Browsing by Issue Date, starting with "2014-02"
Now showing 1 - 10 of 119
Results Per Page
Sort Options
- Estado nutricional e hábitos alimentares em crianças de idade pré-escolarPublication . Lourenço, Margarida; Santos, Célia; Carmo, Isabel doContexto: A prevalência da obesidade infantil continua a aumentar em todo o Mundo. As suas consequências são dramáticas, estando-lhe associada uma maior probabilidade de morte prematura e incapacidade na vida adulta. Este é um dos maiores desafios de saúde para o século XXI. Objetivo: Classificar o estado nutricional das crianças de idade pré-escolar a frequentar os jardins-de-infância selecionados; Caracterizar os hábitos alimentares das crianças de idade pré-escolar a frequentar os jardins-de-infância selecionados. Metodologia: Estudo não-experimental do tipo descritivo e transversal desenvolvido num centro de saúde da zona do concelho de Sintra, no âmbito do Programa de Saúde Escolar. A amostra é constituída por 300 crianças. Resultados: 154 crianças pertencem ao género masculino, 146 ao feminino; 140 crianças têm 3 anos de idade e 160 têm 4 anos; 92 crianças (30.6%) têm excesso de peso. Destas, 41 apresentam pré-obesidade (13.6%) e 51 obesidade (17.0%). Os alimentos mais consumidos pertencem ao grupo alimentar da carne, peixe e ovos. Conclusão: A prevalência de crianças com excesso de peso na amostra estudada é elevada. Verifica-se uma distorção na representatividade dos produtos consumidos, existindo um consumo exagerado de produtos do grupo da carne, peixe e ovos.
- Validação do questionário de eticidade na gestão hospitalarPublication . Rego, Amélia; Araújo, Beatriz; Serrão, DanielEste estudo tem como objetivo avaliar as caraterísticas psicométricas de fiabilidade e como objetivo avaliar as caraterísticas psicométricas de fiabilidade e com o objetivo avaliar as caraterísticas psicométricas de fiabilidade e validade de constructo do Questionário de Eticidade na Gestão Hospitalar, com vista vista à disponibilização de um instrumento de medida multidimensional que permita avaliar os valores éticos valores éticos subjacentes à gestão hospitalar. O estudo é exploratório-descritivo, transversal de abordagem quantitativa, numa amostra de 252 profissionais de saúde com funções de gestão. Construímos e validamos um questionário na área da ética da gestão, baseados no paradigma da ética personalista. É composto por seis dimensões: custos e ética; ponderação ética; decisão ética; responsabilidade e qualidade; restrição económica e ética; e formas de limitar os custos na gestão de Unidades de Saúde. Os resultados terão impacto na medida em que poderão otimizar padrões de atuação dos gestores consentâneos com a melhoria das práticas de gestão hospitalares, disponibilizando contributos capazes de ajudar a perceber que valores podem influenciar as decisões clínicas e de gestão.
- Reply to the commentary on Luis et al. "spontaneous plugging of the horizontal semicircular canal with reversible canal dysfunction and recovery of vestibular evoked myogenic potentials"Publication . Luis, Leonel; Zhu, Hong; Costa, João; Valls-Solé, Josep; Brandt, Thomas; Zhou, Wu; Schneider, Erich
- Social intelligence in Portuguese students: differences according to the school gradePublication . Pinto, Joana Carneiro; Faria, Liliana; Taveira, Maria do CéuThis study aims to present Portuguese students’ perceptions about their social intelligence and to analysis and discussion of the differences between groups according to their school grade. Participants are adolescents attending the 8th, 10th and 11th grades of Portuguese public schools. Adolescents were administered the Cognitive Test of Social Intelligence (CTSI; Candeias, 2007), a pictorial self-report instrument, aimed at the diagnosis of adolescents needs capabilities, experience and motivation to deal with interpersonal situations. Resultsof indicate the existence of statistically significant differences between three school grades.Problem Solves and Motivation indexes.
- A reputação e a responsabilidade social na BP Portugal : a importância da comunicaçãoPublication . Vintém, Ana Margarida Nisa; Seruya, José Manuel MenanoTendo como objeto de estudo a BP Portugal e respetivas áreas de negócio a operar ao nível nacional, Castrol, BP Gás, BP Fuels Value Chain o presente relatório tem como ponto de partida o estágio realizado no Departamento de Comunicação e Relações Institucionais da BP Portugal, onde, através de observação participativa, me foi dada a oportunidade de lidar com os diferentes instrumentos de comunicação utilizados por esta multinacional a operar no mercado Português, os quais procurei enquadrar com fundamentos teóricas articulando as temáticas de comunicação, reputação e responsabilidade empresarial. Este relatório tem por objetivo dar um contributo à compreensão comunicação enquanto motor de alavanca para a reputação e responsabilidade social das organizações em Portugal. Concluo que as práticas internas da BP Portugal, foram um objeto de estudo interessante, uma vez que, em qualquer um dos temas em análise, a sua política interna demonstra uma preocupação constante tanto para com os seus colaboradores como para com a comunidade envolvente. Num setor em constante evolução e mudança, a reputação torna-se um fator diferenciador de mercado. Assim, a BP Portugal opta por estratégias diferenciadoras, que visem uma maior proximidade com os seus principais clientes, fornecedores e demais stakeholders, as quais lhe permitem distinguir-se da concorrência. Através de ações de responsabilidade social, a BP Portugal assume o seu posicionamento enquanto empresa responsável, que se preocupa não só com a sociedade onde se insere como também com o meio ambiente, mantendo por isso uma forte relação com os seus principais stakeholders – desde clientes, a colaboradores, fornecedores, parceiros, administradores e entidades governamentais. Para alcançar os seus objetivos estratégicos e de negócio, a BP Portugal mantém uma elevada aposta na comunicação, uma ferramenta essencial para atingir todos os seus públicos-alvo. Quer através de estratégias de comunicação interna, como através de estratégias de comunicação externa, a BP Portugal procura atingir todos os seus públicos, transmitindo as suas mensagens com a maior clareza e veracidade.
- A mobilidade dos jovens profissionais no contexto da globalização : uma investigação sobre o caso de jovens portuguesesPublication . Pires, Inês Maria Braga de Carvalho Matoso; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA mobilidade dos jovens profissionais é um fenómeno que tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos. O aumento deste fenómeno compõe um novo padrão migratório que se distingue pelo facto de serem, sobretudo, os jovens qualificados que saem dos seus países de origem em busca de novas oportunidades de emprego. Apesar deste fenómeno já estar a ser medido quantitativamente por algumas entidades, pretendo com esta tese entender de que forma é que este fenómeno ocorre. A mobilidade de pessoas e, neste caso concreto, de jovens tem vindo a ser facilitado uma vez que vivemos numa sociedade cada vez mais volúvel e com fronteiras cada vez mais líquidas. Num contexto cada vez mais marcado pela Globalização e pelas novas tecnologias de informação e comunicação este estudo vai compreender de que forma é que este fenómeno se manifesta. É também objectivo deste estudo perceber como se comportam os principais intervenientes deste fenómeno do ponto de vista cultural, isto é, de que forma é que estes jovens, que se movimentam entre vários países, se ambientam ao novo país e nova cultura. Outro ponto de reflexão desta dissertação é compreender quais são as principais motivações que levam os jovens profissionais a saírem do seu país. Num período de crise é natural que a emigração aumente, mas poderão existir outras motivações para além da primeira que conduzam a uma emigração jovem e qualificada. Para a elaboração deste estudo foram realizadas entrevistas a jovens que estejam dentro de condições previamente pensadas, ou seja, jovens qualificados que tenham deixado Portugal e estejam noutro país a trabalhar ou a estudar.
- A misericórdia de Deus nas palavras e na ação de Jesus : estudo do texto Jo 8,1-11Publication . Lucena, Maria do Carmo Pizarro de Mello Tello Rasquinha de; Almendra, Luísa Maria Varela
- Os desafios de tradução na literatura infanto-juvenil : are you there, God? It's me, Margaret de Judy BlumePublication . Mondim, Cristina Vicente; Lopes, Maria Alexandra AmbrósioNas sociedades contemporâneas, nas quais os jovens têm à sua disposição tecnologia avançada que é educativa e lhes serve para ocupar os tempos livres (telemóveis, computadores portáteis, internet, Playstation, X-box e Wii), procura-se incentivá-los para a leitura, não só porque esta contribui para o seu desenvolvimento, ao nível da aquisição de conhecimentos linguísticos e cognitivos mas também ao nível do desenvolvimento pessoal e social. Embora tenhamos autores portugueses de literatura infanto-juvenil, existe no mercado muita literatura traduzida que, por sua vez, também assume um papel decisivo na formação desta faixa etária e também contribui para promover a interculturalidade porque através da leitura o jovem poderá conhecer uma cultura diferente da sua. Por este motivo, o presente projeto centrou-se na temática de tradução de literatura infanto-juvenil, nomeadamente com o objetivo de descobrir quais os fatores que poderão influenciar as escolhas do tradutor e que poderão estar na origem da seleção de um texto para ser traduzido. Refleti sobre as especificidades que distinguem este tipo de texto da literatura geral, especificamente as características do público-alvo, a comunicação assimétrica, os intermediários no processo e finalmente as funções que a literatura infanto- -juvenil poderá desempenhar. Pretendi investigar a posição que a tradução e a literatura para os mais jovens ocupam nos sistemas cultural e literário e como estes poderão determinar as estratégias de tradução adotadas pelo tradutor. Como a tradução de uma obra surge num contexto sociocultural diferente do da cultura de partida, tentei compreender as exigências da cultura de chegada que poderão ter influência no processo tradutório. Por fim, tentei saber qual é o leitor da tradução e refletir brevemente sobre as vozes no texto narrativo traduzido. Apresentei um excerto da tradução da obra Are You There, God? It’s Me, Margaret, da escritora Judy Blume, argumentando a sua importância e mais-valia para o mercado português da literatura infanto-juvenil, nomeadamente como proposta de leitura extensiva no âmbito do ensino da educação sexual nas escolas, justificando as opções tradutórias e as estratégias adotadas na tradução.
- O ensino do Oboé na EPMVC e AMVC : a importância da escolha da palheta na aprendizagem da performance instrumentalPublication . Areias, Paulo Jorge de Barros; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraA palheta dupla é normalmente definida como sendo composta por uma pequena e fina tira de cana Arundo Donax dobrada em dois e atada firmemente a um pequeno tubo de metal (tudel). A parte dobrada da tira é cortada e as duas extremidades, delicadamente raspadas, constituem então a palheta dupla. O tubo de metal encaixa-se posteriormente na extremidade superior do oboé e o instrumentista, para produzir som, deve soprar fazendo o ar passar pela palheta, provocando assim a sua vibração. A palheta está para um oboísta como a voz está para um cantor, é um elemento importante e indissociável da performance do instrumento e é por esta razão que os oboístas tendem a dar-lhe especial atenção. É fundamental que o oboísta se sinta confortável com a palheta, só assim, poderá ter a confiança necessária para atingir uma performance de alto nível. A palheta deve ser um aliado do aluno e não um inimigo. No entanto, a aprendizagem da sua construção é um obstáculo difícil de transpor para muitos alunos devido à sua complexidade. É debruçado nestas dificuldades, que, com esta dissertação se pretende criar bases a uma pedagogia mais eficaz no que se refere à construção de uma palheta. Para melhor se perceber as questões relacionadas com a pedagogia e performance do oboé realizaram-se entrevistas a três especialistas de referência. Nesta dissertação recolheu-se um questionário aos alunos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo (EPMVC) e Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC), baseado na pesquisa de Ole-Henrik Dahl, no qual se pretende encontrar a palheta ideal para cada aluno. Como elemento central a esta investigação, criou-se um manual de iniciação à construção de palhetas destinado aos alunos da EPMVC e da AMVC de forma a contribuir para uma maior autonomia dos alunos em relação às palhetas.
- Avaliação da eficácia do lembrete de algaliação, na redução de dias de algaliação e da taxa de infecção urinária associada a algaliaçãoPublication . Sánchez, Francisco Javier San Martín; Martins, Fernando Ferreira Mena; Coelho, Maria FilomenaA infecção urinária é uma das infecções nosocomiais mais frequentes, pelo que deve ser motivo de preocupação para os médicos e administrações dos diversos hospitais. Neste sentido, é preciso procurar medidas que possam ajudar a reduzir o seu desenvolvimento. Está demostrado que a maioria destas infecções urinárias está associada a algaliação do doente e, mais especificamente, a um número excessivo de dias de algaliação. Pelo que uma das medidas que foi preconizada e desenvolvida, ainda hoje de uma forma muito discreta, nalguns hospitais, é a utilização de lembretes de algaliação destinados aos médicos e enfermeiros do doente para relembrar a presença de algália e assim verificar-se diariamente a necessidade da mesma. Estes lembretes foram aplicados em diversos hospitais em todo o mundo verificando-se, na maioria dos estudos, uma eficácia na redução dos dias de algaliação e da taxa de infecção urinária associada a algaliação, pelo que já é uma medida incluída nas principais normas de orientação clínica de prevenção de infecção. No contexto hospitalar português não se verifica qualquer experiência em relação com a aplicação desta medida referida na literatura. Foi por este motivo que se realizou este estudo, que pretende analisar a eficácia da aplicação do lembrete na redução dos dias de algaliação e da taxa de infecção urinária associada à algaliação no contexto próprio de um hospital em Portugal. Este estudo, que integrou 343 doentes algaliados transitoriamente no decurso do seu internamento hospitalar, comparou dois períodos de 6 meses de internamento de dois anos consecutivos do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha: o primeiro período sem utilização de lembrete de algaliação e o segundo, com a utilização do mesmo. O lembrete foi destinado especificamente ao médico assistente, lembrando-lhe diariamente da presença da algália para repensar a necessidade de continuidade da mesma no doente. Após análise dos resultados obtidos da aplicação desta medida verificou-se uma clara redução dos dias de algaliação e também da taxa de infecção urinária associada a algaliação, pelo que se conclui que o lembrete de algaliação, uma medida simples,económica e de fácil aplicação, é uma medida eficaz para a redução dos dias de algaliação e da taxa de infecção urinária associada a algaliação no contexto hospitalar português.