Browsing by Issue Date, starting with "2012-03-30"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das escolas : entre o ritual de legitimação e o gerenciamento da imagem : um estudo de caso múltiploPublication . Castro, Helena de Fátima Gonçalves de; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasA presente investigação teve como principal finalidade verificar o impacto dos procedimentos de avaliação de escolas na melhoria da qualidade do serviço educativo a partir de um estudo qualitativo de caso múltiplo. A fim de tomar conhecimento desse impacto foram entrevistados diferentes atores (dez em cada uma das escolas) sobre a avaliação externa e interna, bem como sobre os modelos de avaliação utilizados. Foram, ainda, consultados diferentes documentos (Relatórios de Avaliação Externa, Projeto Educativo de Escola, Atas do Conselho Pedagógico) e feito o registo de algumas observações diretas em Notas de Campo. Devido à complexidade do tema e à quantidade de informação a recolher, bem como às limitações de tempo, foram selecionadas três escolas, geograficamente próximas entre si e de fácil acesso, mas com caraterísticas organizacionais diferentes, constituindo casos contrastantes. Da investigação resultou a perceção de que os impactos da avaliação externa e interna são pouco significativos na vida quotidiana das escolas e que todo o esforço empreendido nos procedimentos de avaliação institucional escolar se traduz no cumprimento de um ritual legitimador e de gerenciamento da imagem pública das escolas, relegando para um plano secundário a sua melhoria efetiva. Isto ocorre num contexto de crise global da educação, onde mais do que a fragmentação das relações de poder parece estar em curso um gradual processo de desinstitucionalização da escola pública por via das pressões do mercado global.
- A gestão de conflitos numa organização e consequente satisfação dos colaboradoresPublication . Figueiredo, Lara Joana Lopes de; Ribeiro, CéliaO conflito faz parte da nossa vivência enquanto seres sociais em constante interação com os outros, ele é parte integrante da vida dos seres humanos. A sua existência não é prejudicial, antes pelo contrário, promove o crescimento e desenvolvimento. A sua anulação ou inexistência não seriam de modo algum benéficas quer para os indivíduos quer para as organizações. O desenvolvimento do tema situa-se essencialmente no âmbito da gestão de conflitos e consequente satisfação dos trabalhadores no contexto empresarial, pretendese especificamente analisar os estilos de gestão de conflitos e as diversas dimensões inerentes à satisfação no trabalho. Para responder ao objetivo geral definido aplicámos um questionário a 100 colaboradores de uma empresa do ramo das telecomunicações. Com o estudo efetuado concluímos que relativamente à estratégia de gestão de conflitos a que os colaboradores da amostra mais recorrem é a Partilha, o que significa que no geral os colaboradores quando enfrentam uma situação de conflito cedem sempre algo nas suas posições ou opiniões. De seguida, surge o estilo Colaboração que implica a colaboração entre as partes e, consequentemente, leva a uma maior abertura de negociação, pressupondo uma alta preocupação consigo próprio e com os outros. O estilo menos utilizado foi o de Evitamento, ou seja, o fugir ao problema pressupondo uma reduzida preocupação consigo mesmo e com os outros. Em relação à (in)satisfação no trabalho, as dimensões que registaram maiores níveis de satisfação foram: satisfação com o reconhecimento profissional, com o suporte organizacional, com o relacionamento afetivo no trabalho, com a utilidade social da organização e do trabalho e insatisfação com a sobrecarga de trabalho e com a falta de suporte psicossocial. Como resultado da análise inferencial confirmou-se a existência de relação estatisticamente significativa entre as variáveis vínculo profissional e os estilos de gestão de conflitos (colaboração, acomodação, partilha e evitamento). Também a variável, escolheria de novo esta empresa para trabalhar registou diferenças significativas com a escala de gestão de conflitos nas dimensões colaboração e acomodação. Também se encontraram relações significativas entre as variáveis funções de gestão/chefia e os estilos de gestão de conflitos (colaboração, acomodação, partilha e evitamento), tal como entre a variável classificação atribuída à chefia e os estilos de gestão de conflitos acomodação. O estudo salienta que os estilos de gestão de conflitos adotados pelos colaboradores de uma empresa não influenciam a satisfação no trabalho destes colaboradores.
- Associação de Moradores das Lameiras : relatório de estágioPublication . Fernandes, Cláudia Patrícia Freitas da Silva; Araújo, Maria de Fátima Rodrigues Leitão Lobo deO estágio curricular é parte fundamental da formação de um profissional, pois é o início do contacto com a área, e dessa forma, começar a pôr em prática todos os seus conhecimentos teóricos. Este relatório procurou descrever todas as actividades desenvolvidas ao longo do estágio e mostrar os resultados obtidos. O estágio decorreu na Associação de Moradores das Lameiras, mais concretamente, no Gabinete Social do Edifício e Gabinete de Atendimento e Acompanhamento Social das freguesias de Antas e Calendário. A primeira actividade teve como objectivo elaborar uma caracterização socioeconómica dos moradores do Bairro Social das Lameiras, esta actividade foi realizada no contexto do Gabinete Social do Edifício. A segunda actividade pretendeu realizar uma análise social dos beneficiários da Acção Social e do Rendimento Social de Inserção, o âmbito desta actividade foi o Gabinete de Atendimento Social das freguesias de Antas e Calendário. No decorrer deste trabalho, concluímos que todas as actividades desenvolvidas no Bairro Social das Lameiras tornam-se muito importantes e de grande vantagem, permitem conhecer a realidade do bairro e quais as necessidades dos moradores e dessa forma trabalhar no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos moradores.
- O incumprimento vantajoso : Corporate Governance e responsabilidade civil dos administradoresPublication . Cruz, Duarte Amaral; Vasconcelos, Pedro Pais de
- Plano estratégico de e-marketing para as medias sociaisPublication . Martinho, José Nuno Foja; Machado, Joana CésarA “HM Consultores” é uma empresa prestadora de serviços ao nível de consultoria especializada. A empresa pretende avançar de uma forma sustentada para um projecto de comunicação, mais concretamente, na área do marketing digital (e-marketing), com especial incidência nos medias sociais. O presente relatório de estágio surgiu com o objectivo de desenvolver um plano estratégico e operacional na área dos medias sociais para a HM Consultores. A HM Consultores pretende, com este plano, posicionar a empresa no ambiente digital, gerar novas oportunidades de negócio e, acima de tudo, reforçar a identidade da marca. Neste contexto, foi realizada uma revisão de literatura, que resultou de uma pesquisa bibliográfica na área do marketing digital/e-marketing, com o objectivo de contextualizar os medias sociais no marketing digital ,compreender o conceito e perceber a sua abrangência. De seguida foi explicada a importância dos mediais sociais no mundo empresarial e foi feita uma breve descrição e caracterização das principais redes sociais online. Como culminar da revisão bibliográfica, foram propostas algumas métricas de avaliação da presença das empresas nos medias sociais. O desenvolvimento prático deste projecto teve início numa análise diagnóstico, onde foi realizado o levantamento actual dos negócios e a sua inserção na internet e a identificação das tendências de evolução futura. Nesta fase procurou-se realizar uma caracterização do contexto actual do negócio, identificando as ameaças e oportunidades que subjazem no momento actual e futuro. Seguidamente procurou-se analisar a situação actual da empresa face ao seu contexto de negócio e à sua situação relativamente ao marketing digital e identificar e caracterizar os seus pontos fortes e fracos. Numa fase posterior, procurou-se delinear um plano de acção devidamente alinhado com a estratégia da empresa, que possibilitasse desenvolver o seu modelo de negócio numa vertente electrónica, com principal enfoque na questão da comunicação digital de marketing nos medias sociais.
- A interação professor-aluno nas aulas individuais de instrumento de cordasPublication . Costa, Raquel Campos da; Alves, José Joaquim MatiasAs temáticas referentes às escolas de música e ao ensino de instrumento parecem ainda privilegiar a ideia de métodos ou propostas de ensino em detrimento de discussões mais conceptuais, o que sugere a necessidade de ampliar este campo de investigação e ação para além dos conteúdos técnicos e musicais. O estudo insere-se na problemática da interação professor/aluno nas aulas individuais de instrumento, na relevância da “impressão digital” do professor e visa analisar a forma como professores e alunos de instrumento de cordas, de uma escola profissional de música, tratam dessa relação e beneficiam da mesma nos processos de ensino/aprendizagem. Pretende-se compreender o papel das relações pedagógicas enquanto facilitadoras do sucesso escolar, identificar a influência da comunicação, compreender o impacto na autonomia e criatividade dos alunos e concluir as características essenciais que os docentes de instrumento devem procurar. Pretende-se adotar uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, de modo a estudar em profundidade as aulas de instrumento nos vários níveis e instrumentos de cordas da ARTAVE, para compreender a importância que a interação decorrida num semestre do ano letivo 2011/12, teve no modo de ensinar e aprender da performance do instrumento de cordas e de que forma os fatores enraizados culturalmente (herança da tradição e dos modelos aprendidos, o isolamento dos professores e dinâmica de poder) e as estratégias metodológicas predominantes no ensino one to one podem, ou não, condicionar as aprendizagens e o sucesso na performance musical. A informação será recolhida através de observação indireta, com recurso a vários instrumentos: entrevistas, focus group e observação em registo vídeo.
- Mudar trajetórias de vida : escola de segunda oportunidade : o caso da Escola de MatosinhosPublication . Brito, Isabel Maria Lagarto de; Palmeirão, CristinaO estudo que suporta o presente trabalho consiste, essencialmente, numa análise e consequente reflexão sobre o programa e as metodologias utilizadas na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. O programa de intervenção da escola e as suas metodologias diferenciadas, pretende ser uma oferta de certificação e de orientação formativa para um grupo de alunos com problemas de insucesso escolar e integração social, que não encontra resposta substantiva no sistema de ensino regular, o que, sem alternativas, os coloca em risco de exclusão social. Um programa que pretende, oferecer essas alternativas, dando cumprimento a uma formação que lhes permita a certificação básica e a sua inclusão na vida profissional e cívica. Sendo este um trabalho exploratório que procura compreender se esse projeto constitui uma efetiva resposta educativa de remediação ao abandono escolar e uma mais-valia para o acesso ao mercado de trabalho, estruturou-se numa atitude de reflexão investigativa. É um trabalho, suportado numa atitude de reflexão investigativa e que a partir de um estudo de caso, analisa as práticas pedagógicas alternativas que procuram caminhos (metodologias) diferentes, a sua consecução e de que forma mudam a trajetória de vida expectável para alunos sem formação escolar. Porque a montante deste projeto estão os princípios éticos e educacionais da escola inclusiva, este trabalho irá centrar a sua reflexão nos temas e problemas de uma escola para todos. Partindo de literatura que suporta esta reflexão, de dados recolhidos e da experiência pedagógica vivenciada pela autora na escola referenciada, esta investigação procura aferir se este projeto de intervenção é uma resposta consistente ao problema do insucesso escolar, oferecendo programas de ação de reinserção social e de integração para jovens fora das ofertas educativas disponíveis pela rede de escolas públicas.