Loading...
49 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 49
- Validação da Escala de Resiliência de Wagnild & Young para a população portuguesaPublication . Coelhoso, Filipa; Rodriguez, José A. García del Castillo; Marzo, Juan C.; Dias, PauloO presente estudo visa a validação da escala psicométrica de resiliência desenvolvida por Wagnild & Young para a população portuguesa a partir da validação preliminar desenvolvida por Vara e Sani (2006). A escala a validar é composta por 25 afirmações que requerem o posicionamento do inquirido entre 7 pontos da escala de Likert. A validação psicométrica do questionário de resiliência de Wagnild & Young desenvolveu-se a partir da Análise Fatorial Exploratória onde foram identificadas as dimensões mais significativas que a escala apresenta através do estudo da confiabilidade e da Análise Fatorial Confirmatória. Utilizando uma amostra de 313 inquiridos, analisou-se a confiabilidade da escala e a validação do construto obteve-se a partir da análise fatorial, utilizando o coeficiente Alpha de Cronbach para avaliação da consistência interna da escala. Determinaram-se como fatores: satisfação com a vida (F1), planificação-disciplina (F2) e independência (F3) e verificou-se uma correlação média positiva entre os 3 fatores. A análise fatorial confirmatória apresentou valores ótimos de índice de ajuste Comparativo (.988) e da Raíz da Média dos Quadrados dos Erros de Aproximação (.025), pelo que concluímos que estamos perante um ótimo ajuste ao modelo. Globalmente, os valores dos principais indicadores globais de ajustamento do modelo resultantes da análise fatorial confirmatória expressam a sua qualidade. Como valores de consistência interna dos três fatores recorreu-se ao coeficiente de Alpha de Cronbach obtendo-se os valores ótimos de .798 (escala geral), .747 no fator 1 «satisfação com a vida», .712 no fator 2 «planificação – disciplina» e .632 no fator 3 «independência».
- Exploring the test of mobile phone dependence psychometric properties in portuguese populationPublication . Dias, Paulo; Dias, Paulo César; Choliz, Mariano
- The relevance of god to religious believers and non-believersPublication . Leite, Ângela; Vidal, Diogo Guedes; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Sousa, Hélder Fernando Pedrosa e; Dias, PauloThis study presents a review about what great figures of history thought about the existence of God and a worldwide comparison between religious believers and non-believers using the World Social Survey (WSS) database, comprising a sample of 90,350 respondents. Results reveal that most people believe in the existence of God and consider that God is important and very important in their lives. Believers are mainly women; younger than non-believers; mostly married; less educated than non-believers; most of whom work, though fewer hours than non-believers; and perceive themselves as belonging to the middle class. There are more believers with no formal education than non-believers. The diversity of religious believers and non-believers, visible in the perspectives of humanity’s important personalities, mirrors the diversity of ordinary people towards the relevance of God. The results obtained point to a correlation between the belief in God and the studied sociodemographic variables but also suggest that the difference between believers and non-believers may be artificial, having resulted from the adopted methodology. The relationship found between being a believer and defending traditional values also corroborates with previous studies, suggesting that humankind needs God to give meaning to the world around them, namely, in morality and conduct terms.
- Autorregulação e consumo de substâncias na adolescênciaPublication . Castillo, José A. García del; Dias, Paulo C.; Castelar-Perim, PauloO objetivo deste estudo é avaliar o papel da autorregulação desenvolvimental na adolescência como fator diferenciador do consumo de tabaco e álcool. Para isso, foi utilizada uma amostra de 407 alunos do Ensino Médio, avaliada com o recurso a um conjunto de questões sobre o consumo destas substâncias e ao Inventário de Autorregulação Adolescente (Moilanen, 2007), um instrumento baseado na teoria desenvolvimental sobre a autorregulação. Os resultados sugerem que a autorregulação é um fator diferenciador entre adolescentes que consomem, ou não, substâncias e a intensidade deste consumo. Adolescentes que consomem tendem a apresentar, consistentemente, pontuações mais baixas na autorregulação a curto e longo-prazo. As limitações e implicações dos resultados são apresentadas e discutidas.
- Preditores do uso do Facebook pelos adolescentes portugueses: contributos de um estudo exploratórioPublication . Dias, Paulo César; Castillo, José António García del; Castillo-López, Álvaro García delA generalização do uso das redes sociais online, tem trazido oportunidades e constrangimentos ao mesmo tempo-ou até mais depressa-que a investigação e o conhecimento sobre este tópico. Neste trabalho, pretendemos explorer o papel de variáveis pessoais e psicossociais no uso do Facebook, recorrendo a um conjunto de questionários de autorrelato junto de uma amostra de 386 adolescentes portugueses. Os resultados obtidos permitem verificar diferenças na utilização em função do género, uma relação positiva com a idade, a autorregulação e autoestima, sendo a interação com pares da sua rede de contactos offline o mais forte preditor para o uso das redes sociais. Estes dados sugerem o papel desta aplicação como um meio para manter o contacto com os pares.
- Post-traumatic stress disorder in the military police of Rio de Janeiro: can a risk profile be identified?Publication . Campos, Fernanda Dias; Chambel, Maria José; Lopes, Sílvia; Dias, Paul C.Background: Significant exposure to critical incidents characteristic of military police work has a potentially traumatic effect and multiple consequences for the mental health of these professionals, such as Post Traumatic Stress Disorder (PTSD). This study aims to investigate the occurrence of PTSD in this occupational group and its correlations with socio-demographic and occupational variables. Methods: This is a cross-sectional study of Rio de Janeiro’s Military Police officers (n = 3.577). Data was collected from self-reported questionnaires applied in an institutional health program. Post-Traumatic Stress Disorder Checklist—Civilian version was used to assess PTSD. Results: Rates of 16.9% for full PTSD and 26.7% for partial PTSD were found. Based on logistic regression analysis, female officers and police officers in lower ranks of the military hierarchy and performing administrative duties were found to be at most risk of developing PTSD. Conclusions: These results suggest the need to further understand the predictive organizational and individual variables of PTSD correlated with the increased vulnerability of professionals in order to contribute to institutional policies for the prevention and rehabilitation of these cases.
- Percepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitaçõesPublication . Dias, Paulo César Azevedo; Cadime, Irene Maria DiasEm Portugal, a extensão dos serviços de educação especial à educação pré-escolar é relativamente recente. São também escassos os estudos que avaliam as percepções dos educadores de infância sobre as práticas inclusivas. Neste trabalho, pretendemos avaliar as percepções dos educadores de infância sobre a inclusão. Recorreu-se a uma amostra de 118 educadores de infância portugueses, a quem foi administrado o Inventário de Inclusão. Os resultados indicam que a implementação de práticas inclusivas está relacionada com a percepção de apoio e utilização anterior de práticas inclusivas. Educadores mais novos, com menos experiência letiva e com menos experiência na aplicação de práticas inclusivas possuem mais crenças sobre a inclusão. Educadores mais velhos e que trabalham mais tempo com crianças com necessidades educativas especiais percebem como melhores os efeitos da inclusão. Esses resultados são discutidos à luz da literatura existente, apresentando-se também implicações para a prática educativa e para a investigação.
- Bienestar, calidad de vida y regulación afectiva en adolescentes portuguesesPublication . Dias, Paulo César; Bastos, Ana Sofia; Marzo, Juan Carlos; Rodríguez, José Antonio García del CastilloObjetivos: El objetivo de este trabajo es explorar la regulación emocional, calidad de vida y bienestar subjetivo en la adolescencia, considerando diferencias individuales y familiares en función del sexo, la edad y la escolaridad de los progenitores. También se pretende analizar la relación entre las variables estudiadas. Diseño: Estudio cuantitativo descriptivo-comparativo, transversal. Emplazamiento: Institutos de Portugal. Participantes: Muestra por conveniencia de 2 escuelas al Norte de Portugal. Criterios de inclusión: adolescentes (entre 12 y 18 años) de los cursos obligatorios y sin ninguna dificultad especial (sea necesidad educativa especial o dificultad de aprendizaje diagnosticada). Muestra total 619, muestra válida 602. Mediciones principales: Índice de bienestar personal, Cuestionario de salud SF-8 (calidad de vida) y el Cuestionario de estilos de regulación afectiva. Resultados: El bienestar no presenta diferencias entre sexos, la percepción de salud suele ser mejor en los chicos y la regulación afectiva en las chicas. En relación con la edad se encuentran correlaciones negativas principalmente con las variables del cuestionario de salud. Aparecen diferencias significativas en función del nivel de escolarización de los padres. Las mayores correlaciones aparecen entre las variables de los cuestionarios de bienestar y el de salud. Conclusiones: La influencia del nivel educativo de los padres y la edad tienen un papel diferenciador, especialmente en bienestar y calidad de vida. Desde una perspectiva de promoción del bienestar en la adolescencia hay que destacar el potencial de la percepción de salud y algunas estrategias de regulación emocional en intervenciones y estrategias de educación para la salud.
- Motivação para a aprendizagem ao longo da vidaPublication . Dias, Paulo; Fonseca, António M.In this exploratory study with a non-randomized sample, the authors try to explore adults' motivations toward lifelong learning. Using a quantitative methodology, the motivation (importance of learning, intrinsic value of learning and pleasure in learning) and participations in learning (presently, in the last two years or more than three years ago) were assessed considering sex, age and schooling.
- The Portuguese version of the Difficulties in Emotion Regulation Scale and its relationship with psychopathological symptomsPublication . Coutinho, Joana; Ribeiro, Eugénia; Raquel Ferreirinha; Dias, PauloBackground: Emotion dysregulation is a unifier dimension of several psychopathological symptoms thus an instrument that measures it is needed. Objectives: To adapt to Portuguese the Difficulties in Emotion Regulation Scale and study its psychometric qualities. A second goal was to explore the association between DERS dimensions and specific types of psychopathology symptoms. Method: The original measure was translated to Portuguese and completed by a sample of 324 individuals who also completed the Brief Symptom Inventory. Results: The results show a very similar factor structure to the original measure: good testretest stability, very good internal consistency (Cronbach’s α = ,93) and good external validity with BSI. The analysis performed with the subset of 115 individuals that composed the clinical sample showed that psychopathologic individuals present more difficulties in emotion regulation than normal individuals. Through the correlation analysis between the different DERS and BSI subscales, we found that the Strategies and Goals subscales present the highest level of association with all the psychopathological symptoms. Discussion: This may suggest that these two dimensions are present in various psychological disorders and could, therefore, be included in psychological interventions focused on emotion regulation skills.