Faculdade de Educação e Psicologia
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Educação e Psicologia by advisor "Alves, José Joaquim Ferreira Matias"
Now showing 1 - 10 of 48
Results Per Page
Sort Options
- Os apoios educativos no contexto da diferenciação pedagógica : contextos, perplexidades, dificuldades e incertezasPublication . Pacheco, José Alexandre de Sá; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasNum tempo de mudanças rápidas e intensas, a escola parece permanecer numa imutabilidade que a está a arrastar para muito longe da realidade, do pulsar da vida, do centro de decisão politico-educativa, dos interesses dos alunos. Persistem formas de organização ancestrais- a gramática escolar-, que têm provado a sua inadequação e a sua incapacidade em promover o sucesso escolar em todos os alunos, com os seus constrangimentos e limitações, trazidas dos seus contextos de pertença, familiares e sociais. De facto todos os alunos chegam à escola mas depois nem todos têm aí sucesso. Muitos ainda abandonam a escola sem a escolaridade obrigatória concluída. Neste trabalho procuraremos perceber porquê, incidindo especialmente na análise do funcionamento dos apoios educativos. O objetivo é estudar a forma como esses espaços e tempos educativos estão a ajudar os alunos a resolver as suas dificuldades de aprendizagem. Tentaremos analisar a forma como aí se estrutura o trabalho; perceber as articulações existentes com a planificação do trabalho desenvolvido em contexto letivo/disciplinar; qual o papel das estruturas educativas nessa planificação e consequente operacionalização; como se processa o diagnóstico dos problemas existentes; como se operacionaliza a resposta educativa; se aí existe ou não diferenciação pedagógica (novos rumos, novas estratégias, novas metodologias, novos recursos/instrumentos de trabalho, se há a efetiva capacidade de partir do real conhecimento do aluno e das suas efetivas dificuldades), ou se persistem respostas estandardizadas “à prova” do aluno; se existe uma pedagogia coletiva que igualiza alunos que são diferentes e, por isso, precisam de soluções/ações diversas. Finalmente avançaremos com uma perspetiva de intervenção destinada a ser desenvolvida numa escola pública e pensada para alunos com trajetos educativos marcados por relativa fragilidade e inconstância. O agrupamento estudado tem caraterísticas similares a muitos outros do interior do país, sendo necessário vencer aí, diariamente, um conjunto de resistências e inconsistências sociais, familiares e discentes que retiram dele a possibilidade organicamente garantida de promover resultados escolares marcados pelo sucesso de todos. Terá por esta razão um valor exemplificativo.
- Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissionalPublication . Vieira, Susete Rocha; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA profissão docente é pautada por períodos com formas de estar na carreira docente diferenciadas e motivadas por questões associadas à identidade do professor, ao desenvolvimento profissional, às políticas educativas, à cultura docente, ao clima de escola e à cultura organizativa da instituição. A atual crise e mal estar que paira sobre a classe docente deixa poucas dúvidas sobre a necessidade de mudança do sistema educativo. Na tentativa de entender a identidade profissional dos docentes, seus sentimentos e atitudes, aplicamos um questionário aberto, com caraterísticas autobiográficas, destinado a professores do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário na escola pública, centrado na evocação de etapas da carreira profissional, o início da profissão, o episódio mais marcante da mesma e a forma como hoje vivem a profissão. A natureza do estudo foi qualitativa na tentativa de compreender as percepções e representações dos professores inquiridos. A amostra que foi possível construir reúne 62 professores e 186 textos por estes produzidos. A informação fornecida pelos professores foi catalogada em categorias e subcategorias de modo a permitir a interpretação dos dados. Os elementos recolhidos transmitem a insatisfação e desilusão dos professores face à crise educativa que se atravessa e parecem deixar que esta influencie as suas práticas profissionais e que incentive a um alheamento de projetos de melhoria.
- Autoavaliação de qualidade do ensino superior na Universidade Católica de Moçambique : um estudo de casoPublication . Angst, Felipe André; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA presente investigação teve como principal finalidade verificar as ações e os efeitos da autoavaliação da qualidade a partir de um estudo qualitativo de caso. Pelo Decreto Nº 63/2007, de 31 de Dezembro, é criado o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) e para implementar o sistema foi criado o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), uma instituição de direito público, dotado de personalidade jurídica e autonomia técnica e administrativa, tutelada pelo Ministro que superintende a área do ensino superior. Existem de facto, em conformidade com a lei 27/2009, diferentes documentos de regulação do ensino superior em Moçambique devidamente articulados e coerentes em fase de concretização. O ensino superior moçambicano celebra 55 anos de existência, em 2017. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre os mecanismos de garantia da qualidade que têm recebido muita atenção nos últimos anos, principalmente por pressões internas e externas relacionadas com a progressiva massificação do ensino superior e a necessidade de alinhar o crescimento quantitativo das frequências com padrões internacionais de qualidade. Registe-se ainda que o enquadramento normativo vincula as instituições à adoção forçada de práticas de autoavaliação, introduzindo-se-lhe uma dinâmica de regulação interna e externa que se admite tenha impactos nos modos de organização e gestão da qualidade educativa. O intuito foi pesquisar o estado atual do desenvolvimento do processo de implementação do subsistema de autoavaliação da qualidade do ensino superior na Universidade Católica de Moçambique (UCM), numa das suas Unidades Básicas. Neste sentido, analisamos, através de um estudo exploratório, como ocorre o processo de autoavaliação, que díspositivos, órgãos e instrumentos foram criados, que relatórios foram produzidos, que planos de melhoria foram elaborados e efetivados e que efeitos pruduziu a autoavalição nesta instituição. Para tal, recorremos a metodologia de base qualitativa, que ambiciona e proporciona uma compreensão profunda do fenómeno a partir do contacto direto com diversos atores. Utilizamos o instrumento entrevista em profundidade (semi-estruturada), a análise documental, o diário de bordo, como principais fontes para a recolha de dados.Os resultados obtidos apontam que a autoavaliação, embora marcada por dimensões ambíguas e debilmente articuladas, impulsionou mudanças e melhorias durante e depois das práticas autoavaliativas.
- Autonomia e flexibilidade curricular : as mudanças curriculares decretadas e os efeitos na ação organizacional escolar : estudo de caso duploPublication . Baptista, Carla Manuela Pimentel Fernandes; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO presente estudo tem como objeto a compreensão da forma como a organização escolar se (re)apropria das orientações da legislação escolar relativa à Autonomia e Flexibilidade Curricular. Recentes orientações legais relativas ao sistema educativo português (Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho) enunciam como propósito a promoção de melhores aprendizagens para todos os alunos, através da realização de aprendizagens significativas e do desenvolvimento de competências mais complexas, preparando os alunos para a incerteza do futuro. Apesar de sucessivos programas de promoção do sucesso escolar e políticas de reforma implementados ao longo das últimas décadas, nem todos os alunos veem garantido o direito à aprendizagem e ao sucesso educativo. O problema, portanto, mantém-se. Consequentemente, o caminho da mudança trilhado, sendo malsucedido, tem de ser questionado. A problemática da nossa investigação assenta, assim, na necessidade de compreender se a gramática escolar instituída na ação concreta cumpre as promessas enunciadas. O presente estudo insere-se num paradigma qualitativo interpretativo, centrando-se na descrição e compreensão de realidades específicas e singulares - duas organizações escolares públicas do distrito do Porto, com contextos sociais e culturais distintos. Trata-se, portanto, de um estudo exploratório, descritivo e interpretativo, apresentando-se e discutindo-se os modos de ação pedagógica das organizações escolares, através das vozes de diretores, professores e alunos, a partir das seguintes dimensões analíticas: Posicionamento da escola face à Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC); Gramática escolar (planeamento da ação educativa, envolvimento/participação, estruturas de coordenação e medidas organizacionais, modos de trabalho docente, planeamento curricular/currículo, organização do trabalho dos alunos, modos de ensinar e fazer aprender, avaliação das aprendizagens); Efeitos da ação educativa; Melhoria contínua da organização; Inovação curricular e organizacional nas escolas; Visão dos alunos sobre a escola. A partir de uma análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas aos diretores das duas escolas e de uma análise aos questionários a professores e a alunos, os resultados indiciam poucas transformações organizativas, principalmente no núcleo duro do funcionamento quotidiano das escolas e do trabalho pedagógico na sala se aula, sendo sensato admitir ser necessário repensar as culturas organizacionais e profissionais se quisermos responder ao desafio de aprendizagem de qualidade para todos.
- Avaliação das escolas : entre o ritual de legitimação e o gerenciamento da imagem : um estudo de caso múltiploPublication . Castro, Helena de Fátima Gonçalves de; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA presente investigação teve como principal finalidade verificar o impacto dos procedimentos de avaliação de escolas na melhoria da qualidade do serviço educativo a partir de um estudo qualitativo de caso múltiplo. A fim de tomar conhecimento desse impacto foram entrevistados diferentes atores (dez em cada uma das escolas) sobre a avaliação externa e interna, bem como sobre os modelos de avaliação utilizados. Foram, ainda, consultados diferentes documentos (Relatórios de Avaliação Externa, Projeto Educativo de Escola, Atas do Conselho Pedagógico) e feito o registo de algumas observações diretas em Notas de Campo. Devido à complexidade do tema e à quantidade de informação a recolher, bem como às limitações de tempo, foram selecionadas três escolas, geograficamente próximas entre si e de fácil acesso, mas com caraterísticas organizacionais diferentes, constituindo casos contrastantes. Da investigação resultou a perceção de que os impactos da avaliação externa e interna são pouco significativos na vida quotidiana das escolas e que todo o esforço empreendido nos procedimentos de avaliação institucional escolar se traduz no cumprimento de um ritual legitimador e de gerenciamento da imagem pública das escolas, relegando para um plano secundário a sua melhoria efetiva. Isto ocorre num contexto de crise global da educação, onde mais do que a fragmentação das relações de poder parece estar em curso um gradual processo de desinstitucionalização da escola pública por via das pressões do mercado global.
- O caso das parcerias sociais entre o governo e organizações do segundo e terceiro setor no âmbito da educação de adultos em Angola : ensaio de uma epistemologia situada de cooperação para o desenvolvimentoPublication . Mendes, Carolina Fátima Babo; Alves, José Joaquim Ferreira Matias; Carvalho, Paulo deO problema da eficácia das políticas e das ações da cooperação para o desenvolvimento (CD) têm sido uma constante até aos dias de hoje, pois a maioria dos projetos não consegue os impactos a que se propõe e simultaneamente, alguns têm provocado a longo prazo impactos negativos que se vêm acumulando, tais como: dependência por parte dos países beneficiários, aumento de tensão entre grupos, desconfiança, desrespeito, assim como um enorme desperdício de recursos e energia. Assim o modelo tradicional de CD está a desestruturar-se contribuindo para tal a crise financeira e entre outras, a emergência de outros países “doadores” e algumas economias do Sul. Numa época considerada chave para a mudança de paradigma no âmbito do desenvolvimento e da cooperação (União Europeia, Nações Unidas e União Africana), com a recente estruturação das agendas pós-2015 (a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Agenda 2063 da União Africana) colocam-se em causa formas tradicionais de parcerias Norte-Sul e questiona-se a eficácia do próprio desenvolvimento. Perante este quadro, a presente pesquisa propôs-se a entender esta conjuntura no local, nomeadamente, compreender fluxos de práticas de CD não contabilizados pelas instituições internacionais, nomeadamente, as práticas desenvolvidas pelo segundo e terceiro sectores, no âmbito da alfabetização de adultos em Angola. Para tal, desenvolveu-se uma revisão de lentes teóricas que originaram um modelo integrado de análise que permitiu estudar tais políticas públicas e práticas e a sua dinâmica glocal (mega sítio, macro sítio e meso sítio). Para este processo, por um lado, convocou-se um eixo de análise que pretende dar vez e voz a quem vive as realidades e por outro, diferentes perspetivas teóricas, tais como: (a) um entendimento de desenvolvimento como liberdade e a teoria dos sítios simbólicos de pertencimento; (b) um entendimento de cooperação dialógica e por fim, (c) uma governança pública e uma epistemologia situacional para analisar políticas públicas e entender a gestão do bem comum - a educação. Na pretensão de analisar a realidade complexa que sustenta a referida problemática, a presente pesquisa foi conduzida por uma abordagem metodológica tendencialmente qualitativa, concretizada através de um estudo tipo caso e inspirada numa metodologia culturalmente sensível. Os dados recolhidos e analisados neste estudo demonstram que tais fluxos de práticas acontecem através de modalidades de CD caso-a-caso, nomeadamente, as parcerias sociais e/ou estratégicas sociais, como práticas suleares de cooperação, entre uma rede interorganizacional de parceiros no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) em Angola. Neste sentido, tais práticas de CD pós-2015 são parcerias sociais catalisadoras da eficácia do desenvolvimento, ainda que indiretamente, a três níveis: (1) organizacional no que refere às instituições parceiras, entre elas as empresas, (2) profissional no que refere aos colaboradores e empresas e (3) pessoal uma vez que possibilitam que o episódio escola aconteça na vida de indivíduos adultos, com Trajetos de Vida Tipo (TVT) semelhantes, possibilitando um maior conjunto capacitário tornando-os indivíduos mais livres para escolherem o rumo das suas vidas. Estas práticas de CD contribuem para um desenvolvimento local que pode ter impactos ao nível nacional e internacional. São práticas que fazem sentido no âmbito de uma cooperação dialógica em que os parceiros apresentam determinadas disposições de cooperação dialógica; de ética num trabalho para o desenvolvimento sustentável; de compromisso, responsabilização e respetivo impacto; de ação coordenada e eficaz e disposições em educação para o desenvolvimento. Este estudo demostra que é necessário um diálogo e um conhecimento situado para (co) operar para o desenvolvimento num contexto Pós-2015. Uma operação caraterizada por: (1) uma maior capacidade local de construção endógena do desenvolvimento estimulada por uma apropriação situacional de políticas e práticas de desenvolvimento; (2) por modalidades de cooperação caso-a-caso, através das quais, os agentes terceirizados de cooperação, com determinadas disposições, atuam no âmbito da CD e (3) por um trajeto peculiar que os resultados estatísticos percorrem, em contextos em desenvolvimento e que deverá ser entendido como uma oportunidade a ser maximizada “uma vez que tais dados são cada vez mais utilizados para subsidiar e legitimar a formulação de políticas e o investimento em educação” (UNESCO, 2016, a, p.72), em suma, são o bilhete de identidade do próprio país e do trabalho que nele se desenvolve.
- O diretor de turma : contributos para a melhoria dos resultados escolares dos alunosPublication . Craveiro, Ana Catarina Rocha; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasNo desempenho de cargos diretivos, constatamos que o exercício das funções de diretor de turma é, no âmbito das lideranças intermédias, um dos mais abrangentes e que mais impacte tem nas dinâmicas da escola. Quem lidera uma escola, sabe que um “bom” diretor de turma é o motor para o sucesso escolar e para a melhoria da qualidade da organização. A sua ação move-se em várias direções e, nas relações que mantém com cada um dos interlocutores, reside o cerne da organização e gestão escolar. O diretor de turma acumula uma pluralidade de funções: burocráticas, que exigem conhecimentos técnicos e específicos; de coordenação, com uma liderança forte essencial na mediação de conflitos e ainda pedagógicas, particularmente centradas nos alunos, no trabalho realizado em contexto de sala de aula, pelos professores e nas relações com a família. As suas funções, naquilo que são as suas competências formais e não formais, nomeadamente de acompanhamento e orientação do percurso escolar de cada um dos alunos e as pontes de colaboração que estabelece entre os vários atores do processo são a marca que distingue o seu trabalho e é aí que estão centradas as expetativas das lideranças de topo, da comunidade escolar, local e da Tutela. Focalizamos este projeto nas dinâmicas de ação do diretor de turma, como garante dos interesses dos alunos na melhoria das suas aprendizagens; na sua relação com os professores, mobilizando-os para um trabalho cooperativo, em prol dos alunos, na afinidade com as famílias, motivando-as para uma ação partilhada de corresponsabilização no processo de ensino aprendizagem dos seus educandos.
- Disposições e atitudes dos alunos na frequência do ensino superior : as perceções dos novos alunos da FEGPublication . Alves, Margarida Adelaide Macedo de Carvalho; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasNeste trabalho apontam-se alguns fatores considerados determinantes da identidade dos alunos que entram na Católica Porto Business School (CPBS), anteriormente Faculdade de Economia e Gestão (FEG), cujo enquadramento no panorama do ensino superior privado em Portugal e, de modo global, no panorama do ensino superior nacional e europeu é estabelecido; para tal, apresenta-se a caraterização demográfica dos novos alunos da CPBS no ano letivo 2014/15 e a análise empírica das suas perceções sobre a adaptação à universidade. Apresenta-se ainda uma estimativa da qualidade da relação dos alunos com os professores, através da análise das perceções tanto de professores, como de alunos. Para tal, foi estabelecido o impacto da entrada dos alunos na faculdade e da forma como a sua adaptação decorre, no rendimento e consequentemente no sucesso académico; foram determinados parâmetros significativos que condicionam esse sucesso e o modo como esses parâmetros podem ser influenciados não só pelo próprio aluno, como pelos pares, professores e instituição. Foram determinados indicadores das práticas educativas eficazes capazes de operacionalizar pedagogias inovadoras no ensino superior, de modo a valorizar de forma adequada os três vértices do triângulo pedagógico (o professor, os alunos e o conhecimento). Através da utilização dos instrumentos adequados construídos com base nos parâmetros determinados, foram descritos os parâmetros que condicionam a adaptação dos novos alunos da CPBS à faculdade e ao curso que frequentam e foram encontradas relações entre eles; concluiu-se que existe uma relação equilibrada entre alunos e professores capaz de facilitar o apoio aos alunos na sua integração na faculdade e nos processos de autorregulação da sua aprendizagem; os professores preocupam-se com os alunos e contribuem para o sucesso académico e integração dos alunos, quer pelas suas práticas de atendimento, quer pelas suaspráticas didáticas; os alunos sentem-se integrados na faculdade e revelam sensação de pertença à instituição.
- Ensino profissional : entre a proficiência do projeto e a premência de novos impulsosPublication . Presa, Angelina Cláudia Vaz Alves de Azevedo; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO presente estudo tem como objeto o ensino profissional, enquanto oferta formativa duplamente qualificante do ensino secundário português, que, apesar de contar com mais de 32 anos de história, desde a sua criação em 1989, ainda enfrenta dilemas e desafios que têm marcado a sua evolução e procura, ao longo do tempo, a sua aceitação, valorização e reconhecimento ao nível político, educacional, social e empresarial. Considerando a centralidade e a importância desta oferta formativa, importa procurar compreender o reiterado incumprimento de uma meta política estabelecida para o país de ter 50% dos jovens do ensino secundário a frequentarem ofertas formativas qualificantes (cursos profissionais). Esta meta definida para o ano 2010 não foi cumprida. Redefinida para o ano de 2020 continua a não ser alcançada, apesar da promoção política desta via de ensino, quer nos discursos políticos, quer nos mais recentes programas de governo. No caminho de procura de respostas para o problema em estudo, realizamos um estudo de conteúdo dos programas de governo publicados até ao ano de 2020, a partir do qual procuramos compreender e analisar a evolução do ensino profissional do ponto de vista das medidas políticas anunciadas, identificando cinco dimensões onde evidenciamos a regulação débil da ação política governativa dos últimos 44 anos no que à valorização do ensino profissional diz respeito. Prosseguimos com o estudo do ensino profissional enquanto modelo de inovação educacional em Portugal, e apresentamos um estudo de caso sobre a implementação do modelo de inovação ETHAZI, adotado no País Basco, numa escola profissional, a partir do qual procuramos evidenciar que as próprias escolas profissionais, de dentro