Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A interação professor-aluno nas aulas individuais de instrumento de cordas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
12083.pdf7.86 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As temáticas referentes às escolas de música e ao ensino de instrumento parecem ainda privilegiar a ideia de métodos ou propostas de ensino em detrimento de discussões mais conceptuais, o que sugere a necessidade de ampliar este campo de investigação e ação para além dos conteúdos técnicos e musicais. O estudo insere-se na problemática da interação professor/aluno nas aulas individuais de instrumento, na relevância da “impressão digital” do professor e visa analisar a forma como professores e alunos de instrumento de cordas, de uma escola profissional de música, tratam dessa relação e beneficiam da mesma nos processos de ensino/aprendizagem. Pretende-se compreender o papel das relações pedagógicas enquanto facilitadoras do sucesso escolar, identificar a influência da comunicação, compreender o impacto na autonomia e criatividade dos alunos e concluir as características essenciais que os docentes de instrumento devem procurar. Pretende-se adotar uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, de modo a estudar em profundidade as aulas de instrumento nos vários níveis e instrumentos de cordas da ARTAVE, para compreender a importância que a interação decorrida num semestre do ano letivo 2011/12, teve no modo de ensinar e aprender da performance do instrumento de cordas e de que forma os fatores enraizados culturalmente (herança da tradição e dos modelos aprendidos, o isolamento dos professores e dinâmica de poder) e as estratégias metodológicas predominantes no ensino one to one podem, ou não, condicionar as aprendizagens e o sucesso na performance musical. A informação será recolhida através de observação indireta, com recurso a vários instrumentos: entrevistas, focus group e observação em registo vídeo.
Issues concerning music schools and teaching instrument still seem to favor the idea and of methods of teaching proposals rather than more conceptual discussions, which suggests the need to expand this field of research and action beyond the technical and musical contents. The study is part of the problem of teacher/student interaction in individual instrument class, the relevance of the teacher’s "fingerprint" and aims to examine how teachers and students of a stringed instrument, a professional school of music, deal with this respect and will benefit from it in the teaching / learning process. The objetive is to understand the role of pedagogical relationships while facilitating academic success, to identify the influence of the communication, understanding the impact on students’ autonomy and creativity and complete the essential characteristics that instrument teachers should seek. It is intended to adopt a research methodology focussed on a case study of an essentially qualitative, in order to study in depth the instrument classes at various levels and stringed instruments of ARTAVE to understand the importance of interaction in a half of the year elapsed school year 2011/12, was in the way of teaching and learning performance of the stringed instrument and how culturally rooted factors (tradition and heritage of learned models, the teacher isolation and power dynamics) and the methodological strategies prevaling in one to one teaching may or may not condition the learning and success in musical performance. The information will be collected through indirect observation, using differents instruments: interviews, focus group and observation in video recording.

Description

Keywords

Interação pedagógica Ensino One to One Ensino Aprendizagem Comunicação Projetos Afetividade Inovação Teaching interaction One to One teaching Teaching Learning Communication Projects Affectivity Innovation

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue