ICF - Documentos de Conferências / Conference Objects
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- Uma abordagem ao estudo dos estilos de identidade em adultos portuguesesPublication . Pinto, Joana Carneiro; Lagarto, Patrícia; Sousa, Nuno; Oliveira, AnaNum mundo globalizado e em constante mudança encontrar uma identidade própria é uma tarefa essencial da vida humana, cabendo à Psicologia o importante papel de contribuir para o estudo desta temática. Neste sentido, este trabalho avalia as qualidades psicométricas da versão portuguesa do Inventário de Estilos de Identidade (ISI5, Berzonsky, 2013; tradução de Pinto & Sousa, 2013), junto de 304 jovens adultos e adultos portugueses (M=37.29 anos; DP=11.19), com diferentes backgrounds sociodemográficos. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória apontam para uma solução fatorial constituída por 3 fatores que explicam 43.15% da variância total dos itens, sendo os dados empíricos adequados à análise efetuada (KMO=.813). Por sua vez, a Análise Fatorial Confirmatória, após comparação de soluções fatoriais distintas, indica um modelo constituído por 3 fatores, cujos índices globais de adequação comprovam a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/df=2.433, CFI=.814, GFI=.853, RMSEA=.069). Estes resultados estimulam ao aprofundamento desta linha de investigação, no sentido de se desenvolver um instrumento robusto no que concerne a avaliação dos estilos pessoais de processamento de informação, de resolução de problemas e de tomada de decisão, no âmbito da (re)construção da identidade.
- Aconselhamento psicológico no ensino superior português: que necessidades?Publication . Pinto, Joana CarneiroApresenta-se um estudo exploratório que visa analisar as necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como os tipos preferidos e os previamente obtidos de aconselhamento psicológico face às necessidades identificadas, em alunos que frequentam diferentes cursos e graus académicos do ensino superior português. Participaram 375 alunos (72.5% mulheres), com uma idade media de 19.48 anos (DP=2.01), tendo sido analisados através do Questionário de Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica. Os resultados indicam necessidades de apoio nas áreas: (i) ultrapassar a procrastinação, (ii) estratégias de procura de emprego, e (iii) competências de gestão do tempo. Registam-se diferenças em função de variáveis pessoais, académicas e das atuais condições de vida, em particular no que concerne as necessidades pessoais. Verifica-se que o sexo, a satisfação com o percurso académico, e a satisfação com as atuais condições de vida, têm um efeito preditor nas necessidades de intervenção psicológica. Finalmente, verifica-se também uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual. Retiram-se conclusões acerca da importância de desenvolver intervenções orientadas para clientes específicos, que têm em consideração as suas características e necessidades específicas, e que recorrem a modalidades e estratégias que são também específicas às populações a que se destinam.
- Ansiedade, depressão e stresse: um estudo com jovens adultos e adultos portuguesesPublication . Pinto, Joana Carneiro; Lagarto, Patrícia; Pinheiro, Teresa; Oliveira, AnaA nível europeu, Portugal é um dos países com maior prevalência de perturbações mentais, destacando-se as perturbações de ansiedade e as perturbações de humor (Wang et al., 2011). Diversas investigações têm reforçado a forte relação entre as perturbações de ansiedade e as respostas de stresse, bem como uma forte comorbilidade entre as perturbações de ansiedade e a depressão (e.g., Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004). Neste sentido, face aos vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento destas perturbações, bem como as suas consequências no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, torna-se pertinente estudar estes sintomas emocionais através de instrumentos adequados à população portuguesa. Este estudo avalia as qualidades psicométricas da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21; Pais-Ribeiro, Honrado, & Leal, 2004), e analisa diferenças nestes sintomas emocionais considerando variáveis sociodemográficas. Participaram 304 jovens adultos e adultos portugueses (M=37.29 anos; DP=11.19), tendo-lhes sido administrado o EADS-21, um instrumento de autorrelato constituído por 21 itens que incidem sobre a identificação de sintomas emocionais vivenciados na última semana. A análise de fiabilidade indicou valores de consistência interna de .824 para a ansiedade, .885 para a depressão e .861 para o stresse. A adequação do modelo foi avaliada através da análise fatorial confirmatória, sendo comprovada a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/df=1.971, CFI=.938, GFI=.898, RMSEA=.057). Registaram-se diferenças estatisticamente significativas nos níveis de ansiedade, depressão e stresse em função do sexo, idade, área de formação, e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.
- Capital psicológico, valores profissionais e satisfação no trabalho: um estudo exploratórioPublication . Pinto, Joana Carneiro; Gaspar, Augusta; Pires, CatarinaEste estudo pretende averiguar o impacto dos líderes nos membros das suas equipas, prevendo-se que o capital psicológico (constituído pelas dimensões de esperança, otimismo, resiliência e eficácia) e os valores profissionais dos líderes influenciem o capital psicológico, os valores, e a satisfação com o trabalho dos membros das equipas que coordenam. Apesar de diversos estudos terem já demonstrado que estas variáveis dos líderes têm um impacto positivo nos resultados desejados no local de trabalho, Luthans, em 2006, as relações entre este conjunto de variáveis ainda não foram exploradas no cenário empresarial português. O capital psicológico é visto como um recurso que vai além do capital humano (experiência, conhecimento e habilidades) ou capital social (relacionamentos, redes). Trata-se de “quem a pessoa é aqui e agora” e “quem a pessoa se pode tornar” num futuro próximo se os recursos psicológicos forem desenvolvidos no local de trabalho. Os valores são crenças, metas desejáveis que transcendem ações e situações específicas, e que servem como padrões ou critérios que orientam a ação. Finalmente, a satisfação no trabalho é um estado subjetivo que pode influenciar o funcionamento da organização e contribuir para o aumento da produtividade.
- Challenges & strategies for social inclusion : presentation of the Live2Work ProjectPublication . Pinto, Joana CarneiroEsta comunicação visa apresentar o projeto Live2Work: increasing the change for successful integration people in situations of professional vulnerability. Para o efeito, analisam-se as circunstâncias migratórias, demográficas, educacionais e profissionais vividas atualmente na Europa, bem como as questões de justiça social a considerar para quebrar os ciclos de pobreza e exclusão social. Apresentam-se os objetivos, características, e estrutura do Projeto Live2Work, como um exemplo de uma estratégia para aumentar as probabilidades de inclusão dos refugiados e migrantes.
- Confirmatory Factor Analysis of Sleep Model’s QuestionnairesPublication . Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Brito, Filipa; Paiva, TeresaObjectives: The present study aims to test the factor structure of two sleep questionnaires and their internal consistency in a sample of adolescents and their respective parents and to evaluate the validity and robustness of a three-dimensional model about sleep, addressing nine subcategories related to sleep habits, personal and environmental factors (Rebelo-Pinto, Pinto, Rebelo-Pinto, & Paiva, 2014). Methods: Participants were 654 adolescents from Portuguese schools, who completed “My Sleep and I” questionnaire, and 664 parents who completed “My child’s sleep” questionnaire; to them confirmatory factor analysis was applied. Results: Confirmatory factor analysis indicate that a nine-factor model has better fit indices compared with the others tested models for both samples (Adolescents: X2/df (chi-square/degrees of freedom)= 2.59, CFI (Comparative Fit Index)=.82, GFI (Goodness-of-Fit Index)=.92, RMSEA (Root Mean Square Error of Approximation)=.049, ECVI (Expected Cross-Validation Index)= 1.416; Parents: X2/df= 2.89, CFI=.85, GFI=.91, RMSEA=.053, ECVI= 1.528). Moreover, the comparison of the models through Δχ² index (chi-square difference between rival models) indicates a better fit for this model, Δχ² (24) = 186.5, p < .001 for adolescents and Δχ² (24) = 209, p < .001 for parents. Also, the three second-order factors have good internal consistency, convergent and discriminant validity for all factors in both samples. Conclusions: Results postulate that the three factors and their nine subcategories account for correlations between sleep habits, self-perceptions and knowledge about sleep.
- Construção de projetos de vida em situações de vulnerabilidade profissional: Proposta de um racional para a intervençãoPublication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena RebeloO racional proposto enquadra-se no projeto Live2Work, que propõe uma estrutura coerente e fundamentada para a intervenção com populações em situação de vulnerabilidade profissional, no sentido do desenvolvimento de competências para a construção de projetos de vida sustentáveis. Referem-se os problemas de enquadramento social destas populações, desenha-se o percurso concetual para a construção do racional da intervenção, inspirado em modelos de carreira mais adequados a este tipo de populações.
- Construção de projetos de vida em situações de vulnerabilidade social: Apresentação de uma investigação-ação com técnicos da SCMLPublication . Pinto, Joana Carneiro; Rebelo Pinto, HelenaO presente trabalho apresenta uma investigação-ação relativa a uma formação intitulada “Construção de Projetos de Vida” para 34 técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que desenvolvem o seu trabalho junto de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Descrevem-se as três etapas do processo: (i) identificação das características, necessidades, expectativas e problemas dos futuros formandos no exercício das suas funções neste âmbito, (ii) desenvolvimento da ação de formação à medida, e sua implementação, determinando-se aspetos como a fundamentação teórica, os objetivos, os conteúdos, as atividades e os materiais, a planificação temporal, e as estratégias de avaliação da ação de formação, de modo a assegurar o desenvolvimento de uma intervenção formativa fundamentada, e (iii) avaliação dos fatores de (in)satisfação associados à implementação da ação de formação, através de uma avaliação qualitativa e de uma avaliação quantitativa. Os resultados obtidos trazem importantes contributos para o desenvolvimento de diretivas acerca de uma formação teórica e prática de qualidade, dos profissionais que atuam no domínio do apoio à construção de projetos de vida, em particular com populações de vulnerabilidade.
- Cyberbullying, desempenho académico e comportamentos autodestrutivos no ensino superior portuguêsPublication . Costa, Joana; Pinto, Joana Carneiro; Francisco, RitaO cyberbullying é um tipo de agressão propositada e repetida que, recorrendo ao uso de meios tecnológicos, gera um desequilíbrio de poder. A literatura existente com amostras portuguesas foca-se maioritariamente no ensino básico e secundário, desvalorizando a sua existência e impacto nos estudantes universitários. Assim, pretende-se entender de que forma o cyberbullying se relaciona com o desempenho académico, a satisfação com a vida académica e os comportamentos autodestrutivos neste contexto. Participaram, nesta investigação, 255 estudantes, 207 (81,2%) do sexo feminino e 48 (18,8%) do sexo masculino. A média de idades é 21,03 (DP = 2,271). Não se verifica uma relação entre o cyberbullying e o desempenho académico, ao invés daquele e dos comportamentos auto-destrutivos que são desempenhados mais pelas vítimas. Verifica-se ainda que uma maior satisfação a nível interpessoal está associada a uma maior satisfação a nível da adaptação ao curso, a um menor nível de vitimização, a uma menor incidência de comportamentos auto-destrutivos e a uma menor auto-estima. Muitos dos estudantes não têm consciência do papel que desempenham no fenómeno, salientando-se a necessidade de implementar acções de sensibilização, prevenção e promoção de estratégias de coping e combate neste contexto.
- Emotional intelligence and social competence: is there a predictive effect?Publication . Pinto, Joana Carneiro; Taveira, Maria do CéuThis study aims to present and discuss the relationship between the ability to effectively manage emotions and the cognitive-behavioral skills to develop social interactions of quality in career education situations. Participants were 1121 adolescents, 551 girls (49.2%) and 570 boys (50.8%), aged 11 to 19 years old (µ=14.77±1.69), attending the 8th (n=539, 48.1%), 10th (n=320, 28.5%), and 11th (n=262, 23.4%) grades, at elementary and secondary schools, in the northern, central and southern Portugal. Participants fulfilled two self-report questionnaires: (i) the Bar-On Emotional Intelligence Questionnaire, which consists of five subscales related to a set of non-cognitive skills and competences that influence one’s performance against the demands and pressures of the environment, and (ii) the Perceived Social Competence in Career Scale, which consists of six subscales concerned to hypothetical social situations related to career education, and two other subscales concerned to poor and excellent performance in those social situations. Results indicated that Portuguese adolescents demonstrate, in general, adequate levels of emotional intelligence and social competence at all academic years. It was also found that emotional intelligence subscales but the intra- and interpersonal, have a predictive effect on the social situations related to career education. This study contributes to the current scientific knowledge about the importance of the socio-emotional dimensions of the career learning of students, which can influence their adaptation and achievement at school and their overall healthiness. This study also provides important implications to organize interventions in these competencies, in a multilevel approach, using career education as a useful application context.
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