Escola das Artes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola das Artes by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Bus stopPublication . Didenko, Alina; Gomes, Sahra Ursula KunzThis report aims to describe the full production process of the animated short film Bus Stop, which is part of the completion of the Master's in Sound and Image with a specialization in Computer Animation for the 2023/24 academic year. This film depicts the author’s subjective point of view on the contemporary situation in Ukraine, serving as a means of communication with the world. The report is divided into two parts, those being theoretical and practical. The theoretical part explains the objective, motivation, methodology used, and bibliographical and filmographic research. The practical part provides a detailed explanation of the film production, from the formation of the idea to the final touches on the project.
- Cidad’ART+: A/r/tografia na fotografia digital generativaPublication . Lima, Miguel; Tavares, Mirian; Teixeira, LuísA Investigação Baseada em Arte (IBA) e a Investigação Educacional Baseada em Arte (IEBA) aplicam-se à fotografia digital contemporânea, como são exemplo a aplicação do método a/t/gráfico ao projeto “Cidad'Art+”. O projeto utiliza o método a/r/tográfico como uma ferramenta para integrar processos criativos na fotografia digital, e a a/r/cografia como metodologia prática, com efeito em artefactos visuais experimentais pós- fotográficos, promovendo a relação entre estética, técnica e tecnologia no contexto da média-arte digital. O projeto “Cidad'Art+” é um exemplo que utiliza fotografia digital generativa para criar imagens manipuladas digitalmente. Estes artefactos digitais generativos integram motivos do quotidiano urbano com poemas e com o som ambiente. Por meio da IBA e IEBA, o projeto expande os limites da fotografia digital e contribui para a formação de artistas. O estudo mostra que esses métodos ajudam a entender a relação entre tecnologia, arte e sociedade, promovendo inovação e reflexão crítica na fotografia digital generativa. Uma forma de promover a democratização artística na fotografia digital contemporânea.
- Conexões académicas e criativas: fortalecendo a rede Yucunet e as práticas pedagógicas inovadoras entre a UCP e o ISAPublication . Teixeira, Luís; Caraballo, Anabel
- Desafios que no século XXI se colocam à educaçãoPublication . Cunha, Maria José dos SantosIntrodução: Neste artigo refletem-se os desafios que neste século se colocam à educação, nomeadamente no que concerne ao ensino e à escola, aos novos papéis que os professors são chamados a desempenhar e à formação inicial e contínua destes que, devido a mudanças constantes, tem vindo a fragilizar-se. Os objetivos que o movem são uma reflexão sobre a necessidade de mudança dos aspetos focados, tendo em vista a melhoria do processo educativo. Metodologia: Recorreu-se, para o efeito, a uma metodologia de investigação denominada pesquisa bibliográfica. Resultados e discussão: os resultados apontam para a necessidade de mudanças várias que, desde que enfrentadas por todos os implicados com coragem e vontade de mudança, podem levar ao sucesso do proceso educativo. Conclusões: As conclusões retiradas vão no sentido de que tendo em vista o processo educativo como um todo, a educação deve orientar-se para a promoção de capacidades e competências e o repensar novas oportunidades de aprendizagem.
- A dobragem em Espanha e Portugal : caso prático na Dubbing Brothers SpainPublication . Lobo, José Maria Pinto Ferreira; Carvalho, José Vasco Gaio Monteiro BarrocoO presente documento reflete o processo teórico e prático desenvolvido no estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Som e Imagem, na especialização em Sound Design, da Universidade Católica Portuguesa. Com duração de 7 meses, nos estúdios de pós-produção de som para cinema da Dubbing Brothers Spain, foi possível apreender as várias fases da pós-produção de som em filmes e séries internacionais. Neste período de tempo, executei tarefas de captação, edição e mistura, com especial ligação à Dobragem, já anteriormente exploradas noutros ofícios e na fase académica prévia, ou seja, durante a licenciatura em Som e Imagem na mesma Universidade. De forma introdutória a este relatório, é feita uma análise à história e técnica da Dobragem com uma comparação do caso da evolução e estado atual em Espanha e Portugal.
