferenças significativas ao nível do género nem influência da escolaridade dos pais.