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- A importância do desenvolvimento das energias renováveis através das tarifas feed-inPublication . Fernandez, Sandra; Torgal, Lino Miguel de Sousa Fernandes da Silva
- Comunicação 360º : estudo de caso da Ogilvy PortugalPublication . Sobral, Teresa Alves Catarino e; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoO presente trabalho de investigação tem por base o estágio realizado na agência de comunicação Ogilvy Portugal, em particular no departamento de relações públicas, onde adquirimos um conhecimento prático das funções que se prendem com o desenvolvimento das marcas e sua projeção, nomeadamente assessoria de imprensa e ativação da marca. Este período de estágio proporcionou, entre outros, o contacto com o tema Comunicação 360º, um tema que, até à data, desconhecíamos. Assim sendo, em razão do interesse e curiosidade que nos suscitou, optámos por explorar a aplicação deste novo conceito no mercado das agências e marcas. Contudo, observámos que sendo um conceito inovador e, por conseguinte, implementado em poucas agências e empresas, são poucos os estudos que versam sobre esta matéria. Pretendemos por este meio dar um contributo para o aprofundamento deste novo conceito. A opção de trabalhar este tema abriu-nos a possibilidade de abordar a totalidade das áreas trabalhadas na agência multinacional Ogilvy, e de aprofundar a comunicação interdepartamental, o que nos deu um entendimento prático das funções e responsabilidades inerentes a cada área individualmente, bem como do que subjaz às reuniões interdepartamentais, a saber, o processo de discussão de diferentes ideias entre elementos que têm um objetivo comum e abrangente, dando assim lugar à comunicação 360º. A comunicação 360º tem-se destacado como uma boa ferramenta comunicacional onde todas áreas que constituem as agências de comunicação interagem para trabalhar a melhor projeção das marcas. Atualmente, as empresas (marcas) e agências tomam cada vez mais consciência de que uma comunicação 360º é tão ou mais importante do que os restantes processos comunicacionais individuais que se estabelecem externamente com os mais variados stakeholders. O presente relatório visa principalmente esclarecer e aprofundar o conceito de comunicação 360º e a sua importância para o sucesso das marcas. Mais especificamente, a forma como se articula e se coordena esta estratégia que integra diversas áreas exigindo, ao mesmo tempo, uma coerência comunicacional e, também, uma forte abrangência. Nesse sentido, e de forma a dar seguimento aos objetivos a que nos propomos, recorremos a um conjunto de autores e às suas respetivas abordagens teóricas relativamente ao tema. Elaboramos igualmente um estudo de caso prático sobre a Ogilvy - agência de comunicação onde realizámos o estágio curricular - com recurso a inquéritos validados e analisados, e ainda um estudo complementar sobre outras agências de grande prestígio e renome no mercado de forma a tornar mais abrangente a conclusão final sobre a mais-valia desta estratégia 360º.
- (Re)estruturação da resposta de Centro de Dia para Unidade de HumanitudePublication . Cardoso, Pedro Raul Pires Dias de Calheiros; Amaro, Maria Inês Martinho AntunesNa tentativa de encontrar um modelo teórico de suporte à prática do dia-a-dia do Centro Social Paroquial de São Jorge de Arroios, encontrou-se uma filosofia de acção – Humanitude- que pode responder a este anseio. Escolheu-se um caminho conceptual que respondesse às questões: quem encontramos? Quem é encontrado? Como agir nesse encontro? Assim, respondendo às questões levantadas, faz-se uma incursão pelos conceitos de Pessoa, Relação de Ajuda e Cuidar, para chegar a uma Filosofia de Acção – Humanitude, como resposta à questão: como agir. Trata-se de um Projecto de criação de um Centro de Dia em Humanitude, e para o qual se propõe um novo conceito de Resposta Social.
- O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e BebidasPublication . Almeida, Maria Leonor Silva Féria de; Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação variante de Marketing e Publicidade da Universidade Católica de Lisboa e no seguimento da concretização de um estágio curricular na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Este relatório pretende contribuir para uma melhor compreensão sobre o conceito marketing interno e sobre a sua utilização num ambiente empresarial. Esta análise tem como ponto de partida o estágio realizado, durante seis meses, na área de marketing, onde foi possível acompanhar e colaborar na execução do plano de ações internas da marca Sagres Radler. De uma forma geral, esta investigação pretende estudar a possível relação entre as ações de marketing interno e a satisfação dos colaboradores, que posteriormente poderá influenciar o seu desempenho dentro da organização. Para o presente estudo optámos pela utilização do inquérito por questionário, pela realização de duas entrevista e pela descrição do estágio e consequentes observações. Através da análise realizada é possível verificar que quando as ações internas são bem executadas, quando cumprem o seu papel, os colaboradores sentem-se mais próximos das marcas/produtos da empresa, sentem que conhecem a empresa, assim como se sentem envolvidos e como uma prioridade para a organização em questão. No caso específico da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, verificou-se que as ações de marketing interno estão a cumprir o seu objetivo e que existe um bom ambiente interno, onde os colaboradores, de uma forma geral, demonstram estar satisfeitos, motivados e orgulhosos. O tema abordado no presente trabalho torna-se pertinente, principalmente para a área da comunicação, por se tratar de uma questão ainda pouco explorado em Portugal. A área do marketing interno foca-se, essencialmente, nos colaboradores que são responsáveis por conquistar e fidelizar clientes, assim como por representar a empresa. Caso os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados, é provável que transmitam esse sentimento de satisfação aos clientes.
