CEDH - Documentos de Conferências / Conference Objects
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- Currículos e programas do ensino secundário - problemas e perspectivasPublication . Alves, José Matias
- Problemática da adopção de plataformas de e-learning nas instituições de ensino superior - a fase de iniciaçãoPublication . Cardoso, Eduardo Luís; Machado, Altamiro B.
- Efeitos do contexto educativo nas atitudes e comportamentos políticos dos jovens: apresentação dos resultados de um estudo comparativo na área metropolitana do PortoPublication . Trigo, Luísa Ribeiro; Menezes, Isabel
- Do Burden familiar … à experiência de cuidar: Qual o modelo teórico mais adequado para a compreensão da prestação de cuidados informais ao doente esquizofrénico?Publication . Campos, Luísa; Marques-Teixeira, João; Cardoso, Carlos Mota
- From the burden on the family...to the caregiving experiencing - which is the most heuristic theoretical model for understanding informal caregiving to the schizophrenic patient?Publication . Campos, Luísa; Marques-Teixeira, J.; Cardoso, Carlos MotaDesinstitutionalization movement led a great percentage of chronic mental patients being integrated in community. Consequently, familiar burden becomes a central object of concern of scientific community, especially after forties. However, a c1ear definition of the burden on the family is not consensual in the literature. Furthermore, there is no a standardized instrument that could be consensually accepted by international community as an adequate tool to evaluate it. In this way. this paper aims to contribute with a literature analysis of this issue in order to design an heuristic theoretical model that support further researches in this domain.
- Para uma pedagogia de proximidade humana: a educação no coração das comunidadesPublication . Baptista, IsabelO presente texto procura evidenciar o papel dos educadores sociais enquanto agentes de proximidade humana chamados a desenvolver um trabalho d natureza pedagógica «com e para» as pessoas, numa pluralidade de situações e contextos sociais. Alicerçada numa matriz conceptual de inspiração levinasiana, a nossa reflexão caminha no sentido de fundamentar a necessidade de promoção da qualidade relacional e cultural das comunidades, através da dinamização de processos de formação conducentes à criação de laços novos, plurais e diversos, entre as pessoas, entre as instituições, entre as pessoas e as instituições e, de um modo geral, entre pessoas e as suas oportunidades de vida.
- Quantos calcanhares tem Aquiles? Balanço de fragilidades da educação e formação de adultos em PortugalPublication . Amorim, José Pedro; Azevedo, Joaquim; Coimbra, Joaquim Luís; Imaginário, LuísA premência da educação e formação de adultos (EFA) em Portugal, conjugada com a entrada num período (2007-2013) abrangido por um novo programa operacional, aconselha um balanço das fragilidades do sistema EFA dirigido a uma população formalmente pouco qualificada, designadamente em duas ofertas basilares: os cursos EFA e o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Balanço porquanto se afigura essencial que a sinalização e a discussão das fragilidades sirva a melhoria das práticas e, então, se imprima nova força a este desígnio que se quer totalmente difundido pela sociedade portuguesa. É neste sentido, também, que surge a metáfora paradoxal do calcanhar de Aquiles, isto porque a fraqueza de natureza mitológica que a ele se associa pouco ou nada condiz com a sua consabida resistência. A reflexão versará aspectos da estrutura do sistema referido, da mobilidade e progressão que possibilita aos seus aprendentes, da articulação entre as ofertas, bem como da adequação do instrumento que norteia a intervenção: o renovado referencial de competências-chave. A partir desta base, analisar-se-ão duas metodologias nevrálgicas dos cursos EFA: o reconhecimento e validação de competências, por um lado, e os temas de vida, por outro. Quanto ao processo de RVCC, enquanto certificação de competências apenas escolares, questionar-se-á a sua capacidade de contrariar a situação social profundamente deficitária que ainda se mantém. Decorrerá daí uma interrogação que nos parece crucial: o que fazer com o sem-número de candidatos a formação que nunca deixam de o ser, pelo facto de não reunirem as condições de partida necessárias à realização deste processo?
- A formação do homem, sujeito e destinatário do desenvolvimentoPublication . Azevedo, Joaquim
- Problemas, dilemas e desafios éticos na intervenção sócio-educativaPublication . Baptista, Isabel
- As múltiplas faces da institucionalização de crianças e jovens: risco e/ou oportunidade?Publication . Trigo, Luísa Ribeiro; Alberto, Isabel