Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-10"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A antropologia do Papa João Paulo II presente nas catequeses sobre a teologia do corpo : para uma proposta de lecionação da unidade letiva 'O amor', do 8º ano do ensino básico do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Carvalho, Fábio Jorge Araújo de; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Forças Armadas Brasileiras : confiabilidade institucional e exposição mediáticaPublication . Dalvi, Diogo Piassi; Ribeiro, Nelson CostaEste trabalho tem por objetivo identificar fatores relacionados à imagem institucional, visando à criação de conhecimento válido para a composição de estratégias de assessoria à imprensa e distribuição de conteúdo de interesse do Ministério da Defesa do Brasil. Pretende identificar elementos implícitos na variação do índice de confiança nas Forças Armadas obtido nas pesquisas de opinião pública ICJBrasil e SIPS-Defesa Nacional, nos anos de 2010, 2011 e 2012, período em que o índice oscilou entre 60% e 75%. Busca amparo teórico nos estudos dos mass media que, juntamente com outras variáveis, buscam subsidiar as duas vertentes desta pesquisa, uma que trata dos efeitos duradouros, que atuam de forma cognitiva sobre os sistemas de conhecimentos que um indivíduo assume e estrutura de forma estável, e outra que verifica os efeitos a curto prazo relacionados à sua exposição contínua a material informativo. Baseado em temáticas predefinidas, pretende analisar o conteúdo publicado pelo jornal Folha de São Paulo e buscar relações com a variação do índice de confiança. Este procedimento objetiva identificar quais ações das Forças Armadas têm maior potencial de sensibilizar a sociedade e, com isso, fornecer subsídios para orientar e dimensionar campanhas de comunicação social no âmbito do Ministério da Defesa.
- Os apoios educativos no contexto da diferenciação pedagógica : contextos, perplexidades, dificuldades e incertezasPublication . Pacheco, José Alexandre de Sá; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasNum tempo de mudanças rápidas e intensas, a escola parece permanecer numa imutabilidade que a está a arrastar para muito longe da realidade, do pulsar da vida, do centro de decisão politico-educativa, dos interesses dos alunos. Persistem formas de organização ancestrais- a gramática escolar-, que têm provado a sua inadequação e a sua incapacidade em promover o sucesso escolar em todos os alunos, com os seus constrangimentos e limitações, trazidas dos seus contextos de pertença, familiares e sociais. De facto todos os alunos chegam à escola mas depois nem todos têm aí sucesso. Muitos ainda abandonam a escola sem a escolaridade obrigatória concluída. Neste trabalho procuraremos perceber porquê, incidindo especialmente na análise do funcionamento dos apoios educativos. O objetivo é estudar a forma como esses espaços e tempos educativos estão a ajudar os alunos a resolver as suas dificuldades de aprendizagem. Tentaremos analisar a forma como aí se estrutura o trabalho; perceber as articulações existentes com a planificação do trabalho desenvolvido em contexto letivo/disciplinar; qual o papel das estruturas educativas nessa planificação e consequente operacionalização; como se processa o diagnóstico dos problemas existentes; como se operacionaliza a resposta educativa; se aí existe ou não diferenciação pedagógica (novos rumos, novas estratégias, novas metodologias, novos recursos/instrumentos de trabalho, se há a efetiva capacidade de partir do real conhecimento do aluno e das suas efetivas dificuldades), ou se persistem respostas estandardizadas “à prova” do aluno; se existe uma pedagogia coletiva que igualiza alunos que são diferentes e, por isso, precisam de soluções/ações diversas. Finalmente avançaremos com uma perspetiva de intervenção destinada a ser desenvolvida numa escola pública e pensada para alunos com trajetos educativos marcados por relativa fragilidade e inconstância. O agrupamento estudado tem caraterísticas similares a muitos outros do interior do país, sendo necessário vencer aí, diariamente, um conjunto de resistências e inconsistências sociais, familiares e discentes que retiram dele a possibilidade organicamente garantida de promover resultados escolares marcados pelo sucesso de todos. Terá por esta razão um valor exemplificativo.
- A formação de professores como momento chave do desenvolvimento profissionalPublication . Carneiro, Eduarda Alexandra Baltazar da Silva; Roldão, Maria do Céu NevesO presente relatório tem como objetivo uma reflexão teoricamente sustentada sobre alguns episódios do meu percurso profissional que considero muito significativos, pela repercussão que tiveram na construção do meu “eu” profissional. Destaco a função de orientadora de estágio, que desempenhei durante o ano letivo 2007/2008 e, as consequências pessoais e institucionais que o desempenho desse cargo desencadearam. Refletindo sobre esse ano, destaco dois aspetos principais: Por um lado, o crescimento pessoal e profissional configurando uma viragem muito importante na minha forma de ser professora por uma visão mais exigente do papel que desempenho na escola e na sociedade; Por outro lado, a importância da supervisão e da avaliação no desenvolvimento e na identidade profissional. Toda a reflexão foi feita à luz de quadros teóricos atualizados das Ciências da Educação, nomeadamente no que respeita à prática reflexiva e ao trabalho colaborativo, à supervisão e à avaliação, à autonomia e ao desenvolvimento profissional.
- Um currículo construído em torno do mar : génese, desenvolvimento e potencialidades de um projetoPublication . Pinto, Paula Catarina Moreira da Silva; Alves, José Joaquim MatiasA uniformidade da organização curricular não se coaduna com a heterogeneidade dos alunos e seus interesses. Acresce ainda, o facto de o currículo ser desconexo e fragmentado, faltando-lhe coerência e sentido de unidade para preparar cidadãos motivados, atentos e responsáveis. Este trabalho refere-se ao potencial contributo de um Currículo do Mar, transversal ao currículo formal, no sentido de colmatar lacunas do currículo formal, nas três componentes indissociáveis do papel da escola: instrução, socialização e estimulação. O currículo formal não contempla em todas as suas dimensões, as potencialidades ou oportunidades que o Oceano pode oferecer ao nosso país e torna-se necessário difundir e promover a consciencialização da condição geográfica de Portugal, assim como a sua relação estreita com o Mar. A pesquisa seguiu um estudo de caso – implementação do Currículo do Mar numa escola particular localizada em Matosinhos, região marcadamente ligada aos assuntos do Mar. Pretendemos estudar os objetivos, a organização, os processos e os efeitos nas aprendizagens e resultados com a implementação deste Currículo, assim como as dificuldades e as implicações dessa implementação. Deste estudo fizeram parte alunos do ensino básico, primeiro, segundo e terceiro ciclo e ensino secundário, administração, direção pedagógica, professores, encarregados de educação e investigadores. Utilizámos uma metodologia essencialmente qualitativa, recorrendo a análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação de aulas e atividades práticas de forma a chegarmos a conclusões que possibilitassem a melhoria da implementação do Currículo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a implementação do Currículo foi considerada uma mais-valia pela comunidade educativa e um projeto com potencial para preparar cidadãos mais informados e responsáveis. No entanto, o sistema educativo atual dificulta a sua implementação e a sua visão por parte dos professores com um conceito mais tradicional ou conservador do processo ensino-aprendizagem.