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- O caso das parcerias sociais entre o governo e organizações do segundo e terceiro setor no âmbito da educação de adultos em Angola : ensaio de uma epistemologia situada de cooperação para o desenvolvimentoPublication . Mendes, Carolina Fátima Babo; Alves, José Joaquim Ferreira Matias; Carvalho, Paulo deO problema da eficácia das políticas e das ações da cooperação para o desenvolvimento (CD) têm sido uma constante até aos dias de hoje, pois a maioria dos projetos não consegue os impactos a que se propõe e simultaneamente, alguns têm provocado a longo prazo impactos negativos que se vêm acumulando, tais como: dependência por parte dos países beneficiários, aumento de tensão entre grupos, desconfiança, desrespeito, assim como um enorme desperdício de recursos e energia. Assim o modelo tradicional de CD está a desestruturar-se contribuindo para tal a crise financeira e entre outras, a emergência de outros países “doadores” e algumas economias do Sul. Numa época considerada chave para a mudança de paradigma no âmbito do desenvolvimento e da cooperação (União Europeia, Nações Unidas e União Africana), com a recente estruturação das agendas pós-2015 (a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Agenda 2063 da União Africana) colocam-se em causa formas tradicionais de parcerias Norte-Sul e questiona-se a eficácia do próprio desenvolvimento. Perante este quadro, a presente pesquisa propôs-se a entender esta conjuntura no local, nomeadamente, compreender fluxos de práticas de CD não contabilizados pelas instituições internacionais, nomeadamente, as práticas desenvolvidas pelo segundo e terceiro sectores, no âmbito da alfabetização de adultos em Angola. Para tal, desenvolveu-se uma revisão de lentes teóricas que originaram um modelo integrado de análise que permitiu estudar tais políticas públicas e práticas e a sua dinâmica glocal (mega sítio, macro sítio e meso sítio). Para este processo, por um lado, convocou-se um eixo de análise que pretende dar vez e voz a quem vive as realidades e por outro, diferentes perspetivas teóricas, tais como: (a) um entendimento de desenvolvimento como liberdade e a teoria dos sítios simbólicos de pertencimento; (b) um entendimento de cooperação dialógica e por fim, (c) uma governança pública e uma epistemologia situacional para analisar políticas públicas e entender a gestão do bem comum - a educação. Na pretensão de analisar a realidade complexa que sustenta a referida problemática, a presente pesquisa foi conduzida por uma abordagem metodológica tendencialmente qualitativa, concretizada através de um estudo tipo caso e inspirada numa metodologia culturalmente sensível. Os dados recolhidos e analisados neste estudo demonstram que tais fluxos de práticas acontecem através de modalidades de CD caso-a-caso, nomeadamente, as parcerias sociais e/ou estratégicas sociais, como práticas suleares de cooperação, entre uma rede interorganizacional de parceiros no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) em Angola. Neste sentido, tais práticas de CD pós-2015 são parcerias sociais catalisadoras da eficácia do desenvolvimento, ainda que indiretamente, a três níveis: (1) organizacional no que refere às instituições parceiras, entre elas as empresas, (2) profissional no que refere aos colaboradores e empresas e (3) pessoal uma vez que possibilitam que o episódio escola aconteça na vida de indivíduos adultos, com Trajetos de Vida Tipo (TVT) semelhantes, possibilitando um maior conjunto capacitário tornando-os indivíduos mais livres para escolherem o rumo das suas vidas. Estas práticas de CD contribuem para um desenvolvimento local que pode ter impactos ao nível nacional e internacional. São práticas que fazem sentido no âmbito de uma cooperação dialógica em que os parceiros apresentam determinadas disposições de cooperação dialógica; de ética num trabalho para o desenvolvimento sustentável; de compromisso, responsabilização e respetivo impacto; de ação coordenada e eficaz e disposições em educação para o desenvolvimento. Este estudo demostra que é necessário um diálogo e um conhecimento situado para (co) operar para o desenvolvimento num contexto Pós-2015. Uma operação caraterizada por: (1) uma maior capacidade local de construção endógena do desenvolvimento estimulada por uma apropriação situacional de políticas e práticas de desenvolvimento; (2) por modalidades de cooperação caso-a-caso, através das quais, os agentes terceirizados de cooperação, com determinadas disposições, atuam no âmbito da CD e (3) por um trajeto peculiar que os resultados estatísticos percorrem, em contextos em desenvolvimento e que deverá ser entendido como uma oportunidade a ser maximizada “uma vez que tais dados são cada vez mais utilizados para subsidiar e legitimar a formulação de políticas e o investimento em educação” (UNESCO, 2016, a, p.72), em suma, são o bilhete de identidade do próprio país e do trabalho que nele se desenvolve.
- A assistência financeira na atualidade, crítica do regime vigentePublication . Ussene, Soraia Jamal; Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta e
- O papel do diretor de turma na organização escolarPublication . Alves, Maria Alice Araújo da Costa; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasO presente estudo pretende identificar as perceções dos alunos e encarregados de educação acerca da importância do diretor de turma enquanto gestor intermédio na organização escolar. A este compete definir prioridades, delinear estratégias e mobilizar toda a equipa que coordena de modo a servir os interesses da comunidade educativa, em estreita colaboração com os elementos da gestão ao nível do topo. A vontade em realizar uma investigação com esta temática advém de fatores de cariz pessoal e profissional. Dada a responsabilidade e abrangência de funções do diretor de turma, parece-nos deveras relevante auscultar a opinião de alguns dos interlocutores do processo: os professores-diretores de turma, os alunos e os encarregados de educação. Desde há muitos anos que contatamos com jovens e sempre nos motivou o conhecimento do seu ponto de vista acerca das temáticas que influenciam e poderão determinar/condicionar a sua vida futura, nomeadamente o seu percurso académico. Por sua vez, o envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos sempre se nos afigurou positiva e promotora do sucesso do aluno. Assim, enquanto docente do ensino secundário, o presente estudo surge como um investimento na nossa prática pedagógica bem como no desempenho das funções de diretora de turma.
- The Bridge : empresa de turismo de luxoPublication . Oliveira, Catarina Batista de; Andrade Júnior, José Gabriel de OliveiraO presente projecto tem por objectivo a criação de uma empresa de turismo de luxo, a “The Bridge”. Como tal, a particularidade desta empresa é a ponte entre os Açores com Portugal Continental e o Resto do Mundo, visto que o objectivo primordial passa pela divulgação dos Açores no sector turístico através de um serviço totalmente personalizado e elaborado à medida de cada cliente. Este é um conceito que não existe ainda na realidade da Região Autónoma dos Açores, fazendo deste projecto algo inovador. Para isto, será apresentada uma teorização conceptual pertinente, em primeiro lugar sobre as razões pelas quais a empresa pode surgir no contexto actual em que vivemos e, em segundo lugar, quais os meios necessários para a criação e divulgação da mesma. Sendo assim, serão expostos conceitos de Lipovetsky (2006) que explicam essencialmente a sociedade de hiperconsumo dos dias de hoje que torna toda a criação da “The Bridge” totalmente coerente e coesa no contexto actual. Posteriormente, os conceitos que serão apresentados estão relacionados com a comunicação, a publicidade, o marketing e a reputação das marcas. Serão também exploradas questões relacionadas com a marca Açores e com o turismo, visto que todo o projecto está relacionado com o turismo no arquipélago dos Açores. Relativamente à parte empírica do projecto, será apresentada uma análise situacional (mediata e imediata), posteriormente será elaborada uma análise SWOT, os objectivos de marketing, seguido da segmentação, do target e do posicionamento. Será ainda essencial a apresentação dos 7P’s do marketing de serviços, tal como Lindon at all. (1999) sendo eles o serviço, o preço, a distribuição, a comunicação, as pessoas, a evidência física e o processo. Para que a “The Bridge” tenha sucesso não se pode deixar de elaborar um plano de publicidade, a par de um plano orçamental. Através da criação da “The Bridge”, para além do que já foi mencionado, pretende-se dar a conhecer os Açores, através das suas praias/zonas balneares paradisíacas, das inúmeras atividades características de cada ilha e através da união entre a urbanização e a natureza que transportam o consumidor para outra realidade foram os factores principais que levaram à dedução do conceito da “The Bridge” – “o Mar, o Céu, a Terra e o Infinito”, como será apresentado ao longo deste projecto.