Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-25"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- O desacordo dos progenitores quando às questões de particular importância para a vida do filhoPublication . Sousa, Daniela Filipa Melo da Rocha; Xavier, Maria Rita Aranha da Gama Lobo
- A produção de informação desportiva para diferentes plataformas : o caso do Jornal RecordPublication . Folgado, João Miguel de Magalhães; Ribeiro, Nelson CostaEste relatório tem como escopo abordar a convergência dos diversos meios dentro da redacção de um jornal, in casu do Jornal Record, focando-se na produção da informação desportiva para as diferentes plataformas, tentando compreender se os critérios de noticiabilidade diferem em função do online e da edição impressa. Foram abordados os conceitos do jornalismo, jornalismo desportivo, jornalismo na era digital e da convergência jornalística, que juntamente com a análise da edição impressa e do website do Record e, um estágio curricular de quatro meses na redacção do jornal, ajudaram a sustentar as conclusões alcançadas. As notícias que fizeram capa no jornal impresso na semana de 11 a 17 de Setembro de 2016, foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Foi elaborada uma grelha com vários indicadores que permitiu perceber as diferenças/semelhanças entre os conteúdos publicados no impresso e no online. Foi igualmente realizada uma entrevista ao Director Adjunto Bernardo Ribeiro, de modo a melhor compreender o funcionamento do jornal e das suas várias plataformas. O estudo concluiu que, apesar de o Record poder ser considerado um caso de sucesso em termos de convergência, o jornal impresso continua a ser a plataforma dominante na redacção do jornal, não obstante o crescimento contínuo da plataforma online.
- Autoavaliação de qualidade do ensino superior na Universidade Católica de Moçambique : um estudo de casoPublication . Angst, Felipe André; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA presente investigação teve como principal finalidade verificar as ações e os efeitos da autoavaliação da qualidade a partir de um estudo qualitativo de caso. Pelo Decreto Nº 63/2007, de 31 de Dezembro, é criado o Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQES) e para implementar o sistema foi criado o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), uma instituição de direito público, dotado de personalidade jurídica e autonomia técnica e administrativa, tutelada pelo Ministro que superintende a área do ensino superior. Existem de facto, em conformidade com a lei 27/2009, diferentes documentos de regulação do ensino superior em Moçambique devidamente articulados e coerentes em fase de concretização. O ensino superior moçambicano celebra 55 anos de existência, em 2017. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre os mecanismos de garantia da qualidade que têm recebido muita atenção nos últimos anos, principalmente por pressões internas e externas relacionadas com a progressiva massificação do ensino superior e a necessidade de alinhar o crescimento quantitativo das frequências com padrões internacionais de qualidade. Registe-se ainda que o enquadramento normativo vincula as instituições à adoção forçada de práticas de autoavaliação, introduzindo-se-lhe uma dinâmica de regulação interna e externa que se admite tenha impactos nos modos de organização e gestão da qualidade educativa. O intuito foi pesquisar o estado atual do desenvolvimento do processo de implementação do subsistema de autoavaliação da qualidade do ensino superior na Universidade Católica de Moçambique (UCM), numa das suas Unidades Básicas. Neste sentido, analisamos, através de um estudo exploratório, como ocorre o processo de autoavaliação, que díspositivos, órgãos e instrumentos foram criados, que relatórios foram produzidos, que planos de melhoria foram elaborados e efetivados e que efeitos pruduziu a autoavalição nesta instituição. Para tal, recorremos a metodologia de base qualitativa, que ambiciona e proporciona uma compreensão profunda do fenómeno a partir do contacto direto com diversos atores. Utilizamos o instrumento entrevista em profundidade (semi-estruturada), a análise documental, o diário de bordo, como principais fontes para a recolha de dados.Os resultados obtidos apontam que a autoavaliação, embora marcada por dimensões ambíguas e debilmente articuladas, impulsionou mudanças e melhorias durante e depois das práticas autoavaliativas.
- As lesões pré-natais : reflexão acerca da (eventual) tutela penal da integridade física pré-natalPublication . Pimenta, Rafaela de Aragão; Silva, Germano Marques da
- Relatório de estágioPublication . Costa, Cristiane Silva da; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente documento, inserido na unidade curricular Relatório, foi desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, da Universidade Católica Portuguesa do Porto, e constitui-se como elemento fundamental na descrição e análise do processo de aprendizagem em contexto de Estágio na área de Especialização de Saúde Infantil e Pediátrica. O Estágio de Saúde Infantil e Pediatria integra três módulos, nomeadamente: Módulo I - Saúde Infantil, Módulo II - Serviços de Medicina/Cirurgia e o Módulo III - Serviço de Urgência e Serviço de Neonatologia. Por reunir os critérios exigidos, foi-me conferida creditação ao Módulo II, pelo que esta unidade curricular integrou 500 horas de trabalho, das quais 360 foram em contexto da prática assistencial e 140 horas foram relativas a trabalho individual. Este documento tem como finalidade descrever os objetivos pessoais traçados e as atividades desenvolvidas no decorrer da unidade curricular Estágio e durante o percurso profissional, refletindo sobre as competências especializadas desenvolvidas nos quatro domínios de atuação de Enfermagem: Prestação de Cuidados, Gestão de Cuidados, Formação e Investigação, com base numa metodologia descritiva, crítica e reflexiva. Este percurso formativo centra-se na assistência de enfermagem especializada ao recém-nascido, criança e adolescente e sua família, dirigida à promoção do desenvolvimento infantil e a adaptação aos processos de saúde e doença, em diferentes níveis assistenciais.
- Gestão do produto : aftermarket de peças para carros ligeirosPublication . Santos, Milena Isabel Tavares dos; Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro eO presente trabalho final de mestrado enquadra-se na modalidade relatório de estágio realizado em ambiente organizacional na empresa AS Parts, do Grupo Nors. As funções desempenhadas durante o período de estágio permitiram um enquadramento teórico na abordagem às temáticas de marca e de segmentação de mercado, com destaque para a diferenciação de preços.
- Nodus TollensPublication . Costa, Ana Filipa Barroso; Castro, Maria Guilhermina Machado Guimarães NoronhaNodus Tollens é um neologismo da autoria de John Koenig (2014), utilizado para definir o sentimento de insegurança com que algumas pessoas se deparam, quando constatam que as suas vidas perderam o sentido. O objetivo desta dissertação é compreender de que modo as séries televisivas mais recentes retratam a realidade acima descrita e que soluções proporcionam aos espectadores, para que estes possam reencontrar o sentido das suas vidas. Para esse efeito, procedeu-se a duas pesquisas: uma teórica e, outra, artística. Na pesquisa teórica, verificou-se que Nodus Tollens pode ser uma condição temporária ou definitiva, ocorrendo, por vezes, num contexto individual (consequência de uma crise identitária ou de uma crise espiritual) ou manifestando-se socialmente (refletindo a queda das metanarrativas modernas). Na pesquisa artística, constatou-se que a televisão, por ser um meio tecnológico acessível a grande parte da população mundial, contribui, possivelmente, para encontrar uma solução para lidar com Nodus Tollens - daí o estudo de três séries televisivas cujas narrativas refletem a condição existencial dos seus espectadores: Breaking Bad, de forma realista (refletindo o mal-estar do homem contemporâneo), e Mr. Robot e The Walking Dead, de forma futurista (revelando os medos e os desejos das pessoas, em relação à possibilidade de uma fase pós- -moderna). A conclusão a que se pode chegar, após a análise das séries acima mencionadas, é que o espectador tem que assumir uma postura de mudança: adaptando a realidade aos seus princípios ou, na impossibilidade de mudar o mundo, adaptando-se à realidade.
- O confisco alargado no ordenamento jurídico portuguêsPublication . Minas, Manuel Picão; Silva, Germano Marques da
- Os concorrentes dos reality shows em Portugal : motivações e percursos de vida : estudo de caso do reality show "A Quinta"Publication . Cruz, Ana Rita Freitas; Ribeiro, Nelson CostaDesde 2000, aquando a estreia do programa Big Brother em Portugal, que o género Reality TV tem vindo a marcar o panorama televisivo português e, mais em concreto, o subgénero Reality Game Show. As adaptações ao formato são muitas e, desde então, este tem-se tornado num êxito de audiências. Depois de em 2004 ter estreado a Quinta das Celebridades, a TVI reformula, em 2015, o mesmo formato, renomeando-o como A Quinta. Com o objetivo de perceber quais as motivações que levam estes concorrentes a participarem nestes formatos, baseando-nos também no culto pelas celebridades, este trabalho aborda esta problemática, tendo como caso de estudo o programa A Quinta, que foi escolhido por incluir concorrentes anónimos e famosos e também por ser emitido no decorrer do estágio realizado na TVI. Deste modo, foram realizadas entrevistas aos ex-concorrentes deste programa utilizando a análise categorial de entrevistas para que se pudesse ter uma melhor perceção e divisão dos temas-chave que queríamos realçar. Com a análise das entrevistas chegámos à conclusão de que, efetivamente, a maior parte destes concorrentes entra nestes programas pela fama e também pela situação financeira.
- Policy making and regulation to promote entrepreneurship : procedural vs. monetary policiesPublication . Siegert, Bernhard Martin; Costa, Cláudia Isabel de SousaThe main objective of this paper is to understand under what circumstances a government should focus on procedural or monetary policies to foster entrepreneurial entry. To do this, we measure entrepreneurship by the entry density of new companies, which counts formally registered entrepreneurs only. However, we also control the effect on opportunity and necessity-driven entrepreneurship rates, which include entrepreneurs of all stages and sectors. Procedural and monetary policies are represented by time and cost to start a business respectively. The variety of control variables used in literature is approached by aggregating explanatory variables from 16 studies, resulting in 44 variables of which 8 are used in the regression analysis. For the empirical analysis, we use country and year fixed effects with country-clustered standard errors. We find a stronger positive impact for lowering cost to start a business, especially in countries with high rates of necessity-driven entrepreneurs or countries which did not belong to the lowest third in cost or time to start a business. However, the findings also suggest, that these policies do not incentivize non-entrepreneurs to engage in entrepreneurship, but rather attract informally operating entrepreneurs to register their business.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »