Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente texto procura evidenciar o papel dos educadores sociais enquanto agentes de proximidade humana chamados a desenvolver um trabalho d natureza pedagógica «com e para» as pessoas, numa pluralidade de situações e contextos sociais.
Alicerçada numa matriz conceptual de inspiração levinasiana, a nossa reflexão caminha no sentido de fundamentar a necessidade de promoção da qualidade relacional e cultural das comunidades, através da dinamização de processos de formação conducentes à criação de laços novos, plurais e diversos, entre as pessoas, entre as instituições, entre as pessoas e as instituições e, de um modo geral, entre pessoas e as suas oportunidades de vida.
Description
Keywords
Citation
BAPTISTA, Isabel – Para uma pedagogia de proximidade humana: a educação no coração das comunidades. In Jornadas Internacionais de Animação Sociocultural, III, Chaves, Portugal, 23-25 Março, 2006. PERES, Américo Nunes; LOPES, Marcelino de Sousa (coords.) – Animação, Cidadania e Participação. [Chaves]: Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia, 2006. ISBN 972-99943-0-7. p. 243-248