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- Aprender a comunicar através do toque : experiências dos estudantes de enfermagem em ensino clínicoPublication . Serra, Aida Maria da Silva Abreu; Pereira, Luciane LucioEste estudo surge das nossas preocupações enquanto enfermeiras e docentes e, vem na sequência da necessidade de compreender como os estudantes de enfermagem experienciam a comunicação através do toque, durante o Ensino clínico. É um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa. Partimos para este estudo com a seguinte questão: Quais as estratégias, identificadas pelo estudante, como facilitadoras do toque no processo de ensino-aprendizagem do estudante de enfermagem? Para a colheita de dados, utilizámos a entrevista semiestruturada, gravada em suporte magnético, a 24 estudantes do primeiro ano e a 12, do segundo ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, tendo sido feita a sua análise através da técnica de análise de conteúdo, seguindo a orientação preconizada por Bardin (2009). A análise das narrativas revela-nos as experiências dos estudantes de enfermagem em Ensino clínico, relativamente às suas vivências ao tocar os doentes, as dificuldades na comunicação com o doente e ainda, as estratégias utilizadas para superarem as dificuldades, durante o Ensino clínico. Podemos concluir que os estudantes de enfermagem no relacionamento com o doente, quer verbal quer através do toque, vivenciaram: experiências relacionais positivas, experiências relacionais negativas, experiências de cuidar singulares e experiências de cuidar e aprendizagem. Apurámos também que, as principais dificuldades relativas à comunicação verbal e ao toque, vivenciadas pelos estudantes na sua relação com os doentes, durante o Ensino clínico, surgiram devido ao impacto das situações singulares, do impacto do estado físico do doente, do impacto da situação emocional do doente e ainda, devido ao impacto das características biológicas do mesmo. Constatámos ainda que, os estudantes desenvolveram estratégias para superar dificuldades, através da utilização de estratégias comunicacionais, recorrendo à comunicação não verbal, e ainda optaram pela estratégia de fuga das situações, cuja comunicação verbal estava comprometida.
- Herding racional e irracional : uma revisão de literaturaPublication . Fonseca, Duarte Jorge Almeida Vieira da; Ferreira, Mário Pedro Leite de AlmeidaEste trabalho revê e descreve um conjunto de fenómenos de imitação descritos como herding racional e irracional onde os agentes económicos agem de acordo com um padrão comum de ação, motivados por diferentes tipos de impulsos. Através de uma abordagem de revisão literária extensiva é apontada uma perspetiva do tema de herding enquadrada num cenário financeiro atual. No caso do herding racional, este é tipicamente impulsionado por externalidades ligadas á aquisição de informação, reputação, ou liquidez de mercado. Por outro lado, no caso do herding irracional, este é tipicamente impulsionado por enviesamentos naïve dos agentes, especulações inexplicáveis dos preços, ou fenómenos de feedback trading. São ainda analisados atributos com impacto reconhecido neste tipo de fenómenos de imitação como: “modas”, enquadramento logico, capacidade de processamento de informação dos investidores e o caracter individual ou institucional dos agentes económicos que expressam este tipo de comportamento. Conclui-se que os fenómenos de herding, perante um cada vez maior enquadramento regulatório legal e um conjunto de informação pública obrigatória crescente, estão a evoluir cada vez mais numa perspetiva dominante de racionalidade. Este estudo sublinha ainda, algumas evidências encontradas noutros trabalhos e sugere algumas questões a serem tratadas num futuro trabalho.
- Planeamento orçamental em project finance : o caso "Ascendi Beira Litoral Alta"Publication . Cardoso, José Pedro da Silva Graça; Pinto, João Filipe MonteiroCom o objetivo de estudar se a teia contratual caraterística de uma operação de project finance/PPP facilita o planeamento orçamental, procedeu-se à análise de um caso de especial relevo no panorama nacional, bem como da Ascendi: concessão rodoviária da Ascendi Beira Litoral Alta (Ascendi BLA). Numa primeira parte deste trabalho de investigação foi realizada uma contextualização teórica do regime financeiro de project finance com vista à identificação de quais as suas especificidades a nível contratual, com o objetivo de criar a base teórica necessária para uma posterior investigação sob a forma de estudo de caso. No estudo de caso foi descrito a elaboração do planeamento orçamental da Ascendi BLA, foram identificados os principais riscos e quais os contratos essenciais para a sua mitigação, assim como a importância destes na definição do orçamento para 2016. Para isso recorreu-se a uma análise minuciosa dos contratos existentes nesta concessionária, dos processos internos relacionados com o planeamento orçamental, bem como a construção de um modelo financeiro para previsão das demonstrações financeiras para 2016. A análise da concessão Ascendi BLA permite identificar a presença de uma forte estrutura contratual que regula a atividade da Ascendi BLA, bem como a atuação de todos os stakeholders envolvidos. Tal permite prever, com um nível mais elevado de certeza, grande parte dos seus cash flows presentes e futuros, o que sugere que, em contraponto com uma empresa que opera num regime de financiamento tradicional - corporate financing - tal teia contratual existente na Ascendi BLA facilita o planeamento financeiro e a preparação do orçamento para 2016. Adicionalmente, estes contratos permitem alocar os riscos do projeto às entidades que melhor os sabem gerir.
- Relatório de estágioPublication . Rodrigues, Cristina de Sousa; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Visa a sintetização de todo um percurso, efetuado ao longo do Estágio de Saúde Infantil e Pediatria, com o intuito de evidenciar as competências adquiridas conducentes à obtenção do grau de Mestre em enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O referido estágio integrou três módulos: o Módulo I – Saúde Infantil, o Módulo II - Serviços de Medicina/Cirurgia Pediátrica e o Módulo III – Serviços de Urgência Pediátrica e Neonatologia, num total de 750 horas, das quais 540 foram utilizadas no contexto da prática clínica e as restantes 210 para trabalho individual. Tendo como referência os objetivos gerais contemplados no plano de estudos do curso, para os diferentes módulos de estágio defini objetivos específicos, que foram alcançados através da realização de atividades explanadas neste relatório, que se organizaram segundo os quatro domínios de atuação do enfermeiro: a prestação de cuidados, a gestão dos mesmos, a formação e a investigação. O exercício descritivo e crítico-reflexivo que a este nível se concretiza, fundamentado com pesquisa bibliográfica sistemática, pretende assim, demonstrar os conhecimentos, as habilidades e as competências adquiridas, no âmbito da assistência de enfermagem avançada ao recém-nascido/criança/jovem e família, nos diferentes contextos assistenciais em que o estágio decorreu.
- The term structure of credit spreads in syndicated loans : a comparative analysis between corporate control, capital structure and project finance loansPublication . Coelho, José Pedro Ferreira; Pinto, João Filipe Monteiro; Ribeiro, Ricardo Miguel Martins da CostaThis thesis focuses in the relationship of spread and maturity for three types of syndicated loans, Project Finance loans, Capital Structure loans and Corporate Control loans, we first look at the characteristics of the different types of loans in analysis and compare them to see if there are significant differences between them. We find PF loan type have different term structure of credit spreads, we suggest a negative hump-shaped term structure of credit spreads in project finance loans. Regarding Capital Structure and Corporate Control loans we find a positive hump-shaped term structure. We also test for potential endogeneity in all syndicated loans, and employ an instrumental variable regression using the GMM method to correct this problem for the type of syndicated loans affected.
- Advertising business model strategy to increase consumers' brand recognition : an exploratory study testing the benefits of a quiz structure, applying incentives and targeting adsPublication . Ribeiro, Manuel Francisco Carrapatoso Garcia; Andrade, António Manuel Valente deAdvertising has now cheap methods to promote products which are leading to market saturation. Nowadays, society has tools to ignore or avoid advertising, giving consumers the ability to block ads from the internet, and fast-forwarding commercials in TV. The main goal for this project was to create a business model strategy to increase consumers’ attention and consequently, brand recognition. This model was constructed to test the benefits of strategies such the implementation of a quiz structure, incentives and targeting ads, according to gender, age and occupation This research has a descriptive nature and follows and presents an exploratory study, using quantitative instruments to collect data. These instruments consisted in a quiz simulator, associated to a questionnaire, showing commercial videos, in order to test users’ attention, along with a survey, grounded in the Theory of Planned Behavior, to assess participants’ opinion. After one month, another questionnaire tested participants’ memory, with the goal of assessing consumers’ brand recognition. Results evaluated participants’ performances, influenced by each strategy, individually and combined. From participants’ performances, this research concluded that a quiz structure helps users focus on the ad and improves their brand recognition. Furthermore, incentives and targeted ads have different influence over each demographic variable and behave different when combined with each other. From feedback, participants demonstrated a positive attitude towards the business model and highlighted that this model would be more easily accepted, implementing it in smartphones and using a reward system along with targeted ads.
- "Do ministério de Jesus à diaconia do discípulo" : (Jo 13, 13-17)Publication . Ferreira, Artur Manuel Marques; Lourenço, João Duarte
- Construção de projetos de vida em situações de vulnerabilidade profissional: Proposta de um racional para a intervençãoPublication . Pinto, Joana Carneiro; Pinto, Helena RebeloO racional proposto enquadra-se no projeto Live2Work, que propõe uma estrutura coerente e fundamentada para a intervenção com populações em situação de vulnerabilidade profissional, no sentido do desenvolvimento de competências para a construção de projetos de vida sustentáveis. Referem-se os problemas de enquadramento social destas populações, desenha-se o percurso concetual para a construção do racional da intervenção, inspirado em modelos de carreira mais adequados a este tipo de populações.
- A influência da prática de música de câmara na pedagogia da pianista Helena Sá e CostaPublication . Cunha, Ana Raquel Barbosa dos Reis; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daA presente dissertação A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE MÚSICA DE CÂMARA NA PEDAGOGIA DA PIANISTA HELENA SÁ E COSTA pretende comprovar a importância da prática camerística na formação de um músico, o papel dessa prática como fator motivacional no ensino da música e o seu impacto na aprendizagem do instrumento musical. Todos estes aspetos serão sempre relacionados com o percurso artístico e pedagógico da pianista portuense Helena Sá e Costa (Porto, 26 de maio de 1913 – Porto, 8 de janeiro de 2006), assim como a sua influência nos seus discípulos na prática de Música de Câmara. Referenciando um dos principais marcos da pedagogia do piano do século XX português, pretendo demonstrar a verdadeira importância da existência de música de câmara em todos os níveis das escolas de música do país. A metodologia usada para esta investigação consistiu numa pesquisa empírica, a qual pretende investigar a importância do trabalho de música de câmara na formação dos jovens estudantes de música, constatando a importância e repercussão do trabalho camerístico que a pedagoga e pianista Helena Sá e Costa teve nos seus discípulos. Para isso, foi utilizada uma abordagem quantitativa através de inquéritos e uma abordagem qualitativa com entrevistas. Foram realizadas dez entrevistas a antigos alunos de Helena Sá e Costa, assim como inquéritos colocados a professores de instrumento e alunos de piano da Academia de Música de Vilar do Paraíso, escola onde leciono presentemente. Os inquéritos tiveram como objetivo averiguar qual a importância, segundo a perspetiva de docentes e alunos, da prática de música de câmara ao longo da formação de um estudante de música. As entrevistas aos discípulos que contactaram diretamente com Helena Sá e Costa incluíram questões relacionadas com a prática camerística da pianista e a forma como esta influenciou, de alguma forma, a sua pedagogia.As conclusões do estudo apontam para a música de câmara ser uma disciplina que pode afetar positivamente a motivação dos alunos para o processo de ensino aprendizagem da música, visto desenvolver a motivação intrínseca de cada um e fomentar nos alunos o interesse, consciência e eficácia musicais. Assim como na perspetiva dos discípulos de Helena Sá e Costa, esta era absolutamente adepta da inclusão da disciplina de Música de Câmara nos currículos dos cursos oficiais de música, fazendo ainda questão que cada um dos seus alunos tivesse a visão e sentisse a importância que esse trabalho representava para a sua formação.
- Desenvolvimento de competências culturais no licenciado em enfermagem : estudo comparativo de análise qualitativa entre estudantes portugueses e brasileirosPublication . Alves, Ana Rita Câmara Pestana de Almeida; Vieira, Margarida Maria SilvaO modo como os estudantes de enfermagem desenvolvem competências culturais, depende da forma como o seu país, educação profissional e também a sua própria cultura valorizam as suas tradições, hábitos, valores, crenças de saúde/doença e a forma como assimila e transforma as ideias dominantes. Às escolas de enfermagem, pede-se que sejam capazes de formar profissionais que valorizem o respeito pelo outro em todas as suas dimensões. Estudar o desenvolvimento da sensibilidade, conhecimentos e habilidades culturais nos estudantes é reconhecer que depende também das suas expectativas e vivências em saúde relativamente a si e aos outros e aos encontros culturais que advêm da profissão de enfermagem. Mas, será que estudantes de países diferentes têm a mesma perspetiva de um cuidar transcultural? Será que as expectativas e vivências de encontros culturais são idênticas? Que influência tem a formação e os conceitos de enfermagem e cuidar transcultural veiculados pela escola, no desenvolvimento de competências culturais nos estudantes? Com o objetivo geral de compreender o processo de desenvolvimento de competência cultural dos estudantes de enfermagem, apresenta-se um estudo qualitativo cujo desenho foi evoluindo à medida que a análise exigia alguns esclarecimentos, envolvendo e comparando o desenvolvimento de estudantes de enfermagem portugueses e brasileiros. A recolha de informação numa perspetiva fenomenológica utilizou a entrevista para a colheita da dados, utilizando o mesmo guião com os estudantes portugueses e brasileiros. A amostra do estudo foi sendo constituída ao longo da investigação à medida que os dados foram emergindo, até se considerar que dava resposta ao objetivo proposto; trata-se assim de uma amostragem intencional de forma a garantir uma amostra diversificada que desse resposta a alguns critérios pré-definidos, com recurso à técnica da “bola de neve” em ambas as amostras, com o objetivo de conseguir informadores privilegiados em tempo útil. Foi feita análise da informação por comparação constante entre os dois grupos de estudantes, através dos conceitos de comparação das semelhanças e diferenças, descritos na Grounded Theory, fazendo assim a triangulação metodológica. Como principais conclusões, realçamos que os estudantes das duas culturas têm sobretudo semelhanças na sua formação. As maiores divergências prendem-se com as características das duas amostras na sua diversidade e multiculturalidade, Os estudantes portugueses falam da diferença como não sendo um problema, talvez porque ainda estejam numa fase de etnocentrismo em que não a relevam. E, os estudantes brasileiros, reconhecem a diferença como problemática, realçando os conflitos raciais e os preconceitos instalados, em que se verifica uma convivência principalmente dita de “multicultural”, mas que em alguns se percebe a perspetiva “intercultural”. Verificou-se uma grande convergência no discurso dos estudantes de ambas as amostras sobre a disciplina de enfermagem, o que permite inferir que a Escola tem uma grande influência na filosofia do “cuidar” que transmite, e que os estudantes adotam e defendem como princípio e valor da prática. A prática do cuidar transmitida pelas duas escolas baseia-se na filosofia humanista e holística: na amostra portuguesa os estudantes designam o cuidado que prestam por “cuidado centrado no doente” e os estudantes da amostra brasileira por “cuidado integral”, mas defendem a mesma práxis da profissão. Verificou-se ainda que a grande influência para a evolução de uma prática culturalmente competente se relaciona com a entrada nos campos de ensino clínico. É no contacto com a realidade que os estudantes relatam alguma desilusão pela dificuldade em aplicar a teoria na prática. A articulação teórico-prática é, neste estudo, a maior evidência do papel da formação no desempenho do futuro profissional. As sugestões que os estudantes fazem para as superar estão em paralelo com as que os autores recomendam.