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O modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na família
dc.contributor.author | Pinto, Teresa Rebelo | |
dc.contributor.author | Pinto, Joana Carneiro | |
dc.contributor.author | Pinto, Helena Rebelo | |
dc.contributor.author | Paiva, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2017-01-17T15:47:17Z | |
dc.date.available | 2017-01-17T15:47:17Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O Projeto Sono Escolas® constitui-se como uma ferramenta de referência na educação do Sono em Portugal. O modelo conceptual construído a partir da revisão da literatura, com contributos da Psicologia, tem suportado intervenções em todo o país numa perspectiva de Saúde Pública, prevenção, bem-estar e qualidade de vida. Os maus hábitos e a privação de sono têm sido relacionados com alterações ao nível do humor, memória, raciocínio, desenvolvimento e saúde em geral. Porém, o sono nos contextos familiares tem sido pouco estudado, embora se reconheça a importância da família na adoção de comportamentos de risco noutras áreas da saúde. Pretende-se com este trabalho desenvolver instrumentos de avaliação que, de acordo com o modelo conceptual do Projeto Sono Escolas, permitam estudar os hábitos de sono da família, contribuindo para um melhor conhecimento científico sobre o assunto. Para o efeito, foram desenvolvidos 2 questionários semelhantes para pais e filhos sobre o sono dos filhos, de acordo com as dimensões do modelo conceptual – hábitos de sono, fatores ambientais e fatores pessoais. Realizou-se um estudo piloto com 75 alunos do 9º ano de escolaridade e 25 pais, respetivamente, de uma escola em Coimbra. A consistência interna global é bastante adequada, com alphas de Cronbach de .67 no questionário dos pais e de .73 no questionários dos filhos. Por sua vez, a correlação dos resultados obtidos entre pais e filhos, para o global da escala, não é estatisticamente significativa (rsp=-.219, p=.293), indicando a inexistência de uma relação entre a auto perceção do sono, e perceção que os pais têm acerca do sono dos seus filhos. Foi ainda analisada a distribuição dos itens pelas dimensões que constituem o modelo, a partir de uma análise fatorial exploratória ao questionário dos filhos. Retiram-se implicações acerca da pertinência modelo original do Projeto Sono Escolas® na evolução do estudo do sono nas famílias, bem como, da relevância da Psicologia para o estudo do Sono, sobretudo na criação de instrumentos adequados. Por fim, a diferença de percepção entre pais e filhos sobre o sono dos filhos traz implicações numa perspectiva de intervenção comunitária ou clínica na promoção da saúde e bem-estar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | PINTO, Teresa Rebelo [et al.] - O modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na família. In CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “FAMÍLIA E PSICOLOGIA, CONTRIBUTOS PARA A INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO”, Lisboa, 2013 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/21253 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Projeto Sono-Escolas | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.title | O modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na família | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Conferência Internacional: Família e Psicologia: Contributos para a investigação e intervenção | pt_PT |
person.familyName | Pinto | |
person.givenName | J.C. | |
person.identifier.ciencia-id | D61D-1A4C-A61E | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8151-7412 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf |