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- A inclusão do aluno com Síndrome de Williams : da teoria à prática mediante uma relação de dádivaPublication . Fernandes, Agostinha da Conceição Machado; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daA síndrome de Williams (SW) é uma rara desordem do desenvolvimento neurológico associado a um fenótipo físico e comportamental característico. Esta síndrome foi descrita, em 1961, por Williams et al que identificaram um grupo de crianças com estenose aórtica supravalvular, défice cognitivo e características faciais peculiares (“face de duende”). Beuren et al descreveram a síndrome referindo a natureza amigável dessas crianças e, mais tarde, incluíram as anomalias dentárias e estenose da artéria pulmonar periférica. Posteriormente, outros autores associaram a SW à hipercalcemia idiopática. A SW não é transmitida geneticamente e não apresenta causas ambientais, médicas ou influência de fatores psicossociais. Partindo do princípio epistemológico de que a dádiva é uma noção que adquire inteligibilidade na medida em que se recupera a intencionalidade dos sujeitos dessa relação e, de acordo com uma metodologia de caráter qualitativo, procurou-se investigar a presença da dádiva nas relações que um aluno com SW estabelece com os seus pares e as professoras no contexto da intervenção educativa. A partir do caso concreto de um aluno com SW, considerando o enquadramento teórico da SW e as áreas fortes dos alunos com esta síndrome, procurou-se avaliar os benefícios da inclusão destes alunos no ensino regular, bem como o impacto das suas áreas fortes no estabelecimento de relações sociais e no seu desempenho escolar. Finalmente, analisou-se a adequação do Programa Educativo Individual do aluno em estudo com as orientações teóricas apontadas pela literatura atual.
- The problem of cultural distance in international business : cultural distance's influence in Zippy's entry mode processPublication . Cunha, Cláudia Sofia Freitas Braga da; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eSince the 70's, cross-cultural interactions has become a topic of growing interest within management and sociological literature, especially after the release of Hofstede's (1980) book "Culture's Consequences" and Kogut and Singh's (1988) cultural distance index, which derived from the aforementioned study. However, according to our literature review, the influence that cultural distance tends to have on the firm's entry mode choices is not a consensual topic among academics. In an attempt to clarify and unveil this issue we concentrated on previous studies from authors such as Barkema et al. (1997), Barkema and Vermeulen (1997) and Kogut and Singh (1988). As for the empirical part of this study, we have decided to focus our attention on a Portuguese Multinational Enterprise's (MNE) internationalization process. Through the use of the case study methodology, we could observe and analyze Zippy's entry mode choices, as well as establish a relationship between the aforementioned process (i.e. MNE's internationalization path) and our research model. We were also able to confirm our proposition (i.e. when entering in high culturally distant countries, firms tend to choose less complex entry modes like Exports or Contracts, instead of FDI) and provide an answer to our research question: Does cultural distance influence the firm's entry mode choice? Furthermore, after studying the entry modes chosen by Zippy to expand its business to Egypt, Malta and Kuwait (countries culturally not very distant from Portugal); we concluded that the firm's entry mode choice also seems to be influenced by the perceived target market's political risk. Therefore, we argue that cultural distance has direct impact on the company's internationalization process, but when there is a high political risk involved, managers tend to add this variable into the equation as well.
- O papel das exportações na competitividade da Alemanha : capacidade de transferir para a indústria o investimento realizado em investigação e desenvolvimentoPublication . Bicas, João Pedro de Freitas Farinha; Pacheco, Luís Pedro KrugO estudo efetuado demonstra a importância das exportações enquanto fator determinante da competitividade da Alemanha e permite gerar desenvolvimento socioeconómico, através da criação de emprego e riqueza. Estas representam aproximadamente 50% do PIB alemão e demonstram a relevância da política externa e orientação da economia para o exterior. A análise da performance da Alemanha permite constatar que a política de I&D e inovação é uma mais valia na incorporação de valor aos seus produtos, o que gera uma grande procura externa por produtos com qualidade, design e tecnologia e torna o país no terceiro maior exportador mundial. O sistema de I&D e inovação da Alemanha é considerado um dos melhores do mundo por possuir uma estrutura de excelência. A articulação entre o setor público e privado permite transferir todo o conhecimento gerado para a criação ou melhoria de produtos e serviços existentes, correspondendo às necessidades e interesses da sociedade alemã.
- Financial guilt and crisis : exploring marketing opportunities to Southern European countriesPublication . Ferreira, Filipe Jorge Tavares Pessoa Príncipe; Silva, Susana Cristina Lima da Costa eSouthern European Countries have been hit by a crisis which has implied deep and fast mutations of the social and economical reality surrounding consumers. Therefore, the consumer himself has changed his vision, behavior, habits, values and beliefs towards the external environment. Thus, it is of crucial importance for companies’ marketing to understand and respond to the crisis correctly, not only focusing on the reorganization of the structural costs most are conducting, but also in the modifications on consumers’ attitude. This article allows us to understand more deeply the new consumer and how guilty appeals can reply in fulfilling their necessities. More precisely, it will focus on and discuss the use of financial guilt during crisis periods and how companies can take advantage of it. For this purpose, the results of an international research in Portugal, Spain, Italy and Greece will be discussed.
- Modelo operacional de uma instituição de crédito especializado : o caso do BNP Paribas FactorPublication . Dias, César Eduardo Fernandes; Pinto, João Filipe MonteiroAs empresas recorrem frequentemente ao financiamento no curto prazo para fazerem face a necessidades de financiamento, nomeadamente para o financiamento do capital circulante. A presente pesquisa apresenta toda a panóplia de financiamentos que o sector bancário coloca à disposição das empresas, nomeadamente PMEs. É dado especial destaque ao financiamento via factoring, bem como a todo o processo que decorre até à obtenção do financiamento, tendo subjacente o modus operandi da instituição financeira objecto de análise na pesquisa, o BNP Paribas Factor. O factoring ou a cessação financeira passa pela aquisição de créditos (não financeiros) de curto prazo resultantes da venda de produtos ou da prestação de serviços nos mercados interno e externo. Todas as empresas, pequenas e médias empresas (PME´s) ou grandes empresas, podem usufruir deste tipo de financiamento. No processo de gestão de tesouraria, o factoring representa um instrumento de financiamento bastante relevante e importante. Apresenta várias vantagens para os aderentes na resolução de problemas de tesouraria, a saber: (i) redução dos riscos em operações de exportação e internacionalização; e (ii) melhoria dos rácios de autonomia financeira através do factoring sem recurso. Assim, este trabalho aborda as várias tipologias de factoring, descreve o processo de concessão de crédito via factoring, estuda a importância do factoring na economia portuguesa, nomeadamente no apoio à tesouraria das PMEs e aponta os factores críticos de sucesso deste tipo de operações.
- A ética na empresa : qual o papel da ética na empresa?Publication . Lima, João Manuel Ribeiro; Soares, Maria da Conceição MonteiroCom o intento de analisar e desenvolver qual o papel da ética na empresa, esta dissertação desenvolve-se com objetivo de demonstrar que a ética não é instrumental à empresa, não se restringe a uma ferramenta de gestão. Nesse sentido, para a análise desta questão, considero que é importante definir o que é uma empresa. Como tal, a análise começa por se centrar na teoria económica da firma mostrando as suas principais características e os seus limites. Contudo, há uma questão fundamental que não é tratada por esta teoria, a questão do estatuto ontológico da empresa, ou seja que tipo de entidade é uma empresa. Quando falamos de empresas, falamos de entes que realmente existem como agentes de pleno direito (por si sós e para lá dos indivíduos humanos que os constituem) ou de meros agregados de pessoas/contratos/objetos, sem qualquer tipo existência independente destes? Aquilo que defendo é que as empresas são entidades reais e nesse sentido são agentes que vivem e desenvolvem uma determinada cultura, um ethos e são responsáveis pela sua ação. Esse ethos fundamenta-se essencialmente na confiança, base de toda a vida social que se define essencialmente por relações de troca.
- A decomposição do risco no mercado dos Credit Default SwapsPublication . Novais, João Carlos Ferreira; Santos, Carlos Manuel Ferreira dosCom este trabalho pretendemos decompor o risco no mercado de Credit Default Swaps de forma a perceber se para entidades soberanas da zona euro as variações de spread tiveram como fundamento apenas factores intrínsecos à própria entidade, ou se existiu contágio proveniente de outros países. Com base na literatura disponível formularam-se várias hipóteses, sendo que a generalidade apontava no sentido de que efectivamente os factores exógenos ao próprio país tiveram influência na volatilidade dos spreads. Para a análise empírica recorremos a um modelo econométrico GARCH com variávies explicativas e com base em dados de CDS soberanos estimamos regressões que nos permitiram concluir que efectivamente o aumento do risco, medido como a volatilidade dos spreads de CDS em países como a Alemanha e a França não tiveram como única explicação factores de ordem intrínseca ao próprio país, mas que estes sofreram efeitos de contágio mediante a trasmissão de risco dos países periféricos, nomeadamente Grécia e Portugal no caso germânico, e Espanha, Itália e Grécia no caso gaulês.
- Avaliação de desempenho docente : necessidade ou imperativo legal?Publication . Matos, Ana Paula Alves; Roldão, Maria do Céu; Alaiz, VitorPerante a acelerada transformação da sociedade, as organizações escolares encontram-se num processo de adaptação permanente, no qual lhes é requerida maior eficácia e eficiência da ação, no sentido de responderem às necessidades e expetativas dos seus stakeholders, cada vez mais exigentes. Por conseguinte, recorrem à avaliação, nomeadamente dos professores, como ferramenta indispensável para a concretização da qualidade dos seus processos e procedimentos, com vista à melhoria contínua, que culminará na excelência. Neste seguimento, a avaliação ao desencadear um processo de reflexão crítica/ reflexiva, surge como estratégia imperativa de ação para a melhoria do desempenho e eficácia do professor e, consequentemente da organização escola. Todavia, a sua implementação tem gerado grande tensão entre determinados intervenientes, que colocam em causa a essência, a credibilidade, bem como a eficácia do processo. Com a presente investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes, e recorrendo à metodologia de estudo de caso, pretendeu-se analisar e comparar as diferentes perceções sobre os processos de avaliação de desempenho docente, em organizações escolares públicas e privadas, situadas na região de Entre Douro e Vouga. Após a análise dos dados, procurou-se identificar as eventuais causas explicativas da divergência de posição de cada interveniente face ao processo de avaliação de desempenho, bem como enumerar possíveis áreas de intervenção passíveis de alterar essa realidade. Em suma, decorrente da investigação realizada, constatou-se que os intervenientes reconhecem a importância e a necessidade, que transcende a exigência legal, da avaliação de desempenho docente. Contudo, a cultura organizacional inerente à organização pública, desencadeia um processo de rejeição da avaliação sumativa por parte dos professores, por esta vincular uma imagem distorcida destes e da própria organização escola. Assim, pelo papel preponderante que estes desempenham na sociedade, é urgente desencadear a mudança!
- Custos e benefícios da Lei Sarbanes-Oxley : o caso BPNPublication . Almeida, Filipe Ribeiro Moreira de; Correia, Maria Luisa C. F. L. Castro AnacoretaA Lei-Sarbanes-Oxley foi implementada nos Estados Unidos da América em 2002, após uma década de escândalos corporativos que abalaram a sua economia. Segundo Ahmed et al. (2010), a criação da Lei Sarbanes-Oxley teve como principal objetivo a proteção dos investidores através da melhoria das divulgações das empresas. No entanto, há quem defenda que os benefícios gerados pela SOX não são suficientes de forma a compensar os seus custos de implementação e manutenção. Neste aspeto, a literatura pesquisada diverge bastante. Por um lado, o impacto económico da SOX nas empresas é bastante significativo, por outro, o seu objetivo principal de proteger os investidores e melhorar a imagem do mercado bolsita prevenindo comportamentos fraudulentos está a ser atingido. O presente trabalho tem como foco principal perceber qual o impacto da implementação da Lei Sarbanes-Oxley, no que diz respeito à prevenção e diminuição de comportamentos fraudulentos, nomeadamente no caso BPN. Ao comparar a literatura recolhida com o estudo de caso, identificamos que existe uma disparidade imensa, entre Portugal e os EUA, relativamente às penas de multa e penas de prisão atribuídas a crimes de fraude corporativa. Esta disparidade reflete a importância dada pelos EUA a este tipo de fraudes e poderá ser considerada como um alerta para países menos evoluídos no que toca a supervisão financeira.
- Desenvolvimento do negócio de ServicePublication . Faria, José Carlos Saavedra Limpo de; Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro eA qualidade do serviço e a satisfação do cliente são dois pilares fundamentais que qualquer empresa deve ter em consideração. Uma empresa que participa ativamente num mercado competitivo e que trabalha essencialmente para exportação deve ser criteriosa no desempenho do departamento do Service. O modo como a qualidade do serviço e a satisfação do cliente interferem no desempenho do departamento do Service são conceitos relevantes e que não podem ser menosprezados. O objetivo deste trabalho final de mestrado, foi, através da experiência adquirida durante o estágio realizado pelo autor, durante seis meses na Adira Metalforming Solutions, S.A., compreender o impacto que a qualidade do serviço e a satisfação do cliente têm na performance do departamento. Iniciou-se o trabalho com uma pesquisa acerca dos conceitos qualidade do serviço e satisfação do cliente, aplicando também conhecimentos adquiridos em unidades curriculares do mestrado como por exemplo Gestão da Qualidade e Lean Thinking para descrever os modelos de Qualidade, e Marketing de Serviços no que diz respeito às interações entre clientes e serviços. Posteriormente foi necessário encontrar modelos de avaliação destes dois conceitos para averiguar quais os modelos seriam mais adequados para implementar na Adira. O desenvolvimento pelo autor da aplicação “Help-Desk” contribuiu para a diminuição do tempo de resposta ao cliente e para prestar um serviço mais eficaz. Ao mesmo tempo serviu para elaborar ideias que serão úteis para o departamento do Service e que o tornarão certamente mais competente, organizado e eficiente.