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O modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na família

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O Projeto Sono Escolas® constitui-se como uma ferramenta de referência na educação do Sono em Portugal. O modelo conceptual construído a partir da revisão da literatura, com contributos da Psicologia, tem suportado intervenções em todo o país numa perspectiva de Saúde Pública, prevenção, bem-estar e qualidade de vida. Os maus hábitos e a privação de sono têm sido relacionados com alterações ao nível do humor, memória, raciocínio, desenvolvimento e saúde em geral. Porém, o sono nos contextos familiares tem sido pouco estudado, embora se reconheça a importância da família na adoção de comportamentos de risco noutras áreas da saúde. Pretende-se com este trabalho desenvolver instrumentos de avaliação que, de acordo com o modelo conceptual do Projeto Sono Escolas, permitam estudar os hábitos de sono da família, contribuindo para um melhor conhecimento científico sobre o assunto. Para o efeito, foram desenvolvidos 2 questionários semelhantes para pais e filhos sobre o sono dos filhos, de acordo com as dimensões do modelo conceptual – hábitos de sono, fatores ambientais e fatores pessoais. Realizou-se um estudo piloto com 75 alunos do 9º ano de escolaridade e 25 pais, respetivamente, de uma escola em Coimbra. A consistência interna global é bastante adequada, com alphas de Cronbach de .67 no questionário dos pais e de .73 no questionários dos filhos. Por sua vez, a correlação dos resultados obtidos entre pais e filhos, para o global da escala, não é estatisticamente significativa (rsp=-.219, p=.293), indicando a inexistência de uma relação entre a auto perceção do sono, e perceção que os pais têm acerca do sono dos seus filhos. Foi ainda analisada a distribuição dos itens pelas dimensões que constituem o modelo, a partir de uma análise fatorial exploratória ao questionário dos filhos. Retiram-se implicações acerca da pertinência modelo original do Projeto Sono Escolas® na evolução do estudo do sono nas famílias, bem como, da relevância da Psicologia para o estudo do Sono, sobretudo na criação de instrumentos adequados. Por fim, a diferença de percepção entre pais e filhos sobre o sono dos filhos traz implicações numa perspectiva de intervenção comunitária ou clínica na promoção da saúde e bem-estar.

Description

Keywords

Projeto Sono-Escolas Família

Citation

PINTO, Teresa Rebelo [et al.] - O modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na família. In CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “FAMÍLIA E PSICOLOGIA, CONTRIBUTOS PARA A INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO”, Lisboa, 2013

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