- (In)disciplina e (in)sucesso escolar : ecos de um projeto implementado numa escola TEIPPublication . Miranda, Cláudia Alexandra Peixoto; Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral daO problema da indisciplina e do insucesso persiste em muitas escolas consideradas Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Problema que as escolas procuram resolver, dentro da sua autonomia e com os recursos disponíveis, através de projetos e processos de inovação organizacional que permitam alcançar a mudança almejada. Nessa perspetiva, importa estudar estes projetos e processos, avaliando a sua eficácia e, consequentemente, a sua pertinência. O presente artigo centra-se no projeto X, um projeto que procurou combater a indisciplina e promover o sucesso escolar numa escola TEIP, avaliando a sua eficácia. Para o efeito servimo-nos de lentes teóricas que contribuíram para uma melhor compreensão da realidade e das ações dos professores, alunos, funcionários e pais, numa organização tão complexa como a escola. Os dados recolhidos e analisados permitiram-nos concluir que o projeto X não alcançou plenamente os objetivos almejados, porque na sua génese o projeto não contemplou a necessária mudança de paradigma nem ao nível das práticas organizacionais, nem ao nível dos processos educativos. O discurso dos professores continua a dar indícios de uma cultura profissional pouco reflexiva, que invoca sistematicamente causas externas para explicar o fracasso da ação pedagógica. No projeto houve também falhas ao nível do investimento no envolvimento das pessoas que nele participaram, o que comprometeu também o seu sucesso. Concluímos ainda existir a necessidade da promoção na escola de uma cultura de trabalho colaborativo ao nível da planificação, monitorização e avaliação da ação educativa, e de dinâmicas que permitam o desenvolvimento de uma verdadeira cultura de inovação organizacional, de forma a melhorar efetivamente o processo de ensino/aprendizagem.
- Aplicação das tecnologias no combate ao insucesso na disciplina de geometria descritivaPublication . Godinho, Elsa Maria Cabral de Sousa; Cabral, Maria Ilídia de MeirelesConsiderando que a disciplina de Geometria Descritiva A tem apresentado um elevado grau de insucesso ao nível do 10º ano de escolaridade, e no sentido de reverter esta situação, foi concebida uma estratégia de ensino-aprendizagem, com base na utilização de ferramentas da nova geração da Internet, chamada de Web 2.0. Pretendemos verificar a interação de uma turma constituída por alunos do curso de Ciências e Tecnologias e do curso de Artes Visuais, durante a conceção, desenvolvimento e utilização de aplicações multimédia dos novos ambientes da Web 2.0 aplicadas à disciplina de Geometria Descritiva A e avaliar a influência que essas mesmas tecnologias tiveram no desenvolvimento das competências, nas aprendizagens dos alunos e na melhoria dos resultados escolares. Para o efeito, foi utilizado um conjunto de ferramentas de Ensino Assistido por Computador, o software SketchUp, AEIOU-GD e a ferramenta Jing que permite a captura de screenshots e vídeos ou screencasts (capturas / gravações digitais de ações / interações do utilizador) no computador que, além de possibilitarem a partilha destes na Web, permitem aos alunos aceder às aplicações através de todos os dispositivos móveis, tais como a Plataforma Android, Windows Phone, iPhones, iPods e iPads e aplicarem os conteúdos curriculares da disciplina, em qualquer lugar ou hora. Embora o trabalho tenha sido desenvolvido com um número reduzido de alunos, num total de treze, permitiu também abalizar que, de uma forma geral, os alunos têm hábitos estabelecidos de utilização de multíplices dispositivos móveis, nomeadamente computadores, iPhones, iPods e iPads. Os resultados mostraram que os alunos consideraram esta experiência profícua, uma vez que contribuiu para a compreensão e aprendizagem de alguns conteúdos conduzindo a uma melhoria dos resultados escolares. Quanto aos screenshots e vídeos ou screencasts, a maioria dos alunos mostrou interesse na sua utilização, tendo mesmo afirmado que estas aplicações contribuíram para a melhoria das suas aprendizagens. Esta perceção dos alunos é corroborada por uma ligeira subida nos resultados escolares na disciplina de Geometria Descritiva A dos alunos envolvidos. Ressalva-se, contudo, que seria necessário que o projeto fosse implementado por um período mais longo, e envolvendo um maior número de alunos, para que pudéssemos chegar a resultados e conclusões mais consistentes.
- O diretor de turma : contributos para a melhoria dos resultados escolares dos alunosPublication . Craveiro, Ana Catarina Rocha; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasNo desempenho de cargos diretivos, constatamos que o exercício das funções de diretor de turma é, no âmbito das lideranças intermédias, um dos mais abrangentes e que mais impacte tem nas dinâmicas da escola. Quem lidera uma escola, sabe que um “bom” diretor de turma é o motor para o sucesso escolar e para a melhoria da qualidade da organização. A sua ação move-se em várias direções e, nas relações que mantém com cada um dos interlocutores, reside o cerne da organização e gestão escolar. O diretor de turma acumula uma pluralidade de funções: burocráticas, que exigem conhecimentos técnicos e específicos; de coordenação, com uma liderança forte essencial na mediação de conflitos e ainda pedagógicas, particularmente centradas nos alunos, no trabalho realizado em contexto de sala de aula, pelos professores e nas relações com a família. As suas funções, naquilo que são as suas competências formais e não formais, nomeadamente de acompanhamento e orientação do percurso escolar de cada um dos alunos e as pontes de colaboração que estabelece entre os vários atores do processo são a marca que distingue o seu trabalho e é aí que estão centradas as expetativas das lideranças de topo, da comunidade escolar, local e da Tutela. Focalizamos este projeto nas dinâmicas de ação do diretor de turma, como garante dos interesses dos alunos na melhoria das suas aprendizagens; na sua relação com os professores, mobilizando-os para um trabalho cooperativo, em prol dos alunos, na afinidade com as famílias, motivando-as para uma ação partilhada de corresponsabilização no processo de ensino aprendizagem dos seus educandos.