para fora, podem contribuir para valorizar esta modalidade de ensino, atraindo jovens e famílias e promovendo o seu sucesso. Por último, realizamos uma síntese diagnóstica sobre as inconsistências e fragilidades que poderão estar a contribuir para que esta modalidade de ensino não seja ainda, nos dias de hoje, reconhecida como equivalente à dos cursos científico-humanísticos pelos diversos atores do mundo laboral, do mundo escolar e do mundo político. Terminamos com a identificação de linhas de ação no mundo político, mundo escolar e mundo laboral que poderão inverter, no nosso entender, o quadro atual da procura e do interesse por esta via se ensino. Sendo o problema em estudo vasto, complexo e polifacetado, com dimensões de análise muito diversificadas e com inúmeros caminhos de investigação que poderiam ter sido adotados, seguimos um paradigma hermenêutico ou interpretativo. Esta é uma investigação de natureza qualitativa, apresentando-se como um estudo naturalista descritivo, em que recorremos a diferentes métodos, designadamente o extensivo (survey) em pequena escala e o estudo de caso. Para tal, utilizamos diferentes instrumentos de recolha de dados como documentos de relevo e interesse para o estudo, inquéritos por questionário e o diário do investigador. Para analisarmos os dados recolhidos recorremos às técnicas de análise de conteúdo e de análise estatística. Os resultados obtidos foram validados pela triangulação de fontes de dados, de sujeitos e pela triangulação metodológica. A análise e síntese interpretativa realizada permitem-nos concluir que estaremos perante um problema de inconsistência e fragilidade das políticas de educação e de formação, de licealização de toda a oferta formativa de nível secundário, de desvalorização escolar da oferta de índole profissionalizante e de “desligamento” face às necessidades da procura de qualificações pertinentes e relevantes. Entendemos que a premência de novos impulsos no ensino profissional deve conduzir os atores do mundo político, do mundo laboral e do mundo escolar ao estabelecimento de um pacto de ação comum, o qual permitirá articular, em termos de necessidades e interesses, os três vértices do triângulo no qual representamos as escolas, os jovens e as famílias e os empregadores de uma determinada região, em benefício do desenvolvimento futuro do ensino profissional em Portugal.
- Ensino profissional e as malhas que a política tece : as lógicas de ação das escolas secundárias e das escolas profissionaisPublication . Cardoso, Gracinda Emília Couto; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO presente estudo enquadra-se no contexto do Ensino Profissional, modelo surgido em Portugal em 1989, resultado de uma convocação social, um apelo a uma maior democraticidade de escolarização e formação, na forma de um modelo inovador a nível educacional, pedagógico administrativo e financeiro. Mais recentemente, em 2006, este modelo foi transportado para as escolas secundárias e o ensino profissional passa a fazer parte integrante das ofertas do ensino secundário. Neste contexto, ambiciona-se proceder a um estudo comparativo das lógicas de organização e funcionamento do ensino profissional nas escolas secundárias de ensino público e nas escolas profissionais. Desde as lógicas de preparação/ação, ensino - aprendizagem, dinâmicas de contexto de trabalho e experiências, o que se pretende é cruzar as duas realidades, analisar os processos de funcionamento e contribuir para uma melhoria das práticas no terreno. Procedeu-se a análise documental, realização de entrevistas e questionários com o intuito de olhar as duas realidades e contribuir para uma melhoria das práticas. Da análise das respostas e da verificação das hipóteses, é possível concluir que a importação do modelo de ensino profissional para as escolas secundárias está a ser feita sem formação e acompanhamento específico por parte de quem já o faz há mais de duas décadas com resultados validados. Parece-nos evidente a necessidade de criar dispositivos de acompanhamento e avaliação do processo como meio de melhorar as práticas e manter a confiança da sociedade no modelo virtuoso do ensino profissional.