CEDH - Documentos de Conferências / Conference Objects
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- 2015: O Ano em que se dá um passo em frente como quem dá três para trásPublication . Azevedo, Joaquim
- À quarta…família com arte: como potenciar o envolvimento parental no ensino artístico especializado da músicaPublication . Orvalho, Luísa; Duarte, HelenaEste artigo apresenta o resultado do projeto de intervenção pedagógica denominado “À quarta…família com arte - como potenciar o envolvimento parental no ensino artístico especializado da música”, realizado no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em 2022.O projeto foi materializado numa série de 10 de aulas de grupo temáticas, nas quais participaram6 alunos de Iniciação ao Violino e respetivos pais/encarregados de educação. Perceber o impacto do envolvimento parental ativo e regulado no desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socio emocionais nos alunos participantes foi o objeto de estudo desta investigação. A pesquisa, do tipo naturalista, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A). Como técnicas de recolha e produção de dados recorreu-se à observação direta e participante e notas de campo, registos digitais e audiovisuais, ao feedback qualitativo e aos inquéritos por questionário aplicados aos alunos e encarregados de educação no início e no fim da intervenção pedagógica. A análise estatística e de conteúdo de todos os dados e registos recolhidos pelos diferentes instrumentos e técnicas evidenciaram que, no contexto da iniciação instrumental, o envolvimento parental contribui de forma direta para o desenvolvimento de competências transversais nos alunos, na medida em que estes se sentem mais apoiados e motivados na aprendizagem e, não menos importante, os pais sentem-se valorizados pelos seus filhos na ajuda que se tornaram capazes de dar no estudo em casa.
- Abrir “Espaço” à Saúde Mental em contexto escolarPublication . Campos, Luísa
- Abrir espaço à saúde mentalPublication . Campos, Luísa
- Abrir espaço à saúde mental - Promoção da Saúde Mental em Adolescentes (12-14 anos ) : Construção do Guião Focus GroupPublication . Campos, Luísa; Palha, Filipa; Veiga, Elisa; Dias, Pedro; Duarte, Ana
- Abrir espaço à saúde mental - promoção da saúde mental em adolescentes (12-14 anos): construção do Guião de Focus GroupPublication . Campos, Luísa; Palha, Filipa; Veiga, Elisa; Dias, Pedro; Duarte, Ana Isabel
- Abrir espaço à saúde mental : diferenças de género : resultados preliminaresPublication . Campos, Luísa; Duarte, Ana Isabel; Dias, Pedro; Palha, Filipa; Veiga, Elisa
- A ação dos professores e o efeito nos resultados académicos: uma abordagem exploratóriaPublication . César, Bruno; Alves, José MatiasDesde o início do século XXI, a aprendizagem dos alunos tem ocupado o centro do debate sobre a escola. Muitos autores problematizam sobre o que os alunos aprendem e como deveriam aprender. Na análise do fenómeno constatamos que são muitas as variáveis intervenientes neste processo; no entanto, não podemos ignorar que o professor é o elemento fundamental em todo o sistema educativo. A questão sobre o que constitui um ensino eficaz tem sido amplamente pesquisada. É um tema alvo de crescente atenção, pois surge como uma forma de melhorar a escola e a aprendizagem dos alunos. Sabemos que o conceito de eficácia é complexo e pouco consensual na forma de medir, no entanto, pretendemos ajudar a clarificar o que é um bom professor e que características têm maior impacto nos resultados académicos dos alunos. A tese centra-se na eficácia docente e procuramos compreender o efeito individual do professor no sucesso dos alunos, usando os resultados dos alunos nos exames nacionais nas disciplinas de Física e Química A, Biologia e Geologia, Português e Matemática A. Por outro lado, procura compreender que características e que métodos instrucionais são aplicados nas aulas pelos professores eficazes. O estudo terá duas fases distintas que se complementarão. A primeira fase do estudo passará por análises estatísticas de dados referentes a alunos de 11º e 12º anos de uma escola privada do Porto, que pretende aferir diferenças nos resultados dos alunos quando agrupados por professor usando modelos lineares hierárquicos para compreender o efeito do professor nos resultados dos alunos. Numa segunda fase serão inquiridos alunos sobre os seus professores no sentido de aferirmos que características apresentam os professores eficazes com base em 5 domínios (qualificação académica, conhecimentos científicos, relação pedagógica, estratégias de ensino, práticas de avaliação).
- Accuracy in detecting prenatal alcohol exposure and error preventionPublication . Xavier, Maria Raúl; Carvalhal, T.; Brizida, A.; Rei, C.; Cruz, J.; Pereira, J.; Bastos, L.; Campos, M.; Costeira, M.
- Ações de (auto)avaliação e seus efeitos para melhoria da qualidade no ensino superior – um estudo de casoPublication . Angst, Felipe André; Alves, José MatiasQuality assurance has received much attention in recent years, mainly due to internal and external pressures related to the progressive massification of higher education and the need to align quantitative growth of frequencies with international quality standards. The adoption of self-evaluation practices resulted from an external imposition on Higher Education Institutions aiming to institute internal self-regulation dynamics and to legitimize external control procedures leading to the accreditation of courses and institutions. This paper aims to present and discuss self-assessment actions and their effects at a professional and social level within a basic unit of Universidade Católica de Moçambique (Catholic University of Mozambique). In methodological terms, the case study perspective is adopted and the non-participant observation and the content analysis of documents produced within this process are used. We conclude that selfassessment, although marked by ambiguous and weakly articulated dimensions, led to changes and improvements during and after the practice of self-evaluation.