- Estudo de caso sobre o uso do movimento corporal como auxílio à aprendizagem da técnica vocal através da libertação de tensão muscularPublication . Lindade, Ana Beatriz Telheiro; Serra, Ana Sofia Almeida SáO Relatório final vigente expressa os processos e percursos realizados durante a minha Prática Profissional (PP) e o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP). Encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte descreve o percurso realizado no estágio profissional no ano letivo 2022/2023, na Academia de Música de Viana do Castelo (AMVC). Nela se incluem todas as atividades realizadas, no âmbito da docência. Na segunda parte apresento sob a forma de artigo científico a descrição e o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) com o tema: “O movimento corporal como auxílio à aprendizagem da Técnica Vocal através de libertação de tensão muscular.”. Neste relatório estive sob a orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra, e orientação pedagógica do Professor Victor Lima. O PIP, com o tema, “O movimento corporal como auxílio à aprendizagem da Técnica vocal através da libertação de tensão muscular” vai incidir na influência do movimento do corpo no canto. Este estudo teve como objetivo que os alunos aprendessem a controlar, técnicas de movimento corporal que lhes pudessem desfazer tensões (que prejudicam o desempenho vocal), o desenvolver de uma expressão vocal mais fluida e a ativação dos músculos e da respiração para uma correta colocação de voz. A motivação pela escolha deste tema, deveu-se ao facto de enquanto estudante de canto sentir necessidade de encontrar técnicas que auxiliassem a solucionar problemas de tensões, respiração e fluidez de voz, assim como por ter encontrado o mesmo problema nos estudantes com quem estagiei. Esta intervenção irá abordar principalmente duas técnicas: a Técnica Alexander (TA) e a Técnica de Cheng (TC), que incidem no movimento corporal como fonte de ajuda para os problemas descritos anteriormente. A investigação contou com a participação de quatro alunos de canto, que frequentavam o terceiro grau de ensino básico de música e o primeiro e segundo ano de ensino secundário de música. A intervenção foi composta por uma série de dez aulas para cada aluno com a duração de quarenta e cinco minutos cada uma, sendo que na primeira e última aula foi realizada uma gravação dos alunos a cantarem uma peça que estavam a estudar. Durante as aulas foram feitos exercícios de vocalização onde foi implementado as TA e TC. Com os alunos já conscientes das técnicas, as mesmas foram aplicadas para as peças que se encontravam a estudar. Esta investigação teve uma natureza essencialmente qualitativa, e seguiu uma estratégia metodológica de investigação-ação, onde usou como técnica de recolha de dados, a pesquisa documental, a observação direta, o registo de notas de campo no diário de bordo durante as aulas, o registo audiovisual e as entrevistas aos alunos participantes. Os resultados foram obtidos através da observação direta, das notas de campo registadas no diário de bordo e das entrevistas evidenciando uma melhoria vocal dos alunos, com o melhoramento da colocação de voz, respiração e tensões, confirmando assim que estes métodos de movimento corporal podem contribuir ou auxiliar a técnica vocal de cada aluno.
- Isto não é a minha casa...Publication . Reis, Ricardo da Silva; Bento, Bernardo Maria de Bourbon Martinho MeirelesEste relatório de Projeto Final tem como objetivo apresentar a obra intitulada Isto não é a minha casa... no âmbito do Mestrado em Som e Imagem com especialização em Design de Som. O projeto consiste na criação de um filme sonoro experimental, sem componente visual, que explora as potencialidades do som como meio principal de contar uma história. O filme é reproduzido numa sala de cinema totalmente escura, utilizando o sistema de som surround 5.1 para amplificar a imersão do ouvinte. A história acompanha um rapaz que acorda na sua casa, e esta transforma-se progressivamente em algo irreconhecível, levando a personagem a vaguear entre o sonho e o pesadelo. A perda pessoal de parte da audição do autor influenciou a direção criativa, levando à investigação de temas como a neuroplasticidade na perda de sentidos, as funções do sono e dos sonhos e a biologia do medo. A exploração de teorias do design de som, das artes sonoras, de filmes e de várias formas de arte ajudou a progredir o projeto. Neste relatório é descrito quais foram as fases de produção, como se desenvolveram e quais foram os seus objetivos e resultados.
