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- A reputação e a responsabilidade social na BP Portugal : a importância da comunicaçãoPublication . Vintém, Ana Margarida Nisa; Seruya, José Manuel MenanoTendo como objeto de estudo a BP Portugal e respetivas áreas de negócio a operar ao nível nacional, Castrol, BP Gás, BP Fuels Value Chain o presente relatório tem como ponto de partida o estágio realizado no Departamento de Comunicação e Relações Institucionais da BP Portugal, onde, através de observação participativa, me foi dada a oportunidade de lidar com os diferentes instrumentos de comunicação utilizados por esta multinacional a operar no mercado Português, os quais procurei enquadrar com fundamentos teóricas articulando as temáticas de comunicação, reputação e responsabilidade empresarial. Este relatório tem por objetivo dar um contributo à compreensão comunicação enquanto motor de alavanca para a reputação e responsabilidade social das organizações em Portugal. Concluo que as práticas internas da BP Portugal, foram um objeto de estudo interessante, uma vez que, em qualquer um dos temas em análise, a sua política interna demonstra uma preocupação constante tanto para com os seus colaboradores como para com a comunidade envolvente. Num setor em constante evolução e mudança, a reputação torna-se um fator diferenciador de mercado. Assim, a BP Portugal opta por estratégias diferenciadoras, que visem uma maior proximidade com os seus principais clientes, fornecedores e demais stakeholders, as quais lhe permitem distinguir-se da concorrência. Através de ações de responsabilidade social, a BP Portugal assume o seu posicionamento enquanto empresa responsável, que se preocupa não só com a sociedade onde se insere como também com o meio ambiente, mantendo por isso uma forte relação com os seus principais stakeholders – desde clientes, a colaboradores, fornecedores, parceiros, administradores e entidades governamentais. Para alcançar os seus objetivos estratégicos e de negócio, a BP Portugal mantém uma elevada aposta na comunicação, uma ferramenta essencial para atingir todos os seus públicos-alvo. Quer através de estratégias de comunicação interna, como através de estratégias de comunicação externa, a BP Portugal procura atingir todos os seus públicos, transmitindo as suas mensagens com a maior clareza e veracidade.
- A mobilidade dos jovens profissionais no contexto da globalização : uma investigação sobre o caso de jovens portuguesesPublication . Pires, Inês Maria Braga de Carvalho Matoso; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesA mobilidade dos jovens profissionais é um fenómeno que tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos. O aumento deste fenómeno compõe um novo padrão migratório que se distingue pelo facto de serem, sobretudo, os jovens qualificados que saem dos seus países de origem em busca de novas oportunidades de emprego. Apesar deste fenómeno já estar a ser medido quantitativamente por algumas entidades, pretendo com esta tese entender de que forma é que este fenómeno ocorre. A mobilidade de pessoas e, neste caso concreto, de jovens tem vindo a ser facilitado uma vez que vivemos numa sociedade cada vez mais volúvel e com fronteiras cada vez mais líquidas. Num contexto cada vez mais marcado pela Globalização e pelas novas tecnologias de informação e comunicação este estudo vai compreender de que forma é que este fenómeno se manifesta. É também objectivo deste estudo perceber como se comportam os principais intervenientes deste fenómeno do ponto de vista cultural, isto é, de que forma é que estes jovens, que se movimentam entre vários países, se ambientam ao novo país e nova cultura. Outro ponto de reflexão desta dissertação é compreender quais são as principais motivações que levam os jovens profissionais a saírem do seu país. Num período de crise é natural que a emigração aumente, mas poderão existir outras motivações para além da primeira que conduzam a uma emigração jovem e qualificada. Para a elaboração deste estudo foram realizadas entrevistas a jovens que estejam dentro de condições previamente pensadas, ou seja, jovens qualificados que tenham deixado Portugal e estejam noutro país a trabalhar ou a estudar.
- A misericórdia de Deus nas palavras e na ação de Jesus : estudo do texto Jo 8,1-11Publication . Lucena, Maria do Carmo Pizarro de Mello Tello Rasquinha de; Almendra, Luísa Maria Varela