Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-28"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Disposições e atitudes dos alunos na frequência do ensino superior : as perceções dos novos alunos da FEGPublication . Alves, Margarida Adelaide Macedo de Carvalho; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasNeste trabalho apontam-se alguns fatores considerados determinantes da identidade dos alunos que entram na Católica Porto Business School (CPBS), anteriormente Faculdade de Economia e Gestão (FEG), cujo enquadramento no panorama do ensino superior privado em Portugal e, de modo global, no panorama do ensino superior nacional e europeu é estabelecido; para tal, apresenta-se a caraterização demográfica dos novos alunos da CPBS no ano letivo 2014/15 e a análise empírica das suas perceções sobre a adaptação à universidade. Apresenta-se ainda uma estimativa da qualidade da relação dos alunos com os professores, através da análise das perceções tanto de professores, como de alunos. Para tal, foi estabelecido o impacto da entrada dos alunos na faculdade e da forma como a sua adaptação decorre, no rendimento e consequentemente no sucesso académico; foram determinados parâmetros significativos que condicionam esse sucesso e o modo como esses parâmetros podem ser influenciados não só pelo próprio aluno, como pelos pares, professores e instituição. Foram determinados indicadores das práticas educativas eficazes capazes de operacionalizar pedagogias inovadoras no ensino superior, de modo a valorizar de forma adequada os três vértices do triângulo pedagógico (o professor, os alunos e o conhecimento). Através da utilização dos instrumentos adequados construídos com base nos parâmetros determinados, foram descritos os parâmetros que condicionam a adaptação dos novos alunos da CPBS à faculdade e ao curso que frequentam e foram encontradas relações entre eles; concluiu-se que existe uma relação equilibrada entre alunos e professores capaz de facilitar o apoio aos alunos na sua integração na faculdade e nos processos de autorregulação da sua aprendizagem; os professores preocupam-se com os alunos e contribuem para o sucesso académico e integração dos alunos, quer pelas suas práticas de atendimento, quer pelas suaspráticas didáticas; os alunos sentem-se integrados na faculdade e revelam sensação de pertença à instituição.
- Dos efeitos da transmissão de unidade económica no âmbito de aplicação dos instrumentos de regulamentação coletiva de trabalhoPublication . Tomás, Lourenço Maria Perestrelo Fernandes; Vasconcelos, Joana Maria de Vallera de Macedo Pinto e