- Museos virtuales y la construcción descolonial de narrativas artísticasPublication . Teixeira, Luís; Medina, RobertoLos museos virtuales emergen como plataformas de resistencia cultural y transformación al romper con las estructuras tradicionales de los museos físicos. El uso de tecnologías digitales en el tratamiento de colecciones de arte permite reconfigurar narrativas históricas y descolonizar epistemologías, ofreciendo una alternativa al centralismo institucional. La interactividad y la flexibilidad de los museos virtuales favorecen una didáctica más plural y horizontal, al dar voz a públicos diversos y estimular su participación activa en la reorganización simbólica de las colecciones. A través de la ampliación de detalles visuales, es posible establecer conexiones intertextuales entre períodos históricos y culturas diversas, promoviendo análisis comparativos y abriendo nuevos caminos interpretativos en la enseñanza del arte. Esta propuesta destaca la libertad de acción creativa que permiten los museos virtuales. A través de ellos, se deconstruyen discursos normativos e imponen nuevas prácticas artísticas y educativas, basadas en la pluralidad cultural y en la resistencia a las lógicas hegemónicas. De este modo, los visitantes virtuales, lejos de ser espectadores pasivos, se convierten en agentes activos en la construcción de significados, redibujando, a partir de sus vivencias y contextos, una cartografía artística que acoge las diferencias.En este escenario, los museos virtuales funcionan como espacios de “reexistencia”, donde las narrativas silenciadas son recuperadas y celebradas. Al desplazar los centros de poder, ofrecen una respuesta resiliente y transformadora a lo inhumano contemporáneo, al tiempo que introducen nuevas metodologías en la enseñanza del arte y permiten la emergencia de epistemologías nómadas y relacionales.
- Narrativas fotográficas pessoais : a influência do álbum fotográfico de família na prática artísticaPublication . Fernandes, Rafaela Gomes; Silva, Carlos Paulo Henriques Catrica daEste projeto trata a influência dos álbuns fotográficos na prática da fotografia artística, focando na sua origem e nos modos de utilização como objeto comum no final do século XX, assim como as razões para o declínio de seu uso. A pesquisa examina a importância da materialidade do álbum fotográfico e a relação entre a fotografia vernacular e a fotografia autoral. A abordagem teórica é sustentada pelos textos Interpreting Vernacular Photography: Finding ‘Me’ – A Case Study, de Catherine Whalen; Vernacular Photography, de Geoffrey Batchen; e Photography: A Middle-brow Art, de Pierre Bourdieu.
- Peregrination : a journey with no destinationPublication . Guzhavina, Dinara; Gomes, José Alberto SousaThis report is written as a complementary document to the Final Project of the Masters in Sound Design program. The project titled "Peregrination, A Journey with no Destination" explores the creative process as an open-ended, evolving journey. Drawing inspiration from the concept of "peregrination"—a meandering, undefined journey— this work emphasizes exploration, self-discovery, and process over outcome. I discuss motivations and objectives that lead me to question my creative process. I examine the works of artists and the general state of the art that exists in this field. Over the course of the year, I use the technical and critical thinking skills that I learned during the Master’s Program to generate a body of work in addition to new experimentations. The project became a library of sounds catalogued in a form of a website, accompanied by a Manifesto of gathered inspiration. The result is an open ended creative journey aimed at reigniting the joy of creating that I aim to continue to use in my day-to-day practice.