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Os concorrentes dos reality shows em Portugal : motivações e percursos de vida : estudo de caso do reality show "A Quinta"

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Abstract(s)

Desde 2000, aquando a estreia do programa Big Brother em Portugal, que o género Reality TV tem vindo a marcar o panorama televisivo português e, mais em concreto, o subgénero Reality Game Show. As adaptações ao formato são muitas e, desde então, este tem-se tornado num êxito de audiências. Depois de em 2004 ter estreado a Quinta das Celebridades, a TVI reformula, em 2015, o mesmo formato, renomeando-o como A Quinta. Com o objetivo de perceber quais as motivações que levam estes concorrentes a participarem nestes formatos, baseando-nos também no culto pelas celebridades, este trabalho aborda esta problemática, tendo como caso de estudo o programa A Quinta, que foi escolhido por incluir concorrentes anónimos e famosos e também por ser emitido no decorrer do estágio realizado na TVI. Deste modo, foram realizadas entrevistas aos ex-concorrentes deste programa utilizando a análise categorial de entrevistas para que se pudesse ter uma melhor perceção e divisão dos temas-chave que queríamos realçar. Com a análise das entrevistas chegámos à conclusão de que, efetivamente, a maior parte destes concorrentes entra nestes programas pela fama e também pela situação financeira.
Since 2000, when the debut of Big Brother program in Portugal, the Reality TV genre has marked the portuguese television and, more specifically, the subgenre Reality Gameshow. There are many adaptations to the format, and it has since become an audiences success. After having released Quinta das Celebridades in 2004, the portuguese channel TVI reformulated the same format in 2015, renaming it as A Quinta. In order to understand the motivations that lead these competitors to participate in these formats, also based on celebrity worship, this work addresses this problema, taking as a case study the program A Quinta, wich was chosen to include anonymous and famous competitors and also for being emitted during the stage realized in TVI. In this way, interviews with the former competitors of this program were carried out using the categorical analysis of interviews so that one could have a better perception and division of the key themes that we wanted to highlight. With the analysis of the interviews we have come to the conclusion that, in fact, most of these competitors enter into these programs for fame and also for the financial situation.

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Reality TV Reality Gameshow A Quinta Celebridades Motivação Celebrities Motivation

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