Repository logo
 
Publication

O modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na família

dc.contributor.authorPinto, Teresa Rebelo
dc.contributor.authorPinto, Joana Carneiro
dc.contributor.authorPinto, Helena Rebelo
dc.contributor.authorPaiva, Teresa
dc.date.accessioned2017-01-17T15:47:17Z
dc.date.available2017-01-17T15:47:17Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO Projeto Sono Escolas® constitui-se como uma ferramenta de referência na educação do Sono em Portugal. O modelo conceptual construído a partir da revisão da literatura, com contributos da Psicologia, tem suportado intervenções em todo o país numa perspectiva de Saúde Pública, prevenção, bem-estar e qualidade de vida. Os maus hábitos e a privação de sono têm sido relacionados com alterações ao nível do humor, memória, raciocínio, desenvolvimento e saúde em geral. Porém, o sono nos contextos familiares tem sido pouco estudado, embora se reconheça a importância da família na adoção de comportamentos de risco noutras áreas da saúde. Pretende-se com este trabalho desenvolver instrumentos de avaliação que, de acordo com o modelo conceptual do Projeto Sono Escolas, permitam estudar os hábitos de sono da família, contribuindo para um melhor conhecimento científico sobre o assunto. Para o efeito, foram desenvolvidos 2 questionários semelhantes para pais e filhos sobre o sono dos filhos, de acordo com as dimensões do modelo conceptual – hábitos de sono, fatores ambientais e fatores pessoais. Realizou-se um estudo piloto com 75 alunos do 9º ano de escolaridade e 25 pais, respetivamente, de uma escola em Coimbra. A consistência interna global é bastante adequada, com alphas de Cronbach de .67 no questionário dos pais e de .73 no questionários dos filhos. Por sua vez, a correlação dos resultados obtidos entre pais e filhos, para o global da escala, não é estatisticamente significativa (rsp=-.219, p=.293), indicando a inexistência de uma relação entre a auto perceção do sono, e perceção que os pais têm acerca do sono dos seus filhos. Foi ainda analisada a distribuição dos itens pelas dimensões que constituem o modelo, a partir de uma análise fatorial exploratória ao questionário dos filhos. Retiram-se implicações acerca da pertinência modelo original do Projeto Sono Escolas® na evolução do estudo do sono nas famílias, bem como, da relevância da Psicologia para o estudo do Sono, sobretudo na criação de instrumentos adequados. Por fim, a diferença de percepção entre pais e filhos sobre o sono dos filhos traz implicações numa perspectiva de intervenção comunitária ou clínica na promoção da saúde e bem-estar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPINTO, Teresa Rebelo [et al.] - O modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na família. In CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “FAMÍLIA E PSICOLOGIA, CONTRIBUTOS PARA A INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO”, Lisboa, 2013pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21253
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectProjeto Sono-Escolaspt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.titleO modelo Sono Escolas aplicado ao estudo do sono na famíliapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleConferência Internacional: Família e Psicologia: Contributos para a investigação e intervençãopt_PT
person.familyNamePinto
person.givenNameJ.C.
person.identifier.ciencia-idD61D-1A4C-A61E
person.identifier.orcid0000-0001-8151-7412
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery09fd1928-4bcf-421b-a944-204f2ade96cf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sono-Escolas.pdf
Size:
556.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: