Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

À quarta…família com arte: como potenciar o envolvimento parental no ensino artístico especializado da música

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
73840226.pdf67.42 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo apresenta o resultado do projeto de intervenção pedagógica denominado “À quarta…família com arte - como potenciar o envolvimento parental no ensino artístico especializado da música”, realizado no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em 2022.O projeto foi materializado numa série de 10 de aulas de grupo temáticas, nas quais participaram6 alunos de Iniciação ao Violino e respetivos pais/encarregados de educação. Perceber o impacto do envolvimento parental ativo e regulado no desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socio emocionais nos alunos participantes foi o objeto de estudo desta investigação. A pesquisa, do tipo naturalista, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A). Como técnicas de recolha e produção de dados recorreu-se à observação direta e participante e notas de campo, registos digitais e audiovisuais, ao feedback qualitativo e aos inquéritos por questionário aplicados aos alunos e encarregados de educação no início e no fim da intervenção pedagógica. A análise estatística e de conteúdo de todos os dados e registos recolhidos pelos diferentes instrumentos e técnicas evidenciaram que, no contexto da iniciação instrumental, o envolvimento parental contribui de forma direta para o desenvolvimento de competências transversais nos alunos, na medida em que estes se sentem mais apoiados e motivados na aprendizagem e, não menos importante, os pais sentem-se valorizados pelos seus filhos na ajuda que se tornaram capazes de dar no estudo em casa.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue