ICF - Documentos de Conferências / Conference Objects
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ICF - Documentos de Conferências / Conference Objects by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Gestão pessoal da carreira: Apresentação de um estudo empírico no ensino superiorPublication . Pinto, Joana CarneiroA presente comunicação incide sobre o tema da gestão pessoal da carreira. Inicialmente, efetua-se uma breve revisão da literatura, salientando-se as mudanças operadas no mundo organizacional a partir de meados dos anos 50, os principais modelos de gestão pessoal da carreira vigentes, bem como, a importância e a necessidade do envolvimento dos profissionais de psicologia na avaliação de programas de intervenção no âmbito da gestão de careira. De seguida, apresenta-se um estudo empírico que teve como objetivo desenhar, implementar, e avaliar um racional de intervenção psicológica, com cariz preventivo e desenvolvimental, destinado a apoiar alunos de doutoramento e bolseiros de investigação científica. Este modelo de intervenção visa promover o autoconhecimento, a competência no desenho de objetivos de vida, a gestão do tempo e dos diferentes papéis de vida, bem como, outros aspetos que estão integrados no conceito de gestão de carreira, mantendo uma visão positiva acerca do futuro. Os resultados obtidos comprovam a eficácia desta prática de gestão pessoal da carreira, e reforçam a necessidade de se promover o sucesso e a eficácia das intervenções psicológicas a partir da especificidade de características e necessidades dos seus clientes.
- O modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na famíliaPublication . Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Paiva, TeresaO Projeto Sono Escolas® constitui-se como uma ferramenta de referência na educação do Sono em Portugal. O modelo conceptual construído a partir da revisão da literatura, com contributos da Psicologia, tem suportado intervenções em todo o país numa perspectiva de Saúde Pública, prevenção, bem-estar e qualidade de vida. Os maus hábitos e a privação de sono têm sido relacionados com alterações ao nível do humor, memória, raciocínio, desenvolvimento e saúde em geral. Porém, o sono nos contextos familiares tem sido pouco estudado, embora se reconheça a importância da família na adoção de comportamentos de risco noutras áreas da saúde. Pretende-se com este trabalho desenvolver instrumentos de avaliação que, de acordo com o modelo conceptual do Projeto Sono Escolas, permitam estudar os hábitos de sono da família, contribuindo para um melhor conhecimento científico sobre o assunto. Para o efeito, foram desenvolvidos 2 questionários semelhantes para pais e filhos sobre o sono dos filhos, de acordo com as dimensões do modelo conceptual – hábitos de sono, fatores ambientais e fatores pessoais. Realizou-se um estudo piloto com 75 alunos do 9º ano de escolaridade e 25 pais, respetivamente, de uma escola em Coimbra. A consistência interna global é bastante adequada, com alphas de Cronbach de .67 no questionário dos pais e de .73 no questionários dos filhos. Por sua vez, a correlação dos resultados obtidos entre pais e filhos, para o global da escala, não é estatisticamente significativa (rsp=-.219, p=.293), indicando a inexistência de uma relação entre a auto perceção do sono, e perceção que os pais têm acerca do sono dos seus filhos. Foi ainda analisada a distribuição dos itens pelas dimensões que constituem o modelo, a partir de uma análise fatorial exploratória ao questionário dos filhos. Retiram-se implicações acerca da pertinência modelo original do Projeto Sono Escolas® na evolução do estudo do sono nas famílias, bem como, da relevância da Psicologia para o estudo do Sono, sobretudo na criação de instrumentos adequados. Por fim, a diferença de percepção entre pais e filhos sobre o sono dos filhos traz implicações numa perspectiva de intervenção comunitária ou clínica na promoção da saúde e bem-estar.
- Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica: um estudo piloto no ensino superiorPublication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Faria, Liliana; Taveira, Maria do CéuDiversos estudos têm demonstrado que os serviços de aconselhamento psicológico têm um papel preponderante na promoção do bem-estar, satisfação e sucesso, ao nível pessoal, académico, e profissional (Bishop, 1990; RESAPES, 2002). No entanto, nem sempre as instituições de ensino superior investem na criação destes serviços e, por vezes, a sua presença e disponibilidade não assegura a sua procura, dado que nem sempre os alunos os percecionam como um recurso eficaz e credível de apoio às suas necessidades (Giovazolias, Leontoponlan, & Triliva, 2010). O presente estudo visa explorar as necessidades de intervenção psicológica de 157 estudantes da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Para o efeito, são exploradas as preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como as preferências relativamente ao apoio pretendido ou previamente recebido, através do Questionário de Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica (Gallagher, Golin, & Kelleher, 1992; tradução de Pinto, 2010). Os resultados obtidos indicam que os participantes necessitam de mais informação ou apoio nas seguintes áreas: (i) aumentar a autoconfiança, (ii) aumentar a motivação, (iii) medo de falhar, (iv) controlar a ansiedade e o nervosismo, (v) estratégias de procura de emprego, (vi) escolha de uma carreira, e (vii) competências de gestão de tempo. Verifica-se ainda uma preferência, relativamente ao apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual e em grupo. Existem diferenças em função do sexo e da média atual no curso. Retiram-se implicações para a disponibilização de sistemas, estratégias e atividades de apoio psicológico dirigidas aos alunos, que possam responder de forma adequada às suas diferentes preocupações. Antecipa-se ainda que seja possível, no futuro, o desenvolvimento de programas de formação e treino de profissionais de psicologia que concorram para o desenvolvimento de respostas técnica e cientificamente fundamentadas congruentes com as necessidades identificadas.
- Ansiedade, depressão e stresse: um estudo com jovens adultos e adultos portuguesesPublication . Pinto, Joana Carneiro; Lagarto, Patrícia; Pinheiro, Teresa; Oliveira, AnaA nível europeu, Portugal é um dos países com maior prevalência de perturbações mentais, destacando-se as perturbações de ansiedade e as perturbações de humor (Wang et al., 2011). Diversas investigações têm reforçado a forte relação entre as perturbações de ansiedade e as respostas de stresse, bem como uma forte comorbilidade entre as perturbações de ansiedade e a depressão (e.g., Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004). Neste sentido, face aos vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento destas perturbações, bem como as suas consequências no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, torna-se pertinente estudar estes sintomas emocionais através de instrumentos adequados à população portuguesa. Este estudo avalia as qualidades psicométricas da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21; Pais-Ribeiro, Honrado, & Leal, 2004), e analisa diferenças nestes sintomas emocionais considerando variáveis sociodemográficas. Participaram 304 jovens adultos e adultos portugueses (M=37.29 anos; DP=11.19), tendo-lhes sido administrado o EADS-21, um instrumento de autorrelato constituído por 21 itens que incidem sobre a identificação de sintomas emocionais vivenciados na última semana. A análise de fiabilidade indicou valores de consistência interna de .824 para a ansiedade, .885 para a depressão e .861 para o stresse. A adequação do modelo foi avaliada através da análise fatorial confirmatória, sendo comprovada a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/df=1.971, CFI=.938, GFI=.898, RMSEA=.057). Registaram-se diferenças estatisticamente significativas nos níveis de ansiedade, depressão e stresse em função do sexo, idade, área de formação, e satisfação global com a vida. Retiram-se implicações para o aprofundamento desta linha de investigação.
- Uma abordagem ao estudo dos estilos de identidade em adultos portuguesesPublication . Pinto, Joana Carneiro; Lagarto, Patrícia; Sousa, Nuno; Oliveira, AnaNum mundo globalizado e em constante mudança encontrar uma identidade própria é uma tarefa essencial da vida humana, cabendo à Psicologia o importante papel de contribuir para o estudo desta temática. Neste sentido, este trabalho avalia as qualidades psicométricas da versão portuguesa do Inventário de Estilos de Identidade (ISI5, Berzonsky, 2013; tradução de Pinto & Sousa, 2013), junto de 304 jovens adultos e adultos portugueses (M=37.29 anos; DP=11.19), com diferentes backgrounds sociodemográficos. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória apontam para uma solução fatorial constituída por 3 fatores que explicam 43.15% da variância total dos itens, sendo os dados empíricos adequados à análise efetuada (KMO=.813). Por sua vez, a Análise Fatorial Confirmatória, após comparação de soluções fatoriais distintas, indica um modelo constituído por 3 fatores, cujos índices globais de adequação comprovam a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X2/df=2.433, CFI=.814, GFI=.853, RMSEA=.069). Estes resultados estimulam ao aprofundamento desta linha de investigação, no sentido de se desenvolver um instrumento robusto no que concerne a avaliação dos estilos pessoais de processamento de informação, de resolução de problemas e de tomada de decisão, no âmbito da (re)construção da identidade.
- Sleep habits, personal factors and environmental factors: a three-dimensional sleep model for Portuguese adolescentsPublication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Helena Rebelo; Paiva, TeresaObjectives: This study characterizes sleep’s adolescents considering habits, self-perceptions, and knowledge, explores the factors that underline their self-perceptions, and proposes a model to an integrative approach of sleep as framework of future researches and interventions. Methods: Participated 400 students (54.8% girls 45.3% boys), with a mean age of 15.33 years, attending the 9th and 11th grades, of two schools in Lisbon. They were assessed by the Questionnaire About Sleep for Adolescents (Rebelo-Pinto, 2010), which addresses 18 questions about sleep habits and routines, 5 about self-perceptions, and 20 about knowledge. Results: Quantitative results focused on: i) sleep duration, regularity and autonomy, verifying a marked irregularity in rise (4h04) and bedtime (2h18) hours, or total sleep time (2h06) comparing week and weekend; ii) on organization and functionality of the room and eating habits, whereas the main causes attributed to insufficient sleep are “noises in the room”, “watch TV until late”, and “being at the internet for hours”; and, iii) factors of cognitive and emotional nature such as knowledge and concerns, since the majority deemed to have “average” (45.5%) and “good” (23.0%) knowledge. From the qualitative exploration of self-perceptions, emerged in the environmental factors the daily activities in relation with sleep, and in the personal factors the knowledge and problems related to sleep. Conclusions: Results raised the possibility of developing a proposal for a three-dimensional model about sleep that addresses sleep habits, personal factors and environmental factors, and that can be used as a generator matrix of objectives for clinical and educational interventions.
- Confirmatory Factor Analysis of Sleep Model’s QuestionnairesPublication . Pinto, Teresa Rebelo; Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena Rebelo; Brito, Filipa; Paiva, TeresaObjectives: The present study aims to test the factor structure of two sleep questionnaires and their internal consistency in a sample of adolescents and their respective parents and to evaluate the validity and robustness of a three-dimensional model about sleep, addressing nine subcategories related to sleep habits, personal and environmental factors (Rebelo-Pinto, Pinto, Rebelo-Pinto, & Paiva, 2014). Methods: Participants were 654 adolescents from Portuguese schools, who completed “My Sleep and I” questionnaire, and 664 parents who completed “My child’s sleep” questionnaire; to them confirmatory factor analysis was applied. Results: Confirmatory factor analysis indicate that a nine-factor model has better fit indices compared with the others tested models for both samples (Adolescents: X2/df (chi-square/degrees of freedom)= 2.59, CFI (Comparative Fit Index)=.82, GFI (Goodness-of-Fit Index)=.92, RMSEA (Root Mean Square Error of Approximation)=.049, ECVI (Expected Cross-Validation Index)= 1.416; Parents: X2/df= 2.89, CFI=.85, GFI=.91, RMSEA=.053, ECVI= 1.528). Moreover, the comparison of the models through Δχ² index (chi-square difference between rival models) indicates a better fit for this model, Δχ² (24) = 186.5, p < .001 for adolescents and Δχ² (24) = 209, p < .001 for parents. Also, the three second-order factors have good internal consistency, convergent and discriminant validity for all factors in both samples. Conclusions: Results postulate that the three factors and their nine subcategories account for correlations between sleep habits, self-perceptions and knowledge about sleep.
- Cyberbullying, desempenho académico e comportamentos autodestrutivos no ensino superior portuguêsPublication . Costa, Joana; Pinto, Joana Carneiro; Francisco, RitaO cyberbullying é um tipo de agressão propositada e repetida que, recorrendo ao uso de meios tecnológicos, gera um desequilíbrio de poder. A literatura existente com amostras portuguesas foca-se maioritariamente no ensino básico e secundário, desvalorizando a sua existência e impacto nos estudantes universitários. Assim, pretende-se entender de que forma o cyberbullying se relaciona com o desempenho académico, a satisfação com a vida académica e os comportamentos autodestrutivos neste contexto. Participaram, nesta investigação, 255 estudantes, 207 (81,2%) do sexo feminino e 48 (18,8%) do sexo masculino. A média de idades é 21,03 (DP = 2,271). Não se verifica uma relação entre o cyberbullying e o desempenho académico, ao invés daquele e dos comportamentos auto-destrutivos que são desempenhados mais pelas vítimas. Verifica-se ainda que uma maior satisfação a nível interpessoal está associada a uma maior satisfação a nível da adaptação ao curso, a um menor nível de vitimização, a uma menor incidência de comportamentos auto-destrutivos e a uma menor auto-estima. Muitos dos estudantes não têm consciência do papel que desempenham no fenómeno, salientando-se a necessidade de implementar acções de sensibilização, prevenção e promoção de estratégias de coping e combate neste contexto.
- Aconselhamento psicológico no ensino superior português: que necessidades?Publication . Pinto, Joana CarneiroApresenta-se um estudo exploratório que visa analisar as necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem, bem como os tipos preferidos e os previamente obtidos de aconselhamento psicológico face às necessidades identificadas, em alunos que frequentam diferentes cursos e graus académicos do ensino superior português. Participaram 375 alunos (72.5% mulheres), com uma idade media de 19.48 anos (DP=2.01), tendo sido analisados através do Questionário de Identificação de Necessidades de Intervenção Psicológica. Os resultados indicam necessidades de apoio nas áreas: (i) ultrapassar a procrastinação, (ii) estratégias de procura de emprego, e (iii) competências de gestão do tempo. Registam-se diferenças em função de variáveis pessoais, académicas e das atuais condições de vida, em particular no que concerne as necessidades pessoais. Verifica-se que o sexo, a satisfação com o percurso académico, e a satisfação com as atuais condições de vida, têm um efeito preditor nas necessidades de intervenção psicológica. Finalmente, verifica-se também uma preferência, no apoio pretendido, pelas modalidades de aconselhamento individual. Retiram-se conclusões acerca da importância de desenvolver intervenções orientadas para clientes específicos, que têm em consideração as suas características e necessidades específicas, e que recorrem a modalidades e estratégias que são também específicas às populações a que se destinam.
- Construção de projetos de vida em situações de vulnerabilidade social: Apresentação de uma investigação-ação com técnicos da SCMLPublication . Pinto, Joana Carneiro; Rebelo Pinto, HelenaO presente trabalho apresenta uma investigação-ação relativa a uma formação intitulada “Construção de Projetos de Vida” para 34 técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que desenvolvem o seu trabalho junto de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Descrevem-se as três etapas do processo: (i) identificação das características, necessidades, expectativas e problemas dos futuros formandos no exercício das suas funções neste âmbito, (ii) desenvolvimento da ação de formação à medida, e sua implementação, determinando-se aspetos como a fundamentação teórica, os objetivos, os conteúdos, as atividades e os materiais, a planificação temporal, e as estratégias de avaliação da ação de formação, de modo a assegurar o desenvolvimento de uma intervenção formativa fundamentada, e (iii) avaliação dos fatores de (in)satisfação associados à implementação da ação de formação, através de uma avaliação qualitativa e de uma avaliação quantitativa. Os resultados obtidos trazem importantes contributos para o desenvolvimento de diretivas acerca de uma formação teórica e prática de qualidade, dos profissionais que atuam no domínio do apoio à construção de projetos de vida, em particular com populações de vulnerabilidade.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »